sexta-feira, 29 de maio de 2009

Novidades 29/05

Estamos nos aproximando do meio do ano, e logo logo deveremos ter os primeiros modelos de 2010 aparecendo. Enquanto não aparece nada de novo por aqui, vamos vendo o que a Hot Wheels vai entregar nas próximas semanas lá nos EUA:

• '07 Shelby GT-500 (2009 Mystery Cars): uma pena que esses modelos da série Mystery não vem para o Brasil. Eles são vendidos em embalagens com o plástico escurecido, impossibilitando que você veja o que comprou. Você só descobre quando chega em casa, mas a surpresa é geralmente boa, como no caso desse Mustang.

• Datsun Bluebird 510 (2009 New Models): terceira cor desse modelo. Por aqui tivemos apenas o azul, mas lá nos EUA já saiu o preto.

• Dodge Challenger Concept (2009 Faster than Ever): mais um modelo a aparecer com as rodas FTE, que segundo a Hot Wheels deixam o carrinho mais rápido.

• Hummer H2 SUT (2009 Dream Garage): mais uma cor para o Hummer da garagem dos sonhos.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Indy 1:24

Apareceram também nas lojas dos EUA as primeiras miniaturas dos carros da IRL na escala 1:24. São mais ricos em detalhes do que os 1:64, e parecem ser bem interessantes. As miniaturas são essas:


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Indy 1:64

Chegou às lojas dos EUA a nova série de miniaturas da Hot Wheels em comemoração aos 100 anos do autódromo de Indianapolis, que não devem aparecer por aqui. Cada miniatura vem com pneus de borracha, pintura especial e são feitos de metal. A cartela é bem legal, e as primeiras minis a chegar nas lojas são essas:

terça-feira, 26 de maio de 2009

Caixas "K"

Chegaram às lojas nos EUA (aqui que não seria...) as novas caixas código "K" da Hot Wheels, e com elas novidades. Se você abrir uma caixa deste código, encontrará essas miniaturas (a propaganda nas fotos é de um vendedor do ebay):

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Indy na Indy

Quinta-feira, dia 21/05, antecedendo o final de semana da famosa prova das 500 Milhas de Indianapolis, a Mattel levou suas mais novas miniaturas de carros da Formula Indy (ou IRL) para a pista. A corrida de ontem foi vencida pelo brasileiro Helio Castro Neves, da Penske.

Os pilotos Ed Carpenter, Graham Rahal, Dan Wheldon, Scott Dixon, Tony Kanaan, Dario Franchitti, Danica Patrick e Marco Andretti puderam ver as miniaturas de seus carros passeando pelo trecho de tijolinhos conhecido como "The Brickyard", último pedaço do circuito que ainda mantém intacto o formato da pista original, que está completando 100 anos.

O evento marca também a chegada das minis às lojas dos EUA nas escalas 1:24 e 1:64.

Abaixo, as fotos dos pilotos e suas mini máquinas.

sábado, 23 de maio de 2009

Respostas sobre Hot Wheels no Brasil

Depois de uma semana coletando perguntas de colecionadores raivosos e decepcionados em fóruns, orkuts e no blog, finalmente temos algumas respostas diretas para perguntas que todos nós nos fazemos.


A primeira tentativa foi entrevistar alguém da Mattel no Brasil. Impossível. A simples resposta a um email convidando para uma entrevista, não foi sequer respondido. Diante desta situação, uma luz se acendeu no fim do túnel em uma conversa com o Marcelo e o Edy da loja paulista Semaan.


Situada na região da 25 de março em São Paulo, e com a credencial de ser um dos maiores vendedores e distribuidores de Mattel no Brasil, finalmente estava definido um porta-voz à altura para responder as perguntas dos mais fervorosos colecionadores brasileiros. A Semaan ainda organiza mensalmente um encontro de colecionadores em uma de suas lojas.


Todas as perguntas foram feitas por colecionadores participantes de foruns ou comunidades na internet. Elas foram redigidas e enviadas ao Marcelo, que com a ajuda do Edy, responderam a todas as questões. Poucos entendem como eles essa relação entre colecionadores e fabricante no Brasil, e por isso sabem do que falam.


A seguir, a entrevista:


TH: O que realmente aconteceu com as miniaturas Matchbox? Elas não serão mais importadas? Não há chance de vermos elas por aqui pelo menos no segundo semestre?

Os Matchbox apresentaram giro muito baixo em 2008, e por isso decidiu-se fazer a rebaixa de preço no final de ano para 2,99 e esgotar os estoques da Mattel e de todas as lojas. Assim que isto acontecer a Mattel vai consultar as maiores lojas de brinquedos do Brasil para checar se estes se interessam por novas linhas de Matchbox. Para o segundo semestre, impossível. A idéia é criar procura e consumo dos Matchbox que ainda estão nas gôndolas para que as lojas respondam positivamente à consulta da Mattel, que deve ocorrer em setembro deste ano, para começar a entregar produtos em fevereiro 2010.



TH: Por que a distribuição da Mattel está tão desregulada por aqui? Por que não chega nada novo? Há exclusividade de séries especiais pra algumas lojas?

A Mattel do Brasil, infelizmente e indevidamente, está sofrendo os efeitos da crise nos EUA e foi obrigada a repensar várias estratégias para o Brasil. Por isso todos os problemas, aumento nos custos, no dólar, no preço ao consumidor final, cortes de equipe e cortes de volume de importação para citar alguns. Isto criou os problemas que estamos sentindo nos últimos meses, mas esperamos que o comando tanto internacional, quanto brasileiro, se dê conta que a realidade do Brasil é hoje diferente e que medidas recessivas não funcionarão numa economia em franca expansão. É rezar pra cair a ficha e trazer modelos e séries com força e com bom preço, atentando às quantidades de cada lote para evitar os encalhes, que são os principais responsáveis pela descontinuidade da maioria das séries. Todas as lojas têm acesso ao mesmo portifólio de produtos, o que muda é quanto a análise de informação, investimento de tempo e dinheiro que cada empresa aloca para o mercado colecionável .



TH: E sobre as séries para colecionadores: Classics Series 5 (2009), Larry's Garage, Dragstrip Demons, 100%?

Estas são as primeiras séries que devem ser colocadas apenas em lojas especiais HW Collector, a Mattel está definindo estes pontos (cerca de 100 lojas de brinquedos já existentes pelo Brasil, que serão selecionadas pelo perfil e pelo trabalho direcionado), por isso a demora. Se não houver mudança de planos, pelo menos na Semaan , teremos todas estas séries, exceto a Classics 2009, até meados de setembro.



TH: Como é a equipe da Mattel no Brasil? Por que eles tem essa dificuldade de sentir o peso do colecionador brasileiro, e até a dificuldade em responder emails?

Como já disse, a equipe que deveria aumentar para dar conta do filão de colecionadores, acabou sofrendo cortes. Hoje, me parece inviável que pessoas com know how suficiente para esclarecer as dúvidas tenham condições de responder emails, o tempo deles está 100% tomado com atividades mais operacionais, como definição de lotes, de linhas, de preços, e de ações promocionais.



TH: Todos querem saber: cadê o lote que contém o VW Fastback e o Impavido?

Não temos nada concreto sobre este assunto, mas parece que o lote que continha estes carros já está no estoque da Mattel do Brasil, mas eles não apareciam no lote inteiro. Podem estar apenas em algumas caixas do lote, torcemos para que elas apareçam ou que voltem a ser lançadas nos lotes seguintes de 2009, que ainda apresentam alguns repaints de 2008.

Importante: informações sobre carros novos, aonde e quando apareceram no Brasil e suas caixas de origem , são importantíssimas para que consigamos receber os lotes inéditos ou mais procurados aqui na Semaan. Contamos com a participação de todos para nos informar por email sempre que aparecer qualquer coisa inédita em alguma gondola do país. Com muito trabalho, é possível rastrear o lote, fazer o pedido e colocá-lo à venda de uma maneira menos aleatória aqui em nossas duas lojas do centro de São Paulo. Mandem estas informações para marcelo@semaan.com.br copiado para edy@semaan.com.br . Agradecemos este trabalho antecipadamente. Para quem não nos conhece, nossas lojas ficam a 100 metros da estação São Bento do Metrô, em São Paulo, e o telefone para mais informações é 0xx11 3313-7487. Procurem preferencialmente o Edy ou o Diego, pois eles estarão mais preparados para responder suas dúvidas. Divulgamos que temos o maior sortimento em miniaturas 1:64 do Brasil, mas estamos aberto a correções e sugestões sempre.



TH: Há uma confusão sobre uma informação torta por aí: muitos lojistas tem afirmado que em 2010 não virão mais T-Hunts ou Super T-Hunts. Outros afirmam que esses virão em caixas separadas com embalagens diferenciadas. O que é verdade ou mito nisso?

Puro boato. Não existe nenhuma informação disponível sobre a linha mainline 2010 para o Brasil. No RLC americano, o Alec Tam (chefe dos desenhistas de HW, na Califórnia) dá algumas dicas sobre os modelos e desenhos de 2010, mas sem nenhuma alusão ao assunto t-hunts. Até prova em contrário, a linha 2010 continua com o mesmíssimo formato da linha 2009. Peço que encaminhem emails ao Tam para lembrá-lo de nosso combinado sobre estudar a inclusão de Opalas, Mavericks e Brasílias em alguma linha 2010.

Vamos convencer o homem, e a hora é agora. A linha está sendo montada neste momento, e em sua visita ao Brasil em outubro de 2008 , ele ouviu este pedido de muita gente de diferentes áreas do negócio e se mostrou bastante receptivo. Os americanos estão bastante impressionados com o tamanho do colecionismo brasileiro. Precisa acontecer a junção das partes que estão faltando para o negócio acelerar de vez.



TH: Por que modelos legais, como as Drag Bus, Fastback, etc, nunca chegam por aqui?

Eles também faltam em todas as prateleiras americanas, européias e asiáticas. Só existem na Internet e nos encontros. É pura lenda encontrar uma Drag Bus num Wal Mart ou numa Target do interior de Massachussets. T-Hunts idem. Visito tudo que dá de loja comum e nunca encontro. O mix de cada lote, isto é garantido, é o mesmo para todo lugar. O que varia é o controle e o número de lotes que vão para cada país e ou loja. Aqui ocorre igual. Por que encontram-se muito mais carros na Semaan? Porque investimos muito tempo e dinheiro controlando estes lotes. Quem não o faz, não apresenta o mesmo sortimento, seja no Japão, nos EUA ou na Alemanha.



TH: Teremos algum evento este ano, como no ano passado? Existe a chance de termos um evento como o México ou Japão tem, com designers da Mattel e minis exclusivas?

Existe um plano de uma mega convenção em julho, em SP, com a presença inclusive de Larry Wood, que demonstrou muito interesse pelo colecionismo brasileiro em uma conversa com um colecionador cliente nosso numa convenção em Washington no mês passado.



TH: Dada a nossa importância no mercado mundial da Mattel, por que não temos modelos inspirados nos nossos carros?

Agora depende da nossa força política termos os modelos, como já citei anteriormente. Se cada um fizer a sua parte, sugerir e cobrar, devem sair modelos brasileiros nos próximos anos. A pergunta mais relevante é como estes carros serão recebidos nos outros mercados. Eles vão vender bem? Conversem com nosso pares gringos e informem-se. Agradeço se vocês nos informarem quais modelos têm chances de vender mais no resto do mundo. Prometo que mando esta informação pra todo mundo que pode fazer a diferença.



TH: Por que nunca temos uma série completa por aqui? Por exemplo: a Ultra Hots, Classics e Since 68 nunca chegaram completas, dificultando a vida do colecionador.

O problema é o tamanho e a distribução de cada lote. Se uma loja ficar com muitos carros iguais, eles encalham, isto vai ocorrendo em todo o lado e o giro vai caindo no computador da Mattel. Assim eles abaixam o preço para limpar os estoques e a série acaba dropada para evitar um encalhe maior na Mattel e nas lojas. Já vimos este filme com todas as séries citadas e com Superfast, Speedy Racer e MBX, para citar mais algumas.



TH: Muitos colecionadores reclamam de uma baixa na qualidade das minis. O que aconteceu? Isso vai mudar?

Não temos conhecimento suficiente para avaliar, mas sem ter bom olho tão exigente quanto muitos de vocês, nos parece que há uma variação na qualidade de um modelo para o outro, mas não das séries como um todo. Gosto muito do Deora 2, do Dodge Demon, da Woody 2008, das La Trocas, dos Willys e da maioria das pickups de 2008. Não temos verificado uma tendência de queda na qualidade, mas uma grande variação de modelo para modelo.



TH: O pessoal da Mattel disse no começo do ano que se o dolar continuasse no mesmo patamar (equivalente a R$2,50), o preço da mainline subiria para R$6,00. O dolar abaixou e o preço subiu. O que explica isso? Qual a justificativa para tal aumento?

Acho que o problema ainda está nas estratégias recessivas que a Mattel tem adotado para combater a crise. Torcemos muito para que a velha postura agressiva da Mattel do Brasil retorne e o preço caia novamente, se confirmarem-se patamares menores do dólar e dos custos de produção. Afinal, o consumo de HW é diretamente ligado ao preço de venda e o volume brasileiro já é mundialmente famoso e importante. Acredito que ninguém queira perder este filão, mas isto precisa ser visto com calma, muito cálculo, sangue frio e transparência.



TH: Você pode dizer qual é o valor das caixas de Hot Wheels pra lojistas?

Existe uma variação considerável e não é muito ético divulgar, em nosso nome, em nome da Mattel e dos nossos concorrentes.



TH: O que vem por aí? Quais são as novidades (se é que teremos) neste ano no Brasil?

Estou anexando um texto que escrevemos após a convenção da Mattel em fevereiro para os maiores lojistas do Brasil. Está bem completo e dá mais detalhes sobre algumas coisas que já discutimos acima. Espero que todos possam ler, mandar suas impressões para nós, para a Mattel do Brasil, e para o Alec Tam (em inglês, avisando que são brasileiros).



TH: A Mattel do Brasil sabe da insatisfação do seu público?

Acredito que sim, mas esperamos que em um futuro próximo a Mattel consiga desenvolver uma proximidade e uma cumplicidade com o colecionador brasileiro. É o caminho para nós da Semaan e eles da Mattel venderem muito mais e para vocês ficarem muito mais satisfeitos. Como já disse, torcemos para que essa ficha caia rápido, é claro que eles têm a intenção de atender bem seus consumidores, o difícil está sendo descobrir como.



Quero agradecer ao Marcelo, o Edy e todos que participararm com suas perguntas para essa entrevista. Concordo com o Marcelo que o caminho para que as coisas melhorem é informar lojistas e ao pessoal da Mattel que queremos novidades e preços baixos. O Marcelo já deixou claro que está disposto a manter este canal aberto, e fazer mais entrevistas de tempos em tempos. Então, sempre que quiserem, mandem suas perguntas, e eu repasso a eles.



Abaixo está o relatório do pessoal da Semaan sobre a reunião com a Mattel em fevereiro deste ano:


O Ponto de encontro Semaan de Sábado foi um mega sucesso, mais de 1.000 pessoas compareceram e tivemos a impressionante cobertura de TVs e jornais – pasmem, até a Globo e o Estadão estiveram por aqui, mas acima de tudo tivemos o reconhecimento e os cumprimentos de muito de vocês, apesar do calor e da falta do ar condicionado. Esperamos que a presença de colecionadores de todos os níveis, a distribuição de um Matchbox – até dois para quem chegou cedo e saiu tarde - como cortesia a todos os presentes, e a farta distribuição de Hot Cards, além dos 10% de desconto em todas as linhas de veículos colecionáveis tenha compensado o aperto e surpreendido os mais exigentes. Estaremos passando alguns links e imagens sobre a repercussão do encontro em geral no decorrer destes dias.

Como estamos recebendo muitas sugestões e indagações sobre os planos para 2009 resolvemos divulgar um pequeno resumo do que vem por aí, mas gostaríamos antes de qualquer coisa de agradecer a todos que colaboram e compram conosco, ao vivo ou pela net, e de continuar contando com a sua preferência e com a sua confiança. É sempre bom lembrar que nosso maior mérito é ouvir os desejos e sugestões da maioria dos colecionadores ao redor do país e tentar adequá-los às necessidades econômicas da Semaan e sempre que possível, da Mattel, da California Toys e de muitos outros, que muitas vezes até sem saber abastecem o mercado de colecionismo nacional. O sucesso deste evento e dos bons olhos que os colecionadores despertam hoje em muita gente importante é resultado da paixão de vocês, de discussões acaloradas em fóruns, encontros e em lojas, de muita compra, venda e troca de mínis de todas as marcas e preços, e da criatividade e disposição de todo mundo que está envolvido no negócio.

Como já amplamente divulgado, a Mattel hoje tem uma política diferenciada para o público colecionador e já estamos sentindo conseqüências da nova estratégia através de novas promoções (como a Mega Feirinha), novas Linhas (como Larry’s Garage) e mais cuidado com a distribuição dos lotes de Mainlines (como se pode conferir nas lojas espalhadas pelo Brasil inteiro, para alivio dos nossos amigos que não podem visitar a Semaan em pessoa). Mas as coisas não param por aí, existe muita coisa boa a caminho. Vamos citar algumas, mas peço a todos que ajudem a disseminar apenas informações verdadeiras e que não se intimidem em confirmar conosco ou com outras instituições e pessoas conscientes, caso ouçam ou leiam informações novas e de origem indefinida para evitar a confusão, boatos ou aumento de preços desnecessários. Não temos a pretensão de sermos donos da verdade, mas com humildade nos comprometemos a divulgar informações confiáveis e a tentar esclarecer boatos que diminuam o poder de compra e de barganha de cada colecionador individualmente. Vamos aos tão aguardados planos:

  1. 1. Larry’s Garage: distribuição apenas nas lojas Hot Wheels Collector.
  2. 2. Lojas HW Collector: 3 conceitos de HW Collector serão montados em lojas já existentes pelo Brasil. As duas Semaan's do centro de SP e a Coleciona, da Augusta já se candidataram, e foram aceitas como lojas referência da nova bandeira. Estas lojas mais completas deverão ter todos os modelos da Hot Wheels Collection que chegarem ao Brasil. Além das lojas referência haverá mais dois formatos voltados apenas para o colecionismo leve e para o iniciante.
  3. 3. O mix mais completo contém HW Elites numeradas 1:18 e 1:43, como a dupla de Ferraris 2008 Campeã dos Construtores, a Ferrari Lemans de 1970, o Batmóvel de 1989, entre outros que divulgaremos aos poucos.
  4. 4. Quanto aos 1:64, estará à venda em agosto o Box com 21 carros Larry’s Garage por R$299,00, e o Box com 30 Classics por R$499,00.
  5. 5. A série Drag Strip Demons estará no Brasil por R$24,99, também no segundo semestre.
  6. 6. A série Ferrari Racer, cujo primeiro lote de 2009 já está à venda na Semaan, com os carros 1, 2, 3, 4 e 6, continua a R$14,99 e deve ser completada, além da série de Ferraris 1:43, que também já temos seis modelos à venda.
  7. 7. Os Mainlines, após a alegria da Mega Feirinha, devem subir para R$5,99 em Julho, a se confirmar o dólar no patamar de R$ 2,30.
  8. 8. Os lotes de mainline devem ficar mais sincronizados com os EUA a cada mês que passa, hoje já somos praticamente o segundo país em velocidade dos lotes,
  9. 9. Em Julho haverá um mega encontro com a presença de Larry Wood em SP, organizado pela Mattel.
  10. 10. Em abril deve haver um encontro HW no sul do país, cidade ainda não definida, também pela Mattel.
  11. 11. O pôster 2009 deve ser distribuído a partir de abril.
  12. 12. A coleção Race O’ Rama de Cars Disney está totalmente revigorada, mas ainda não é focada ao colecionador – pelo menos no Brasil... A Semaan continua na briga para mudar este cenário e estamos atentíssimos a todos os lotes e packs que desembarcam no país, aproveitando para esclarecer que todas as referências do ano passado – série Supercharged - ainda continuam mais baratas que a referência 2009 – Race’o’Rama, que já entrou com este dólar de R$2,30.
  13. 13. A linha 1:87 conta com novos modelos e os 5-packs prometem carros inéditos, mas ainda sem as desejadas Ferraris.
  14. 14. Hot Wheels 100% estará a venda no segundo semestre, apenas nas lojas HW Collector.
  15. 15. Os pontos de encontro da Semaan terão periodicidade mensal, usualmente no sábado mais próximo ao dia 15 de cada mês. O próximo encontro já está marcado para o dia 21 de março, para não cair tão perto do realizado anteontem. Estendemos o convite e encorajamos colecionadores de todo o Brasil que tenham a oportunidade de estar em SP no dia do encontro.
  16. 16. Jada Toys, Maisto e Johnny Lightning continuam a ser tratadas com o devido respeito pela Semaan e, embora, muito defasadas em relação aos EUA, devem chegar no Brasil com bons preços e bem completas.
  17. 17. A Mattel ainda não se manifestou quanto à Matchbox, pode ser um ano muito fraco para a marca. Nossos estoques estão se esgotando e não vemos nenhuma luz no horizonte, mas somos apaixonados pela marca e continuamos defendendo nossos pontos. Contamos com o consumo e a cobrança de vocês em lojas e sites ao redor do país para reverter a tendência.

São muitas informações e muitos detalhes, esperamos ter conseguido saciar ao máximo a sede do públio colecionador, mas, como vocês bem sabem, é impossível esclarecer e acertar em tudo. Alguns desses planos talvez não se concretizem e alguns preços e datas talvez se alterem ao longo do tempo. Especialmente porque muitas planos acima estão sujeitos às intempéries e aos humores de muitas economias, de muitos políticos, de muitas empresas, e de muitos executivos e acionistas. Esperamos poder adiantar e divulgar tudo que venha a ser alterado no decorrer de 2009.

Ficamos à disposição e agradecemos mais uma vez a preferência e a confiança na Semaan,

Equipe Semaan de Atendimento aos Colecionadores

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Novidades 22/05

Muitas e muitas novidades para este final de semana marcado pelas duas das mais famosas corridas de automobilismo do ano: GP de Monaco e 500 Milhas de Indianapolis. Vamos ver o que está chegando lá nos EUA, e dessa vez tem bastante coisa:

• '66 Ford Fairlane GT (2009 New Models): novidade na linha deste ano, o Fairlane é mais um dos muscle cars grandes da década de 60. Ele foi o antecessor do nosso Ford Galaxie, com duas portas e um V8 grande (big block). Ficou bem legal.

• Chevroletor (2009 Hot Wheels Racing): saiu ano passado das pranchetas dos desenhistas da GM para a linha Designers Challenge. Agora ele vem nas cores de competição da HW.

• Tread Air (2009 New Models): não sei falar sobre esse modelo... só sei que pelo jeito não vai fazer muito sucesso.

• Hot Wheels Mustang Mania 10 Pack: série especial com 10 Mustangs que só será vendida no site Hot Wheels Collectors em agosto. A série é parte da comemoração dos 45 anos de história do pony car (termo para muscle car "pequeno"), e virá com rodas de plástico, comuns...

• '65 VW Fastback Collectors Edition: ele está de volta! Mas não para nós, novamente. Essa é uma miniatura exclusiva de uma promoção da loja Toys'R'Us nos EUA. Além de lindíssima, será caríssima e raríssima. De novo ficaremos só na vontade.

• Connect Cars: algumas miniaturas lançadas por lá, em uma série exclusiva em homenagem aos 50 estados americanos. Não vem para cá. Abaixo estão: Track-T por Massachusetts, '66 Chevy Nova por Montana, '70 Plymouth Superbird por North Carolina, '70 Chevelle SS por North Dakota e '58 Chevy Impala por West Virginia.