domingo, 14 de outubro de 2018

A história da Buby

O Mauricio Nunes nos conta hoje a interessante história de uma fabricante de miniaturas da Argentina. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

No sul da América do Sul também se produziram miniaturas e uma das mais famosas marcas Argentinas é a “Buby”.

A Buby foi fundada por Haroldo Buby Mahler em “Ranelagh”, zona residencial ao sul da grande Buenos Aires no final dos anos 50. O negócio iniciou realmente na casa do fundador com modelos em escala 1:43 e depois cresceu.

As embalagens dos modelos 1:43 eram caixas, com ou sem visor e foram mudando e evoluindo com o passar do tempo e com o advento de novas coleções.

Também havia oferta de modelos 1:43 em blister.

Os modelos iniciais da “Buby” de 1957 eram todos de metal e não tinham interior nem vidro. Essa série foi depois modificada e melhorada a medida que a competição aumentava na escala 1:43, com modelos “Corgi, Dinky e Matchbox (King Size).

Com o desenvolvimento de modelos um pouco mais competitivos a “Buby” produziu miniaturas mais próximas das grandes fabricantes europeias no início dos anos 60.

Mas ainda estava faltando algo mais para competir de igual para igual e daí veio o negócio com a “Solido”. 

Em 1968 e 1969 a Buby importou uma grande quantidade de modelos desmontados da “Solido” francesa e os montava na sua fábrica na Grande Buenos Aires para fugir aos regulamentos aduaneiros da época. Pequenas partes de plástico e rodas eram feitas na própria planta de produção da “Buby”. Esses modelos em escala 1:43 montados na Argentina levavam um adesivo colado ao lado da marca “Solido” estampada na base metálica do modelo com os dizeres “Fabricado en Argentina por miniaturas Buby”.

No início dos anos 70 a competição com as marcas europeias obrigou a “Buby” a incursionar na escala 1:64 e para isso investiram em uma outra planta em Vila General Belgrano na província de Córdoba onde faziam modelos 1:43 e 1:64. Os últimos eram chamados de “mini Buby”.

Os “minis Buby” vinham em blister ou caixas. 

Entretanto, ainda não estavam ao nível dos Matchbox e Corgi Jr. 


Os modelos “mini Buby” estão mais para concorrer na faixa inferior com “Yatming” ou “Maisto” entre outros do que para brigar de igual para igual com os Matchbox, por exemplo. O acabamento deixa a desejar. Os encaixes são falhos, as rodas desproporcionais, geralmente com modelo mal rebarbado apresentando muitas imperfeições superficiais.

A antiga planta de “Ranelagh” foi modificada para receber os modelos 1:43 feitos em Córdoba, além de continuar montando os modelos vindos de França (Solido). Ao final dos anos 70 a crise que se abateu sobre a Argentina com uma hiperinflação galopante obrigou a “Buby” a fechar as duas plantas temporariamente. Entretanto, em 1982 unificaram as duas plantas (Buenos Aires e Córdoba) em uma só, na localidade de “Don Torquato” a 40 km de Buenos Aires e essa nova planta chegou a produzir mais de 200 mil exemplares em 1:64 por mês. 

Em 1987 começaram com os “Collector’s Classic”, que eram modelos numerados em escala 1:43 de alta qualidade e focados nos colecionadores. Além do certificado, os modelos da série “Collector’s Classic” tinham um cartão de identificação.

Em 1993, nova crise se abate sobre a Argentina e a “Buby” é obrigada a fechar a nova planta de “Don Torquato”.

Em agosto de 2015 o “Museo del Golf - Roberto De Vicenzo”, na cidade de Berazategui apresentou uma exposição de modelos da Buby que contou com o próprio Haroldo Buby Mahler (na direita) como homenageado. 

É uma pena que não haja nenhum fabricante de miniaturas nas redondezas, como já tivemos no passado. Fica a lembrança de uma marca sul-americana de miniaturas que sobreviveu durante três décadas de incertezas e rebuliços econômicos no cone Sul, mas que fez história.

Referências:
https://www.fabtintoys.com/buby/
http://www.juguetes.com.ar/category/buby/
https://www.ebay.com/itm/231686310354
http://autosescala1-43.blogspot.com/p/como-nacio-el-ho.html
https://www.ebay.com/itm/BUBY-1-43-PLASTIC-FIAT-125-SEAT-POLSKI-LADA-VAZ-FSO-BUENOS-AIRES-TAXI-YELLOW-CAB-/112540094061
https://www.pinterest.ca/pin/724446290028994512/?lp=true
http://www.kbickford.com/AlphaB.html
https://www.globuya.com/AR/Buenos-Aires/137059516371992/Buby-Gorgo-Coleccionables-Argentinos
https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-631861618-buby-citroen-3-cv-tc-con-caja-164-naranja-_JM
https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-630412069-autito-mini-buby-peugeot-404-164-con-la-caja-_JM
http://diorama143.blogspot.com/2012/08/la-belleza-de-las-argentinas.html
https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-657702914-buby-143-colectivo-mbenz-1114-impecable-cestuche-_JM
https://autoblog.com.ar/2015/08/20/homenaje-a-buby-la-patria-de-la-infancia/



3 comentários:

  1. Boa reportagem, parabéns Mauricio Nunes!!!

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  2. Porque nos solido oldsmobile tonorado tem uma abertura com um + na tampa debaixo dos carrinhos (aparece numa foto nesta reportagem) acima????

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    1. alguns modelos originais da Solido Francesa tinham um lâmpada que acendia quando se abria a porta do veículo. O sinal de (+) é o polo positivo da bateria para quando for trocada.

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