domingo, 10 de dezembro de 2017

Johnny Lightning – Volkswagen

Hoje o Mauricio Nunes vai fundo na análise de todos os carros da Volkswagen já lançados pela Johnny Lightning. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Aqui já foi publicado um artigo sobre a Johnny Lightning (04/09/2016), então sabemos que essa marca teve uma história atribulada. Mas a Johnny Lightning (JL) é uma marca que sempre investiu muito em licenças e uma delas foi com a Volkswagen. Há uma enormidade de modelos que mostraremos a seguir. Começaremos pelos mais antigos. O número que aparece antes do nome da miniatura vem marcado na base das mesmas e é parte do controle interno de modelos da marca.

#105 – Bug Bomb – Produzido desde 1993. É um modelo estilizado de um fusca com dois motores.

Ao total foram 20 modelos diferentes lançados pela marca, a maior parte com rodas de plástico, mas há dois modelos promocionais da Feira de Brinquedos de Seattle em 1995 e 1996 que possuem pneus de borracha. O amarelo de 1995 e o preto de 1996.

#152 – Volkswagen Bus – lançado em 1994 e produzido até 2007. Não é um dos melhores modelos da “Playing Manthis”. Entre os colecionadores é conhecida como a “Kombi bicuda”, pois o molde é pontudo na frente (fechamento frontal da miniatura).  O nome da base do modelo é: ‘60’s VW Van.

Foram lançados trinta e cinco modelos ao total sendo um com prancha, três com sirenes e vários modelos comemorativos. Pela forma do modelo a grande lateral lisa e exposta permite grafismos e como outros fabricantes as Kombis sempre foram usadas em modelos comemorativos. Embora o modelo seja um furgão sem janelas laterais, há quatro modelos em que foram pintadas janelas na lateral e o resultado é no mínimo duvidável. Realmente não é um dos modelos mais felizes da marca. Apenas dois modelos foram lançados com pneus de borracha e eram modelos da série: “Johnny Lightning Direct Cars”. 
Esse modelo é exclusivo e saiu na série “Exclusive Venture Stores Cars”.

#155 – Volkswagen Beetle Concept – lançado em 1998. Apenas oito modelos foram produzidos. Sem indicação de modelos “White Lightning!" produzidos.

Apenas dois modelos foram lançados com pneus de borracha e eram modelos da série: “Johnny Lightning Direct Cars”. 

O modelo não tem a janela lateral traseira vasada, esta foi apenas marcada no zamac. Provavelmente por razões estruturais do molde. Essa lamentável falha de projeto de molde foi felizmente consertada na versão final do “VW New Beetle” da marca. Esse modelo é da série “Exclusive Y2K Cars”, a miniatura do “bug” do milênio.

#159 – VW Thing – modelo lançado em 1996. Oito modelos lançados pela marca ao total.

Dois modelos foram lançados com pneus de borracha na série: “Johnny Lightning Direct Cars” e um outro modelo com roda de borracha foi lançado na série “Classic Gold 2 Release 16”. 

Há um modelo em que foram retirados o vidro e a capota e colocado duas pranchas dentro, mas o resultado não é dos melhores, talvez se tivessem deixado o vidro, mas como a capota e os vidros são uma peça só transparente e pintada para delimitar a área da capota, isso não pode ser feito.
Esse modelo é da série “Classic Gold 2 Release 16”.

#273 - 1964-1966 Volkswagen Beetle – iniciada a produção em 2002. Os modelos representam Fuscas de 1964 até 1966. Os nomes nas bases alternam: “1964 ou 1965 ou 1966 VW Beetle”. Ao total foram lançados oitenta e seis modelos.

Há uma variação no modelo #273 que são os para choque. Alguns modelos são como o táxi e o de rali com o para choque inteiro e outros tem só duas peças na frente (e atrás) como os de corrida. Uma análise mais detalhada vai nos mostrar que o molde é igual e ambos estão presos na base - apenas os de corrida tem as traves horizontais retiradas.


A variedade de modelos é imensa. Há promocionais, de corrida, táxis, entregadores de pizza, bombeiro, ambulância, corrida e rali, além de várias versões do “Herbie”. Ainda apresentam a maior parte dos modelos com rodas de plástico, mas há trinta e oito modelos com pneus de borracha. 

O modelo com pranchas é da série “Luv VW's Promotional Page 2” o modelo cromado é da série “Holiday Classics 2002”. O azul e branco saiu na série “Johnny Lightning 2.0 Release 7”.

O modelo ocre de corrida é da série “Volkswagens V”, o azul também de corrida da série “Volkswagens II Release 7”. O de rali prata saiu na série “Volkswagens II Release 9” e o “VW Herbie” do derby de demolição saiu na série “Herbie Fully Loaded”.

#274 - 1998-2005 Volkswagen New Beetle – lançado em 2002 e como representa modelos de 1998 a 2005 os nomes alternam os anos, mas o “New Beetle” permanece no nome. Foram 24 modelos lançados. 

Modelo bem-acabado onde foi corrigido o erro de molde da versão conceito do mesmo que não tinha janela lateral traseira vazada.

Esse modelo saiu na série “Volkswagens Release 2” de 2002.

Vinte e três modelos com rodas de plástico e somente um com pneus de borracha na série “Johnny Lightning Volkswagens KB Toys Exclusive 3 Car Box Set”.  Série exclusiva da hoje já falida loja de brinquedos KB Toys. 

#275 - 1963-1964 Volkswagen Karmann Ghia – vinte e duas variações foram produzidas a partir do primeiro lançado em 2004. Como de praxe na marca os nomes alternam os anos de 1963 e 1964 seguido do nome do modelo.

Há um modelo somente de corrida e nove modelos com pneus de borracha. Doze modelos com pintura “saia e blusa”. Há ainda modelos comemorativos e exclusivos. 

Os três primeiros modelos a partir da esquerda (dois pretos e brancos e um azul e branco) são modelos de 2017, já na fase da Johnny Lightning Round2 LLC. 

Um belo modelo de Karmann Ghia com pintura de detalhes: lanternas, faróis, logotipos, emblemas, grades, maçanetas, enfim, todos os detalhes realçados. Esse modelo saiu na série “Volkswagens IV” de 2006.

#276 - 1964-1966 Volkswagen 21 Window Bus – iniciado em 2002, o modelo alterna os anos no nome, só que no nome da base do modelo ele é denominado: 1964 ou 1965 ou 1966 Samba Bus. 

São cinco modelos com prancha, cinco promocionais da Coca Cola, quatro modelos da M.A.C.E. (Midwest Air-Cooled Enthusiasts) e uma variedade de pinturas, grafismos e cores para todos os gostos.

Foram produzidas 55 variações, segundo o guia, e somente duas não estão nas fotos acima. Uma delas é a “Road Warrior” e a foto abaixo é de modelo da minha coleção.

O outro modelo não foi encontrado fotografia, mas trata-se de um modelo branco e vermelho com rodas com faixa vermelha da “Collector’s Net USA”.

O modelo da M.A.C.E. vem escrito na placa o nome da entidade e saiu na série “Mace Flamed Busses” de 2004. O “Road Warrior” é um modelo promocional do Grand Canyon com tiragem limitada a 2000 exemplares apenas. O modelo saia e blusa é da série “Volkswagens V” de 2007. Todos são modelos bem detalhados no molde, acabamento e pintura.

#277 - 1962-1966 Volkswagen Type 2 – lançado em 2002 o modelo alterna os anos no nome da base entre 1962 e 1966 seguido de “VW Pickup”. 

Foram lançados vinte e oito modelos. Sete modelos com pranchas e dois modelos Coca Cola entre outras variações. 

O modelo com pranchas é da série “Luv’ VW” e o modelo da PEZ é da série comemorativa de 50 anos da “balinha” (PEZ 50th Anniversary). O modelo vermelho saiu na série “Volkswagens II Release 7” de 2008.

#293 - 1950 Volkswagen Beetle Split Window – Modelo lançado em 2006. O nome na base é: 1950 VW Beetle. Oito variações sendo uma um táxi mexicano. 

O modelo preto saiu na série “Black Bandits” e o táxi mexicano na série “Volkswagens II Release 8”.

#294 - 1975 Volkswagen Super Beetle Convertible – modelo lançado em 2006 com dois nomes na base distintos. Na base o modelo com capota aberta leva o nome de: “1975 VW Beetle” e o modelo com capota de “lona” fechada leva o nome na base de: “1975 VW Beetle Cabriolet”. 

Foram lançadas oito variações pela “JL Playing Manthis” e duas já pela “JL Round2 LLC”, essas últimas variações de 2016 foram do modelo com capota fechada, totalizando 10 variações ao total.

O modelo com capota fechada é da série “Volkswagens II Release 9” e com capota aberta saiu na série “Volkswagens II Release 6”.

#852 - Volkswagen Concept Microbus – modelo lançado em 2003. Apresenta também o nome “2001 Microbus Concept”.

Apenas seis variações apresentadas do modelo.
Esse modelo saiu na série “Volkswagens II Release 2”.

#916 - 1964-1965 Volkswagen Type 2 Transporter – Lançado em 2006 apresentou vinte e cinco variações. Os nomes na base utilizados podem ser qualquer um dos anos com: “Volkswagen Type 2 Van” ou simplesmente o ano seguido de: “Volkswagen Van”.

Sete modelos com sirene, dois modelos com prancha e um modelo da série “Forever 64 Release 18” pintada com as cores e logotipo da TOMY, o braço americano da Tomica que comprou a Playing Manthis (“Johnny Lightning, ERTL e Racing Champions”) em 2011

Nas séries “Forever 64 Release 19 e 20” saíram esses modelos de bombeiro e ambulância, respectivamente. O interessante é que os modelos vêm escrito em português e a ambulância vem com duas janelas pintadas de um lado e uma outra pintada na outra lateral.

O modelo pintado com uma silhueta de um fusca na lateral é muito procurado pelos colecionadores pois junta dois ícones VW em um só modelo e saiu na série “Volkswagens II Release 8“.

O modelo com pintura saia e blusa saiu na série “Volkswagens II Release 6”.

Outro modelo interessante do #916 é o pintado promocional do refrigerante “Sprite” que saiu na série “Coca Cola on the Move Release 3”. Esse foi o único modelo da série sem pintura Coca Cola e sim com a pintura do refrigerante “Sprite” da marca. Existem muitos outros modelos Coca Cola, mas muito poucos “Sprite”.

É certamente uma bela coleção dos sempre idolatrados Volkswagen, em qualquer lugar do mundo. Para quem coleciona o tema aqui ficam as opções existentes catalogadas. A JL já lançou modelos VW nessa sua nova fase e esperamos que não só ela relance alguns desses belos modelos como fez com os modelos #275 e #294, mas que também crie outros modelos novos do universo VW para nós colecionadores. 

Referências:
http://t-hunted.blogspot.com.br/search?q=johnny+lightning
http://www.jlcollector.net/273.html
http://www.jlcollector.net/274.html
http://www.jlcollector.net/276.html
http://www.jlcollector.net/277.html
http://www.jlcollector.net/852.html
http://www.jlcollector.net/294.html
http://www.jlcollector.net/275.html
http://www.jlcollector.net/916.html
http://www.jlcollector.net/293.html
http://www.jlcollector.net/152.html
http://www.jlcollector.net/159.html
http://www.jlcollector.net/105.html
http://www.jlcollector.net/155.html
http://swiftysgarage.net/topic/7546641/1/
http://loosecars.com/en/home/10230-johnny-lightning-y2k-vw-concept-one.html



Um comentário:

  1. Adoro JL e espero que comecem a lançar temáticos de filmes/séries/desenhos animados novamente. Os caras são bons no que fazem.

    ResponderExcluir