segunda-feira, 2 de março de 2009

Hot Wheels de verdade

Não seria ótimo poder ter o seu Hot Wheel preferido, no tamanho real de um carro, e ainda por cima, funcionando?


Alguns Hot Wheels viraram modelos reais para ficarem em museus ou serem usados em exposições. São modelos únicos, e infelizmente não estão à venda. Mas são interessantes de se ver. Eis alguns deles:


• Twin Mill: o original foi criado em 1968 com o conceito radical de usar dois motores laterais. O real foi exibido em 2001 na SEMA (maior feira de tunning do mundo em Las Vegas), totalmente funcional e com um V8 Chevrolet de cada lado do carro, produzindo mais de 1400 cavalos!!! Ele foi repintado com tinta Spectraflame e equipado com rodas da marca Hot Wheels, de verdade, para a SEMA de 2007.


• Deora: a cultuada miniatura existe em tamanho real, para deleite dos fãs. A versão original real do carro nasceu em um concurso que a Chrysler lançou em 1964, aonde pedia-se uma customização em cima da pickup A100, recém lançada. A miniatura foi produzida a partir de 1968 pela Hot Wheels a partir dos desenhos dos ganhadores do concurso e se tornou um sucesso. O nome também foi eleito através de um concurso, quando um garoto de 13 anos escreveu muito errado a tradução de "golden" para o espanhol (o certo seria "de oro" e não "de ora").


• Deora II: uma releitura feita em 2000 pelo departamento de design da Hot Wheels deu novas curvas ao anguloso Deora. E assim como o original, o Deora II se tornou um novo clássico. Depois disso, ficou claro que alguém tinha que fazer uma réplica em tamanho real para rodar nas ruas, e que também tinha que chamar um gênio para ajudar na construção: ninguém menos que Chip Foose.


• 1966 Pontiac GTO: nenhum carro merece mais homenagens do que o primeiro Muscle Car. Aquele que fez um país todo virar suas cabeças para ver carros grandes com potência extrema. Criado em cima de um carro comum, o Pontiac Tempest, o GTO era um pacote que você podia pedir nas concessionárias, que deixava aquele carro insoso, com rodas Red Line (com uma faixa vermelha pintada nos pneus), motor V8 de alta potência e mais vários outros ítens. Tanto sucesso fez com que o GTO (criado pelo lendário John C. DeLorean) fosse produzido em massa. Esse GTO foi feito para homenagear este grande carro e as réplicas da Hot Wheels, e apareceu na SEMA 2006. Entre outros acessórios, ele conta com rodas da própria Hot Wheels.


• Snake & Mongoose: na década de 70, as corridas de arrancadas ficaram ainda mais legais com as presenças do 1971 Plymouth Barracuda "the Snake" Funny Car e do 1971 Plymouth Duster "the Mongoose" Funny Car. São dois dragsters com a parte de cima imitando carros de rua, que se abrem para dar acesso ao piloto. Esses carros foram recriados em miniaturas algumas vezes pelo seu maior patrocinador, a Hot Wheels. Eles podem ser encontrados na série Dragstrip Demons de 2009 ou em tamanho real, no museu Petersen em Los Angeles.


• Racing Camaro: esse Camaro venceu várias corridas na categoria Trans Am nos EUA na década de 90, e hoje reside na coleção particular de Larry Wood.
Fonte: Hot Wheels Collectors

2 comentários: