sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Entrevista: Gary Barnum (HWC Gary) da Mattel!

O T-Hunted já entrevistou muita gente por aqui (veja a lista de entrevistas aqui), e fazia muito tempo que não trazíamos alguém pra cá. E hoje temos um grande convidado: Gary Barnum (ou HWC Gary), o cara que cuida do conteúdo do site HotWheelsCollectors.com e do fórum oficial da Hot Wheels! Leia abaixo a nossa conversa com ele:


Você pode nos dizer um pouco sobre você e quais são as suas responsabilidades na Mattel?
Depois de trabalhar na Marvel Comics e Paramount Pictures, eu me juntei ao HWC em 2003. O time na época incluia a HWC Amy, HWC John, HWC Dave, HWC Brian, HWC Don, John Little, HWC Ray (Adler) e eu. Outros vieram e se foram nesse período, mas eu sou agora o membro que mais tempo ficou no HWC com quase 12 anos. (Eu acho que o HWC Chris foi o segundo que mais tempo ficou, de 2005 a 2014.)

Minha função primária no site é o conteúdo online, e eu também administro a comunidade. Eu também já programei o HTML no passado, e às vezes faço algumas outras coisas quando posso ou quando é necessário.


Você visitou a Ferrari na Itália no ano passado, e eu tenho que te dizer que as fotos ficaram incríveis. E agora nós temos a informação de que a Mattel não tem mais os direitos para fabricar os carros. Você pode nos comentar sobre essa decisão, e contar um pouco sobre a sua viagem para a Ferrari?
Essa foi a viagem de uma vida! Não há como expressar a excitação de ficar em uma sala com algumas das mais sensacionais Ferraris de todos os tempos. Eu também visitei a Lamborghini nessa viagem, e as fotos estarão no site em breve.

Eu não estou por dentro dos contratos de licenciamento, então eu não sei nada sobre isso. Mas eu sei que todos nós amamos Ferraris! E elas eram ótimas quando eu estive lá.


2014 vai ser lembrado como o ano em que os sócios do Red Line Club não receberam seus carros. O que exatamente aconteceu, e quando as coisas voltarão ao normal?
Nós documentamos todos esses acontecimentos no site. As coisas parecem estar voltando ao normal agora, e eu sei que isso é uma prioridade para nós. Mas não é tão simples como as pessoas pensam que é. Pessoalmente, eu não me importo com atrasos, se isso significar que elas serão produzidas. Quer dizer, é melhor do que nunca serem feitas, certo? Tem apenas alguns saindo agora, mas todos aparecerão ainda neste ano.


Tem alguma chance do Red Line Club ficar disponível para os colecionadores do mundo todo?
Ao contrário da opinião popular, o Red Line Club está disponível no mundo todo. Você pode se cadastrar, mas é a entrega dos produtos para o mundo todo que não podemos fazer agora. Isso é algo que gostaríamos de fazer, então talvez algum dia faremos. Enquanto isso, algumas pessoas pedem para amigos nos EUA para usarem seus endereços, e para enviar os carros para seus países.


As fotos de protótipos que o Steve Vandervate publicava no HWC eram bastante populares entre os colecionadores, e geravam muita ansiedade com os lançamentos futuros. Temos chance de vermos mais fotos como essas no futuro?
O HWC Van detona! Nós não estamos mais mostrando no fórum, mas nós ainda estamos mostrando como conteúdo no site sempre que possível. Procure na seção Designer Desktops e em outros lugares. Os RLC Sneaks também são um ótimo lugar para ver essas fotos.


Os colecionadores brasileiros amaram os carros feitos em homenagem ao país que foram lançados nos últimos anos. Tem alguma chance de termos mais deles nas linhas de 2015?
Isso eu não sei, mas eu tenho notado uma tendência maior de carros globais.


Você é um colecionador? Quais são os seus modelos favoritos?
Eu sou um colecionador. Eu não achei que eu era quando comecei em 2003, mas eu pensei que era melhor começar a colecionar se eu queria entender do que se tratava tudo isso. Eu ainda tinha alguns Hot Wheels de quando eu era criança, e eu também tinha começado a comprar alguns carros para dar aos meus filhos. E eu também colecionava bonecos (action figures) na época, e então eu já estava no caminho. Foi uma transição suave. De fato, muito suave - agora eu tenho um monte de Hot Wheels. Lol.

Os meus favoritos… Essa é uma pergunta difícil. Como muitos, eu adoro a Blown Delivery - mas por razões diferentes. Ela estava em um dos meus artigos em que mostramos os esboços originais do Phil Riehlman, e isso a levou a se tornar realidade. Mas eu também gosto de muitos outros modelos: Bone Shaker, Hot Bird... gosto muito das criações do Larry Wood's. Eu gosto muito de carros antigos também - coisas da década de 50 e mais antigas. Mas eu amo vários dos projetos originais da Hot Wheels: Bread Box, Madd Propz, Torpedo Jones... Os carros da Hot Wheels sempre foram muito inteligentes, e eu acho que as pessoas não notam isso hoje. Eu também amo os antigos Rrrumblers e Chopcycles. 


O que você pode nos dizer mais sobre a inédita série Heritage? Nós vamos ver modelos inéditos na série?
Nós acabamos de mostrar toda a linha de 2015: http://www.hotwheelscollectors.com/news/news.aspx?archive=true&news_id=wp5206#.VLbXh9E5DXI. Eu acho que vai ser algo grande!


Apareceram dois boatos, um sobre uma nova série da “Porsche”, e outro que diz que a série Road Trippin’ vai se expandir para estradas do mundo todo. Você pode fazer algum comentário sobre algum desses boatos?
Procure por uma matéria sobre a série Road Trippin' no site no final de janeiro. Vamos dizer que eu não estava longe de uma dessas novas estradas quando eu estava na Europa…

Porsche. Alguém gostaria de ver uma série assim? ;)


Tem algum plano para eventos de colecionadores brasileiros em 2015? Convenções, Red Line Club, carros exclusivos?
Eu não ouvi nada sobre isso, mas eu também nunca ouço nada sobre isso. Eu espero que sim! Eu adoraria ir para o Brasil algum dia...




7 comentários:

  1. Falou, falou, falou e não disse nada! Ele apenas enrrolou...

    ResponderExcluir
  2. Falou, falou, falou e não disse nada! Ele apenas enrrolou...

    ResponderExcluir
  3. Na realidade não tem nada para ser dito!!!! O foco da Mattel e Hot Wheells é crianças e ponto final. Quando vc entra numa loja de brinquedos é pista para tudo o quanto é lado e produtos licenciados que vão de lápis ao infinito!!!

    Mania de adulto achar que Hot Wheels é pra ele, Até coleção de adulto vem com tema do Bob Sponja, dá um tempo!!!

    Não quer stress, procura outra marca de miniaturas e não de brinquedo!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. disse tudo, é só ver a indicação de idade e a qualidade, Hot Wheels tiram os detalhes que podem machucar uma criança, ja outras marcas como GreenLight, M2, Tomica Limited Vintage, Kyosho, HW 100% etc., são para adultos,tanto que quem compra não pensa no preço, abraços

      Excluir
  4. Realmente o Gary não respondeu diretamente nenhuma pergunta. Parece que ele não sabe de nada do que acontece ou dos planos da empresa. Colecionei HW por 15 anos (tambem modelos de outras marcas e escalas), mas este ano parei com Mattel. Estou me fixando apenas nos modelos 1/43. Sempre citei que o mercado da Mattel não é os colecionadores, mas sim as crianças, e esta tendencia voce pode ver nas proprias series Pop Culture com carrinhos da serie Star-Trek - isto nunca exixtiu, são carrinhos comuns com desenhos da serie, só isto. A unica serie que considerei interessante é a Retro, mas a maior parte dos modelos voce compra de outros fabricantes com melhor detalhamento e qualidade, ou em escalas 1/43 infinitamente melhores, mais caros sim, mas compensa. Mercado existe sim senhores. Basta ver que empresas como Englemoss, Panini, Salvat estão lançando series de carros brasileiros com grande sucesso, e por preços pouco acima de carrinhos de series como a Retro, mas o mercado da Mattel é o "bastantão". Como disse colecionei HW por 15 anos (poco mais de 12.000 modelos), mas cansei, passou.

    ResponderExcluir