quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Colecenso: Quem são e o que querem os colecionadores brasileiros


A Colecenso durou 3 meses e foi a única iniciativa que aconteceu até hoje no Brasil para entender o que o colecionador brasileiro de miniaturas quer e o que ele coleciona. A pesquisa só foi possível pela união de algumas das maiores autoridades sobre miniaturas no Brasil: as lojas Semaan e Coleciona, a California Toys, o blog T-Hunted e o Clube Hot Wheels Brasil. Abaixo você pode ver alguns resultados desta pesquisa. As empresas que formam a Colecenso se reservam o direito de manter alguns dos dados em sigilo, e se você lojista ou empresário quer ter acesso aos resultados completos desta pesquisa (e não aos dados sigilosos dos entrevistados), mande-nos um email: contato@t-hunted.com.br.

Ao todo participaram da pesquisa 1.530 colecionadores, sendo que 97% desse número são homens e apenas 3% são mulheres, o que nos mostra que este é um hobby predominantemente masculino. O estado que possui mais colecionadores é São Paulo, com 52,7%, seguido do Paraná (10%) e do Rio Grande do Sul (6%).

O colecionador brasileiro tem entre 31 e 50 anos (58,6%) e coleciona a mais de 5 anos (51,7%). As coleções tem entre 201 a 500 ítens (28,9%) em sua maioria, e são formadas por miniaturas na escala 1/64 (47%). Essas miniaturas são colecionadas fora da embalagem e guardadas em expositores (40%).

Ao perguntarmos sobre que marca o colecionador brasileiro tem em sua coleção, uma surpresa: quase que a totalidade dos entrevistados disse que coleciona Matchbox, e isso é muito interessante, já que a marca não é importada oficialmente para o Brasil há 4 anos. O número superou todas as outras marcas, inclusive a Hot Wheels (fique esperta Mattel, olha o quanto vocês deixam de ganhar conosco!). Veja no gráfico:


Outro dado interessante é sobre que tipo de miniaturas o colecionador tem em sua coleção. Os carros nacionais tem a preferência dos colecionadores, seguido muito de perto de carros temáticos, muscle cars, esportivos e caminhões/caminhonetes. Veja no gráfico abaixo todas as respostas:


O meio de informação preferido de quem coleciona para saber as novidades é a internet, com blogs/sites sendo os mais importantes neste quesito, seguidos muito de perto pelo Facebook, que sem dúvida hoje é uma grande ferramenta para se manter atualizado sobre tudo. O que mais atrapalha o colecionador hoje em dia, é a falta de disponibilidade dos modelos que os pesquisados gostariam de comprar e a falta destes produtos nas lojas.

A Colecenso foi um grande sucesso e atingiu seus objetivos iniciais, e você pode esperar novas edições revistas e melhoradas para os próximos anos. Queremos agradecer a todos pela participação e pelo apoio! Obrigado!

41 comentários:

  1. ótima iniciativa, ei participei da pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito importante essa pesquisa para que os fabricantes se interessem pelo nosso mercado dando a atenção merecida, vamos torcer para isso!

    Parabéns a todos os envolvidos e participantes!

    ResponderExcluir
  3. Sinto muita falta de mais caminhões e tratores, aqui em PE praticamente não ha MatchBox... É ma pena.

    ResponderExcluir
  4. Maisto na frente da Hot Wheels... Também tem modelos dos próprios Fresh Metal que parecem minis da Matchbox e Welly...

    ResponderExcluir
  5. Estimava que nós, colecionadores de minis, fôssemos cerca de 20 ou 30 mil em todo o Brasil. Tendo apenas e tão somente 1.530 respostas à pesquisa, acho que somos menos ainda, consequentemente com um peso ínfimo nas vendas de uma multinacional como a Mattel. Conclusão: colecionadores, desencanem total e definitivamente de fazer protestos de qualquer tipo à empresa, pois somos praticamente nada.

    Algo que não me surpreende é SP representar mais da metade das respostas, mas sim o 2º colocado ter apenas 10%. Explica, dentre outras coisas, a quantidade de supers encontrados nas capitais de estados fora do centro-sul e no interior dos estados.

    Surpreende o fato de a Matchbox ser a marca mais colecionada. Pode ser uma indicação que o público que respondeu à pesquisa não representa tão bem à "média" dos colecionadores.

    Acredito que nós colecionadores deveríamos ter acesso sim às respostas completas, afinal depositamos tempo e principalmente confiança suficiente pra informar endereço e CPF para respondê-la. Divulgá-la completa seria ao menos retribuição a essa confiança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a pesquisa foi limitada pq não é todo mundo que conhece o T-Hunted ou os outros canais de divulgação. Existem muito mais colecionadores por aí que não souberam da pesquisa e que não se informam periodicamente sobre o hobby. A pesquisa foi uma amostra dos colecionadores, e não uma contagem especifica de quantos somos.

      As empresas que criaram a Colecenso investiram dinheiro e tempo na elaboração da pesquisa, e algumas respostas são estratégicas para eles. Não dá pra entregar certas respostas de graça para concorrentes que não investiram nisso. Mas é bom esclarecer que dados pessoais dos entrevistados não serão divulgados.

      Excluir
    2. Cara concordo, ate porque São Paulo se mostrou líder, pois acredito que la a distribuição de Match Box e de outras marcas. Tenho muitas mínis, mais ainda estou na fase de garimpar nas lojas, não comprei ainda pela net mais quem sabe... Vamos ter sorte de achar algo de bom.

      Excluir
  6. Eu mesmo me protelei (fui deixando pro clássico "amanha") muito em responder... e o lance do CPF pode ter assustado um pouco algumas pessoas ressabiadas com fornecer esses dados por internet. Mas a iniciativa é boa e chega a ser curioso os maisto estarem na frente de HW, sinal que o colecionador ta afim de mais qualidade e menos folclore.

    E eu concordo com o Ftrack! A gente forneceu CPF... deviamos ter acesso à mais coisas. Se o IBGE faz pesquisa ele divulga todos os resultados, e isso sem pedir CPF nem nada!

    Enfim, a iniciativa foi boa, agora se o mercado vai, realmente, dar algum retorno dessa pesquisa... só acredito vendo.

    ResponderExcluir
  7. Estou surpreso pelo fato de a Kyosho ainda ser tão específica, já que nem aparece no primeiro gráfico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendeu isso. Nem outras como CMS, Minichamps, etc...

      Excluir
  8. Fiquei muito surpreso de ver Matchbox na frente de Hot Wheels e este atrás de Maisto!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa, toda informação sempre ajuda a organizar e crescer.

    ResponderExcluir
  10. Qualquer pesquisa que diga que a Hot Wheels não é a marca predominante nas coleções brasileiras, certamente, é falha.
    Para mim, retrata o que o colecionador quer e não o que ele tem.
    Sejamos sinceros : É impossível o colecionador brasileiro ter mais Matchbox e Maisto do que Hot Wheels, ainda mais, levando-se em conta que a Hot Wheels é uma marca que produz 2 ou 3 variações de cada mini no mesmo ano.
    Claro que a pesquisa foi uma boa iniciativa, mas, acredito que não houve honestidade nas respostas.
    Eu, que sou critico da marca, especialmente sobre os atuais modelos produzidos, tenho 1478 em um universo de 3460, cerca de 42% do total.
    Porem, deve-se levar em conta que eu compro fora direto e tenho acesso as mais diversas marcas, o que não é a realidade da maioria dos colecionadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partilho de sua conclusão, mas não pelos mesmos motivos que você menciona.
      Por exemplo, eu coleciono somente HW e MB... a pesquisa permitia selecionar mais de uma marca.
      Até pela tradição e saudosismo, acho que todos os colecionadores têm algum MB em suas coleções. Já os HW são discriminados por vários. Deve ter gente que assinalou MB e Kyosho, por exemplo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Também achei isso estranho JAF... e concordo com vc...
      Ate pelo fato de a MB nao ser mais vendida no brasil... MUITA gente nem deve ter MB na colecao (colecionadores novos)... ou se tem a quantidade eh muito pekena...
      Não sei quantas minis tenho... sao mais de 3000, e acredito que quase 50% da minha coleção é de HW... apesar de nao ser mais meu foco e quase nao comprar mais minis da marca...

      Eu enxergo isso como uma forma de PROTESTO contra a HW... acho que todo mundo que coleciona uma hora ou outra acaba comprando um HW... q seja um nacional... um tematico ou coisa do tipo.. entao acho que tem muita gente se saco cheio com a HW e tem saudades da MB....
      posso estar errado... mas essa eh a minha interpretação!!

      Agora vamos combinar.. MAISTO em 2o??? hahahahha... se liga!!

      Excluir
  11. A maisto está na frente acredito porque tem nas escalas 1/64, 1/43 e principalmente na 1/24 na qual ela predomina sem muito concorrência na faixa de preço já que a Jada e bem mais cara e isso levando em conta só 47% coleciona somente 1/64, por isso acredito na superioridade da Maisto já a Matchbox foi muita surpresa!!!

    ResponderExcluir
  12. Maisto na frente de Hot Wheels é algo que eu não esperava...

    ResponderExcluir
  13. Participei e dou parabéns aos q participaram... Valeu a pesquisa.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Muito bom essa pesquisa. Agora é a hora da Matchbox vir para o Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela iniciativa, e concordo a informação não deve ser partilhada a todos. Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Maisto vende mais, por que é mais barato hehehehe
    (serie fresh metal)

    estou triste, pq nao ganhei os nenhum carro do sorteio...
    vai ser azarado lá na esquina...

    ResponderExcluir
  17. Ahh não pode ser verdade isso não...a galera deve ter respondido esperando que suas respostas incentivassem a venda de MB aqui.
    Onde que MB e Maisto vende mais que HW no Brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que a pesquisa queira saber qual marca vende mais no Brasil, e sim o que o colecionador deseja ver com mais frequência nas prateleiras.
      E de fato, MB deve ser a marca mais desejada, eu particularmente sinto uma falta imensa dela por aqui, sempre que posso adquiro com algum colecionador que tem para venda ou troca.
      Sobre os Maisto, não me anima muito, pois eu acho as minis da Maisto um pouco estranhas, desproporcionais, mas é meu gosto. Eu vivo em uma capital, em Porto Alegre - RS e mesmo assim temos grande dificuldade em encontrar Maisto a venda, exceto os Fresh Metal que mesmo assim encontramos apenas nas Lojas Americanas.
      E finalmente sobre os HW na terceira posição, creio que o colecionador sente falta de diversas series bacanas que ficam trancadas dentro dos EUA e que fazem falta aqui para nós, que por diversas vezes nos sentimos frustrados em saber que certa série não virá para cá, como o caso recente da série do Velozes e Furiosos.

      Excluir
    2. Acho que ter a MBX em primeiro lugar foi mais um reflexo do que o colecionador considera marca "popular" no gosto com um porem, conheço gente que detesta Hot wheels, coleciona outras marcas e considera mais ter um MBX em sua coleção do que um Hot Wheels. Eu tenho muitos HW, não os considero principais (nem em volume de compra na minha coleção) para falar a verdade cada ano que passa eu compro menos HW e mais de outras marcas. Agora achei o fato interessante do resultado apontar Carros Nacionais como os principais na coleção, seria controverso assim como MBX estar na frente da HW, pois existem miniaturas de carros nacionais, porem elas existem em uma quantidade irrelevante se considerarmos os outros tipos de miniaturas que são produzidas... realmente acho que esses resultados expressão mais o reflexo do "querer", do colecionador do que realmente é a realidade do"ter" dos brasileiros...

      Excluir
  18. Acho que está havendo má interpretação desse resultado. A pergunta questiona quais marcas o colecionador tem (e quase todos tem Matchbox), não as que ele coleciona.
    No meu caso: tenho 296 minis 1/64, sendo 5 Matchbox, 3 Maisto e 1 Greenlight, mas coleciono apenas Hot Wheels. Das outras marcas compro apenas minis que tenho um interesse específico ou quando aparece uma oportunidade.
    Se a pergunta fosse "quais marcas você coleciona" eu (e acho que a maioria dos que responderam) marcaria apenas HW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o comentário foi para mim, mas, de qualquer forma, no espirito do debate, eu não considero que interpretei errado a pergunta.

      Veja o texto do blog :
      "Ao perguntarmos sobre que marca o colecionador brasileiro tem em sua coleção, uma surpresa: quase que a totalidade dos entrevistados disse que coleciona Matchbox, e isso é muito interessante, já que a marca não é importada oficialmente para o Brasil há 4 anos. O número superou todas as outras marcas, inclusive a Hot Wheels (fique esperta Mattel, olha o quanto vocês deixam de ganhar conosco!)."

      Sobre o texto, eu entendi que a maioria diz que tem Matchbox e Maisto em suas coleções ao invés de Hot Wheels.

      Para mim, continua sendo impossível a maioria dizer que tem Matchbox ou Maisto ao invés de Hot Wheels em suas coleções.

      Na pior das hipóteses, para a pesquisa ter algum lampejo de realidade, penso que deveria haver um empate entre Hot Wheels e Matchbox. Mas mesmo assim, eu não acreditaria. Reputo como impossível, haja vista que a imensa maioria dos colecionadores brasileiros tem suas coleções restritas a mainlines Hot Wheels.

      Eu sei que existem "colecionadores fundamentalistas" que preferem ver o demônio do que ter um Hot Wheels em suas coleções. Mas são minoria absoluta.

      Agora vamos a sua afirmação :
      "Acho que está havendo má interpretação desse resultado. A pergunta questiona quais marcas o colecionador tem (e quase todos tem Matchbox), não as que ele coleciona."

      Pelo que entendi, você disse que a pesquisa retrata as marcas que o colecionador "tem" e não as que ele "coleciona."

      Sinceramente, não entendi a diferença. Para mim, se o colecionador "tem" determinada marca na coleção, é porque ele "coleciona". Penso que ter na coleção é o mesmo que colecionar. Não consigo ver diferença entre ter na coleção ou colecionar. Se você tem determinada coisa em sua coleção, obviamente, você a coleciona.

      Outrossim, tomando por exemplo a sua coleção, o resultado da pesquisa não condiz com a realidade. A porcentagem de marcas que você cita referente sua coleção, na minha ótica, retrata a maioria dos colecionadores brasileiros, ou seja, maioria esmagadora de Hot Wheels. E o mesmo acontece comigo. Tenho 42% dessas porcarias...rsrs.

      Finalizando, eu acho que a maioria dos que responderam essa pesquisa ficaram com vergonha ou receosos de dizer que tem Hot Wheels em suas coleções. Algo similar a aqueles que dizem que nunca compraram uma revista de mulher pelada...rasrsrs.

      Excluir
    2. Eu gostaria de ressaltar um ponto sobre a Matchbox :
      A maioria dos colecionadores que sentem saudade e falta da marca, sentem do passado da mesma (leia-se Lesney) e não dos lixos atuais. A Mattel esta acabando com a marca. Essa tendência de lançar miniaturas de carros imaginarios para não pagar licenciamentos está destruindo o nome. Está a um degrau de virar uma Hot Wheels da vida.
      Quando você vê a lista de miniaturas do ano, nem 30% são de carros reais. A maioria é trator, ônibus, caminhões, coisas voadoras, etc, tudo saída da cabeça dos projetistas da Mattel...

      Excluir
    3. Aguarde 2015... Tudo vai mudar entre Hot Wheels e Matchbox.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Droga, escrevi fora da conversa :(

      Excluir
    2. Será que esta vindo a bomba das bombas?

      Excluir
    3. Hehehe... Nada oficial ainda. Mas virão mudanças que farão a Matchbox ser novamente o que era. Talvez melhor ainda. Vamos aguardar!

      Excluir
  20. Gostaria de contribuir com o debate, apesar de possuir modelos Matchbox da minha infância, comecei a colecionar em 2.005, a princípio só comprava Matchbox, mas com o decorrer do tempo fui adquirindo outras marcas, hoje tenho 3.014 miniaturas sendo, 1.642 Hot Wheels, 609 Matchbox e 1063 de outras marcas. Acredito ser difícil os colecionadores terem mais Matchbox em suas coleções tendo em vista que a cada ano saem uma média de 50 modelos novos Hot Wheels contra cerca de 20 Matchbox.De qualquer forma parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente deve-se ter clareza em admitir que uma pesquisa é uma pesquisa, uma amostragem de todo o universo. A princípio muita gente questionou sobre colocar o CPF e isso fez com que muita gente rejeitasse responder a pesquisa, mas também fez com que não houvesse gente respondendo diversas vezes com outros nomes e falsificando o resultado. Por isso tudo é de se dar parabéns aos pesquisadores e aos que participaram desta pesquisa, com certeza o universo é muito maior, basta ver pelo Facebook que existem ali bem mais do que 1530 colecionadores.
    Por outro lado os resultados são os possíveis a partir desta amostragem, o que não invalida qualquer entendimento. Claro que a Hot Wheels é a referência, mas ao mostrar Matchbox como líder desta amostragem também pode-se concluir que existam muitos colecionadores mais antigos, quando a Hot Wheels ainda não predominava, diga-se de passagem com uma qualidade muito superior a atual ods HW.
    Agora o principal disso tudo é o comentário do Douglas para 2015. O que será que nosso guru está sabendo nos corredores da especulação que ainda não fomos informados? Será que os executivos da Mattel enfim perceberam que as crianças de hoje querem brinquedos eletrônicos e que a salvação dos diecast são os colecionadores? Tomara que sim, embora me pergunto, de que adianta ter minis bem produzidas e de apelo a colecionadores, se não as encontramos quando queremos? Este ultimo lote da Retro é a confirmação disso, até a Semaan está fazendo venda casada para quem quer comprar um Kenworth, mesmo isso sendo legalmente errado. Pra mim, agora quando vejo comentários de ambas as partes, uns reclamando e o Marcelo Semaan se justificando, o que posso concluir, nada vai mudar mesmo. Por sugestão de antigos comentários até meu telefone deixei com o Anderson, alguém acha que ele me ligou quando apareceu algum por lá? Então, para mim que só coleciono e não revendo, está claro, este é um hobby que aos poucos vou deixando de lado, se não tenho como comprar um item desejado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras Luiz, eu mesmo não preenchi essa pesquisa pois pediu CPF e concordo que nós somos a salvação desse hobby pois o que se vê nas gôndolas, por incrível que pareça, são adultos disputando minis entre poucas crianças. Somos muito mais do que a pesquisa indica e essa empresa que fabrica os HW e Matchbox já passou da hora de acordar (ainda vamos esperar 1 ano?!) quanto a forma de distribuição e comercialização das marcas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Boa tarde, Luiz ! Peço desculpas por vc não ter conseguido sua Kenworth conosco, realmente o número de pessoas que a procuram é bem maior do que a quantidade que a Mattel disponibiliza, mas esse problema é um problema do colecionismo die-cast mundial, não só o brasileiro. E a Semaan tem consciência disso, e por isso tento tanto quanto possível, divulgar nas redes e ao vivo as melhores formas de vocês comprarem suas minis na Semaan, física ou virtual , pois reconhecemos a importância de vender ao preço sugerido Mattel, termos a distribuição o mais homogênea possível, e organizar as séries de maneira que facilite as buscas. Agradeço a todos que têm nos visitado e entrado em contato conosco, compreendendo que tentamos fazer o melhor com essa questão, até por saber o ganho de imagem e divulgação positiva a nível Brasil sempre que agirmos de maneira certa e ainda mostramos nossa perspectiva nas redes, viabilizando um diálogo transparente com um consumidor extremamente consciente como é o colecionador. Por isso mesmo e por outros tantos motivos, te garanto e eu mesmo fiscalizo que não há venda casada. Agora erros individuais podem ocorrer em qualquer atividade humana, e por isso fico sempre à dispoisçõa , preparo a equipe na medida do possível para compreender isso, e buscar solucionar esses erros, mas isso depende sempre da pessoa adequada dentro da Semaan ficar sabendo a respeito dessa falha. E nisso dependemos da colaboração de todos que nos lêem, compram virtualmente conosco ou nos visitam nas lojas físicas. Temos muitos anos no mercado, desde 1961, e seria melhor parar de vender HW e die cast do que fazer alguma coisa ilegal para vender alguns poucos carros a mais, ou mesmo alguns muitos... Nosso volume de vendas só pode ser sustentado com muitas ações, como painéis gigantes e áreas exclusivas para die-cast nas lojas físicas, vendas detalhadas e organizadas na net, organização de encontros, apoio a clubes, blogs , fóruns, pesquisas, convenções e tudo isso mais que nos dá muito trabalho, nos custa muito investimento, mas nos dá muito retorno em termos de vendas, divulgação e de reconhecimento perante este público que nos recomenda em qualquer lugar deste país. Isso pra não citar a amizade que acaba sendo desnvolvida com tantos de vcs através de todo esse tempo. Por isso mandei um email com esse post ao Anderson para que entre em contato com vc, mas não sei ele tem seu contato (o email dele é andersondias@semaan.com.br , se vc puder reenviar o seu email, pois não sei porque ele não foi respondido, já que todos os emails de clientes devem ter resposta). De qualquer forma, se quiser me copiar agora ou em qualquer oportunidade em que não esteja satisfeito com o atendimento dele ou da Alexandra ( nossos especialistas), ou na net, eu mesmo leio e envio seu email a eles, pedindo uma solução o mais imediata possível, ainda que às vezes não seja positiva para todas as minis, pois elas realmente tem que acabar uma hora para o negócio ser viável e sustentável. Calculo que os Kenworth estejam esgotados mas estamos recebendo lotes novos todas as semanas, inclusive hoje estamos liberando mais caixas de lote A HW ML 2014 nas lojas e nos site, e tentando encaixar os pedidos de nossos clientes às entregas e sortimentos que recebemos. Novamente me desculpando por alguma má impressão que possa ter sido causada, fico à disposição no meu email marcelo@semaan.com.br. Grande abraço !

    ResponderExcluir