domingo, 17 de dezembro de 2017

Johnny Lightning – Military Muscle

O Mauricio Nunes ficou muito à vontade fazendo esta bela matéria, já que este é um dos assuntos que ele mais gosta e domina! Prepare-se para uma excelente leitura! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

As séries “Military Muscle” (músculo/força militar) da “Johnny Lightning” começaram no início dos anos 2000. Elas continham modelos exclusivos feitos para a série e alguns outros que já haviam saído em outras séries, mas que foram aproveitados nessas séries militares. De mesma forma, alguns modelos criados para a “Military Muscle” foram posteriormente aproveitadas em outras séries. 

Como o nome indica essa foi uma série focada em modelos militares, a maior parte modelos da Segunda Grande Guerra Mundial (2ª GGM), mas não exclusivos do período.

Johnny Lightning Military Muscle Release 1 – 06 modelos exclusivos 2ª GGM.
Johnny Lightning Military Muscle Release 2 – mista: 02 veículos posteriores e 8 aviões da 2ª GGM.
Johnny Lightning Military Muscle Release 3 – mista: 01 veículo posterior e 05 da 2ª GGM.
Johnny Lightning Military Muscle Release 4 – mista: 02 veículos posteriores e 04 da 2ª GGM.

Vamos apresentar os modelos, primeiramente pela exclusividade da série e em seguida os que foram aproveitados de ou em outras séries. A série “Military Muscle Release 2” tinha também aviões, além de tanques, caminhões e carros. Foram ao total quatro aviões com duas repinturas, ao total de oito e também vamos mostrá-los aqui.

#268 - Tiger I Tank – modelo somente foi produzido uma vez em 2003, em uma só cor, para a “Military Muscle Release 1”. 

Esse tanque pesado alemão produzido de agosto de 1942 ao mesmo mês de 1944, totalizou mil trezentas e quarenta e sete unidades produzidas. Portava um canhão de 88 mm KwK 36 e era sem dúvida um modelo acima de seu tempo, mas era caro para produzir e consumia combustível em excesso. Os fracos M3 Lee/Grant e M4 Sherman adversários aliados eram presas fáceis para o canhão 88 mm do Tiger I e sua blindagem aguentava os tiros dos adversários menores.

#267 - Panther G Tank - modelo somente foi produzido uma vez em 2003, em uma só cor, para a “Military Muscle Release 1”. 

Esse tanque médio alemão produzido pelo consórcio MAN/Daimler-Benz/MNH com cerca de seis mil unidades produzidas de 1943 a 1945, era conhecido como Sd.Kfz. 171 ou Panzerkampfwagen V Panther. Era um modelo mais barato que o Tiger I, mais rápido e com melhor mobilidade em terreno difícil. Foi considerado um dos melhores tanques da 2ª GGM, mas tudo isso vinha com uma menor blindagem lateral o que o fazia mais vulnerável que o Tiger I em tiro lateral, mas virtualmente impenetrável em tiros frontais pelos seus adversários médios da época.

#270 – Kubelwagen – modelo produzido em 2003 para a “Military Muscle Release 1” (versão camuflada) e posteriormente aproveitada para a série “Hollywood On Wheels Release 4” para o antigo seriado de TV americano “Hogan’s Heroes”, que aqui no Brasil passou com o nome de “Guerra Sombra e Água Fresca. O “Kubelwagen” foi o embrião do “VW Thing” e na série de TV era o carro do “Coronel Klink” (cinza com capota de lona).

O Kubelwagen foi para os alemães da 2ª GGM o que o Jeep foi para os aliados. Esse pequeno veículo leve foi desenhado por Ferdinand Porsche e construído pela VW de 1940 a 1945 e foram produzidos cinquenta mil quatrocentos e trinta e cinco unidades. Com muita leveza, agilidade e sua ausência de fluido de refrigeração, evitando o congelamento em climas frios e a ebulição em climas quentes provou sua superioridade até mesmo em relação aos veículos 4X4 dos exércitos aliados.

#269 - Dodge WC-57 Command Car – modelo de 2003 saiu exclusiva da série “Military Muscle Release 1” em duas versões.

Esse modelo Dodge WC57 versão carro de comando militar do Exército Americano, teve seu primeiro modelo como carro de comando de um Tenente General (três estrelas) e o segundo como carro de comando de um Major General (duas estrelas). 

Os modelos Dodge da série WC eram modelos militares leves com tração 4x4, produzidos pela Dodge e pela Fargo para a 2ª GGM. Esse modelo pesava 750 kg e foram produzidas seis mil e dez unidades. Veículo semelhante ao Jeep, mas não com a popularidade deste, pois era mais pesado e menos ágil tornando-se um alvo mais fácil. Foi uma diversificação do modelo WC56, onde foi adicionado um guincho no para choque frontal capaz de puxar até cinco mil libras (2268 kg).

#271 - M3 Tank – somente dois modelos lançados em 2003, exclusivos da “Military Muscle Release 4”. 

O tanque M3 da Chrysler Corp tinha duas versões principais. A versão Grant (camuflada) e a Lee (oliva). A última tinha uma metralhadora a mais na torreta. Esse tanque médio teve sucesso relativo na campanha do norte da África. Sua principal arma era um canhão de 75 mm com somente movimento vertical montado no lado direito do tanque, na torreta giratória tinha um fraco canhão de 37 mm, era um modelo ágil, mas de fraca blindagem e logo se tornou obsoleto frente aos modelos alemães muito melhores. Foi utilizado pelos exércitos de: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, União Soviética, Canadá e Brasil.

#070 - M-16 Half Track – modelo lançado em 2000. Foram lançadas sete versões do modelo. A versão do “Military Muscle Release 3” está assinalada abaixo. Todas as outras repinturas são das séries “Lightning Brigade Release 1, 2, 4, 6 e 7”.

O modelo “Half Track” traduzido para português como “meia-lagarta”, é um veículo misto que emprega rodas e esteiras. Foi inicialmente concebido pelos russos em 1941, mas foram os franceses da Citröen que conseguiram desenvolver efetivamente o modelo. Os americanos compraram a licença para produção do veículo. Trata-se de uma arma antiaérea autopropulsada produzida durante a 2ª GGM equipada com quatro metralhadoras ponto cinquenta polegadas (12.7 mm) “M2 Browning” montadas em pares de dois lados de uma torreta aberta acionada eletricamente, montagem conhecida como “M45 Quadmount”.

A “White Motor Company” produziu duas mil e setecentas unidades do modelo de maio de 1943 até março de 1944.

#266 - Sherman M4A3 Tank – modelo lançado em 2003. Foram feitas apenas quatro repinturas nesse modelo exclusivo da série “Military Muscle”. 

O M4 Sherman foi o principal tanque utilizado pelas forças aliadas durante a 2ª GGM. Foram construídos cinquenta mil desses tanques, sendo fabricados dois mil modelos por mês em onze fábricas diferentes nos EUA. Isso foi parte do grande esforço de guerra americano para exportar, pelo programa de arrendamento de guerra americano para vários de seus aliados como: soviéticos, franceses, britânicos, brasileiros e chineses. O nome do tanque homenageia o general “William Tecumseh Sherman” herói da guerra civil americana.

Dois modelos saíram no “Military Muscle Release 1” e os outros dois na Military Muscle Release 3”.

#66 - M1A1 Tank – modelo lançado pela JL em 2000. O M1 Abrams é o principal carro de combate do Exército dos Estados Unidos desde 1980. Apresentado em três versões: O M1, o M1A1 e o M1A2. O nome do tanque homenageia o General Creighton Abrams, antigo comandante do 37º Batalhão Blindado, e entrou ao serviço em substituição do M47 Patton. Com cerca de nove mil unidades produzidas, onde cerca de 98% equipam o exército americano, mas também tem poucas unidades nos exércitos de: Austrália, Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Iraque. Fabricados primeiro pela “Lima Army” e depois pela “Detroit Arsenal” esse modelo de mais de sessenta toneladas e custo unitário de cerca de seis milhões duzentos e dez mil dólares, porta um poderoso canhão de 120 mm L44 M256. 

O modelo saiu com seis pinturas diferentes sendo duas configurações simples e quatro configurações com o acessório desenterrador de minas terrestres a frente.

Esse modelo saiu na série “American Glory Release 1”.

#067 - GMC CCKW 6X6 Truck – modelo de 2000. Treze modelos desse caminhão pesado foram feitos pelo JL em quatro versões distintas. A versão tanque de combustível militar saiu em duas séries iguais (primeiro modelo a direita fila superior).

Na figura acima, primeira linha, temos a primeira versão do CCKW em um carro tanque (2800 litros) com duas versões militares que saíram nas séries: “Lightning Brigade Release 6 e 2(oliva) e “Lightning Brigade Release 8 Pearl Harbor - Day of Infamy (amarela).

A versão laranja saiu na “Forever 64 Release 25” e a vermelha exclusiva da “Johnny Lightning Texaco Exclusives”. 

A segunda versão do CCKW é um modelo transporte de tropas com cabine com capota de lona, e os modelos são das séries “Lightning Brigade Release 3 Pearl Harbor - Day of Infamy”, “Lightning Brigade Release 6 Battle of the Bulge - Allied Powers Prevail”, Lightning Brigade Release 7 D-Day - Invasion of Normandy” e “Forever 64 Release 21”. 

A terceira versão do CCKW é também um transporte de tropas, mas com cabine com capota rígida e saiu nas séries “Lightning Brigade Release 4”, “Lightning Brigade Release 8 Pearl Harbor - Day of Infamy”, “Military Muscle Release 4”.

A quarta versão é na verdade o caminhão transporte de tropas sem capota, o transformando em um transporte genérico de cabine com capota rígida ou lona que saiu exclusivo na série “Lightning Brigade Release 1”.

Esse caminhão de 2,5 ton, produzido pelo consórcio Yellow Truck and Coach Co. e GMC Truck and Coach Chevrolet foi o esteio do abastecimento aliado. Usado na 2ª GGM e também na Guerra da Coréia foi produzido de 1940 a 1945, totalizando quinhentos e sessenta e dois mil, setecentos e cinquenta unidades em mais de vinte versões diferentes, sempre com o mesmo motor GMC 270 de 91 HP.

#065 - Military Willy's Jeep – modelo do ano 2000. Foi produzido em três versões: conversível, conversível com metralhadora e com capota de lona. Ao total foram produzidos 14 modelos diferentes. 

O Jeep branco saiu exatamente igual em duas séries: “James Bond 40th Anniversary Release 1” e “James Bond 40th Anniversary 4-Car Box Sets” essa última uma caixa com quatro modelos. O modelo com cor de areia conversível saiu na série “Coca Cola Calendar Cars” de 2003. Todos os outros modelos são militares. O amarelo saiu na série “Military Muscle Release 4” e todos os outros saíram em todas as séries Lightning Brigade lançadas.

Dois modelos de dois fabricantes diferentes levavam o nome de Jeep. Conhecido no exército americano como Veículo de ¼ de tonelada 4x4 tínhamos o Willys-Overland MB e o Ford GPW. Ao total foram mais de seiscentos e trinta mil modelos fabricados entre 1941 e 1945 (Willys-Overland MB: 359489 unidades e Ford GPW: 277896 unidades). Após o enorme sucesso na 2ª GGM como um veículo simples, econômico e robusto ele evoluiu para o modelo civil Jeep CJ.

#836 -  1941 Chevrolet Special Deluxe Wagon – modelo de 2002, foi aproveitado do modelo civil para a versão militar pela JL e nessa versão saiu somente uma vez na série “Military Muscle Release 3”.

Modelo teve sua venda civil prejudicada com a guerra e apenas dois mil e quarenta e cinco modelos foram produzidos em 1941. 

#068 - Hummer Military – modelo de 2000. Saiu em três versões militares e uma civil, promocional da Coca Cola. Duas versões camufladas saíram na série “Military Muscle Release 3 e 4”. A versão cor de areia saiu na série “Lightning Brigade Release 1” e a vermelha saiu na série “Coca Cola Automents 2005”. O “engradado” de Coca Cola é uma caixa de papelão pintada com os logos da marca.

O nome HMMWV (lê-se Hum-vee) de onde a versão civil Hummer derivou é um acrônimo para a expressão inglesa “High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle”, que traduzida significa Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade.

É um veículo utilitário militar desenvolvido pela “AM General” os direitos da marca civil “Hummer” pertencem a “General Motors”. 

Após uma infrutífera tentativa de vender a marca para a chinesa “Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery Company” em 2009 a GM começou a desmontar a marca e suas instalações em 2010 e o último “Hummer H3” saiu da hoje fechada planta de “Shreveport, Louisiana”, em 24 de maio de 2010, fruto da crise mundial de 2008.

#020 - 1996-2004 Hummer Military Missile Launcher – modelo de 1999. Saiu em quatro versões.

A versão camuflada em verde escuro saiu na série “Military Muscle Release 2”. As outras versões saíram nas séries “Hummers 1 Release 1 e 2” (camuflado verde claro e vermelho) o último modelo (vermelho e branco) saiu em uma série exclusiva a “Johnny Lightning Exclusive Burch Engineering Cars”.

#450 - Vought F4U-1A Corsair – modelo de 2003, exclusivo da série “Military Muscle Release 2”. 

O “Corsair” foi um avião americano com capacidade de operar baseado em porta-aviões, com velocidade máxima de 671 km/h e alcance de 1633 km, utilizado na 2a GGM e na Guerra da Coréia. Com uma grande demanda a “Vought” precisou contar com produção pelas fábricas “Goodyear” e “Brewster” no esforço de guerra americano para suprir a demanda crescente pelo “Corsair”. Foram fabricadas 12.571 aeronaves entre os anos 1942 e 1953. 

#447 - Curtiss P-40E Warhawk - modelo de 2003, exclusivo da série “Military Muscle Release 2”.

O “Curtiss P-40 Warhawk” foi um avião monomotor norte-americano, mono posto, de asa baixa, todo em metal. Foi produzido de 1939 a 1944, totalizando 13738 aeronaves distribuídas entre forças aéreas de vinte e oito distintos países.

Empregado entre 1942 e 1954, o “Curtiss P-40 Warhawk” foi a primeira aeronave da FAB durante a 2ª GGM. Com ele a FAB forjou a estrutura da sua Aviação de Caça. Ao final da 2ª GGM todos os P-40 foram concentrados em Canoas no 1º/14º Grupo de Aviação – Esquadrão “Pampa” por 10 anos até a sua desativação final do serviço.

#448 - Republic P-47D Thunderbolt "Razorback" - modelo de 2003, exclusivo da série “Military Muscle Release 2”

O “Republic P-47 Thunderbolt”, foi produzido pela “Republic Aviation” de 1941 a 1945. Era um avião grande e pesado para somente um motor a pistão. Teve grande sucesso como caça bombardeiro e levava até 2500 libras de bombas (1134 kg). Apesar de seu grande tamanho e peso alcançava 713 km/h de velocidade máxima e seu motor “Pratt & Whitney R-2800-59B” desenvolvia 2600 HP. Foram produzidas quinze mil seiscentos e oitenta e duas aeronaves ao total em todas as suas versões. 

A versão utilizada pela FAB foi a P-47D-25-RE. Ao total a FAB operou 94 unidades, destas, 62 nos céus da Itália.

#449 - P-51D Mustang - modelo de 2003, exclusivo da série “Military Muscle Release 2”.

“P-51 Mustang” foi um caça norte-americano de longo alcance produzido pela “North American Aviation”. Foram mais de quinze mil aeronaves produzidas desse modelo. Atingia velocidade máxima de 703 km/h com um poderoso motor “Packard V-1650-7 V12”, desenvolvendo 1490 HP. Mas sua melhor característica era o raio de ação. A aeronave utilizando um tanque de combustível extra podia atingir autonomia de voo que permitia escoltar a ida e a volta dos bombardeiros aliados, sobre o céu alemão e ainda dar combate aos inimigos. Com capacidade de combate similar aos caças alemães da época conseguia proteger os pesados bombardeiros B-17 e B-24 muito vulneráveis aos caças alemães quando voavam sem escolta de seus caças. Com bombardeios maciços os aliados foram aos poucos destruindo a capacidade de reação dos alemães e o “Mustang” foi fundamental nessa estratégia.

Tirando-se poucos modelos aproveitados, é uma série quase que só de modelos exclusivos. Todos os tanques têm esteiras móveis, os canhões com mobilidade lateral e vertical. A riqueza de detalhes está em toda parte. Para quem gosta do tema as séries são especiais. 

Referências:
http://www.jlcollector.net/020.html
http://www.jlcollector.net/065.html
http://www.jlcollector.net/066.html
http://www.jlcollector.net/067.html
http://www.jlcollector.net/068.html
http://www.jlcollector.net/070.html
http://www.jlcollector.net/266.html
http://www.jlcollector.net/267.html
http://www.jlcollector.net/268.html
http://www.jlcollector.net/269.html
http://www.jlcollector.net/270.html
http://www.jlcollector.net/271.html
http://www.jlcollector.net/447.html
http://www.jlcollector.net/448.html
http://www.jlcollector.net/449.html
http://www.jlcollector.net/450.html
http://www.jlcollector.net/836.html
http://loosecars.com/br/home/8507-johnny-lightning-american-glory-m1a1-tank.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/M1_Abrams
https://pt.wikipedia.org/wiki/M4_Sherman
http://www.robertsarmory.com/m16.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/M16_Multiple_Gun_Motor_Carriage
https://pt.wikipedia.org/wiki/M3_Lee
https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_K%C3%BCbelwagen
https://en.wikipedia.org/wiki/Dodge_WC_series#WC57
https://en.wikipedia.org/wiki/Tiger_I
https://en.wikipedia.org/wiki/Panther_tank
https://en.wikipedia.org/wiki/GMC_CCKW_2%C2%BD-ton_6x6_truck
https://en.wikipedia.org/wiki/Willys_MB
https://pt.wikipedia.org/wiki/HMMWV
https://en.wikipedia.org/wiki/Hummer
http://www.wwiiaircraftperformance.org/f4u/jt259.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vought_F4U_Corsair#Especifica.C3.A7.C3.B5es
https://pt.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40
https://pt.wikipedia.org/wiki/Republic_P-47
https://pt.wikipedia.org/wiki/North_American_P-51_Mustang



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Grato! Gosto muito do assunto e essas miniaturas são excelentes

      Excluir
  2. Sensacional! não vi da primeira vez ! Excelente seu conhecimento sobre o assunto.

    ResponderExcluir