sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Entrevista: Bruno (California Toys)

Mais uma vez convidamos o Bruno, da California Toys, para nos contar o que esta empresa tem feito. E ele nos conta coisas muito legais para este ano, que vai justamente preencher o buraco que a Mattel tem deixado: a atenção aos colecionadores brasileiros.

Abaixo está a entrevista que ele nos concedeu logo após sua volta de uma das mais importantes feiras de brinquedos do mundo, a Toy Fair de Nurnberg, na Alemanha. Mais detalhes e fotos, no blog da California Toys, neste link.

Qual foi a sua impressão da feira com relação aos anos anteriores? Viu algum sinal de melhora ou piora neste hobby?
Bom, primeiramente gostaria de agradecer novamente a oportunidade de estar participando do blog T-Hunted. Sobre a feira, este ano vimos muitas novidades de algumas marcas famosas e infelizmente algumas marcas perderam muito espaço e ficaram quase sem novidades. O que se pode observar é que cada vez mais o diecast se direciona para um mercado mais de brinquedos, e de colecionáveis mais baratos, e as miniaturas de resina que tiveram grande destaque este ano se direcionam para o mercado de colecionáveis de alta qualidade. Também foi notável a maior movimentação em termos de negócios e a maior flexibilidade das fábricas para mercados como o nosso. A Califórnia Toys conseguiu realizar uma excelente feira e com muitas novidades. A Greenlight e Hot Wheels Elite serão as protagonistas deste ano.


A Mattel apresentou modelos sensacionais da série Elite. Como são eles ao vivo? Eles vão vir para o Brasil?
Essa linha da Mattel é impressionante, sempre chama muito a atenção na feira do público. Este ano eles vieram com o ECTO 01 na escala 1/18, e é impressionante o tamanho da miniatura. A única versão que chegou ao Brasil antes da Hot Wheels foi a na escala 1/20 da ERTL e era grande mesmo assim. Além desta, a van do Esquadrão Classe A também é uma grande novidade, fora a nova Ferrari FF. No Brasil a previsão de chegada destes itens é final de ano, pois ainda estão desenvolvendo os moldes, mas uma grande safra de novidades da linha Elite esta para chegar agora em março e provavelmente este ano os modelos 1:43 voltarão a ser importados.

Você me comentou que tem ótimas novidades da Greenlight para o Brasil. Quais são?
A Greenlight é a marca que mais se mostrou interessada em investir em nosso mercado. Desde outubro do ano passado eu tenho negociado com eles uma série mais em conta para o nosso público, e esse ano conseguimos! Ela será lançada aqui provavelmente em agosto, os blisters serão em português, a qualidade das miniaturas serão iguais as linhas Premium da marca e o preço será em torno de 50% mais barato. Outra grande novidade da GL é o lançamento do clube Under The Hood Brasil, que vinhamos negociando também desde o final do ano passado. Neste clube, os sócios terão acesso a novidades em primeira mão de novos modelos da linha, poderão opinar sobre novos lançamentos, além de poder comprar miniaturas exclusivas em um belo estojo da Greenlight. A marca teve grande crescimento no mercado americano e brasileiro em 2010, e para 2011 além destas novidades exclusivas para o Brasil, ela está com muitos modelos novos e uma linha de Hollywood que promete, inclusive serão feitos modelos do filme Velozes e Furiosos.

E como vai funcionar esse clube da Greenlight aqui no Brasil? Podemos esperar algo muito mais bem feito do que o fiasco do RLC da Mattel?
Sobre o RLC Brasil eu prefiro pessoalmente não comentar pois somos parceiros da Mattel, e ela sempre lança bons produtos todos os anos. O UTH Brasil terá um site nos moldes do americano, um fórum exclusivo para membros aonde eles terão contato direto com a gente dando opinião, sugestão e crítica; modelos exclusivos e limitados para o clube que virão em caixas aveludadas da Greenlight. O Clube vai ser administrado pela Califórnia Toys mesmo e algumas lojas talvez sejam escolhidas por nós para serem indicadas como lojas referência.


E sobre Jada, M2, Schuco, Johnny Lightning e as outras marca s que a California importa? O que teve de novidades?
A Jada Toys infelizmente não foi a feira, ela somente vai a feira de Hong Kong. Assim como a M2 também só participa de feiras americanas. Johnny Lightning infelizmente esta acabando tanto nos EUA como na Europa e a RC2 que é a dona da marca não mostrou nenhuma miniatura na feira. A Schuco terá boas novidades no mercado de alta qualidade 1:43 e 1:18 como novos modelos do VW PASSAT e JETTA. Uma marca que merece destaque foi a NEO que lançou o SP2 na escala 1:43 muito bem acabado em resina, o modelo será importado pela Califórnia Toys e chegará ao Brasil provavelmente em abril; outra marca que merece destaque foi a Norev que cresceu muito no mercado europeu e este ano lançou muita novidade, era de longe um dos estandes que mais chamavam atenção na feira. Maisto e Bburago também apresentaram grandes lançamentos.


E sobre as miniaturas da linha California? O que teremos em breve?
A linha da Califórnia Toys este ano crescerá em mais provavelmente 10 modelos que escolhemos a dedo, além de que 1 ou 2 deles serão miniaturas nacionais. Ainda não podemos divulgar infelizmente quais modelos serão feitos. Mas só para uma prévia, terá a Mercedes SLS AMG nova, VW Fusca clássico e provavelmente o Porsche Panamera. As novidades da linha serão apresentadas em Abril na feira Abrin que participamos todos os anos. Mas a boa notícia é que a linha teve um ótimo desempenho no Brasil e estamos investindo para ela crescer ainda mais aumentando a distribuição e produzindo modelos novos e exclusivos.


Todo mundo quer saber quando que a California vai ter seus produtos à venda na loja online da Semaan.
A loja da Semaan com produtos Califórnia será uma das grandes novidades do ano. Será a referência para o mercado de colecionismo no Brasil. A Semaan está investindo bastante e promete grandes novidades e contará com praticamente nossa gama inteira de produtos a preços acessíveis. A previsão de lançamento é até março aonde deverá ser lançado o site com algumas marcas apenas, e as outras serão implementadas ao site com o tempo. Provavelmente começará com Hot Wheels Elite, Jada Toys, Maisto, Bburago e Greenlight.


Quando teremos as linhas da M2 e novos lançamentos de outras marcas por aqui?
Os lançamentos da Greenlight e M2 estaremos recebendo em março, assim como os lançamentos do final do ano da Hot Wheels Elite. As outras linhas ainda não temos previsão, mas não se preocupem que será muito bem divulgadas quando as datas forem aparecendo.


A Califórnia Toys esta negociando com algumas marcas novas para o Brasil em 2011?
Estamos negociando com duas grandes marcas e a NEO que fabrica em maestria produtos na escala 1:43. A NEO já está fechada a parceria, as outras marcas ainda não posso divulgar pois estamos em negociação, mas assim que for fechado eu informo a todos. As maiores novidades são mesmo por parte do aumento da linha da Hot WHeels Elite e Greenlight no Brasil.


Quais as suas considerações finais para os colecionadores do Brasil?
Primeiramente gostaria novamente de agradecer ao T-Hunted. Gostaria também de agradecer ao grande apoio que temos recebido dos colecionadores no Brasil, o que tem sido de extrema importância na hora de negociar novas linhas de produtos para o nosso mercado. O que posso considerar é que 2011 será o ano do colecionismo no Brasil, primeiro porque teremos grandes convenções de miniaturas como a COLECON, também porque a distribuição será melhorada no Brasil, aonde nossos produtos serão encontrados com maior facilidade.
Fica aqui um grande abraço a todos os colecionadores. Qualquer dúvida entrem em nossa webpage www.californiatoys.com.br.

12 comentários:

  1. o lançamento do clube Under The Hood Brasil, vai mostrar a ma(la)ttel o q ela deixou de ganhar com o colecionador brasileiro, e p nós amantes das miniaturas sera uma boa, ate pq a GL nao deixa a deseja em nada, minis bem detalhadas,com rodas de borracha e agora com um preço ate melhor segundo o Bruno, enfim como ele msm disse, 2011 promete...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS BRUNO, PARABENS À CALIFORNIA TOYS!!!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente se marcas como GL, JL, Kiosho, Norev, forem distribuidos com regularidade e preços competitivos, muita gente nao compraria HW nem ferrando!! Eu mesmo se consigo um modelo dessas marcas, nao compro o equivalente HW ( Exemplo o Monte Carlo 1987 que sai na nainline ano passado mas que muita gente comprou uma linda mini deste modelo da JL), mas infelizmente essas marcas sao raras por aqui e seus catalogos nao sao tao grande quanto o da HW, pelo menos nao aqui!! Espero sinceramente que este quadro mude, e que o projeto da CT seja um sucesso como foi ano passado com a bela serie motor world e a serie da propria CT, fora os GL que sao maravilhosos e que eu sempre faço questao de compra-los pois essas sim sao minis de respeito e que me orgulha de ter!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Mattel nao ta nem ai pra colecionador!! Ela quer vender pra criançada, pois da menos trabalho e mais lucro!!! Ela so vai se coçar quando tiver concorrencia,coisa que hoje ela nao tem!!! Infelizmente colecionador brasileiro que nao cosegue comprar la fora, tem poucas opçoes disponiveis nas lojas!!!

    ResponderExcluir
  5. pode crer hw e coisa de criança, ate pra comprar uma mini legal e preciso achar o palito premiado

    ResponderExcluir
  6. Eu torço muito que a California faça sucesso aqui no Brasil, e eu sei que eles estão preparados para expandir o mercado.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a California Toys e pela ótima entrevista... Sempre gostei muito de Greenlight e nem se compara em termos de qualidade que é muito superior aos HW... Esse ano promete e vamos ser tratados com respeito..

    ResponderExcluir
  8. Pois é, agora temos um apoio de peso no colecionismo brasileiro!!!

    Parabéns a California Toys!

    Abs,

    Sportello

    ResponderExcluir
  9. Dúvida na escala 1:64
    Minha dúvida é a seguinte: 1 cm equivaleria a 64 cm, correto???
    Pq as motos da HW são bem maiores que os carros de mesma escala???
    Comprei tbm um caminhão daquela linha maisto elite transport 1957 Chevy flatbed com 1959 chevy impala (tbm na escala 1:64) e se comparado com o caminhão Convoy custom da HW (tbm 1:64) ele é muito maior!!! Aí fiquei sem entender essas escalas...

    ResponderExcluir
  10. O problema é que o "1:64" da Hot Wheels não é muito preciso. Aliás, nada preciso. Outras marcas levam esse negócio de escala mais a sério, como a Matchbox que geralmente coloca na base de seus carros a escala deles.

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Douglas. Pelo que li, o pessoal compra mais HW pelo valor (mais barato). Comecei com HW, mas desisti. Só compro HW agora se for série especial, com pneu de borracha. Da linha de 1:64 com pneu de borracha, Jada não gostei, pq a maioria dos carros parece ser tunado ou custom. Pelo q andei vendo a Johnny Lightning é melhor, com carrinhos bem acabados.

    ResponderExcluir
  12. Excelente entrevista!

    É bom saber que exite pessoas interessadas no nosso público seriamente e espero que a California Toys popularize essas miniaturas colecionáveis com bom preço e boa distribuição...

    ResponderExcluir