domingo, 3 de maio de 2020

Matchbox Dinky VII

A época em que a Matchbox produzia carros em escalas maiores gerou alguns modelos incríveis, e o Maurício Nunes vem nos mostrando nos últimos domingos todos os que foram lançados dessas coleções. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Nesse artigo gruparemos mais três séries afins. A primeira é a série “Anheuser Busch Set” seguida da “California Dream Cars” e a terceira série tratada no artigo será a “Special US Cars”.

Anheuser Busch Set – série de 1999, composta por seis modelos, todos pintados com pinturas da cervejaria Anheuser Busch dona das marcas de cerveja Budweiser e Michelob entre outras. Série mista, com 3 modelos originais Dinky e 3 modelos repinturas dos Matchbox Models of Yesteryear (MOY).

1969 Dodge Charger DYM37598– modelo original MOY (YMC10) do ano de 1998, pintado originalmente de vermelho alaranjado com a capota preta e faixa traseira em preto. Apareceu pela primeira vez na série “Muscle Cars Series II”.

Na série o modelo vem pintado de amarelo e vermelho com pinturas alusivas a cerveja Budweiser. Atenção ao detalhe da roda do Charger que é uma roda real do modelo. 

1971 Plymouth Barracuda 440 DYM37599 – modelo original MOY (YMC02) do ano de 1996 lançado pela série “Muscle Cars Series II” na cor amarelo bem claro com detalhes em preto. 

O modelo da Cervejaria pintado em azul com amarelo com grafismos da cerveja e detalhes da carroceria em vermelho.

Cadillac Coupe de Ville 1959 Convertible DYM37597 – repintura da primeira versão do 1959 Cadillac Coupe de Ville conversível lançado pela série “Oldies But Goodies Series I” de 1996. O modelo original foi pintado de preto com interior vermelho.

O modelo da série manteve preta e interior vermelho do modelo de lançamento, mas o painel e a capota foram mudados para a cor caramelo. Modelo vem com pintura da cerveja Michelob. 

1957 Chevrolet Bel Air DYM37600 – modelo original Dinky lançado pela série “Oldies but Goodies I” de 1996 na cor vermelha com capota branca e detalhes em cromo. 

O Bel-Air 57 vem mais uma vez homenageando a cerveja Budweiser nas cores azul e vermelho. 

1965 Ford Mustang DYM37619 – modelo molde original Dinky lançado nessa série, mas foi posteriormente catalogado como um modelo MOY e veio pintado de prata com faixas azuis e interior vermelho.

1968 Volkswagen Beetle DYM37622 – modelo original Dinky de 1999 apareceu na série “Matchbox Exclusives” pintado como um veículo da lanchonete McDonald’s em azul, vermelho e amarelo. 

O último modelo da série da “Anheuser Busch” acabou pintado com um esquema de cores semelhante ao modelo de lançamento, mas dessa vez o modelo é da “Budweiser” e não do “McDonald’s”.

California Dream Cars – apesar do nome (Carros de Sonhos da California) a série é notadamente de modelos estrangeiros e não americanos. Mas seriam esses modelos os modelos de sonhos da California. Série do ano de 2000, com dois modelos italianos, um modelo alemão, um modelo inglês e finalmente um modelo americano. Todos os modelos dessa série são moldes originais Dinky. 

Ferrari F40 CDC150-M – modelo criado para essa série. Ferrari F40 pintado de vermelho com interior preto.

Mercedes 320SL CDC232-M – modelo criado para essa série e pintado de verde metálico em dois tons e capota e interior em preto. 

Corvette ZR1 CDC213-M - modelo criado para essa série e pintado de azul metálico com interior preto. Esse o único carro efetivamente americano no grupo escolhido para os carros de sonhos da Califórnia. 

Lamborghini Diablo – modelo criado para a série e pintado de amarelo com interior em caramelo e amarelo. 

Jaguar XJ220 CDC173-M – modelo criado para a série e pintado de marrom escuro com interior em marrom e caramelo.

Special US Cars – série de 2001 com foco em modelos americanos. Composta por sete modelos ao total sendo que três modelos são repinturas dos Matchbox Models of Yesteryear (MOY) e quatro modelos são originais Dinky, porém, um dos quatro é uma repintura, portanto seriam três modelos originais Dinky e uma repintura de um deles. 

1968 Chevrolet Camaro SS396 92686 – modelo MOY YMC06 lançado na série “Muscle Cars Series I” de 1996 e renumerado para a série Dinky. O modelo de lançamento foi pintado de preto com interior vermelho e faixas em vermelho e prata.

O modelo da série especial de modelos dos EUA foi pintado de branco, com o mesmo interior e faixa vermelhos do modelo de lançamento, mas sem a faixa prata.

1970 Ford Mustang Boss 429 92687 – modelo lançado como MOY YMC05 em 1996 na “Muscle Car Series I” na cor amarelo ouro com interior em preto e detalhes também em preto. 

O modelo da série foi pintado de azul claro com interior branco e os detalhes mantidos em preto. 

1971 Plymouth Barracuda 440 92688 – modelo YMC02 dos Models of Yesteryear (MOY) lançado em 1996 pela “Muscle Cars Series I” na cor amarelo pálido com detalhes em preto.

O modelo da série “Special US Cars” foi pintado de verde com a capota e detalhes em preto. 

Ford Thunderbird 1955 92692(amarelo) e 92542(verde água) – molde original Dinky que apareceu pela primeira vez na “Coca Cola Cruisers / Coca Cola Series III” de 1995. Na sua primeira aparição o modelo foi pintado de preto com detalhes em vermelho e grafismos do refrigerante. Esse modelo tem a capota removível, podendo aparecer na forma com ou sem capota.

Para a série foram feitas duas pinturas do modelo com números distintos. 

Modelo em amarelo claro com interior em preto. Bancos em preto e amarelo.

Modelo pintado de verde água com interior da mesma cor e bancos com detalhe em branco sobre o verde água. 

Studebaker Golden Hawk 1957 92696 – modelo original Dinky criado para a série “Oldies But Goodies 1” de 1996 na cor verde com detalhes em branco. 

O modelo da série foi pintado de prata com capota, interior e detalhes em branco. 

Cadillac Coupe de Ville 1959 Convertible DYM37597 – repintura da primeira versão do 1959 Cadillac Coupe de Ville conversível lançado pela série “Oldies But Goodies Series I” de 1996. O modelo original foi pintado de preto com interior vermelho.

O último modelo dessa série foi pintado de vermelho escuro com interior mesclado em branco e o mesmo vermelho escuro. 

Nesse artigo grupamos três séries de modelos Matchbox Dinky. Apenas a série “California Dream Cars” foi composta somente de moldes exclusivos Dinky. As outras duas séries se utilizaram do subterfúgio de renumerar modelos MOY para Dinky já visto em outras análises dessa série de artigos como forma de aproveitar bons moldes criados para outra linha de produtos. Embora isso aumente a frequência de repinturas dos modelos, não chega a tirar o brilho das séries analisadas.   

Referências: 
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCLSDINKYdc.php



4 comentários:

  1. Desse T - Bird de 55, eu tenho com o logo C9ca Cola em branco, carroceria do carro vermelha e teto branco, e também um caminhão Ford 1929 (acho) vermelho tb com logo da coca cola em branco tb. São bem legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O T-Bird é de 2000 da coleção "Dinkies Matchbox Collectible Club Issues". O Ford é MOY (Matchbox Models of Yesteryear)

      Excluir
  2. Y cual fue el modelo inglés de la serie California Dream Cars??

    ResponderExcluir