domingo, 4 de junho de 2017

Hot Wheels Five Pack

Hoje temos mais uma história de uma das coleções da Hot Wheels contadas pelo Mauricio Nunes. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 1986 a Hot Wheels suspendeu os esporádicos “packs” (pacotes) de quatro e seis miniaturas e os substituiu pelos novos “packs” de cinco miniaturas. Inicialmente esses “packs” eram horizontais.

Entretanto, dentro do mesmo ano testaram “pacotes de cinco” verticais também, que é a forma como os conhecemos até hoje.

No entanto, até 1990 continuaram com os pacotes de cinco horizontais. Em 1991 voltaram a testar horizontais e verticais e em 1992 firmaram a escolha em somente verticais. 

Nesse primeiro ano a ideia da venda dos pacotes de cinco foi testada com seis “5 packs”. Eles sempre tiveram nome, sendo que um deles, o “5 pack” Ultra Hots tinha duas versões diferentes.

De 1986 a 1989 a Hot Wheels manteve a série com seis “caixas de cinco” diferentes por ano. Em 1990 foram sete caixas, mas em 1991 foram seis caixas de novo. Daí em diante não havia um número certo para serem lançados. A ideia tinha sido um grande sucesso e os lançamentos em “caixas de cinco” aumentavam de número por ano. Em 1996 foram quinze e pode-se dizer que até 2004 doze caixas de cinco por ano foi uma boa média.

Em 1993 a Hot Wheels completou 25 anos de lançamento de suas miniaturas de três polegadas e nessa comemoração lançou quatro “5-packs” comemorativos onde cada um deles tinha uma miniatura prateada. Para comemorar esse jubileu de prata os temas escolhidos foram: Chevrolet, Dream Car, Exotic Car e Ford.

A partir de 2003 os modelos nas “caixas de cinco” passaram a ser exclusivos e não somente modelos da mainline misturados com algumas repinturas. 

O recorde de lançamentos de “caixas de cinco” em um ano foi em 2012, onde entre os modelos regulares em “caixas de cinco” as variações do temático Max Steel (três diferentes) e “caixas de cinco” de: dia dos namorados, Páscoa e dia das bruxas totalizaram vinte e cinco “5-packs” lançados no ano de 2012.

Até hoje os modelos em caixa de cinco são vendidos nas embalagens verticais e uns dos mais procurados pelos colecionadores são os “5-packs” da Ferrari onde os primeiros apareceram em 1995, sendo um todo de Ferraris vermelhas e o outro dos mesmos modelos em outras cores.

Em 2007 tiveram um recorde de supostamente três caixas distintas de Ferraris, mas uma variação de cor na Ferrari 156 azul acabou por definir uma caixa diferente e acabaram com quatro caixas distintas em 2007.

A Hot Wheels continuou quase que regularmente a lançar “caixas de cinco” Ferrari anualmente até o término do contrato de licença com a Ferrari.

Outros 5-pack muito apreciados pelos colecionadores são os do Batman. Pelo menos um Batmóvel original tem no “pack”. O problema é a inserção de outras miniaturas, supostamente do Batman nas caixas, mas mesmo assim são bem procurados por quem coleciona o tema.

Outros “5-packs” de interesse para colecionador geralmente são dirigidos a um tema, como: picapes, Volkswagen, Harley Davidson, aniversários de marcas ou modelos (e.g. Mustang). 

Entretanto a maior parte dos “pacotes de cinco” são para a criançada mesmo. Nesses “pacotes de cinco” a Hot Wheels coloca muitas miniaturas de seus estúdios, sempre com pinturas e decalques extravagantes, onde a ideia é pela cor e forma atrair a criançada. Nós colecionadores, nunca podemos esquecer que miniaturas “mainline” em “5-packs” ou não, são brinquedos e não “colecionáveis”, nós é que os colecionamos!

Referências:

2 comentários:

  1. Há 5-Packs muito bons, o problema é haver muitos modelos legais que só aparecem nessas coletâneas, assim como alguns só aparecem na Pop Culture, por exemplo, e muitos ainda com decorações duvidosas.

    ResponderExcluir
  2. I have the military gift pack in box horizontal can’t find a lot of info on it. 4 tanks in it

    ResponderExcluir