domingo, 18 de junho de 2017

A história da parceria entre a Hot Wheels e o McDonald’s

A parceria entre a McDonald’s e a Hot Wheels é antiga e iniciou-se em 1983. Nesse ano do início da parceria os 14 modelos diferentes distribuídos foram os mesmos modelos de linha da Hot Wheels. 

Com o passar dos anos o modus operandi das duas gigantes foi se modificando e os modelos passaram a fazer parte da promoção do Mc Lanche Feliz somente. Esses modelos eram fabricados por outras empresas que não a Mattel e alguns modelos exclusivos foram distribuídos. Os modelos passaram a ser distribuídos em sacos plásticos numerados e nunca em “blisters”.

Apenas nos anos iniciais de 1983, 1988 e 1990 os modelos eram os mesmos que os vendidos pela Hot Wheels.

No primeiro ano de distribuição (1983) havia um complicado esquema de distribuição das miniaturas, onde alguns modelos somente eram distribuídos nas lojas da Costa Leste e outros somente nas lojas da Costa Oeste. Entretanto, havia modelos que eram distribuídos nas lojas das duas Costas indiferentemente (Ref. 1).

No Brasil a distribuição dos modelos especiais Hot Wheels pela gigante dos “fast-foods” só começou em 2005 com 4 modelos de carrinhos para os meninos e 4 bonecas Barbie para as meninas todos da Coleção Lindas e Velozes (abaixo).

Na vitrine de exposição das lojas na época se pode ver que o modelo poderia ser adquirido por cinquenta e nove (59c) centavos de dólar (mais taxas) com a compra de qualquer comida na loja. Eram ofertados dois modelos diferentes por dia da semana apenas, totalizando os 14 modelos da promoção semanal.

Os modelos para venda nas lojas tradicionais, em comparação com os modelos Hot Wheels McDonald’s, para a distribuição no Mc Lanche Feliz, apresentam semelhanças, mas mesmo usando um modelo oficial Hot Wheels passaram a ser feitos totalmente de plástico, em uma escala um pouco maior, e na maioria das vezes são modelos criados nos estúdios Hot Wheels para facilitar a distribuição sem a necessidade de envolver contratos de licenciamento de marcas. 

Depois da primeira tentativa em 1983, houve um hiato de cinco anos até que a parceria entre as duas acontecesse de novo. Em 1988 foram seis modelos de linha em duas cores cada, totalizando 12 modelos distribuídos pela rede de “fast-foods”.

Pulou-se um ano e em 1990 voltaram a distribuir modelos de linha novamente. Dessa feita foram só quatro modelos distintos.

De 1990 em diante foi uma sequência ininterrupta de anos até ao final da parceria em 2013.

Em 1991 foram quatro modelos Hot Wheels, em duas cores cada, para a garotada e oito bonecas Barbie para as meninas.  

Em 1992 seguiram-se os novos modelos da série “Streex”. Eram oito modelos futuristas que que vinham com uma bomba tipo fole e ao ser pressionado o fole o tubo dentro da miniatura “Streex” insuflava ar e essa se movia. Muito parecido ao antigo “Pé na Tábua” dos brinquedos Estrela.

Em 1993 a aventura futurística dos “Streex” foi esquecida e voltaram com 8 modelos de plástico de competição com pintura exclusiva, mas novamente baseados nos Hot Wheels de metal.

Em 1994 foram oito modelos totalmente exclusivos para a McDonald’s nos EUA, além de uma outra série de quatro modelos denominada de “Attack Pack”.

Para o mercado internacional, nesse ano (1994) utilizaram quatro modelos do ano anterior (1993)

Em 1995 foram mais oito modelos exclusivos para o mercado interno americano e mais um “Streex”.

Além desses modelos havia dois modelos extras de uma série denominada “Totally Toys” onde havia um Chevy 57, modelo Hot Wheels de linha com uma rampa e um outro modelo exclusivo denominado de “North Pole Explorer”. 

Para o mercado externo foram distribuídos quatro modelos com guincho do tipo “Monster Truck”.

Para comemorar cinco anos da parceria do “Mc Lanche Feliz” a Hot Wheels produziu apenas sete mil unidades do modelo Hiway Hauler. Esse sim uma bela peça para colecionador!

Em 1996 foram cinco modelos, todos novamente exclusivos e um brinquedo para o mercado interno americano.

No mercado internacional fizeram um apanhado de modelos exclusivos de anos anteriores que deveriam estar no estoque e os distribuíram internacionalmente. 

1997 trouxe cinco modelos para meninos e cinco para meninas. Os masculinos todos exclusivos.

Em 1998 foi a vez dos modelos NASCAR. Foram quatro modelos com decoração exclusiva McDonald’s.

Em 1998 para o mercado internacional foram quatro modelos com rampas, pontes e túneis.

Em 1999 voltaram a antiga formula de oito modelos exclusivos por ano para o mercado doméstico.

Para a Europa lançaram quatro modelos em 1999, com um certo apelo regionalista onde haviam claramente um Porsche e um Volkswagen estilizados.

O ano 2000 trouxe a mistura de brindes de modelos atuais com pintura exclusiva com modelos exclusivos futurísticos focando no simbólico ano 2000. Foram dez modelos nessa série, metade futuristas sempre fazendo par com um modelo atual, a época.

O segundo “set” do ano teve foco misto e era composto de 16 brinquedos sendo que três modelos de carros esporte licenciados, três fórmulas 1, mais um “Sprint Car” e um Hot Rod exclusivo McDonald’s, e mais oito brinquedos diversos.

Para o primeiro ano do novo milênio a Hot Wheels voltou a fórmula de oito modelos no mercado doméstico.

Em 2001 para o mercado internacional distribuíram os Fórmulas 1 do ano anterior nos EUA, mas com lançadores.

Para 2002 vieram distribuindo seis modelos exclusivos, embora três (Super Comp Dragster, Riley & Scott e Salt Flat Racer) lembrem modelos de distribuição regular, há muitos detalhes diferentes entre eles.

No mercado internacional em 2002 foram distribuídos quatro modelos.

Em 2003 foram distribuídos 5 modelos para a McDonald’s, com a marca Hot Wheels.

Os modelos são comemorativos da série "World Race - Highway 25", sendo um carro para cada uma das equipes - Scorchers, Wave Rippers, Dune Ratz, Street Breed e Street Beasts.

Em 2004 foram distribuídos pela McDonald’s oito modelos todos exclusivos, todos em plástico, mas todos iguais a oito modelos da série First Editions de 2004, porem, com decorações diferentes e todos com luzes internas que se acendiam no interior ou no motor do modelo.

Em 2005 foram oito modelos da série “Acceleracers” como os de 2004, todos em plástico, mas com luz dentro.

Em 2006 além dos tradicionais oito modelos, onde esses modelos tinham carenagens adicionais, tiveram também uma promoção com modelos da série Cars.

Em 2007 foi criada uma nova série de modelos chamada de "Stunt Strikers", composta por oito modelos, todos exclusivos.

Para o ano de 2007 na Bélgica, a campanha promocional foi com quatro modelos da linha tradicional, porém todos em plástico.

Seis modelos compuseram o acervo de 2008 do Mc Lanche Feliz nos EUA. Alguns modelos com som e luz.

Em 2009 seis modelos foram distribuídos.

Em 2010 foram seis modelos da série “Battle-Force”.

Em 2011 foram oito modelos ainda da série “Battle-Force”.

Em 2012 foram oito modelos todos em plástico.

No último ano da parceria de 2013 foram distribuídos oito modelos de linha, mas todos em plástico.

Hot Wheels e McDonald’s caminharam juntos por longo tempo e a Hot Wheels criou muitos modelos especiais para seu parceiro, mas a maior parte dos modelos, mesmo os modelos que também saíram normalmente nas lojas de brinquedo, foram modelos de criação dos estúdios Hot Wheels e não modelos licenciados. Fora os anos em que os modelos da promoção foram os mesmos das lojas, sempre os modelos acabaram se descaracterizando para colecionadores de miniaturas, por serem sempre todos de plástico e em tamanho um pouco maior. Entretanto há muitos colecionadores específicos de miniaturas McDonald’s-Hot Wheels que colecionam e se interessam por esses modelos.

Referências:

3 comentários: