domingo, 24 de novembro de 2013

Kyosho: Tudo o que você queria saber e nem sabia por onde começar (1ª parte)

A Curitiba Customs vai desvendar histórias e curiosidades da Kyosho pra você!

Por Jefferson Paiva.

Andam falando muito da marca japonesa Kyosho, mas poucos sabem de sua história, curiosidades e como funciona a sua linha de produtos. Nós do T-Hunted, junto com o pessoal da Curitiba Customs, sua loja online especializada na marca oriental, vamos esclarecer (e até mesmo ensinar) um pouco mais sobre essa fabricante que têm arrebatado cada vez mais fãs.

- A marca começou suas atividades em 1963, como fabricante de brinquedos à controle remoto, desde carros, passando por barcos e chegando até mesmo aos aviões. Em 1970, ela revolucionou ao colocar no mercado um modelo R/C (radio controller) totalmente customizável, aonde o proprietário poderia comprar o chassi separado da carroceria (bolha plástica), algo inédito e que mudou a forma de se produzir e comercializar carros rádio controláveis ao redor do mundo. Outros fatos que sempre colocaram a marca na liderança de seu segmento foi a evolução do chassi, a produção de carrocerias cada vez mais fiéis e detalhadas de modelos reais, além de fornecer várias escalas de chassis e peças totalmente intercambiáveis, dando um poder de construção aos aficionados por esse hobby que permanece até hoje.

- Na década de 80, como forma de comemorar (e claro, por que não dizer, testar também) o patrocínio da empresa à uma equipe de Formula 1, produziu sua primeira série de miniaturas diecast, já na escala 1:43, a mais apreciada na Europa. Entre as várias equipes reproduzidas, destaque especial para a Ferrari, que como se sabe, não permite a reprodução de seus modelos sem antes comprovar que o molde/produto tenha a semelhança e qualidade exigida entre os italianos, começando uma longa e produtiva parceria.
- Com o sucesso parcial da nova empreitada industrial, a marca nipônica decide se consolidar no segmento, e no decorrer da década de 90 expande sua linha, fabricando quase todas as escalas colecionáveis. Mas só em 2002 que ela resolve entrar definitivamente no mercado mais concorrido e admirado entre crianças e colecionadores profissionais, a escala 1:64.

- Inicialmente foi produzida uma série Ferrari que vinha de brinde ao comprar uma marca de café gelado, chamada DyDo. Com o sucesso e aceitação imediata, em pouco mais de dois anos, a marca resolveu produzir miniaturas em tiragem limitada, mas extremamente detalhadas, que foram nomeadas de Bead Collection, e que foram produzidas até 2009. Logo depois de iniciada a produção de sua linha mais adulta, e com a junção da fabricante com a maior rede de conveniências do Japão, foi lançada em 2004 e que se mantém até hoje a série Sunkus K, voltada para um público mais infantil, porém se tornando logo a referência entre colecionadores orientais, pois a qualidade em nada perdia para a série adulta, além de possuir preços menores e tão atraentes quanto.


Esse é apenas um pequeno resumo. No próximo post traremos mais histórias e curiosidades da maior marca diecast do Japão  e que você só encontra com exclusividade na Curitiba Customs, que têm promoção exclusiva pra você que lê o T-hunted. Acesse o site, faça suas compras e utilize o cupom “THUNTED10%OFF” (sem aspas) e ganhe 10% de desconto em compras efetuadas através de depósito bancário. Curitiba Customs, feita de colecionador para colecionador! 

27 comentários:

  1. com certeza é uma marca muito bacana (tenho apenas uma mini do 007 na minha coleção) Não tenho mais minis dessa marca pq ela não fabrica carros dos temas que eu coleciono (Muscle Cars e Clássicos Norte Americanos). Nem por isso eu meto o pau, acredito que eu tenho opção de escolher outras marcas ao invés de detonar algum fabricante por não fabricar a mini que eu quero. Muitos ai tentam comparar uma marca como essa com um mero HW, isso para mim é a coisa mais ridícula. Acho que as pessoas que fazem isso sonham um dia que a Mattel produza minis com a qualidade da Kyosho (coisa que NUNCA vai acontecer) pois são mercados diferentes. Acredito que boa parte desses que reclamam, choram, metem o pau, não tem coragem de comprar (pagar) o que vale um kyosho e ficam remoendo uma espécie de ressentimento por só poderem comprar HW.... Eu acho que coleção é um negócio muito particular, cara se vc acha legal (não reclame de valor) pare de comprar um milhão de HW (para ficar reclamando depois da qualidade) e com o q vai economizar compra um Kyosho por ano.... é muito engraçado isso tem nego que paga 70,00 num TH TOSCO pq tem rodinhas de borracha e não tem coragem de pagar as vezes 100,00 numa mini dessas, ou seja incoerência total, acho que tem gente que opta simplesmente por reclamar. Acho que tem pessoas que participam de "eventos sociais" simplesmente para serem "do contra"... lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, uma noticia pra vc ficar feliz! A Kyosho lançou a alguns anos uma série de carros americanos onde vc vai encontrar o Ford Mustang 302 Boss, o Mustang Mach1, dois modelos de Camaro dos anos setenta e o Pontiac Firebird! ;) corre lá que vc ainda deve encontrar essas minis no site!
      Abraços
      Ricardo V8

      Excluir
    2. Ah!!! Detalhe Adriano! Tem duas lá que estão postadas na promoção por 29,90R$ e vc ainda pode ter mais 10% de desconto! ....mil vezes comprar essas minis do que um super Thunt.
      Rico V8

      Excluir
    3. Eles também têm um Shelby A/C Cobra espetacular, além desses outros que o Rico citou.

      Pra mim, um dos melhores fabricantes. Também sou fã da CMs que produz muitas minis de competição nessa escala e com qualidade incrível.

      Parabéns pela matéria!!!

      Abração!!!

      Excluir
  2. Grande Adriano, eu tenho (muitas) e coleciono (ainda) Hot Wheels,pra mim, existem 3 motivos que me deixam ter certo ressentimento da Mattel:
    1) Kyosho só custa esse preço que você citou (e apenas as minis raras) por que ela não comercializa fora do território japonês. Se você avalir preços no Ebay, as séries adultas são similares com as da Mattel.
    2) Não dá pra engolir marcas mais novas como Greenlight, AutoWorld, Johnny Lightining (R.I.P) fazendo mini melhor e mais detalhada, com menos tempo de estrada e capital do que a Mattel.
    3) Mesmo as linhas adultas decepcionam em acabamento. E não digo a reprodução, e sim a montagem.

    Hot Wheels sempre vai ser a maior, a mais amada e quer queira ou não, sempre teremos peças dela: seja pela absurda variedade de modelos, preço e etc. Mas será que SEMPRE teremos que engolir a qualidade só pelo preço?

    Há, a Kyosho tem sim alguns Muscle. Vale a pena pegar, e são bem mais baratos que os 70 contos que você citou. Vai por mim, vai ser uma bela aquisição na sua coleção.

    ResponderExcluir
  3. Grande texto Jefferson!

    Meus parabéns!!

    Acredito que não se deva discutir essas coisas, cada um coleciona aquilo que lhe faz feliz, independente de custo benefício! Aqueles que gostam de detalhes realísticos procuram miniaturas como Kyosho, M2 etc... Mas tem quem não ligue muito pra isso e prefira as diversas variações, ou outra característica qualquer.

    Colecionar é um hobby, e o mais importante é que isso seja DIVERTIDO!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É normal que haja (ainda) gritante desconhecimento à respeito das peças da Kyosho, o que acaba gerando opiniões totalmente equivocadas e ainda a "ilusão" de que Hot Wheels é tudo na vida de um colecionador de 1/64, por "N" motivos (também de que os modelos da marca japonesa são inacessíveis etc)...mas são justamente estes os motivos e objetivos desta divulgação, do qual participo com orgulho.
    A grande maioria dos colecionadores ainda terá ciência do quão incrível e ACESSÍVEL é o "universo Kyosho".
    Falo com conhecimento de causa de quem tem algumas peças da marca na coleção.
    Um abraço e parabéns aos envolvidos nesta divulgação.
    Danilo Candido - São Paulo/SP
    http://1for64world.weebly.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post como gosto também dos Kyoshos.

    ResponderExcluir
  6. Douglas,

    Conforme vc ja sabe. A Kyosho hoje é distribuida também por muitas outras lojas que vendem as miniaturas do Senna de F1... E estamos com um projeto legal para trazer as Ferraris e outras miniaturas.... Portanto vou perguntar para a Kyosho sobre a Curitiba Customs, mas creio que essa informação não é verdadeira... Mesmo porque existem pontos de venda como Os COlecionaveis que também comercializam Kyosho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Bruno,

      Em momento algum foi dito que a Curitiba Customs tem exclusividade na distribuição de miniaturas da Kyosho. Como você disse, realmente muitas lojas também vendem, o que achamos muito bacana, bom seria se mais lojas ainda colocassem a disposição do colecionador brasileiro miniaturas de qualidade a um preço justo.

      E exclusividade a qual o texto se refere, é quanto a publicação de HISTÓRIAS e CURIOSIDADES, que de fato só nós nos preocupamos em trazer para o colecionador.

      Não queremos apenas vender as miniaturas como a grande maioria anseia, lucro para nós está no segundo plano. Somos apaixonados pelas miniaturas da Kyosho e queremos compartilhar isso com o colecionador Brasileiro. E por conta disso, desejamos sucesso a todas as outras lojas de miniaturas no país e que um dia todas possam oferecer Kyoshos a preço justo para os amigos colecionadores!!!

      Qualquer dúvida estou a disposição, de qualquer colecionador.

      Atenciosamente

      Excluir
    2. o importante é que enquanto Pensam em trazer Ferraris e outras séries... a ctba customs tem as séries recentes... e muitas peças das antigas....

      isso é um exemplo de gente que faz... e nao que fala!!

      Excluir
    3. Valeu LuPa!!! Grande abraço meu camarada!

      Excluir
    4. Entendi bem ou senti um tom de "ameaça" por parte do Bruno à Curitiba Custom?
      Que coisa feia Senhor Bruno!
      Será que importa se ele é representante direto da Kyosho se tem preços melhores que muitos, supostos, locais de venda para colecionadores?
      O fato de ter preço atrativo não é problema da Kyosho.

      A propósito Sr Bruno, se tu for colecionador, deveria estar comemorando e não reclamando!!

      Parabéns Muriel e Jeferson!! Showw de trabalho de vcs!!

      Excluir
    5. Desculpem mas não acusei ninguém em nenhum momento.
      Apenas não achei justo o texto.. Já solicitei uma carta a Kyosho sobre a situação.
      Estou ha 4 meses negociando o lançamento da coleção FERRARI no Brasil e o Douglas inclusive tem uma materia pronta para semana que vem sobre isso... E nesse texto foi escrito exclusividade de venda no Brasil?

      Iremos lançar a 39,90 ao consumidor, e nós só queremos lucro?

      Relaxem meus caros e aguardem a matéria... Iremos lançar uma edição limitada em 500 a 1000 peças com embalagem em portugues e certificado a esse preço... Perguntem ao Douglas ha quanto tempo formulamos para chegar nesse denominador e finalmente viabilizar essa coleção aos colecionadores...

      Espero que todos entendam minha indignação e gostem da coleção que estamos montando e iremos divulgar em 1 ou 2 semanas...

      Um abraço!

      Excluir
    6. Bruno....

      nesse caso parabens pela iniciativa... pra quem coleciona e gosta da marca... qto mais opção e melhor preco melhor...!!!
      Esperamos realmente que vcs consigam trazer a precos atrativos e consigam uma boa distribuição... e claro... q vendam bem para que nao seja a primeira e ultima vez (segunda se considerar a serie do senna mas que veio com preco meio salgado)

      Excluir
    7. Coleciono miniaturas desde 1995 e o que sempre vi e ouvi em fartas doses foi "mimimi" de lojistas careiros e também de importadores inaptos, que ou não conseguem trazer as miniaturas ou se trazem, é com extremo atraso (não é só culpa da Receita) e também a preços absolutamente absurdos. Logo, qualquer iniciativa de alguém que disponha-se à obter tais peças rapidamente e por bons preços é extremamente louvável. Infelizmente um mercado monopolizado por alguns ditos "grandes" lojistas e importadores tradicionais apenas prejudica o colecionismo no Brasil. O que sempre ouvimos por aí são apenas promessas, mas raras ações realmente úteis no sentido de FOMENTAR e viabilizar o colecionismo diecast no país.

      Excluir
    8. Bom Bruno, agora quero falar diretamente a ti.

      Não entendi a tua indignação?

      Se uma pessoa gosta de uma marca, e trás essa marca para os amigos, o que há de mal nisso?

      Parabéns pela sua iniciativa!! Fiquei animado com essa noticias!!

      Excluir
    9. Pessoal,

      Vamos apaziguar, acredito que tenha sido apenas em erro de interpretação, ou a matéria não tenha ficado clara também. A exclusividade a qual o texto se refere é quanto a curiosidades e histórias.

      Ao amigo Bruno fica a minha torcida para que consiga as 1000 unidades que fala e que se repita em futuras coleções! Quanto ao lucro, não em referia especificamente a você, apenas quis deixar claro que toco essa loja por prazer e não apenas visando lucro.

      Sugiro ao Douglas que delete todas essas postagens, que não agregam nada na causa. Ambos temos um objetivo comum: Kyosho.

      Abraços

      Excluir
  7. Bom saber mais sobre essa marca, como estou no começo de minha coleção, pensava em colecionar apenas HW, mas vejo que tem mais minis legais por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Seu comentário nos deixa muito contente! Bom saber que o pessoal gosta de conhecer mais da história e curiosidades da Kyosho! Sorte que temos o excelente jornalista Jefferson Paiva que nos conta essas informações de uma forma espetacular!

      Abraços

      Excluir
  8. Primeiramente quero parabenizar o Jefferson pelo post e também ao Muriel, que tem lutado para trazer o que há de melhor da Kyosho, para todos aqueles apaixonados pela marca nipônica. Assim como em outras postagens que foram feitas aqui no T-Hunted, sempre surge a comparação entre HW e Kyosho. Como a maioria dos colecionadores da marca Japonesa aqui no Brasil, eu comecei colecionando as minis da HW, não só pelo preço e pela acessibilidade mais também pelo grande poder que está marca tem no segmento de mínis. Porém eu queria algo a mais, queria colecionar miniaturas de marcas que se preocupam em trazer o máximo de perfeição e qualidade em seus produtos. Este é o foco de quem coleciona Kyosho, diferentemente de quem prefere a marca norte americana. Quem coleciona Kyosho não olha para o valor da míni, olha para a qualidade que ela possuí, para a busca pela perfeição nos detalhes, quem coleciona Kyosho procura um diferencial. Isso não se mede em Reais, Dólares ou Euros, mais na paixão que cada colecionador possui, pois se um colecionador de HW paga R$ 150,00, R$ 200,00 em um Drag Bus, por ser aficionado neste modelo, não vejo a dificuldade em pagar R$ 90,00 em uma La Ferrari ou uma Lamborghini Veneno da Kyosho, que é simplesmente espetacular. Espero que através deste projeto, que se deu início, com está postagem, mais colecionadores possam procurar conhecer está marca que tenho me apaixonado cada dia mais, e com isso venha trazer um futuro promissor em nossas terras. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Agradeço os elogios! Valores de miniaturas é um assunto muito polêmico, o segredo é respeitar o gosto de cada um né! Nós jogamos no mesmo time, não ligo de pagar um pouco a mais em uma boa peça! Mas tem muita gente que não gosta de pagar caro, ou simplesmente não pode, por isso sugiro a esses colecionadores que visitem nosso site! Colecionar Kyosho é acessível também! Assumimos o compromisso de SEMPRE ofertar miniaturas em preços promocionais!

      Abraços!

      Excluir
    2. É verdade Muriel, quando fiz a comparação com os preços mais altos foi para mostrar que o preço pode ser alto também em marcas mais populares, mais as minis da Kyosho estão longe de serem caras, há sempre exceções é claro, mais o que realmente queremos e mostrar que é possível sim ter o melhor por um preço justo e acessível para todos. Um abraço parceiro!!!

      Excluir
    3. falou tudo Israel... parebens... belo comentario... !!! concordo 100% com vc!!

      Excluir