domingo, 13 de novembro de 2016

Conhecendo um pouco mais sobre a Greenlight!

O Mauricio Nunes está de volta de suas merecidas férias, e ele já volta falando de uma das marcas mais desejadas pelos colecionadores, a Greenlight! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Greenlight é uma empresa relativamente jovem, quando comparada às outras do mercado de miniaturas, mas não por isso menos importante ou menos querida pelos colecionadores. 

A empresa é americana com sede em Indianapolis, Indiana, mas como todas, tem sua produção na Ásia (China e Bangladesh) por questões de custo. Produz miniaturas nas escalas 1:18, 1:24, 1:43 e 1:64.

A Greenlight iniciou em 2003 como uma empresa “start-up”, mas desde cedo investiu fundo em licenças. Além das tradicionais montadoras, a Greenlight investiu muito em licenças de estúdios de cinema, entre outras, para ter sua linha de miniaturas temáticas, sempre muito bem aceitas pelos colecionadores. A lista de temáticos é longa e a série Greenlight Hollywood já passou da série 16, com 6 modelos em cada série. Temáticos são importantes e um ponto alto da Greenlight!

Licenciadores para a Greenlight: General Motors, Ford Motor Company, Chrysler Group LLC, Volkswagen AG, Honda Motor Co., Nissan North America, Airstream, Fleetwood, Winnebago Industries, Gulf, Shell, NYC & Co., Warner Bros., Carroll Shelby Licensing, Paramount Studios, AMC, Universal Studios, Eleanor Licensing LLC, The US Army, Elvis Presley Enterprises, The Steve McQueen Foundation, Sony Pictures, and the Verizon IndyCar Series.General Motors, Ford Motor Company, Chrysler Group LLC, Volkswagen AG, Honda Motor Co., Nissan North America, Airstream, Fleetwood, Winnebago Industries, Gulf, Shell, NYC & Co., Warner Bros., Carroll Shelby Licensing, Paramount Studios, AMC, Universal Studios, Eleanor Licensing LLC, The US Army, Elvis Presley Enterprises, The Steve McQueen Foundation, Sony Pictures, and the Verizon IndyCar Series.General Motors, Ford Motor Company, Chrysler Group LLC, Volkswagen AG, Honda Motor Co., Nissan North America, Airstream, Fleetwood, Winnebago Industries, Gulf, Shell, NYC & Co., Warner Bros., Carroll Shelby Licensing, Paramount Studios, AMC, Universal Studios, Eleanor Licensing LLC, The US Army, Elvis Presley Enterprises, The Steve McQueen Foundation, Sony Pictures, e The Verizon IndyCar Series.

Nas miniaturas 1:64 ela apresenta tudo que um colecionador gosta: modelos reais em escala 1:64, detalhes como faróis, lanternas logotipos etc., sempre presentes e bem definidos. Rodas reais dos veículos em escala e pneus de borracha. A maior parte da linha de miniaturas também abrem os capôs e apresentam motor detalhado.

A série Black Bandits é uma série onde todas as miniaturas são totalmente pretas e fazem grande sucesso com os colecionadores.

Apenas a série “Motor World” não apresenta partes móveis e os modelos são em escala de 3 polegadas e não 1:64 real. Mas em compensação sai um pouco dos “muscle cars” americanos e apresenta modelos de outros países também.

Nessa série a Greenlight apresentou a miniatura do Volkswagen W-30 - esse foi um dos protótipos do “Fusca” criados por Ferdinand Porsche, seu projetista, em 1937. O protótipo não tinha para choques nem janela traseira, uma vez que precisava ter a traseira curva para complementar sua aerodinâmica e produzir vidros curvos nessa época era muito caro e não combinava com um carro para as massas (Volks = povo; Wagen = carro), como preconizava seu ideólogo, Adolf Hitler. Nesse mesmo ano de 1937 um dos engenheiros de Ferdinand Porsche, Erwin Komenda, teve a ideia de utilizar apenas dois pequenos vidros retos como janelas traseiras, e assim nasceu o Volkswagen split-window, aquele com dois vidrinhos atrás, mas essa é uma outra estória!

Dentro da série Motor World a importadora Califórnia de São Paulo mandou fazer algumas miniaturas com a Greenlight: são carros feitos no Brasil com pintura especial. Foi um grande sucesso de vendas. Fuscas, Kombis e Chevrolets Cruze, modelos normais de linha, mas com pintura de polícia, táxi, bombeiros, etc.

O “DNA americano” da empresa aparece na enormidade de “muscle cars” que a Greenlight produz, para quem gosta do gênero são sempre ótimos.

Aproveitando os Muscle Cars na linha de produtos, a Greenlight tem uma série denominada de Hot Pursuit, de carros de polícia muito apreciada pelos colecionadores de carros de serviço. 

A Greenlight tem algumas picapes também, e recentemente acrescentou ao seu plantel de miniaturas a série Hitch & Tow, onde também aparecem várias picapes.

Recentemente a Greenlight lançou uma nova variação de suas picapes, mas com implementos para neve, para limpeza de estradas, com uma caixa de aspersão de sal e pá para remoção de neve com faróis auxiliares.

Os Hitch & Tow são sempre uma cartela dupla com um veículo e um trailer, podendo ser uma picape, mas não necessariamente.

A Greenlight também tem uma série de Fórmulas Indy, onde vemos a montagem de um deles no trailer acima

O grande sucesso dos trailers fez a Greenlight lança-los também em separado.

Parece que a empresa resolveu se internacionalizar um pouco mais e em 2015 lançou a série Volkswagen na linha de suas miniaturas principais, seguindo o sucesso que sempre essa linha VW teve na mais modesta Motor World.

Nessa linha principal a Greenlight não poupou esforços nem custo de molde e caprichou com “Fuscas” e Kombis absolutamente detalhados.

Diríamos que rivalizam inclusive com os M2 tidos sempre como as miniaturas mais detalhadas do mercado nessa escala. Nas fotos abaixo podemos ver que é difícil escolher o melhor, pois um tem maiores detalhes de pintura no motor outro na mala.

Em 20 de julho de 2016 a Greenlight finalizou o processo de aquisição da “First Response”, fabricante tradicional de veículos de serviço escala 1:43 baseada em Frankfort Kentucky.

A empresa vem diversificando e investindo, crescendo e se posicionando no mercado como uma das melhores marcas para colecionadores. Falta apenas aumentar sua internacionalização e apresentar mais miniaturas não americanas. É certo que, as não americanas têm menor procura nos EUA e a Greenlight até o momento não tem estrutura para venda fora de seu mercado original. Não se encontram modelos da Greenlight fora do eixo EUA - México - Canadá. Esses são os desafios e oportunidades para essa excelente produtora de miniaturas.

Referências

13 comentários:

  1. Marca fantástica...sem dúvida uma das melhores e mais queridas..qualidade excelente,minhas favoritas são as da série Hollywood...tomara que continuem investindo em licenças p cada vez mais nos brindar com minis fantásticas!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Greenlight é minha marca favorita.
    Eu tava no "fundo do poço" comprando Hot Wheels sem parar e sempre insatisfeito com aquelas porcarias. As vezes eles lançavam algum modelo bacana, mas faziam questão de estragar com algo, como era o caso da Brasilia, Opala...
    Gastava muita grana ao mês pra comprar essas minis e assim manter minha coleção ativa. Me recusava a comprar GL e M2 porque achava que eram caras demais.
    Um dia eu troquei uns HW por uns GL e M2 com um senhor lojista aqui da cidade e acabei pensando que, se eu comprasse por mês uns 2 ou 3 modelos da GL eu acabaria poupando muito mais dinheiro e ficando muito mais satisfeito do que eu estava atualmente.
    Coloquei essa ideia em prática e foi a melhor coisa que já fiz dentro do colecionismo.
    Vendi uma grande parte das porcarias de HW que eu tinha aqui e que eram comprados apenas por impulso e a grana ganha investi em mais GL.
    Atualmente estou extremamente satisfeito com a minha coleção, esse ano todo não comprei nem 5 HW e espero que continue assim.

    Quem só compra HW porque acham que são mais baratos, eu recomendo a vocês reduzir a quantidade comprada, pois não tem nada melhor do que tu ter na coleção tudo o que tu maus gosta.
    Eu sei como é ruim comprar essas minis aqui no Brasil, eu costumo comprar de um rapaz que compra as minis que eu peço direto dos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      É isso que tenho feito tbm... porém, além da Gl, tenho feito o mesmo esquema com marcas melhores que HW.

      Excluir
    2. Também é a minha preferida.
      Só torço para que aumentem a oferta de modelos não norte americanos.
      Me falta opção de trazer direto dos EUA, sem ter que gastar uma fortuna com frete e taxa de serviço para recebimento e envio para o Brasil.

      Excluir
  4. Realmente uma marca fantástica, hoje os modelos já passam dos cem e o que acho o mais bacana é que o mesmo carrinho é feito com detelhes de cada ano de fabricação, exemplo a Chevrolet C10, vai do ano de 1968 a 1971.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente são os melhores junto com a M2 em questão de custo beneficio

    ResponderExcluir
  6. De acordo! Inclusive emparelharam no preço lá fora!

    ResponderExcluir
  7. Veio e fpi logo apostando em um nicho que fez as putras grandes olhar com mais atencao.
    Cmo as de Hollywood, hot pursuit e black bandits.
    Hitch & tow tbm.
    Sensacional.
    Minha marca que tá ficando a predileta.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dúvida: A Marca California Junior, os modelos são da Greenlight?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Collectibles 64 da California Toys sim, já a linha California Junior em geral são modelos RMZ.

      Excluir
  9. Greenlight is one of my favorite diecast brands right now. The variety of castings and scales they use combine with their unique licensing and ability to re-use the same castings in different contexts makes it a really fun brand to collect!

    ResponderExcluir
  10. Tão logo tive contato com esta fabulosa marca de miniaturas, passei a adquirir seus modelos 1/64 deixando em segundo plano Hotwheels e Matchbox. Satisfação total :)

    ResponderExcluir