quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Matchbox falsos da China, e outros casos esquisitos

Nas últimas semanas temos mostrado Hot Wheels falsos fabricados na China, e muita gente ficou de boca aberta com as similaridades das embalagens e das miniaturas. Se você não viu a última postagem sobre o assunto, clique aqui para ver. Hoje temos mais fotos do leitor Christian Ypunto da Colômbia, e dessa vez são cópias idênticas de miniaturas da Matchbox.

O Christian comprou um carro de bombeiro que é uma cópia quase idêntica do Flame Tamer da Matchbox. Repare nas fotos abaixo que ele é assustadoramente igual, e até podemos nos perguntar se o fabricante chinês usou os mesmos moldes. Essas miniaturas falsas também são mais baratas que os Matchbox vendidos na Colômbia.

Dá pra ver mais algumas dessas miniaturas falsificadas das fotos abaixo à venda na loja online chinesa AliBaba neste link e neste outro link. Repare na "originalidade" das embalagens!


18 comentários:

  1. Falsos? Oooooorra, manda para o Brasil que receberei com todo amor e carinho <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Seriam tecnologia reversa para fazer o molde?

    Usam os MBX como molde para o molde, no caso...

    ResponderExcluir
  4. Essas dos bombeiros eu comprava...vou ver se encontro com um comerciante chinês que conheço...rsrs

    ResponderExcluir
  5. As rodas do falsificado são diferentes do modelo MBX comparado, mas são idênticas a rodas da MBX já usadas em outros modelos, inclusive em outros caminhões de bombeiro.
    Afinal, quando é que essas falsificações vêm para o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra complementar... afirmo com certeza, pois coleciono bombeiros só das marcas HW e MBX.

      Excluir
  6. Olha eu acredito que na cara de pau o mesmo fabricante Chinezão que produz para um (original) pode numa boa produzir para o Outro (genérico), afinal eles são os Reis do O&M, ou seja uma fabrica produz em enorme quantidade e vende para quem pagar o produto, lembrando que o controle de qualidade deles é o seguinte o pior ou com defeito vende BALATINHO do mesmo jeito...

    ResponderExcluir
  7. Já ouviram falar em "Engenharia Reversa"? Compram o produto, desmontam, escaneam 3D e fazem novos moldes. Muda aqui, alí e pronto...Produto novo, semelhante ao concorrente, mas mais barato pois não teve a fase de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que tenha sido esse o caso. Têm algumas diferenças entre os caminhões de bombeiros que seriam meio injustificáveis com engenharia reversa, tipo as sirenes de plástico transparente e o pára choque traseiro. O que tá acontecendo é um negócio bem diferente e provavelmente menos ilegal do que isso...

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ...Ora, não vão lá, exploram a mão de obra barata deles, para fabricarem os originais? ...Pensam que são bobos? ...Talvez o falso e o verdeiro sejam até de mesma qualidade, por que não? ...Manda pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que as fábricas da Matchbox ficam na Tailândia, não na China...

      Excluir
  10. Eu achei bem legais! Se chegassem aqui na faixa dos Maisto, tava tudo na garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei o mesmo! Se chega aqui no preço dos maistinhos eu pegava tudo!

      Excluir
  11. Eu quero um deste falso e um do dorigianl para fazer comparativo, ia ficar muito legal na minha coleção!

    ResponderExcluir
  12. Tem Matchbox na Colombia... alguem explica isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquí se venden los Matchbox en la mayoría de supermercados, aunque no llegan todos los lotes que publica la marca al año, generalmente llegan los primeros y últimos de cada año. Los que si llegan todos, son los packs temáticos de cinco carros, los skybusters y los Mission Force Set.

      De hecho, parece ser que el único país de latinoamérica donde no se vende Matchbox es Brasil.

      En cuanto a la comparativa, para hacerse a una idea, acá en Colombia un Hot Wheels o un Matchbox cuesta 4900 pesos (algo así como 2.5 dólares), los Welly cuestan 3900 pesos (2 dólares) y los Maisto cuestan 3400 pesos (1.7 dólares). Esos Matchbox falsos valen 2000 pesos, lo que serían como 1.1 dólares, es decir, son baratos respecto a las marcas tradicionales. Los packs de cinco Hot Wheels y Matchbox cuestan 24.900 pesos (algo así como 13 dólares) y los Mission Force Set de Matchbox 49.900 pesos (25-26 dólares según la tasa de cambio).

      Saludos a todos :D.

      Excluir
  13. Eu já acho que esses modelos não são exatamente "falsificações", no sentido literal da palavra. A Matchbox não andou revisando os moldes pra se enquadrar no requerimento de "quatro peças" da Mattel, carroceria, interior, vidros e base? Então, nada impede que eles vendam os moldes antigos, algo que já foi muito comum no passado, pra recuperar o gasto com o desenvolvimento dos moldes novos. Ao contrário dos Hot Wheels falsificados, que se apresentavam como Hot Wheels, esses não usam o nome Matchbox em nenhum lugar da embalagem ou do carro, e alguns dos modelos, como o caminhão de bombeiros com a sirene de plástico atravessando o teto, seguem bem o estilo da Matchbox de antes da política das "quatro peças". Sei lá, pode ser isso, venda de moldes.

    ResponderExcluir