sexta-feira, 23 de abril de 2010

Entrevista: Fernando (V8 Nitro)


Quem coleciona miniaturas, invariavelmente gosta de carros. Nascemos e crescemos ganhando carrinhos dos nossos pais, e sempre vamos nutrindo o sonho de poder pilotar cada uma daquelas miniaturas.


Poucos tem a oportunidade de crescer e continuar com seu hobby, e elevá-lo a um novo patamar: colecionar carros de verdade.


O Fernando é um desses caras que tem carrinhos em miniaturas e carros de tamanho natural. Acompanhe abaixo o que este grande colecionador tem a nos dizer sobre carros.



Quando você começou a sua coleção e por que começou? Como começou a paixão por automóveis?

Bom, desde criança sempre fui muito interessado em carros. Minha lembrança mais antiga é aos 5 anos em uma viagem aos USA ter pirado ao ver um carro dourado com uma "águia" no capo. Anos mais tarde vim a saber tratar-se de um Pontiac Firebird. Aos 15 aprendi a dirigir e aos 17 já estava metido no meio dos rachas em Sampa. Sempre fui atraído por velocidade, motores barulhentos e borracha queimada... (risos). Tudo isso encontrei no Mustang. Comprei um modelo 1995 em estado ruim de conservação em 1998 e venho modificando este carro desde então. Minha coleção começou nesta época, inicialmente apenas com modelos de Mustangs em escala 1:18, depois com outros modelos de clássicos americanos sempre em escala 1:18. Em 2004 ganhei um Mustang Tooned azul, modelo da coleção de 2003 da Hot Wheels e descobri as possibilidades de uma escala menor. Como bom colecionador, abriu-se um novo leque de possibilidades e com uma escala menor poderia ter uma variedade muito maior de modelos. Nesta época estava com aproximadamente 80 modelos em escala 1:18 que ocupavam um espaço considerável. Pouco a pouco fui reunindo modelos 1:64 e em 2005 a coisa pegou volume e não parou mais.



Qual o tamanho da sua coleção hoje? Você cataloga tudo? Coleciona quais marcas?

Hoje tenho mais de 5.000 minis de todas as marcas. Não catalogo e honestamente em várias oportunidades compro coisas repetidas por conta desta bagunça. Não fico preso a nenhuma marca ou escala. Compro tudo que gosto, mas meu foco são os Mustangs, Muscle Cars em geral, Hot Rods e pick-ups. Passo bem longe dos modelos surreais de Hot Wheels, tenho preferência pelos modelos de carros de verdade. Atualmente estou encantado pelos modelos da Greenlight que considero os mais bem acabados do mercado.



Todo colecionador de miniaturas é um amante do mundo automobilístico também. E você tem em sua garagem, além das miniaturas, dois Mustangs de verdade, que você inclusive leva para encontros, e foram capas de revista. Conta um pouco sobre eles, que modelos são, aonde você gosta de andar com eles, e como foram customizados e preparados. Tem mais alguns carros que você sonha em ter na garagem?

Atualmente tenho 2 modelos do Mustang 95, um coupê e um conversível. O coupê preto já está comigo há mais de 10 anos e já passou por várias etapas e estilos de customização. Já andei com ele inclusive na pista em provas de Arrancada, Km lançado e Regularidade. A configuração atual está mais "civilizada", com uns 380 cavalos, preparação aspirada, rodas aro 20 e um body kit que o Batistinha desenvolveu para este modelo. O outro modelo é conversível, originalmente era vermelho e hoje é cinza "Eleanor" (em homenagem ao filme "60 Segundos" que adoro). Este tem mecânica original e é carro para "desfilar". Ambos foram preparados e customizados pela Batistinha Garage de propriedade do Fernando Batista, amigo de longa data, mais de 12 anos de estrada. Toda a customização destes carros ficou a cargo dele, sempre com bom gosto e ótimas sacadas como usar as faixas Hertz no mustang preto (nos USA o Mustang teve uma série especial em 1966 feita para a locadora de veículos Hertz, os carros eram pretos com faixas douradas...esta série foi homenageada com nova edição em 2006). Sou tão apaixonado pela marca que tenho inclusive uma tatuagem de uma gravura do Ed Roth (criador do Rat Fink) chamada Mustanger em meu braço direito.


Carros que sonho ter em minha garagem... vixiiii… a lista é extensa. Começa com um Mustang Fast Back 69, passa por Mustang Shelby dos novos modelos e chega a meu sonho máximo que seria um Ford GT dos novos. Outros que com certeza teriam espaço seriam um Ford 1932 Hi-Boy, Ford 56 pick up e uma Dodge Ram cabine dupla das novas. Nunca sonhei com Ferraris, Porsches ou Lamborghinis….minha praia são os V8 americanos.




Como armazena a sua coleção? Suas miniaturas ficam na embalagem ou fora dela? É mais divertido cuidar da coleção, ou dos carros de verdade?

Grande parte de minha coleção está encaixotada esperando um lugar digno para expor. Outra parte está em cristaleiras e expositores que adquiri nos encontros. Coleciono miniaturas e não embalagens, desta forma a maior parte acaba aberta. A exceção são miniaturas comemorativas em que a cartela seja especial, miniaturas de convenções e autografadas.


Os 1:1 e as miniaturas são prazeres diferentes. Tem espaço para todos.




Sua coleção tem algum tema específico? Você tem miniaturas dos seus Mustangs?

Como comentei acima, meu foco são os Muscles, Hot Rods e Pick-ups. Sim, tenho uma minitura da JADA que foi customizada pelo grande amigo Fábio Torres em escala 1:24, muito parecida com o meu Mustang conversível. Inclusive esta miniatura tem história, pois foi usada como decoração do meu bolo de casamento, assim como o carro de verdade levou a noiva. Também tenho miniaturas customizadas feitas pelo Mutley com a mesma pintura do outro Mustang.




Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as mais raras?

Tenho especial apego pelas miniaturas feitas para os eventos no Japão, sempre de muito bom gosto. Também gosto bastante das miniaturas autografadas pelo lendário Caroll Shelby. Consegui em visita ao SEMA Show em Las Vegas em 2007 que ele autografasse 2 minis da sua série Shelby Collectibles.


As mais raras imagino serem algumas miniaturas Dream Halloween da Hot Wheels, algumas Drag Buses Rebel Run da Liberty Promotions e a Drag Bus Hall of Fame.




Tem alguma miniatura que você quer e ainda não conseguiu? E se pudesse comprar qualquer carro do mundo, independente de valor, qual seria a lista?

Sim, com certeza!!! Várias!! Estou à caça destas que são na minha opinião as mais difíceis:

- Dairy Delivery da série Dream Halloween (é uma série especial feita para arrecadar fundos para as crianças com câncer... todo ano é uma miniatura diferente e a de 2002 foi a Dairy Delivery que é um de meus temas preferidos);

- o par de Drag Bus Kruizimwagon feito pela Liberty Promotions;

- Ford Panel 56 feita para a General Mills;


Lista de Carros... (em ordem de preferência):

- Ford GT 1967

- Ford GT 2005 preparado pela Henessy (800 cavalos)

- Mustang Shelby KR 2009

- Mustang Shelby 2010

- Mustang Shelby 1967

- Dodge Ram SRT 2005 (motor e câmbio do Viper)

- Ford 32 Hi-Boy preto com flames



O que você tem achado da postura da Mattel do Brasil com os colecionadores? E sobre o nosso RLC?

Acho que ainda não caiu a ficha que somos colecionadores de potencial e este suposto interesse por nós é resultado da crise nos USA que provocou grande queda nas vendas. Continuo enxergando no Brasil apenas as sobras do mercado americano. Nosso RLC por hora é uma grande bagunça e apenas uma promessa. Como sou afiliado ao RLC "de verdade" não tenho grande interesse ou preocupação. Porém para a imensa maioria dos colecionadores brasileiros que não tem domínio da língua, endereço nos USA e cartão internacional, isto fica inviável. Desta forma ficam sem acesso aos produtos de melhor qualidade oferecidos lá fora.



Aonde você compra suas miniaturas? Sei que compra algumas pela internet, e que já viajou para os EUA e comprou muita coisa por lá. Se puder, conta como foram suas compras por lá, e nos dê algumas dicas de compra.

Compro 100% das minhas miniaturas fora do Brasil. Nem os mainline compro em lojas no Brasil. Compro tudo pelo Ebay, diretamente do RLC, de lojas virtuais ou encomendo para amigos de lá. Tive algumas perdas nestes anos de compras fora, mas na imensa maioria das vezes tudo correu bem. Hoje tenho bons amigos lá fora, em especial o Julio D'Avilla (dono da Toy World USA), grande vendedor do Ebay e um excelente amigo. Atualmente nem mesmo recebo minhas miniaturas pelos Correios. Cansei de dar dinheiro para a Receita Federal. Compro pela internet, encaminho para a casa de amigos lá e quando vou viajar faço o carreto…(risos). Quanto às lojas lá fora, não são muito melhores que as daqui, sobra muito pouco nas prateleiras e o mercado pela Internet é o forte da coisa. Está muito iludido quem espera encontrar miniaturas especiais, Drag Buses ou T-Hunts nas prateleiras ou gôndolas do Wal-Mart ou da Toy-R-Us. Se quiser minis exclusivas, lançamentos, Drag Bus ou T-Hunts seu caminho é o Ebay.



Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?

Escolha um tema!!! Não saia comprando de tudo. Seja mais seletivo, escolha miniaturas com acabamento melhor e invista um pouco mais em produtos de melhor qualidade.

Ahnnnn... fuja da utopia dos T-Hunts!!! Não tem nada de especial e custam muito mais do que efetivamente valem. Qualquer miniatura da Johnny Lightning ou Greenlight te oferecem um acabamento e detalhamento muito superior aos T-Hunts, custando muito menos.


6 comentários:

  1. Grande NandoV8!
    Esse cara é show!
    Tem uma coleção incrível, carros 1:1 de sonho, e um excelente gosto automobilístico!
    Parabéns pela coleção Nando!
    Parabéns pela entrevista Douglas!
    Um abração...
    RafaBusanello.

    ResponderExcluir
  2. Mais um entrevista excelente. O Nando além de ser um grande colecionador é um grande amigo, pessoa respeitável mesmo. Muito legal a idéia das entrevistas Douglas, só temos a ganhar.
    Abraço
    Maneco

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ter dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Grande Dr. Fernando. Mandou muito bem. Além de grande colecionador um enorme amigo. Parabéns a todos pela entrevista. Abraços. Mario

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Douglas pelo blog smpre recheado de informações e ótimas entrevistas.
    Fernando, parabéns mais uma vez pela coleção e pelo bom gosto na escolha dos itens da "bagunça" hehehhe Show de bola!

    ResponderExcluir
  6. top...rssrsr esta foto com o Foose fui eu que tirei..rsrsrs..BONS TEMPOS

    ResponderExcluir