Coleciona

Destaques:

domingo, 31 de julho de 2016

Matchbox Super Convoys

Hoje temos mais uma grande série da Matchbox que será detalhada pelo nosso amigo Mauricio Nunes. Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos sobre a história do nosso hobby.

A série Super Convoys, é por assim dizer, a terceira geração dos modelos das séries “Convoys” da Matchbox. Essa série iniciou em 2008 e vinha sempre em embalagem tipo “blister”.

Utilizavam as mesmas rodas dos modelos da série Real Working Rigs e tinham escala um pouco maior, mas bem semelhante a essa última.

Contavam com oito cabines, sendo que metade eram cabines genéricas, desenvolvidas pela Matchbox (prefixo MBX).

As carretas eram 13 no total e a única que não se repetiu puxada por mais de uma cabine diferente foi a carreta do MBX Mega Ton Fire Truck, que na verdade completa um caminhão de bombeiro genérico. Apesar disso, todas as carretas da série são intercambiáveis e podem ser puxadas por qualquer uma das cabines da série. 

As outras 12 carretas incluíam: transporte de canos, de troncos de árvore, de cabos em carretel, de um gerador e de caixotes, transporte de líquidos e sólidos a granel além das tradicionais transportadoras de veículos, caminhão baú e caçamba.

Além de ser uma série única em escala dentro da Matchbox, os modelos de carretas são intercambiáveis intra série, mas não inter séries, pois além da diferença de escala o pino de encaixe dos modelos da série Super Convoys também é exclusivo da série.

Os Super Convoys nunca foram uma série muito procurada, pois o excesso de partes plásticas e de modelos genéricos, aliados a escala um pouco maior que as anteriores afugentou a maior parte dos colecionadores, e a série apesar de ter alguns modelos bonitos não deixou saudades.

Referências:


Um comentário:

  1. Realmente o que matou a série foi a escala um pouco maior,nao me importaria em ter excesso de plástico. Mas mesmo assim são lindas as carretas!!!

    ResponderExcluir