sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista: Estevão


O Tinho é um daqueles colecionadores que um dia parou de colecionar tudo o que via pela frente, e partiu para colecionar modelos e marcas mais específicas.


Com 45 anos, e um filho que também é amante deste hobby, Estevão tem uma coleção invejável de Drag Bus e modelos da Volkswagen. Ele também é um grande comprador do ebay, e pode dar várias dicas sobre isso.


Vamos à entrevista deste grande amigo e colecionador:


Quando você começou a sua coleção e por que começou?

Comecei em 2004, na realidade quando minha esposa comprou o primeiro Matchbox para o meu filho, que tinha pouco mais de 1 ano. Ai fui comprar mais Matchbox, e como não encontrava, comecei a pegar os Hot Wheels. Ganhei o primeiro poster e a partir daí tudo começou. Consultava o site da Hot Wheels no Brasil e as informações eram de 2002. Até entender que a mini que mais achava bonita era um T-Hunt do ano anterior (detalhe: não havia menção do ano da miniatura). Porém conversando por telefone com um vendedor de nome Fran que trabalhava na PB Kids de Moema, loja que já não existe mais, foi me explicando como funcionava a coleção. Nesse ano não vieram todas as caixas para o Brasil e justamente foi quando conheci muitos amigos que tenho até hoje. E a única fonte de referência no Brasil era o site do Mario, usei muito as tabelas do site.



Qual o tamanho da sua coleção hoje? Você cataloga tudo? Coleciona quais marcas?

Minha coleção não é muito grande, tenho catalogado 630 modelos, os que não estão no catálogo é porque ainda não chegaram, ou são minis mais antigas que ainda não encontrei fotos, ou ainda alguma mini 1/87 que também não consegui as fotos. Somente considero na contagem quando chegam em casa, em trânsito não conto, porém as marco “comprada”. A coleção de meu filho passa fácil dos 500, sem contar com aproximadamente 150 modelos do filme Cars.


Coleciono as seguintes marcas: Hot Wheels, Johnny Lightning, Matchbox, Liberty, Schuco, Brekina (amo a escala 1/87 e também a série Schuco Picolo, que são miniaturas feitas em um único bloco de zamac, os detalhes são pintados e o único material diferente é a roda de borracha), BUB, da qual somente tenho 3 unidades devido ao alto custo de compra e de frete, já que somente são encontradas na Europa, Jada (somente algumas restaram) e poucas Maisto. Tenho também pouquíssimas unidades de outras marcas.



Sua coleção tem uma impressionante quantidade de Drag Bus, de Chevy Panels, modelos VW e vários outros modelos raros. Qual é o tema da sua coleção? Você não liga mais para os mainline da Hot Wheels?

Bem, meu tema é VW (Beetle e Kombis), Chevy Panels, '56 Ford Panel e PU (Pick-Up), miniaturas de convenção e RLC. Esse é meu foco, miniaturas mais caras e produzidas em menor quantidade, mas bem detalhadas, em sua grande maioria Real Riders e alguma outra que goste muito. Minha coleção de Drag Bus é grande, mas ainda não está completa com todos os modelos lançados pela Hot Wheels. Não considero as customs, mesmo que seja de bingo de convenção, visto que o custo é estratosférico e não pago US$ 800.00 em uma miniatura, fora o frete, mas tenho minis que me custaram US$ 180.00. Duas Drags considero quase impossíveis de conseguir, que é a que foi entregue no Natal de 1998 pela Mattel a seus empregados e uma outra que foi feita para representantes da marca na Asia.


Os mainlines já fizeram parte de minha coleção, cheguei a ter a coleção de 2004 e 2005 completas com todas as variações, incluindo até variações de chassis. Só de mainlines creio que tive mais de 1.000, depois comecei a me desfazer delas e hoje já me restam poucas que vou vendendo aos poucos, não os curto mais, os que tenho ficarão, os repetidos venderei ou trocarei, e também não fico mais caçando os “verdinhos” nas gôndolas e não sofro mais.



Como armazena a sua coleção? Seu filho também tem uma coleção, não?

95% da minha coleção está em seus blister originais que fazem parte da história da miniatura. Por exemplo os de uma convenção, geralmente são muito bonitos e bem trabalhados, além de conter todas as informações da miniatura. São armazenadas em grandes caixas de plástico e também tenho algumas, as mais difíceis, em uma grande gaveta ao meu alcance, onde vez ou outra as retiro para limpeza e visualização e onde também posso compará-las. Por exemplo: um fusca de uma convenção de 2001 com um de 2009, seu blister, a indicação da data da convenção, como já disse contam uma história.


Meu filho, como já falei tem sua coleção a parte, com muitos mainlines, mas já não liga mais para mainlines também e já me pede minis mais detalhadas como as Ferraris da série Racer e até Drag Bus.



Algumas das suas miniaturas ficam na embalagem, e outras ficam soltas. Como funciona essa escolha? Quais ganham liberdade e quais ficam "presas"?

Como já disse, a maioria esta em sua embalagem original, as que abri e sairam dos blister são poucas, muito poucas, sendo possível contá-las nos dedos de uma mão, porém também compro miniaturas soltas, até porque em alguns casos, como nas caixas do Since 68, Classics e LWs, não são todas que me interessam e também algumas minis de convenção que foram distribuídas soltas em sacos plásticos, como as da série McDonalds, que aliás tenho varias e não as vendo, não troco e não dou, pois ganhei de um grande amigo.



Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as mais raras?

Meu tema são meus favoritos ou alguma que me apaixono. Também sou apaixonado por minis com temas natalinos, como o set do Cars deste ano, a Drag Bus da Liberty, e minis da Coca-Cola, principalmente as temáticas, com os ursos, o próprio Papai Noel, e ainda as que contém calendários antigos com fotos de mulheres da época, tem uma história implícita muito interessante. Não sei se posso dizer que existam minis raras em minha coleção, mas sim difíceis de encontrar, como uma Dairy Delivery de uma convenção do Japão que é super difícil e cara de se encontrar, 3 show cases do Batman na cor azul, alguns Matchbox antigos que ganhei de outro grande amigo e parceiro. Resumindo tudo que lhe dá prazer podemos chamar de raro.



Tem alguma miniatura que você quer e ainda não conseguiu?

Meus sonhos de consumo são duas: a Drag Bus do Hall Of Fame e a Drag Truck entregue a empregados da Mattel, mas sem pressa. Quando aparecerem por preço justo as comprarei.



O que você tem achado da postura da Mattel do Brasil com os colecionadores?

Melhorou sim e muito, porque? Simples: mercado americano recessivo e aqui inflacionário, mercado crescente e com curva potencialmente muito grande de crescimento leva a empresa a olhar o mercado com outros olhos, então considero que teremos muitas boas novidades nos próximos anos, que serão de aprendizado mútuo de ambas as partes. Independente do mercado, estão nos ouvindo, que é o que queremos e desejamos e quanto mais trouxerem mais vendem e melhor é o resultado da empresa. Os preços irão se equalizar com o tempo, ainda temos um custo muito alto chamado “custo Brasil”, que nada mais é que carga elevada de impostos, portos extremamente caros e por ai vai, além logicamente dos spreads aqui serem mais elevados.


O RLC Brasil é um exemplo, ainda temos problemas, mas já é uma grande evolução.



Você compra quase tudo da sua coleção pela internet, inclusive é membro do Red Line Club americano. É impossível ser um colecionador sério só dependendo do que chega no Brasil? Que dicas você pode dar para quem quer comprar pela internet?

99,8% compro no e-bay e Hot Wheels Collectors.com. Sim, sou membro do RLC há 3 anos e lhes digo, não é fácil: é necessário muita dedicação e jogo de cintura para conseguir comprar uma mini. Exemplo: uma Drag Bus da convenção do Japão se esgotou em 7 minutos, e pode parecer muito, mas só para a primeira tela aparecer pode levar 3 minutos, é muita concorrência, os links ficam lentos. Outro exemplo, a Drag Police deste ano, levei 23 minutos para conseguir comprar e por pouco não a perdi.


Depender do que chega ao Brasil para minha coleção é impossível, o que está vindo para cá é menos de 5% do que coleciono, além dos problemas de distribuição já conhecidos.


Dicas para comprar pela internet e principalmente no e-bay:

- Lembre-se que está comprando em dólares e não em reais, então, se suas compras chegarem a 100 dólares, serão aproximadamente 180 reais, fora IOF e frete ou ainda tributação.

- Nunca manter a mesma senha no e-bay e pay-pal!

- Somente comprar de fontes confiáveis, desconfie de preços muito baixos e de compradores com poucas qualificações ou que tenham pontuação negativa de pessoas fora dos EUA.

- Tenha um bom anti-vírus em sua máquina.

- Seja leal e honesto com seu comprador. Ficar abrindo reclamação no PayPal dizendo que a caixa chegou vazia, por exemplo é de uma baixaria extrema e se queimará com os vendedores do e-bay, e detalhe, lá é possível recusar comprador, mesmo que tenha efetuado o "buy now"! Seja sempre honesto!



Você já viu muita coisa rolar no colecionismo brasileiro (clubes, encontros), e conhece bem vários grandes colecionadores. O que você acha do momento que vivemos agora?

As coisas estão melhores hoje que no passado, mas alguns problemas persistem, e não vou comentá-los por serem lamentáveis, mas são melhores que no passado e isso faz parte do processo.



Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?

Curta sua coleção, não importa a quantidade, modelo ou preço de cada mini, ela é sua e pronto! Com o tempo você fará seu filtro naturalmente, isto acontece com todos, mesmo que alguns não admitam.


Outra coisa importante, você esta colecionando somente carrinhos, mas principalmente ganhando amigos. Pense nisso antes de entrar em uma discussão por causa de uma mini.


Um comentário:

  1. Grande Estevão, bela entrevista.
    Para quem não sabe o Estevão é um dos dinossauros colecionadores de HotWheels. É do tempo que no Brasil Hot Wheels não era carrinho de coleção, Tinha que ser Minichamps, Dambury, Franklin Mint, e custar mais de 100 reais.
    Me ajudou muito na minha coleção e o tenho na lista de meus amigos.
    Um abraço

    ResponderExcluir