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sexta-feira, 30 de abril de 2010

Entrevista: Guillo


Há pouco tempo surgiu nos fóruns dos EUA um customizador com criações impressionantes, daquelas que ninguém nunca tinha visto algo igual.

São robôs no estilo Transformers feitos a partir de miniaturas Hot Wheels, iguais as que você e eu temos em nossas coleções. E quando eles apareceram em matérias aqui e aqui neste blog, todos ficaram de queixo caído.

Fomos atrás de Guillermo Briceno, um venezuelano que esbanja talento e simplicidade para fazer essas criaturas maravilhosas. E além de ficar feliz da vida de ver que tanta gente gosta dos seus brinquedos, também ficou maravilhado em poder dar uma entrevista, e é o mais novo fã internacional do T-Hunted!

Acompanhe abaixo essa sensacional entrevista:


Todo nós estamos muito impressionados com o seu trabalho! Quando e como essa idéia de customizar carros dessa forma começou?
A idéia surgiu quando eu vi pela primeira vez o Bone Shaker da série First Editions. Eu sempre amei os Transformers e ao ver uma caveira como a grade frontal de um carro, tornou-se muito mais fácil tentar fazer o meu próprio Transformer. Quando eu faço uma customização, eu não gosto de apenas pintar ou fazer uma troca de rodas, eu sinto a necessidade de fazer algo completamente diferente do modelo original do carro.

Eu também estou impressionado que tantas pessoas gostaram do que eu faço, e a coisa mais incrível é que apenas a minha família, dois colegas colecionadores e um amigo são os únicos que viram os meus customs pessoalmente.


Você pode nos dar uma idéia de como você faz esses customs? Os robôs são articulados? São fáceis de fazer?
Os primeiros dois que eu fiz eram apenas "estátuas" feitas de vários pedaços de carros colados (eu ainda não consigo acreditar que as peças estão juntas por quase um ano), e então eu comecei a fazer uma estrutura interna embutida de acrílico e a colar todas as peças nele, e agora eu articulo cada pedaço, dependendo do carro que vou usar para fazer o robô e o quanto ele vai me permitir customizar (tem um dos meus robôs que se transforma de volta para carro).

Eu tento fazer um tipo diferente de articulação para cada customização que eu faço (o mais complexo até agora tem 13 pontos de articulação, sem contar se as rodas ainda giram!). Atualmente eu estou experimentando fazer os meus próprios rolamentos para as junções, mas isso ainda está em processo de desenvolvimento (por enquanto só o AAR Cuda os tem).

Sobre se eles são difíceis de fazer, isso depende do quanto complexo você quer que ele seja. Se for uma "estátua", ele pode ser feito em apenas 3 horas, mas se você quiser fazer um que se transforma ou simplesmente tenha todas as articulações possíveis (joelhos, pés, cintura, quadril, ombros, cotovelos, mãos e cabeça), pode levar um mês para fazê-lo.


Essa é a sua primeira experiência com cutomizações? Não dói o seu coração ter que destruir seus carros?
Na verdade não, eu fiz outras customizações no passado, e ainda planejo fazer algumas outras diferentes dos robôs. Mas nesse momento eu tenho tantos projetos em mente que eu acho que vai demorar um tempo até que alguém veja algo diferente que não seja um robô feito por mim.

Eu não me importo de destruir alguns carros para fazer os meus customs, principalmente porque eu sempre compro várias unidades de cada uma das minhas vítimas (um robô consome pelo menos 3 unidades do mesmo carro para ser produzido, mais várias partes de outros). Se eu não conseguir pegar vários do mesmo, então eu não faço a customização dele.


Você tem planos para fazer mais modelos? Você pode nos dizer como eles serão?
Nesse momento eu estou trabalhando em um bem desafiador, chamado "Demolishor" do filme "Transformers - Revenge of the Fallen". Ele é complicado porque o "Terex O&K RH 400" (que é a máquina de onde ele vem) não foi feito como miniatura (ou pelo menos eu não o achei), e então eu tenho que construir a escavadeira primeiro com vários carros e partes esculpidas, e depois fazer o robô a partir da escavadeira customizada (isso será uma customização de uma customização, se é que isso faz sentido).

Alguns dos meus projetos pessoais futuros são: outra ceifadeira chamada "Menasor" (feita de uma Tyrrel P34 que será um First Edition deste ano, um Porsche, uma Lamborghini, uma Ferrari e um caminhão COE), alguns Optimus Primes (um feito de um caminhão COE com a carreta e outro feito de um caminhão de bombeiros), e um set de T-Hunts (já tenho o Bone Shaker!).


Você planeja vender eles? Se sim, como colecionadores brasileiros podem comprar de você? Você tem recebido pedidos de encomendas de modelos especiais?
A situação no meu país é muito difícil, e é muito complicado enviar algo pelo correio ou receber qualquer tipo de pagamento de algum lugar fora daqui. Inclusive as leis recentes podem me trazer problemas por vender ou fazer qualquer tipo de "brinquedos de guerra", e robôs são estupidamente considerados "bélicos" aqui.
E também esses robôs me demandam muito trabalho e dinheiro para fazê-los. Eu uso de 5 a 10 carros para pegar as peças para fazer um dos pequenos, e cada Hot Wheels custa aqui aproximadamente 3 dólares, sem contar o acrílico, a pintura e as ferramentas Dremel (especialmente os discos para corte que custam 6 dólares cada), que deixariam cada um desses pequenos customs com um preço em torno de 25 dólares, só de materias usados para fazê-los. Eu não acho que alguém estaria disposto a pagar 30 dólares mais o envio, por cada um, e certamente eu não acho que os faria por apenas 5 dólares. De qualquer forma, se você quiser muito muito um feito especialmente para você, me mande um email e se eu ficar interessado no projeto eu o faço, e aí podemos conversar sobre fazer trocas. Eu não gosto muito de ganhar dinheiro com o meu hobby, mas eu amaria ter uma oferta de emprego para trabalhar em um departamento criativo de uma empresa de brinquedos!

Sobre os pedidos especiais, eu vou fazer alguns robôs a partir do DeLorean e do Rocket Box em breve (esses dois foram sugestões de alguns designers da Hot Wheels que adorariam vê-los feitos). Se é um pedido por encomenda, eu faço dois do mesmo modelo, para que se a pessoa que pediu quiser ficar com um, eu posso oferecer um para troca e ficar com o outro para mim (eu certamente sou o maior colecionador do meu trabalho). O único que eu fiz para alguém até agora foi o AAR Cuda, que não foi exatamente um pedido, foi uma supresa para um amigo que me deu alguns dos meus Hot Wheels favoritos sem pedir nada em troca.


Quando você começou a colecionar? Você tem um tema na sua coleção? Quantos carros você tem?
Eu comecei em 1998, e não tenho um tema. Se ele prende a minha atenção eu o compro. No entanto, os meus favoritos são caminhões, trens, veículos de construção e veículos militares. Eu tenho em torno de 5.000 Hot Wheels, 300 marcas diferentes e aproximadamente 250 Transformers.


Você coleciona apenas Hot Wheels? Eles são melhores para essas customizações?
Eu comecei a colecionar apenas Hot Wheels, e agora eu coleciono qualquer coisa que agrade meus olhos. Recentemente eu descobri que os Matchbox são muito bons para fazer essas customizações, apesar de os Hot Wheels possuírem melhores partes do tipo "mecânicas" para eles.


Como é colecionar na Venezuela? Os Hot Wheels são fáceis de se achar? Vocês tem algum clube e encontro de colecionadores?
Recentemente apareceu um fórum aonde eu sou um dos moderadores. Ainda é uma pequena comunidade com menos de 40 membros e 10 membros ativos, mas finalmente ele começou a reunir colecionadores de todo o país. Colecionar Hot Wheels aqui tem um lado fácil e outro lado difícil. Eles são fáceis de se achar, se forem os mainlines (mas nem todos eles), mas se formos falar de séries especiais ou promocionais, como os Classics ou Larry's Garage, eles são quase impossíveis de se conseguir devido ao fato de que não há muitos colecionadores por aqui e não há muita gente disposta a pagar por carros com um preço tão alto (se um mainline custa 3 dólares, um Classic custaria $12).

Sobre os clubes, encontros e coisas do tipo, há um lugar aonde 3 colecionadores e duas crianças se juntam para fazer corridas em ladeiras de vez em quando, e esse lugar é o meu quintal, que é o mais perto de um encontro de colecionadores que eu já estive nos 12 anos que estou no meu país.


Nós vamos ter uma convenção da Mattel aqui no Brasil este ano (em setembro). Seria possível ter você aqui conosco?
Infelizmente eu acho que não. Eu amaria ir a uma convenção de Hot Wheels (eu sonho com isso), mas eu estarei me mudando este ano para a Argentina e não acho que poderia pagar por isso. Talvez no ano que vem (ou se alguém me patrocinasse, eu faria os robôs para pagar a viagem!).


Aonde você aprendeu a customizar estes carros? Você tem algum conselho para quem está tentando customizar suas próprias miniaturas?
Eu aprendi a customizar fazendo experiências e lendo sobre dicas e truques. Quando você tem uma ferramenta Dremel, você tem que pensar "fora da caixa", pegar um carro, cortá-lo ao meio, encaixar um outro nele, usar madeira, ferro, plástico, pregos, areia, agulhas, palitos de pirulito e qualquer coisa que você pensar que pode ser útil para fazer seus customs, e certamente você estará no caminho certo para se tornar um grande customizador (não que eu ache que eu seja um grande customizador, mas estou me esforçando muito).

Por favor me perdoem pelo meu inglês ruim. Eu espero que tenha sido claro no que eu queria dizer. Se algo pode ter sido interpretado de duas formas, e uma delas resulta em algo ofensivo ou inapropriado, acreditem que eu estava me referindo à outra forma.

Obrigado pela entrevista. Ela significou muito para mim.

Sand Crab e '50 Chevy Truck no RLC BR

Estão disponíveis a partir de hoje mais dois modelos que podem ser adquiridos no Red Line Club Brasil.


O Sand Crab foi a miniatura enviada aos sócios do RLC BR como pedido de desculpas pelo site ter ficado dois meses fora do ar no começo do ano. Provavelmente não será um sucesso de vendas, uma vez que quase todo mundo o tem, e ele não é exatamente uma miniatura atraente para quem ainda não o tem. Custa R$39,99.


A Chevy Truck já é uma mini que cai mais no gosto do pessoal. Tem um belo estilo antigo, e tem uma caçamba que se move. Seu valor é R$44,99.


Veja mais fotos no site do RLC e faça suas compras.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nova McLaren/Novo Fastback

Alguns dias atrás mostramos a primeira foto do inédito McLaren F1 da série Speed Machines deste ano, e mostramos também que o VW Fastback da série Garage agora tem uma nova cor: laranja.

Conseguimos também uma foto de um modelo que ainda não deu as caras em nenhum lugar ainda (quem tirou foi o Adrian, nosso correspondente da Malasia), que é esse Nissan GT-R da série Nightburnerz da mainline desse ano. Ficou bem legal em preto.

Abaixo, novas fotos destes novos modelos.


Fotos: tdkicken (Fastback), Adrian Thien (McLaren e Nissan).