quinta-feira, 4 de abril de 2013

O resultado financeiro da Mattel e da Hot Wheels de 2012: uma análise

A Mattel é uma empresa de capital aberto, ou seja, ela é obrigada a mostrar seus resultados aos acionistas e ao público periodicamente. E para nós é uma boa fonte de informação, já que assim saberemos o que esperar da Hot Wheels e de outras marcas. Mas como esse mundo de números é complicado, passamos a palavra ao nosso colecionar/contabilista Estevão Valpereiro ("Tinho"):

"A Mattel apresentou em suas demonstrações anuais (Anual Report) um pequeno crescimento no ano de 2012, em que uma demanda judicial ganha por ela lhe trouxe um pequeno benefício na redução de suas despesas. As vendas internacionais continuam representando a maior parte do lucro da Mattel, porém o mercado norte americano vem reagindo.

As vendas de produtos da linha "Wheels" teve uma pequena queda, graças às baixas vendas de Matchbox (aqui talvez pela má distribuição mundial, ou talvez até, (apesar de irônico) se houvesse uma melhor distribuição o prejuízo seria ainda maior. É difícil de analisar) e dos segmentos Cars 2, que não se firmaram como esperado, o que é normal já que o segundo filme demorou demais para sair e houve pouca mudança nos personagens que acabou por contribuir para esse número pouco expressivo de vendas.

As vendas brutas de Hot Wheels cresceram 11%, o que é um bom sinal para a continuidade das operações. O que chama a atenção é que agora teremos um monte de produtos com a imagem da franquia Batman, visto que as vendas desse licenciamento cresceram muito (já podemos observar nas minis que estão saindo, incluindo os Matchbox). Enfim é uma aposta da Mattel para a melhoria nas vendas do segmento Wheels.

A Europa ainda vende mais produtos da Mattel em geral do que na América Latina, mas devemos levar em consideração a situação de pobreza e restrições que grande parte dos países da América vivem. Creio que com tudo isso, a venda no mercado da América Latina foi expressiva, já que a quantidade para a Europa vem diminuindo. Outro mercado que vem crescendo é a Asia (incluindo aqui os países da Oceania).

Pelo que li, se os Matchbox não alavancarem neste ano, serão cada vez mais um produto com a fabricação reduzida, não digo retirado de circulação, já que os acionistas fariam força para a venda da marca.

Na linha feminina é fácil de ver a identificação que a Barbie vem perdendo no mundo. Me parece que o ideal de "mulher" americana vem desaparecendo em detrimento ao de "mulheres" mais próximas da realidade dos outros países, mas aqui é pura teoria.

Este ano eles continuarão com a sua reorganização, e sinceramente não vejo como tão breve a chegada da Matchbox ao Brasil, aliás nem a longo prazo. Esse produto infelizmente parece que vai morrer aos poucos.

As outras marcas de miniaturas que gostamos não são expressivas para competirem com o conglomerado Mattel, e ainda não conseguem afetar a venda no local mais precioso, os mainlines (linha básica), aqui a Mattel é imbatível."
Fontes: Reuters e Mattel.

11 comentários:

  1. Vai ver que é por isso que a Mattel dá tantos brindes e Carros Inéditos para os consumidores americanos. Querem uma reação do mercado americano, mas isso pode ser também uma faca de dois gumes aquece o mercado americano mas esfria nos outros continentes menos privilegiados. O Brasil mesmo deveria ter um pouco mais de atenção já que somos imbatíveis na mainline.

    Tiger - Toca do Rei

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  2. Resumo: com um crescimento anual de 11%, vida longa assegurada à Hot Wheels, com os lucros da mainline sustentando as séries adultas de maior custo.
    E a tendência é que a marca Matchbox fique cada vez menor, já que dá prejuízo, mas com certeza não será vendida pela Mattel, pois nas mãos de outro grupo se tornará um forte concorrente.

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  3. então tome main line pro Brasil.... series especiais so as q n forem aproveitadas nos EUA....

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  4. SUGESTÃO AO COMERCIAL DA MATTEL: os itens da série "Retro Entertainment" são bem caros a R$25,00 de modo que nenhum deles individualmente deva render prejuízo a empresa. A este preço, as caixas deveriam conter um único modelo, permitindo aos lojistas comprarem o que será vendido e aos compradores terem a chance de adquirirem o que realmente desejam. Certamente as lojas como Semaan comprariam dezenas de caixas de Ecto-1, ou de Mistery Machine, para cada caixa de Ford 32 (o maldito calhambeque amarelo), não haveria encalhes, todos comprariam o que interesa sem atravessadores e a Mattel venderia mais que o dobro do atual.

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    1. Amém. Mas quem disse que eles aprendem alguma merda né... ¬¬

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  5. Em resumo, eles vão fazer o quiserem e vão ainda mandar no mercado!
    Mas é bom saber que a AL está cada vez mais relevante e assim vamos ter mais atenção da Mattel...

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  6. "As vendas de produtos da linha 'Wheels' teve uma pequena queda, graças às baixas vendas de Matchbox..."
    Essa parte eu não entendi. Se as vendas de MBX estão baixas e se o Brasil seria um forte consumidor da linha, pq eles insistem em não trazê-la para cá?

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  7. Cada vez que ouço uma noticia que a venda de miniaturas da Matchbox estão caindo eu abro um sorriso de orelha a orelha , pois 90% da minha coleção é dessa marca em sua grande maioria dos anos 70. Logo, o dia que essa marca deixar de ser comercializada a minha coleção triplica de valor. A males que vem pro bem.

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