quarta-feira, 29 de junho de 2016

Qual é a melhor réplica da Range Rover Evoque?

É bem comum que vários fabricantes produzam réplicas dos mesmos carros ao mesmo tempo, e nessas horas é possível comparar a qualidade e os detalhes de cada uma das marcas. E dessa vez chamamos o nosso amigo Mauricio Nunes para fazer uma avaliação de três fabricantes que produziram (quase) ao mesmo tempo réplicas da Range Rover Evoque. O resultado da análise você acompanha aqui embaixo.

Lançado em 2011, esse modelo da divisão de luxo da Land Rover, a Range Rover, é na verdade o modelo mais básico dessa divisão. A Land Rover é hoje parte da divisão Jaguar Land Rover da indiana Tata Motors Ltd. Produzido em versões tração nas quatro ou em duas rodas esse modelo foi projetado para seguir os baixos padrões de emissão de gás carbônico e economia de combustível e foi originado do modelo conceito Land Rover LRX apresentado no North American International Auto Show de 2008. A ideia por trás desse modelo menor foi cria-lo com as capacidades “off-road” e as vantagens e opcionais ofertados nos modelos maiores “top” de linha da Range Rover.


Mas não estamos aqui para falar do modelo 1:1 e sim dos modelos em escala de três polegadas.  
Vamos analisar três modelos de três fabricantes distintos: Matchbox, Majorette e Welly.

Matchbox
Carroceria de metal, base e capota de plástico. Com interior, mas com vidros opacos que impedem a visualização do interior (somente é possível ver com uma lanterna). Cor do modelo igual ao real. Escala não declarada, produção: Tailândia.

Lanternas e faróis pintados, frente e traseiras. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos.

Rodas de plástico genéricas (Split 10 Spoke) guardando certa semelhança com as originais.

No total o modelo agrada, mas sua demora em chegar ao mercado por conta da licença com a Tata  Motors Ltd acabou gerando muita expectativa. A numeração atual já esta em 1020 (Volvo V60) e esse modelo tem o número 896. Desde 2013 ouvimos falar do modelo, mas somente em 2016 ele apareceu. 

Até o momento somente ofertado nessa cor, uma vez que a série exclusiva dos Land Rovers terá o mesmo modelo na mesma cor, apenas com o blister próprio da série.

Majorette
Carroceria toda de metal, base de plástico. Com interior, vidros transparentes. Cor do modelo igual ao real. Escala 1:59, produção: Tailândia.

Faróis com lentes plásticas e lanternas pintadas. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos.

Rodas de plástico genéricas sem semelhança com as originais.

O modelo agrada muito. Tem a porta traseira basculante, com vidro, com bom fechamento e abertura, além de pintura com riqueza de detalhes impecável. Para ser uma cópia perfeita, falta apenas uma roda que fosse igual aos modelos 1:1.

Welly
Carroceria toda de metal, base de plástico. Com interior, vidros transparentes. Cor do modelo igual ao real. Escala não declarada, produção: China.

Lanternas e faróis pintados, frente e traseiras. Detalhes pintados de bom nível, como entradas de ar, nomes e símbolos. Faltou pintarem as lanternas embutidas no para choque dianteiro.

Rodas de plástico genéricas guardando certa semelhança com as originais.

O modelo agrada bem. Possui um belo teto de cristal onde se pode ver o interior detalhado. Pelas proporções do modelo e pela forma de produzir da Welly a escala aproximada deve ser de 1:60.

Se você coleciona SUV’s, com certeza vai querer ter algum deles ou até mesmo os três na coleção, mas como você ordenaria a classificação dos três modelos analisados? Que notas você daria para cada um dos modelos? Deixe sua opinião nos comentários!

Referências:


29 comentários:

  1. Eu incluiria a versão da RMZ City, vendida no Brasil como Califórnia Junior. Muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Matchbox sem interior? Não esperava por isso de uma marca endeusada por tantos (exageradamente na minha opinião, taí a prova). Que decepção!

    Impressionam os vãos mínimos na porta traseira basculante da Majorette (praticamente nível Kyosho) e os faróis. Pena as rodas não acompanharem o nível.

    O da Welly não impressionou tanto. Mas, apesar de ter a carroceria pior que o Matchbox, tem interior e teto transparente pra mostrá-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FTrack, o texto foi corrigido agora. Dá uma olhadinha lá!

      Excluir
    2. Ah, bom, agora sim... tinha ficado chocado.
      Agora volto a ter intenção de comprá-la no futuro, porque esse laranja com vidro preto (daí ter realmente acreditado que não tinha interior) não rola.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Este Majorette e' mais novo, pois se incluir o Land Rover Evoque um pouco mais antigo, as lanternas eram detalhadas e não pintadas, atrás a porta não abria, roda normal e um puxador de reboque estrondoso para as carretas da Majorette! Gostei muito do Majorette também...

      Excluir
  4. It does have an interior, but the window/roof piece is too dark
    http://2.bp.blogspot.com/-JUraKPaM95M/VnrENlmVVqI/AAAAAAABf6o/y7qHRVgfm9Q/s1600/IMG_1379.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Mr Stark. You are correct.
      I wish we could see it. I tried with a flashlight and if you use a flashlight on the windshield you can see there is an interior, but what is the use of an interior you cant see with naked eyes?
      May be if Matchbox changes the pattern of colors that could be softened and we could see the interior, but no one is going to play with a toy and a flashlight.

      Excluir
  5. Não posso opinar, não vi nenhumas dessas 3, mas vi a da RMZ City (California Junior), é até que tem boa qualidade, supre a falta de alguma dessas da matéria.

    ResponderExcluir
  6. http://diecastcwb.blogspot.com.br/2014/08/range-rover-evoque.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não conhecia esse modelo. Está bonito com boa apresentação. Gostei das rodas. Porem, não tem o símbolo LAND ROVER verde na porta traseira como os 3 modelos analisados tem.

      Excluir
  7. meu voto é pelo modelo Majorette. O único pecado dele e a roda genérica.

    ResponderExcluir
  8. Majorette: 8,5
    Matchbox: 6,5
    Welly: 6,0

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho os modelos da Welly e Rmz City e considero que os dois são bem detalhados,já os modelos da Majorette e Matchbox não viram para a coleção o primeiro pelas rodas e o segundo pela ausência de interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, o texto estava incorreto. Dá uma olhada lá de novo!

      Excluir
    2. Bem sendo assim talvez venha o modelo da Matchbox.

      Excluir
  10. Detalhes, voto na MB, molde gosto mais do Welly.

    ResponderExcluir
  11. Achei o Matchbox melhor. Tem o da RMZ City que é muito boa também. O que comprei, era para ser o modelo mais detalhado, porem veio errado com janelas pretas, e rodas de plástico, mas achei bom, claro que não se compara a nenhum desses três o modelo básico RMZ, mas sim o vendido pela California Junior

    ResponderExcluir
  12. A comparação com Majorette é injusta, já que essa marca é um pouco mais cara que as demais. Se houvesse uma versão Kyosho, esta seria a melhor certamente, porém bem mais cara.
    Na comparação de Matchbox e Welly, daria uma boa nota para as duas. Acho que ficaria com a MB, pelas rodas, mas são propostas levemente diferentes e gostaria de ter ambas em minha coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um comentário. Onde se distribui Majorette oficialmente (França, Alemanha e Península Ibérica) o preço é o mesmo dos 3 fabricantes nas boas lojas do ramo. 2 (dois) Euros cada

      Excluir
  13. Douglas, poderia fazer um post sobre essa RMZ City (California Junior)? Já vi em alguns lugares parece ser decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, eu fiz algumas matérias mostrando as séries da California Junior, mas é difícil ter mais informações da marca lá na China. Vou tentar pesquisar mais. Valeu!

      Excluir
  14. Eu fico com as três, tenho uma Welly e tentarei conseguir as outras duas, afinal cada uma tem sua qualidade e são realmente interessantes.

    ResponderExcluir
  15. Mesmo com o interior escondido pelo teto plástico fumê, eu acho que é a que tem o melhor impacto visual, a Majorette pode ser a mais bacaninha, mas diferente dos demais, eu não achoa roda ruim, nem tão diferente de uma das disponíveis para o modelo real, mas sim as sais e teto na cor da carroceria ao invés de pretos, e quanto á Welly, não é de se jogar fora, apesar da roda simples e pneus de perfil mais alto, se pintar o teto de preto e completar os detalhes de faróis e lanternas, melhora bastante.

    ResponderExcluir