en

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrevista: Gary "DU" Ritchie


Gary é um grande cara.

Ele tem todo o bom humor de um australiano, e é doente por carros. E de uns tempos pra cá começou a fazer churrasco com algumas minis raras, como os T-Hunts da Hot Wheels. Sim sim, você leu direito: CHURRASCO (ou BBQ como eles dizem lá).

Gary chocou o mundo deste hobby ao fazer isso, mas ele explica logo abaixo com exclusividade para nós o porque dessa atitude maluca dele!

Divirtam-se!

Quando e por que você teve essa idéia maluca de fazer churrasco de suas miniaturas? Há alguma "motivação social" para assar modelos raros como os T-Hunts? Qual modelo é melhor para fazer churrasco?
Como eu coleciono por prazer pessoal e não para ganho monetário, eu me cansei das chateações de colecionadores fanáticos que ficavam loucos da vida quando eu ousava abrir e retirar os carros das suas embalagens na época em que eles valiam muito nas coleções. Como protesto, eu decidi fazer um churrasco de um T-Hunt, que eu sabia que iria chocá-los mais ainda, mas apenas para mostrar a eles que no final das contas estamos falando de um carro de $2.00 ($0.99 cents nos EUA) e que eles realmente precisavam arranjar algo melhor pra fazer da vida! Espantosamente os meus T-Hunts de churrasco se tornaram colecionáveis, mas são APENAS doados como RAOK's (Random Acts Of Kindness - Atos Aleatórios de Bondade).

Quanto a qual modelo é melhor… todos os T-Hunts assam igual no churrasco… os que são feitos completamente de metal levam um pouco mais de tempo para chegar ao efeito desejado!… As rodas nos $uper T-Hunt$ queimam muito bem!… E eu fiz churrasco com alguns $uper T-Hunt$ durante estes tempos… Quando eu comecei a fazer churrasco desses pequenos tesouros, eu apenas queimava eles, mas agora eu asso eles de uma forma especial para conseguir certos efeitos e aí quando eles esfriam, eu faço um polimento neles para tentar fazer alguns adesivos sobresairem.


Como vocês colecionadores australianos se sentem com a Mattel fazendo um carro australiano (o Ford Falcon XB)? Nós aqui no Brasil recebemos a mesma homenagem com o VW SP2.
Eu acho que todo mundo aqui na Australia e na Nova Zelandia tem esperado muito tempo por um modelo Australiano.

Eu penso que a maioria está muito feliz com a escolha que a Mattel fez, e com esse modelo, os customizadores poderão fazer o carro do Mad Max. Esse XB Falcon é muito difícil de se achar nas prateleiras aqui na Australia, já que todo mundo que os vê, compra todos que encontram.

Eu pessoalmente tenho mais de 100 deles agora. Mas esses são para serem customizados para serem o carro de convenção para os próximos anos da D.U.D.E. Convention em Melbourne (nota do T-Hunted: essa é uma convenção feita pelo Gary em sua casa, com trocas de minis e, claro, muito churrasco!).


Quando você começou sua coleção, e por que? Quantas minis você tem hoje?
Eu tenho colecionado por muitos e muitos anos… Por que? Porque já que não tenho a possibilidade de comprar os reais, essas pequenas e baratas réplicas são a melhor coisa, e agora tem um monte de Hot Rods que eu gosto muito. Eu comecei primeiro montando kits plásticos de carros e depois passei para os carros de metal. E quantos eu tenho…? Eu desisti de contar quando cheguei aos 12.000.


Você coleciona na cartela ou fora dela? Como você guarda sua coleção? Você tem um tema?
Eu coleciono tanto fora quanto na embalagem. Todos serão eventualmente abertos e ficarão em exposição em estantes de vidro na minha sala de Hot Wheels. Os únicos que eu manterei na embalagem serão os que estão autografados, como os carros de convenção assinados por Larry Wood, etc. Todos os T-Hunts e $uper T-Hun$ serão abertos também.

No momento eu tenho apenas alguns abertos e em exposição, por exemplo: todos os meus D Rods da Maisto, BTM, etc. Eu também tenho um grande gabinete para guardar meu maior tema: Mercurys dos anos 49 a 51. Eu amo esse modelo e agora tenho mais de 400 diferentes Purple Passion/Mercury de todos os fabricantes e tamanhos em exposição. Eu também tenho uma grande coleção de acessórios Hot Wheels, que eu adoro colecionar, porque são diferentes.


É fácil colecionar aí na Australia? Vocês recebem todas as coleções da Mattel e outras marcas?
Bom, essa é uma pergunta difícil de responder, porque eu posso apenas dizer sobre a minha região. Eu sou muito sortudo porque aonde moro tem alguns shopping centers muito próximos a mim, e então eu não tenho que viajar para longe para comprar carros. Mas em alguns dias eu viajo até Perth e tenho muita sorte. Eu adoro colocar fotos de tudo o que encontro (no forum do Hot Wheels Collectors) para fazer com que as pessoas saibam aonde os novos modelos estão sendo achados, etc. Mas um monte de gente fica enciumada quando eu mostro os meus achados. Eles ficam falando um monte de coisas por eu comprar tudo o que compro. Eu acho isso muito engraçado, os carros estão nas prateleiras para qualquer um comprar e eles podem comprar o quanto eles quiserem… Eu tenho pena deles quando escrevem coisas como essas.

Produtos especiais da Mattel, como carros do Target, do Walmart, KMart, não, nós não recebemos esses. Recebemos principalmente mainlines, e só agora começamos a receber os carros do Larry's Garage, novos Classics, Dragstrip Demons, Deliveries e alguns outros, mas eles são muito caros comparados aos preços nos EUA. O único jeito de pegarmos carros mais específicos, é comprando de outros países. Apenas ano passado, nós começamos a receber vários outros lançamentos de outras marcas aqui, como Maisto All Star, novos Johnny Lightning, Siku, novos Jada, Greenlight, Muscle Machines, etc.


Os colecionadores australianos tem algum clube ou encontro? A Mattel vai fazer alguma convenção por aí no futuro?
Existem alguns poucos clubes pela Australia e a maioria tem encontros quase todo mês. Nós não somos tão sérios nesse assunto como são nos EUA.

Eu tenho ouvido um pequeno rumor de que talvez haja uma convenção oficial de Hot Wheels na Australia no futuro não tão distante, como as que vocês estão tendo aí no Brasil.


Você é famoso por fazer muitos RAOKs, incluindo os T-Hunts assados que você envia por todo o mundo para outros colecionadores. Você acha que essa amizade está acima do hobby de colecionar? Esse hobby te deu mais amigos?
Novamente uma pergunta difícil de se responder. Eu posso apenas responder por mim. Eu acho que é talvez meio a meio. Eu tenho feito vários amigos por esses anos, e essas amizades tem feito com que eu aumentasse a minha coleção mais do que se eu não tivesse essas amizades. Mas tendo dito isso, eu coleciono esses pequenos carros há muito tempo antes de entrar na internet e fazer amizades com pessoas reais. Isso me faz lembrar daquela velha questão: quem veio primeiro? A galinha ou o ovo?


Tem alguma chance de você participar da Convenção do Brasil ou do Japão neste ano?
Me desculpe mas esse ano não vai dar. Eu estou nesse momento economizando muito para poder ir para os EUA em outubro de 2011 para participar da Convenção de Los Angeles de novo. Eu tive muita sorte de participar de uma dessas em 2003. Então eu estou me preparando para encontrar com velhos amigos e com pessoas com quem eu negocio e converso na internet, mas nunca conheci pessoalmente.


Já houve uma época melhor pra colecionar do que agora? A internet mudou a sua forma de colecionar e interagir com as pessoas que tem o mesmo interesse que você?
Sim, já houve uma época melhor para colecionar, há muito tempo quando não haviam os chatos e malas que ficam chorando quando alguém encontra vários T-Hunts. Naqueles dias era divertido colecionar e mostrar as fotos de tudo o que você encontrava, mas tente isso agora e você será detonado por comprar tantas minis e você será chamado de vários nomes. "Por que você não deixou nenhuma dessas minis para os outros acharem?" Hello! Você não se tocou que eu vivo em outro país? Dá uma olhada em foruns de alguns sites, e você notará que vários dos membros mais antigos de lá não postam mais nada, o que é muito triste.

Sim, a internet mudou o meu jeito de colecionar e interagir com os outros. Colocando de uma forma simples, minha coleção não estaria aonde está hoje sem a ajuda da internet e de pessoas com o mesmo interesse maluco que o meu.


Você tem algum conselho para quem está começando a colecionar agora?
Sim. Colecione pela DIVERSÃO e não pelo ganho monetário. Não ache que colecionando modelos raros e especiais você conseguirá se aposentar ao vender todos eles com um grande lucro no futuro.

Colecione o que você gosta, e o tanto quanto você quiser, mas mais do que tudo, DIVIRTA-SE fazendo isso.

Interview: Gary "DU" Ritchie


Gary is a great guy.

He got this great humor that we can find on aussie people, and he's crazy about cars. And he began to BBQ some rare cars, like the Hot Wheels T-Hunts. Yes, you heard right: B-B-Q.

Gary shocked the collectin' world doing this, but he can explain for all of us why he did that crazy thing!

Enjoy!


When and why you had that crazy idea to make those BBQs of your cars? Is there any "social motivation" to toast rare models such T-Hunts? Which model is better to make a good BBQ?
As I collect for personal pleasure and not monetary gain, I got tired of the rantings of fanatic collectors who got upset when I dared to open the cars and remove them from their packaging in the days when they were very collectable. In protest I decided to BBQ a Hot Wheels T Hunt Car, which I knew would shock them even more, but only to show them at the end of the day, we are talking about a $2.00 (.99 cent USA) car and they really need to get a life! Amusingly enough my BBQ T Hunts now have become collectable in their own right, but are ONLY ever given away as RAOK's.

As for which model is better.. all Hunts BBQ the same..... the all diecast ones just take a bit longer to get the desired effect!... The wheels on the $uper Hunts burn very well.... and I have BBQ'd a few $uper Hunts during my time.... When I first started BBQing these little treasures, I just used to burn them, but now I burn them in a special way to get certain effects and then when they cool, I polish them to try and get some of the tampo's to stand out.


How you australian collectors felt about Mattel doing an aussie car (the Ford Falcon)? We here in Brazil had the same homage with the VW SP2.
I think everyone here in Australia and New Zealand had been waiting in anticipation for a long time for an Australian Model to be made.

I think most are very happy with the choice Mattel has made, as with this model, the customisers can go to town making the Mad Max Car. This XB Falcon is very hard to find hanging on the pegs here in Australia, as everyone who sees them, buys all that they can see.

I personally have over 100 of them now. But these are to be customised to be the Convention car for next years D.U.D.E. Convention in Melbourne.


When you started collecting, and why? How many cars you have today?
I have been collecting for many many years now...... Why...? because not being able to afford the real thing these cheap little replicas were the next best thing, and at that time there were a lot of Hot Rods that I really liked, I first started building plastic kitset cars and then proceeded onto diecast cars. As for how many I have...? I gave up counting when I got to 12,000.


Do you collect carded or loose? How do you keep your collection? Do you have a theme?
I collect both loose and carded, all will eventually be opened and displayed in glass cabinets in my HW's room. The only ones I will keep carded will be the ones I had autographed like my Larry Woods Convention cars etc. All Hunts and $uper hunts will be opened also....

At the moment I have quite a few opened and on display ie: all my Maisto, D Rods, BTM etc etc... I also have a huge cabinet to house my Major Theme.. 49-51 Mercury's..... I love this casting and I now have over 400 different Purple Passions/Mercury's of all makes and sizes on display. I also have a large collection of Hot Wheels Accessories... which I enjoy collecting because they are different.


Is it easy to collect in Down Under? Do you guys receive every collections of Mattel and others brands?
Well this is a hard question to answer because I can only speak for my area. I am very lucky where I live as I have quite a few shopping centres very close to me, so I don't have to travel far to buy cars. But somedays I will travel all over Perth and get very lucky. I like to post pictures of all my finds to let people know where all the new cars are being found etc, but a lot of people get very jealous when I show my finds... they tell me off for buying all that I do....LOL I think that is very funny, the cars are on the pegs for anyone to buy and they can buy as many as they like....... I feel sorry for them when they post things like that.

Special Mattel Products.....ie; Target Cars, Walmart Cars.. K Days.... No we don't get these at all.. Mainly just the mainlines and just now we are starting to get Larry's Garage Cars, New Classics, DSD's, Deliveries and a few others, but they are still very expensive compared to the US prices. The only way we get most special release cars, is by trading overseas.
Only in the last year or so, we have started getting a lot of other brand releases here like Maisto AllStar cars, New Johnny Lightning, Siku, New Jada, Greenlight, Muscle Machines etc etc


Australian collectors have some clubs and meetings? Is Mattel doing a convention in the future there?
There are a few clubs around Australia and most have meetings every month or so. We are not as serious in that respect as they are in the USA etc.

I have heard a little rumour that there may be an Official Hot Wheels Convention in Australia in the not too distant future just like the one you are having in Brazil soon but don't quote me on that yet!


You're famous for doing a lot of RAOKs, including sending toasted T-Hunts over the world for other collectors. Do you think that friendship is above collecting? This hobby gaves you more friends?
Again another hard question to answer, I can only speak for myself. I think maybe 50/50.. I have made a lot of friends over the years and their friendship has enabled me to increase my collection more than I could have without them. But having said that, I was collecting these little cars a long time before I got on the internet and made friends with like minded people. This reminds me of the age old question: Who came first ? the chicken or the egg?


Any chance of you coming to Brazilian or Japanese convention this year?
Sorry Cant make it this year.. I am currently saving hard to go to the USA in Oct 2011 to attend the LA Convention again. I was lucky enought to attend one of these in 2003. So looking forward to catching up with old friends and people I trade and talk to on the net, but have never met in person.


Was there a better time to collect than now? Has the internet changed your way to collect and to interact with people with the same interest as you?
Yes, there was a better time to collect, way back when there were no whiners and whingers that cried about one finding a huge lot of Hunts etc etc etc. In those days it was enjoyable to collect and show off pics of all your finds etc, but try that now and you get flamed for buying all those cars and you get told in no uncertain terms.. why didn't you leave some for them to find........Hello!!! don't you realise that I live in another country....LOL Check the Message boards at some sites, and you will notice that a lot of the early members there don't post anymore, which is very sad.

Yes the internet has changed my way of collecting and interacting with others...... In simple terms... my collection would not be where it is today without the help of the internet and people with the same wacky interest as me.


Do you have any advice for who's starting collecting right now?
Yes... Collect for the "FUN" of it and not for monetary Gain. Don't think that by collecting rare and special cars that you will be able to retire by selling them for a profit in the Future...LOL.

Collect what you like, and as many as you like, but most of all Have Fun in doing so.

Novidades 30/07

Estamos com um pézinho em agosto, o mês da nossa 3ª Convenção de Hot Wheels. Os motores estão esquentando e o T-Hunted estará lá mostrando tudo o que está acontecendo com boletins durante o dia todo para ninguém perder nenhum detalhe!


E claro, já temos muito o que comemorar com a ótima notícia de que a nossa VW Saveiro será uma mini da Matchbox de 2011. As coisas estão melhorando pro nosso lado!


E hoje… bem hoje tá mais do que imperdível! Imagina um australiano maluco que tem como hobby fazer churrasco de T-Hunts? Pois é! Essa figura será o entrevistado de hoje, e essa deve ser a entrevista mais maluca que já rolou por aqui!


Vamos ver as novidades que chegarão em breve de Hot Wheels pelo mundo:


• Volkswagen Beetle, Ducati 1098R, '87 Chevy Monte Carlo SS (2010 New Models): novas cores para modelos inéditos deste ano e a primeira imagem do Monte Carlo que também estréia este ano. Note que o Buick GNX e o Monte Carlo usavam a mesma plataforma quando eram produzidos.


• Ford Focus RS (2010 International New Models): mais um modelo internacional, que desta vez homenageia os colecionadores ingleses. A Ford do Brasil ensaiou de lançar essa versão esportiva do Focus aqui no Brasil, mas nada apareceu por enquanto. De qualquer forma, é um belo modelo.


• 2010 Ford Mustang GT, Aston Martin DBS, T-Bucket, Custom '77 Dodge Van, Sooo Fast (2010 Collector Series): novas cores e modelos para as séries que compõe a mainline deste ano.