domingo, 25 de fevereiro de 2018

Johnny Lightning – Hollywood on Wheels

Antes da Hot Wheels e da Greenlight terem suas séries temáticas com carros de filmes de TV e do cinema, a Johnny Lightning já mandava muito bem fazendo esse tipo de réplica, e hoje o Mauricio Nunes nos mostra todos os carros da série! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Johnny Lightning (JL) sempre teve uma presença muito forte em modelos licenciados de cinema e TV e iniciou em 1998 a série “Hollywood on Wheels” (HoW), alguma coisa como “Hollywood sobre Rodas”. A ideia era retratar carros usados em cinema e séries de TV. Alguns modelos foram inéditos e outros aproveitados de outras séries. Certamente, quase todos os inéditos foram depois reaproveitados com pinturas distintas em outras séries que não os sete “releases” da série HoW.

Release #1 – composta de oito modelos lançados em 1998. Todos os modelos foram criados originalmente para essa série e posteriormente reaproveitados em outras séries. Não houve versões “White Ligthning” nesse “Release #1”.

Monkeemobile – casting #778 – lançado em 1998 na série HoW. Modelo utilizado pelo grupo musical “The Monkees” em seriado de TV dos anos 60. Saiu ainda mais duas vezes com pequenas variações do original, em tipo de roda e decalque do conjunto na lateral do modelo.

Chevrolet School Bus – casting #777 – lançado em 1998 na série HoW. Modelo do seriado de TV “The Partridge Family” que no Brasil chamou-se “A Família Dó Ré Mi”. Apareceu ao total 19 vezes na linha JL. 

A maior variação foram dois modelos mais novos já da “JL Round 2 LLC”, das séries: “Street Freaks 2017 Release 3A & 3B - Demolition Derby” (Derby de Demolição) onde o modelo saiu sem os vidros.


1974 Dodge Monaco – casting #775 – lançado também na série HoW. Modelo apareceu no primeiro filme “The Blues Brothers”, traduzido no Brasil como “Os Irmãos Cara-de-Pau”. Apareceu ao total 19 vezes em linhas distintas. Maiores variações, carros de serviço com três giroflex distintos, um modelo táxi e um modelo estilo “funny car” (JL Zinger).

Ford LTD Police – casting #783 – lançado na série HoW em 1998. Modelo apareceu no filme “The Blues Brothers 2000”. Segundo filme dos “Irmãos Cara-de-Pau” no Brasil. Saiu ao total em seis versões, sendo quatro de serviço e dos quatro, somente esse do filme aqui mencionado não apresentou giroflex. As outras três variações do modelo com giroflex distintos.

1961 Ford Galaxie – casting #781 – lançado em 1998 na série HoW. Modelo era da série de TV “The Andy Grifith Show”. Sete versões do modelo, seis versões de serviço e uma civil. Dois giroflex diferentes.

1966 Ford Fairlane – casting #782 – modelo lançado na série HoW de 1998. Fazia parte da série de detetive da TV “Dragnet”. Foram sete versões do modelo sendo três viaturas da polícia com dois giroflex diferentes.

Back To The Future DeLorean – casting #780 – também apareceu pela primeira vez em 1998 na série HoW. Modelo da franquia de “Back To The Future”. O modelo feito pela JL é o do segundo filme da franquia. Apareceu ao total quatro vezes apenas na linha JL.

1974 Ford Torino - casting #776 – também lançado na mesma série e ano dos anteriores. Carro utilizado pelos detetives “Starsky & Hutch” na série de TV homônima. Esse modelo clássico foi bem aproveitado pela JL e apareceu 11 vezes na linha, sendo 2 vezes com a pintura do carro dos detetives, uma na série HoW onde foi lançado e outra em um diorama junto com o antigo modelo “Custom Continental”.

Release #2 – composta de três modelos lançados em 1999. Apenas um modelo criado específico para a série HoW, os outros dois modelos foram reaproveitados de séries já lançadas. Os modelos “White Lightning” da série com pneus com faixa branca ou escrito no pneu “white lightning”.

1971 Cuda Convertible – casting #785 – lançado em 1999 na série HoW. Modelo da série de TV “Nash Bridges”. Esse modelo clássico apareceu em 18 outras versões, apenas com variação de tipo de rodas e pintura.

1962-1966 E-Type Roadster – casting #784 - Lançado na cor vermelha, no ano de 99, mas na série “Johnny Lightning British Invasion Release 1”. Apareceu ao total 8 vezes na linha JL sendo duas versões como o modelo do filme “Austin Powers” a primeira na HoW #2 e a segunda em um diorama, também dos filmes de “Austin Powers” junto com o “1965-1966 Chevrolet Corvette Convertible”.

1996 Dodge Ram 1500 – casting #420 – Apareceu pela primeira vez na série “Johnny Lightning Truckin' America Release #1” de 1997, na cor vermelha. Para a série HoW, representando o modelo da série de TV “Walker: Texas Ranger”, foi criado um jogo de três acessórios: para choque com barra estilo “mata-cachorro”, estribos laterais e suporte com faróis de milha atrás da capota. Esses acessórios adaptaram o modelo #420 ao modelo da série de TV, mas não mudou o número do modelo. Esse modelo com os acessórios, foi ainda aproveitado mais 8 vezes na linha em várias séries. Ao total foram 29 versões, incluindo duas das séries “Postal Trucks” que vinham com um selo de verdade na caçamba da picape.

Release #3 – composto de oito modelos, sete lançados em 2001. Dos oito modelos, dois aparecem em duas repinturas, reduzindo os modelos a seis diferentes na série, sendo que um deles já lançado no HoW #1. As versões “White Lightning” do “release” com pneus com faixa branca e interiores também brancos. 

"Green Hornet" (1966 Chrysler Imperial) – casting #148 – lançado em 2001 esse modelo da série “Green Hornet” que ficou conhecida no Brasil como “Besouro Verde” tinha o belo Chrysler Imperial de 1966, pintado em negro com faróis verdes como no filme e no mesmo “release” apareceu a versão verde do modelo. A JL produziu apenas 5 versões desse “Chrysler Imperial”.

Scooby Doo "Mystery Machine" – casting #150 – lançado na série HoW em 2001 a “Máquina Misteriosa” do desenho de TV “Scooby Doo”, apareceu em oito versões, cinco com as barras no teto e três sem as barras, mas com uma figura do desenho animado pintada no teto (Scooby Doo, um monstro e Salsicha).

Super-Car – casting #163 – lançado também nesse terceiro “release” em 2001 o Super Carro era de um filme de TV com bonecos. Apareceu ao total em 6 versões na linha JL.

1965-1966 Chevrolet Corvette Convertible – casting #149 – lançado também no ano de 2001 e no “Release #3” esse modelo utilizado no filme de cinema da franquia “Austin Powers” foi bem aproveitado pela JL, por ser um modelo clássico aparecendo 12 vezes, sendo que em 2 dessas vezes foi utilizado uma capota rígida (conjunto inteiro de plástico – para brisa e capota).

1950 Mercury Woody Wagon – casting #146 – lançado nesse release em 2001 o modelo é do seriado de TV “The Mod Squad”. A JL aproveitou o modelo em outras 10 versões além dessa. 

As maiores variações foram modelos de “surf” com pranchas (3 modelos) e dois modelos com o capo furado para colocação de um “blower” (2 modelos).

O último modelo desse “release #3” já tinha aparecido no “Release #1”: “Chevrolet School Bus – casting #777”.

Release #4 – composto de onze modelos, somente um modelo lançado no “Release #4” em 2003. Todos os outros modelos reaproveitados de outras séries. Dos onze modelos, três são os mesmos modelos, apenas em cores diferentes.  As versões “White Lightning” do “release” com pneus com faixa branca e chassis pintados de brancos.

1976-1978 Mustang Cobra – casting #727 – modelo lançado na cor branca com faixas laranja escura em 1997 na série “Johnny Lightning Mustang Classics Release #1”. Na série HoW o modelo é da série de TV “Charlie’s Angels” que no Brasil levava o nome de “As Panteras”. Foram 14 variações desse modelo na linha JL. Treze deles bem semelhantes com variações de rodas e pinturas e apenas um deles com um motor maior e sem capo (série Street Freaks Release #2).

O 1971 Cuda Convertible (#785) na pintura azul escura do “Release #4” era da série de TV “The Brady Bunch” e foi lançado anteriormente no HoW #2.

Ghostbusters Ecto-1 – casting #501 – Esse modelo de 1996 saiu primeiro na série “Frightning Lightning #1 Series #1” na cor azul claro. Na série HoW o “Cadillac Miller-Meteor Ambulance Fleetwood” de 1959 modificado para o filme “Ghostbusters”.

Foram 15 modelos na linha JL do “Ecto 1”, sendo somente um modificado para um modelo de “surf” com pranchas no teto em vez da “parafernália Ghostbuster” (Johnny Lightning Surf Rods Release #1).

Kubelwagen – casting #270 – modelo lançado em 2003, mas em uma série militar (Johnny Lightning Military Muscle Release #1). Na série HoW era o veículo do Coronel “Klink” da divertida série de TV “Hogan’s Heroes” que por aqui no Brasil denominava-se: Guerra, Sombra e Água Fresca. Somente houve essas duas versões mencionadas do modelo.

2001-2005 Cooper Mini – casting #048B – único modelo lançado no “Release #4” em 2003. O modelo apareceu no mesmo ano em suas duas versões: A (Johnny Lightning Import Heat Release #2) e B (Johnny Lightning Hollywood On Wheels Release #4). A versão B do modelo #48 possuía faróis de neblina e a versão A não. Modelo utilizado na refilmagem do clássico “The Italian Job” que no Brasil se chamou “Uma Saída de Mestre”. Foram 17 repinturas do modelo #048, sendo 7 da versão B e 10 da versão A.

Evel Knievel Ceasar's Palace Motorcycle – casting #905 – modelo lançado em 1998 na série “Johnny Lightning Evel Knievel”. Na série HoW o modelo é do filme de TV “Happy Days”. Somente foram produzidas essas duas versões dessa motocicleta.

1964-1966 Volkswagen Beetle – casting #273 – modelo de 2002 lançamento na série “Johnny Lightning Volkswagens Release 1” na cor cinza claro com painéis laterais brancos.  Na série HoW representa o simpático “fusca Herbie” do filme da Disney de 1977 “The Love Bug”. Modelo bem explorado pela JL, aparecendo na linha 75 vezes nas mais variadas pinturas, acessórios e versões.

1923 Ford T Bucket – casting #562 - lançado em 2000 na série “Johnny Lightning Hot Rods #2 Release #1” na cor roxa escura. No “Release #4” da HoW é mais um modelo do seriado de TV “Happy Days”. Foram 16 modelos lançados ao total, com variações de pintura, rodas, motor além de um modelo com capota plástica e outro carregando duas pranchas de “surf”.

1962-1967 Sunbeam Alpine/Tiger – casting #651 – modelo apareceu pela primeira vez em 1998 na série “Johnny Lightning British Invasion Release #1” na cor azul claro. O “Sunbeam” vermelho da série HoW é do seriado de TV “Get Smart” que no Brasil levava o nome de “Agente 86”.

Release #5 – composto de doze modelos, sem nenhum lançamento na série HoW, todos apenas repinturas de séries anteriores.  Dos doze modelos, temos: três do mesmo modelo e mais quatro de outro mesmo modelo. Reduzindo então para sete modelos diferentes no “Release #5”.  As versões “White Lightning” do “release” com rodas e pneus brancos.

2001-2005 Cooper Mini – casting #048B, já lançado no “Release #4” na versão limpa, essa é a versão suja de lama.

1964-1966 Volkswagen Beetle – casting #273, já lançado também no “release” anterior só que na versão limpa. No “Release #5” o modelo utilizado foi o enlameado.

"Simpsons" Marge's Wagon – casting #718 – lançado na série “Johnny Lightning "The Simpsons" Release #1”, na mesma cor em 2003. O carro de Marge Simpson do desenho “The Simpsons” (Os Simpsons) somente apareceu nessas duas séries.

"Simpsons" Homer's Sedan – casting #717 - lançado na série “Johnny Lightning "The Simpsons" Release #1”, na mesma cor em 2003. O carro de Homer Simpson do desenho “The Simpsons” (Os Simpsons) somente apareceu nessas duas séries.

"Simpsons" Springfield Elementary School Bus – casting #719 - lançado na série “Johnny Lightning "The Simpsons" Release #1”, na mesma cor amarela, mas com dizeres distintos pintados na lateral do ônibus. Modelo de 2003. O ônibus escolar do desenho “The Simpsons” (Os Simpsons) somente apareceu nessas duas séries.

"Simpsons" Chief Wiggum's Police Cruiser – casting #720 - lançado na série “Johnny Lightning "The Simpsons" Release #1”, na cor branca em 2003. O carro do Chefe de Polícia do desenho “The Simpsons” (Os Simpsons) somente apareceu nessas duas séries. 

Os quatro últimos modelos do “Release #5” já foram mostrados no “Release #3” (Scooby Doo "Mystery Machine" – casting #150).

Release #6 – composto de onze modelos, sem nenhum lançamento na série HoW, todos apenas repinturas de séries anteriores. As versões “White Lightning” do “release” com rodas e interiores brancos.

1969-1970 Dodge Charger – casting #488 – modelo lançado no ano 2000 e o primeiro foi verde garrafa “spectraflame” com capota branca e o outro da embalagem em “zamac”. Modelos da série “Johnny Lightning Mopar Muscle First Shots”. Na série HoW foi aproveitado esse modelo para a série “Dukes of Hazzard” que no Brasil teve o nome “Os Gatões”. 

A JL produziu 51 variações desse Dodge Charger, tanto o modelo de 69 quanto o de 70, sendo que foram 11 versões do modelo da série “Os Gatões” na cor laranja e um modelo amarelo. As versões cor de laranja tinham tons distintos de laranja, rodas diferentes alguns com sujeira de lama e um até com sujeira de neve. Ainda houve versões com o motor aparente, sem tampa do capo e versões “Funny Car” (JL Zinger).

1971-1972 Plymouth Satellite, Roadrunner, & GTX – casting #487 – modelo lançado no ano 2000 e o primeiro foi dourado e o outro da embalagem em “zamac”, modelos da série “Johnny Lightning Mopar Muscle First Shots”. Na série HoW foi aproveitado esse modelo para a série “Dukes of Hazzard” que no Brasil teve o nome “Os Gatões”. 

Foram 45 modelos na linha JL desse modelo, sendo 3 modelos “Funny Car” (JL Zinger).

1977-1981 Pontiac Trans Am – casting #371 – modelo inicial foi da série “Johnny Lightning Firebirds Release #1” de 2003 na cor prata.  Na série HoW o modelo foi aproveitado para o filme “Smokey and the Bandit” batizado no Brasil como “Agarra-me se Puderes”.

Foram 15 modelos, sendo 8 modelos de 77/78 e 7 modelos de 79/80. 

Um desses últimos com o motor maior e sem capo.  

1970-1971 Challenger Hardtop – casting #216 – modelo original de 2004. Lançado na série “Johnny Lightning Club Membership Cars” na cor amarelo claro com teto preto. Foi utilizado como o modelo todo branco do filme “Vanishing Point” adaptado no Brasil para o nome “Corrida Contra o Destino”. Foram 41 modelos Challenger, sendo 4 modelos com o motor maior e sem capo além disso, houve mais 4 modelos “Funny Car” (JL Zinger) lançados em 2004.

O #216 era apresentado com três tampas de capo distintas. 

1971-1973 Ford Mustang – casting #725 – esse modelo estreou na série “Johnny Lightning James Bond #1”, como o Mustang vermelho dirigido por “Bond” no filme “Diamonds are Forever” (Os Diamantes são Eternos). Foi utilizado na série HoW como o modelo amarelo do filme “Gone in 60 Seconds”, “60 segundos” em português. 25 modelos foram lançados desse molde, sendo que 2 sem capo e com motores maiores aparentes.

1969 Chevrolet Camaro Convertible – casting #265 – o modelo apareceu primeiro em vermelho, em 2003 na série “Johnny Lightning Muscle Cars #5 Release #4”. Para a série “Hollywood on Wheels” o modelo foi utilizado para o filme de cinema “Charlie’s Angels” que teve o nome de “As Panteras” no Brasil. Foram ao total 18 modelos. Três modelos com capota de lona. Dois modelos com os faróis redondos não cobertos pela grade frontal.

Mais um modelo do carismático “Fusca Herbie” o 1964-1966 Volkswagen Beetle – casting #273, que já apareceu nos “Release #4 e #5”. 

1968-1972 Chevrolet Nova – casting #098 – um modelo lançado em 2000 na série “Johnny Lightning Muscle Cars #4 Release #1”, também na cor preta. Esse foi mais um carro da refilmagem de “The Italian Job” que no Brasil se chamou “Uma Saída de Mestre”. Por se tratar de um “Muscle Car” clássico, a JL reaproveitou o modelo em mais outras 41 versões além dessa. Quatro modelos saíram sem capo e com motores maiores, além de duas versões “Funny Car” (JL Zinger) lançados em 2004.
 

2003-2006 Nissan 350Z – casting #856. Esse modelo foi primeiro apresentado na cor branca em 2004 na versão exclusiva “Johnny Lightning HobbyTalk Exclusive Cars”. Para a série HoW foi preparado o modelo azul da franquia “The Fast and The Furious” (Velozes e Furiosos, no Brasil). Ao total foram 11 modelos lançados pela JL apenas com variações de cores e rodas.

1997-2002 Nissan Skyline – casting #045 – lançado na série “Johnny Lightning Import Heat Release #1” na cor prata em 2003. Mais um carro que foi adaptado para a franquia “Velozes e Furiosos”. Ao total foram 10 modelos lançados pela JL dessa versão do “Skyline”.

Jeep CJ-5 – casting #618 – Esse modelo foi introduzido na linha JL em 2004, na cor verde escuro metálico pela série “Classic Gold #2 Release #22”. Na série HoW o modelo foi adaptado para ser o Jeep de “Daisy Duke” do seriado “Os Gatões”. Foram ao total 23 variações desse modelo, sendo 3 variações do Jeep de “Daisy Duke” e 4 variações com pintura militar.

Os últimos modelos da série “Hollywood on Wheels” foram melancólicos. Foram os mesmos modelos do “Release #3”, porém em “zamac”. Foram seis modelos, sem repetições e sem versões “White Lightning”.

Parece que infelizmente o orçamento para moldes novos não acompanhou o orçamento de licenças e apesar de terem começado com “todo o gás” no “Release #1” somente com moldes novos, o ímpeto foi baixando à medida que parece que o orçamento também o foi e as três últimas séries lançadas (#5, #6 e #3 Raw Set) foram melancólicas adaptações de modelos já bem batidos na linha. 

De qualquer forma, o tema cinema e TV sempre atraem interessados e a série como um todo pode ser considerada muito boa com alguns modelos praticamente exclusivos da série.

Referências:

9 comentários:

  1. Pena que nesse retorno os JL infelizmente ficaram um pouco caros pra revenda, compensa mais os GL e M2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que está caro na JL é o custo benefício. Até agora só teve molde antigo, mas se começar a aprecer coisa nova acho que esta no nível de M2 e GL

      Excluir
  2. Quanto ao General Lee, faltou a variação preta, e o que foi dito como sujeira de neve é, na verdade, o carro com arranhões na lataria/pintura.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao General Lee, faltou a variação preta, e o que foi dito como sujeira de neve é, na verdade, o carro com arranhões na lataria/pintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...grato pela informação dos "tiros". Não conheço a versão preta, saiu como JL ou ERTL?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Saiu como JL mesmo, é o charger antes de ser pintado de laranja e receber a bandeira dos confederados e o 01. veja nesse link:

    http://dukescollector.blogspot.com.br/2013/03/the-complete-johnny-lightning-dukes-of_29.html

    ResponderExcluir
  5. Que matéria espetacular!! Adoro essa série Hollywood on Wheels!

    ResponderExcluir