segunda-feira, 9 de março de 2009

Como eles fazem isso?

Quando os maiores fabricantes de miniaturas começaram a fabricar seus produtos, a produção ainda era local, nos países de origem de cada fabricante. Assim, a Mattel produzia Hot Wheels na California, e a Matchbox produzia na Inglaterra. Não demorou nada para que eles notassem que para produzir em larga escala, teriam que passar a produzir na China, Hong Kong (quando ainda era colônia inglesa), Tailândia e Malasia, países com custo de mão de obra baixíssimos.

Portanto, hoje a Mattel faz suas criações para a Hot Wheels e Matchbox (que foi comprada pela Mattel na década de 90) na California e toda a produção é dividida entre estes países asiáticos

Mas como funciona a linha de produção? A Mattel não dá nenhuma pista de como é a fabricação. Mas um outro fabricante, a Greenlight Toys, que faz carrinhos espetaculares, teve a bondade de colocar em seu site uma explicação passo a passo de como são produzidas as miniaturas, e assim saciar a curiosidade de muitos. A linha de produção da Mattel não deve ser muito diferente.

Vá neste link, e leia (em inglês) sobre todos os processos, da criação até a distribuição das miniaturas. E repare que todos que aparecem nas fotos, são chineses (claro!)

2 comentários:

  1. Muuuuuuito bacana o processo. Lembro certa vez, de ter visto na web, como era a produção da Majorette ( inclusive todos os passos desde a concepção e produção de um Ford Ka 1:64) e, nunca mais vi nada a respeito de produção de miniaturas em ZAMAC.

    Parabéns pela postagem!

    Guy

    ResponderExcluir