domingo, 12 de março de 2017

O passado e o presente da Jada Toys

Quem não conhece a Jada? Hoje o Mauricio Nunes nos conta um pouco de sua história! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Jada é uma empresa americana fundada em 1999 pelo casal Jack e May Li. A empresa tem sede na cidade City of Industry na Califórnia nos EUA. 

Foi a série DUB City, lançada em colaboração com a revista DUB Magazine em 2002, que alçou a Jada ao mundo dos grandes fabricantes de miniaturas, embora a empresa já tivesse vendas regulares.

O foco da empresa é mais para colecionadores do que para crianças. Produz modelos em várias tamanhos trabalhando tanto com escalas reais para todos os modelos como também com escalas fixas: escalas 1:10, 1:12 e 1:16 em modelos rádio controlados; escalas 1:18, 1:24, 1:32, 1:43, 1:55, 1:64 e 1:87 em modelos para colecionadores; escala de 7,5 e 12 polegadas para modelos rádio controlados e 9 polegadas para modelos de colecionadores.

Além de carros, produz também bonecos em escalas fixas em polegadas.

Como todos os fabricantes de miniaturas, a Jada trabalha com séries de miniaturas. A série BIG TIME 4Wheelin apresenta picapes e SUV’s do tipo Monster Wheels com suspensão elevada e rodas monstruosas.

A série LOPRO foi lançada mais recentemente e apresenta miniaturas de modelos de alta velocidade e perfil aerodinâmico (Low Profile – Lopro).

A sempre favorita série Badge City Heat é de carros de serviço, com sedans, picapes e caminhões.

A série de miniaturas de fantasia Battle Machines não chegou a vir oficialmente para o Brasil. Nessa série a Jada modificou alguns de seus modelos tradicionais ao estilo “Mad Max” colocando blindagens, canhões e metralhadoras nos modelos. Para quem aprecia a franquia “Mad Max” pode ser uma opção, embora não seja nada oficial e nem apresentam o original Ford Falcon da franquia.

Hot Rods são o foco da série D-Rod$.

A Donk Box and Bubble é composta de modelos “tunados” com rodas altas e pinturas extravagantes ao melhor estilo “High Riders”

A série que projetou a Jada no mundo dos fabricantes de miniaturas tem de tudo um pouco. Tudo com muito detalhe. 

Bem conhecida dos brasileiros a “For Sale” mostra modelos de outras linhas, mas com uma pintura envelhecida como se fossem ser vendidos em algo como um ferro-velho.

A Hero Patrol é uma outra série de carros de serviço, modelos sempre de grande procura pelos colecionadores. Nessa série os modelos abrem portas.

Option D é uma série de modelos japoneses de corrida.

As miniaturas da série Road Rats são também diversas e com pinturas típicas.

A Vdub$ foi vendida no Brasil e agradou, pois trabalha com modelos Volkswagen, desde bugues de areia a uma Drag Bus estilizada, parecida com o famoso modelo da Hot Wheels. Apenas a “slidebed” apresenta algum ineditismo com dois conjuntos de rodas na traseira e com sua plataforma deslizante. 

Os Karmann Ghias, VW 1600 TL, Variants, os “Beetles” e Kombis são bem detalhados e para muitos colecionadores da marca são um bom achado.

A Jada tem também caminhões de transporte, alguns de franquias, como Fast & Furious e Jurassic World. O caminhão da franquia Fast & Furious é o único na escala 1:64 da Jada.

Outra franquia que vendeu bem no Brasil foi a do desenho e depois filme Speed Racer.

A franquia “Halo 4” começou recentemente a ser explorada pela Hot Wheels, mas a Jada tem vários modelos nas escalas de 7 e 14 polegadas, apresentando vários modelos e bonecos.

A gama de modelos da Jada é um pouco repetitiva com os mesmos modelos saindo em várias séries, mas isso não parece ser uma tática exclusiva desse fabricante, ao contrário, todos os outros fazem a mesma coisa de uma forma ou de outra.

A Jada tem miniaturas bem detalhadas, sempre com pneus de borracha e fabrica vários modelos muito caros aos brasileiros, estando presente nas coleções de muitos por aqui.

Referências:



Um comentário:

  1. Únicos modelos que tenho da Jada são os V&F 1:55. São lindos, bem feitos e com vários detalhes. Mas pelo jeito, não devem lançar mais modelos nessa escala, o que é uma pena.

    ResponderExcluir