sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Entrevista: Dijalma



O Dijalma Lima é um colecionador de 35 anos, e é apaixonado por miniaturas e fotografia. E aí um dia ele juntou os dois hobbies em um só, como era de se esperar.


Abaixo ele nos conta como lida com essas duas paixões. Mais fotos da sua arte em seu perfil no Orkut.



Aparentemente o seu hobby além de ser o de colecionar carrinhos, é o de fotografá-los também, correto? Como começou essa paixão por fotografar miniaturas?

Sempre gostei de fotografia, mas de fotografar objetos e paisagens. Fotografar minis foi por acaso, veio da necessidade de postar umas fotos no Orkut. Fiz algumas fotos que tenho de minis fora da embalagem e ficaram legais, então continuei. Comecei a fazer as fotos das minis na embalagem e percebi que "não tinha graça" nisso, pois as minis ficavam como um "anúncio" de produto no Mercado Livre. Resolvi abrir as embalagens e procurar detalhes existentes nos modelos. Então depois de muitas fotos, parei e comecei a ver as minis fotografadas de forma diferente. Foi quando resolvi dar um toque "surrealista" nas imagens capturadas.



Quando você compra uma miniatura, você acaba visualizando como ela ficaria em uma foto? A idéia já surge na hora ou só depois que você a tira da embalagem?

Na maioria das vezes isso acaba acontecendo, vejo a mini e tenho uma idéia de como ficaria em determinada situação. E existe o inverso também, como identificar um ambiente e inserir a mini naquele contexto: já aconteceu de fazer fotos na chuva, por conta de um cano quebrado. Havia um buraco aberto e a terra ao redor, aquele monte de lama, uma poça de água... não pensei duas vezes... peguei um Hummer For Sale e enfiei no “atoleiro”... (risos). O resultado foi ótimo, depois fiz isso outras vezes com outras minis...



Você tem uma foto sua preferida? Tem alguma mini ou marca de miniaturas melhor pra ser fotografada?

Tenho várias, mas acho que a do Mustang Heat Fleet que enviei para o Concurso da Comunidade Hot Wheels Colecionadores é uma das minhas grandes preferidas. Dos modelos de minis pra se fotografar, na minha opinião, o nosso querido Fusca é de longe o melhor, o mais fotogênico de todos. Fotografa bem em qualquer escala, cor, ambiente e marca, depois considero a Kombi. Se você observar esses modelos citados, dificilmente verá uma foto "feia" deles. Quanto as marcas, os Johnny Lightning, Greenlight e Kyosho são imbátiveis, pela riqueza de detalhes e o resultado final da imagem.




O que você procura ao fotografar uma miniatura? Trazê-la para o mundo real, ou deixar claro que é apenas um brinquedo?

Costumo dizer que a beleza da mini está na forma como você a vê. Quando fotografo é uma das coisas que tento exprimir. Procuro dar à mini o "status" de um carro real, sendo fotografado para uma revista especializada, mas tento mostrar também que um simples “brinquedo” é capaz de nos tirar da nossa realidade e nos emergir na pura fantasia, e isso nada mais é do que brincar...



Quando você começou a sua coleção e por que?

Desde criança sempre curti as minis, ainda tenho algumas "sucatas" Matchbox, e REI aqui na casa dos meus pais. Durante um período da minha vida cheguei a colecionar minis na escala de 1/24, Burago, tive também 2 peças de FRANKLIN MINT, mas por uma questão de espaço, elas foram doadas pra um grande amigo. Quanto aos Hot Wheels, começaram mesmo lá no final dos anos 90, quando eu namorava uma garota e ela era mãe de um garoto. Comecei a comprar as minis pra levar pra ele, mas quando íamos brincar, ele perguntava onde estavam os meus, e eu dizia que não tinha, então ele não me deixava brincar com os deles. Foi quando comecei a política do "um pra mim, um pra você". Meu primeiro Hot Wheels que comprei foi um Plymouth Road Runner '70 laranja, depois um T-Bird '63 e um Hot Seat First Edition entre outros. Daquela época eu ainda tenho o LAKESTER, JAGUAR D-TYPE, MERCEDES C-CLASS todos na embalagem, esperando uma vaga na prateleira...



Quantos carrinhos você tem hoje? E quais marcas coleciona?

Seguramente, tenho mais de 2.000 peças. Quanto as marcas, a maioria são Hot Wheels, Matchbox, Johnny Lightning, Greenlight, M2 Machines, Maisto (acredite, eles fotografam bem) e outras "genéricas"… Mas não ligo pra isso, se eu gostar da mini, ela vem pra coleção.



Esse é um ano histórico pra nós colecionadores, com miniaturas feitas em nossa homenagem, e a previsão de mais miniaturas de carros brasileiros no futuro (como a VW Saveiro na linha Matchbox 2011). O que está faltando pra sermos mais felizes?

Talvez uma fábrica da Mattel na Zona Franca de Manaus, um pacote de incentivo fiscal do governo, e um "cast" de minis para o público colecionador. Não adianta nada nos homenagear com a produção de carros genuínamente brasileiros, se esses modelos não chegam aqui por má distribuição ou por simplesmente porque a marca não vende... isso é sadismo.



Qual a sua opinião sobre a postura da Mattel no Brasil? Você vai na Convenção de Hot Wheels em Porto Alegre? (A entrevista foi feita antes da Convenção de 2010.)

Talvez eles queiram aprender sobre o comportamento do mercado brasileiro, mas não do colecionador, temos tantos colecionadores sérios, que comercializam minis, que sabem, conhecem o perfil desse público, acho que uma parceria, ou uma assessoria dessas pessoas certamente traria bons resultados pra todos. Fora isso, existem outras ferramentas gratuitas pra eles analisarem o mercado (a comunidade do Orkut com mais de 20.000 membros, os fóruns, etc). Eles podem fazer muita coisa, tipo acompanhar os encontros que existem, não só aqui, mas pelo Brasil inteiro, promover ações locais, como mini-encontros, etc. (embora eu creio que eles vão disfarçados de curiosos). Você entender a necessidade do cliente é tudo, oferecer o melhor também. Precisam participar mais, isso é seriedade, comprometimento e respeito com o público. Vejam o nosso RLC, o preço ainda é salgado pra muitos, talvez seja o preço da exclusividade, não sei... os lotes descontinuados, etc... Eles sabem disso, aprenderam a lição direitinho, só estão com preguiça de fazer o que é necessário...


Quanto a convenção eu ainda não decidi, eu estarei de férias, mas com certeza é uma ótima oportunidade pra conhecer muitos amigos que fiz na net.



Você pode dar algumas dicas de fotografia, já que muitos colecionadores amam fotografar suas minis?

Eu gosto de fotografar pela manhã, com o "céu de brigadeiro", mas não me prendo a isso, sempre procuro inventar, faço fotos na noite, na chuva... Sempre que possível, leve consigo sua câmera e uma ou mais minis, porque as idéias aparecem do nada (já fiz fotos até em motel!)… e principalmente, não tenha vergonha de de se abaixar e contorcer pra fotografar, muito menos de "viajar na maionese" porque é muito comum as pessoas te acharem maluco. Lembre-se: isso tudo aqui é um hobby, uma diversão, uma distração.



Você tem alguma dica pra dar para quem está começando a colecionar agora?

Acho que é o que todos dizem aqui: colecione pra si, não para os outros. Compre somente o que realmente gostar, no começo a gente tende a ser consumista, mas com o tempo, fica mais seletivo. Eu não foco muito em um tema específico, simplesmente vou pela beleza da mini pra mim. Desencane deste negócio de mini rara, a menos que você tenha uma conta beeeem gorda, porque senão certamente criará um rombo no bolso rapidinho. Procure por pessoas honestas e com preços justos, acredite, esses ainda são a maioria. Aqui vale a dica da oficina mecânica: a opinião de quem indica vale muito. No mais, tirem muitas fotos, no começo o resultado não pode ser o esperado, mas com a prática, virá a perfeição...


Obrigado Douglas pela oportunidade e um grande abraço a todos.


4 comentários:

  1. OH loco bicho!! o cara e fera!!!

    ResponderExcluir
  2. Dijalma, já te disse várias vezes em comentários no orkut, mas esse é o lugar perfeito pra dizer de novo: PARABÉNS!!! Vc é um artista!

    Suas fotos são lindas e creio que é por uma coisa que vc mesmo disse "a beleza da mini está na forma como você a vê".

    Eu adoro tirar fotos das minhas minis, mas infelizmente elas não ficam assim como as suas! Hehehehe! Ainda falta muito pra chegar lá! Mas com certeza é muito inspirador ter um amigo colecionador que tira fotos como as suas!

    Parabéns novamente e parabéns ao Douglas por sempre fazer ótimas entrevistas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Meu ídolo e grande amigo.
    O nosso hobby NECESSITA de pessoas assim.


    Sem mais.

    ResponderExcluir
  4. Djalma é o cara das minifotografias...hehehe
    Show de bola a materia
    Abraxxxx

    ResponderExcluir