Hoje vamos conhecer a história dos caminhões e carretas da Matchbox com o Mauricio Nunes. Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos sobre a história do nosso hobby.
Os Convoys ou caminhões pesados com carreta e cabine iniciaram nos anos Lesney em 1976 dentro da série Twin Packs (TP-900). Nessa série vinham sempre duas miniaturas no pacote, sempre um veículo puxando e um reboque. Em última instância, um cavalo e uma carreta.
Dentro da série Twin Packs temos seis modelos diferentes de Convoys, sem contarmos suas variações de cor e decalques.
Em 1982 os Convoys dentro da TP-900 foram renomeados para a primeira geração da série Convoy. Essa série, revista e aumentada, é conhecida pelos colecionadores como Regular Convoys, para se diferenciarem dos Première Convoys onde os modelos vinham com roda com pneu de borracha e decoração mais elaborada.
Regular Convoys
A série Regular Convoy contou com 12 cabines diferentes. Da esquerda para direita, primeira e segunda fila: Mercedes Actros, Ford Aeromax Superstar, DAF XF95, DAF, Kenworth COE, Kenworth Conventional, Kenworth T2000, Mack CH600, Peterbilt Conventional Cab, Peterbilt Conventional Sleeper Cab, Scania T142 e um modelo genérico.
Todas essas cabines foram vendidas com várias carretas também diferentes. Ao total foram 23 carretas. Não necessariamente todas as cabines combinaram com todas as carretas, mas há várias vendidas com mais de um modelo de cabine. Dentro dessa mesma série todas as carretas eram intercambiáveis e poderiam ser puxadas por qualquer cabine pois os encaixes eram os mesmos.
Além dessas carretas, a série contou com dois modelos mais, que foram: um transporte de veículos de corrida…
…que carregava uma Fórmula (Grand Prix Racing Car).
Era vendido também em versões que carregavam vários tipos diferentes de veículos de corrida:
E finalmente tinha também o transportador de um Fórmula “Truck”:
O segundo veículo da série Convoy que não era composto de cabine e carreta, era na verdade uma Grua:
Toda essa série de Regular Convoys também ficou conhecida como série Matchbox 900 onde todas as Cabines eram proporcionais aos veículos 1-75 e vinham sempre com rodas Superfast.
Première Collectibles Convoys
Modelos em mesma escala que os Regular Convoys, porém, com mais detalhes, rodas de borracha e antenas e escapamentos. Alguns comemorativos de eventos especiais.
Da esquerda para direita, primeira e segunda fila: Mack CH600, DAF, Kenworth T2000, Kenworth COE, Kenworth Conventional, Ford Aeromax Superstar, Mercedes Benz Actros, Peterbilt Conventional, Scania T142.
Todos esses eram modelos de cabines que já estavam na série Regular Convoys, entretanto, para essa série foi utilizado um modelo que a Matchbox vendia em sua série especial com o nome de Dinky, o 1956 Mack B61 SMMT.
Esse modelo saiu em quatro cores, todos pertencentes a uma série com as carretas sobre “Elvis Presley”.
Os tipos de carretas dessa série foram as cinco abaixo e mais uma da série “Elvis Presley” mostrada acima:
Matchbox Collectibles Convoys
No ano Mattel de 2000, a Matchbox lançou essa série especial de colecionáveis. Diferentemente da série Première essa série tinha os modelos todos em metal: base e carroceria tanto na cabine como na carreta. Os Première Collectibles tinham a carroceria em plástico com base de metal nas carretas.
Eram vendidos como Matchbox Dinky, e até os números de catálogos dessa série começam com o DY de Dinky. São modelos muito aprimorados nos detalhes e impressionam ao colecionador que gosta de caminhões.
1939 Peterbilt SMMT(Michelin) e 1956 Mack B61 SMMT (Pennzoil) Cabines exclusivas dá série.
Da esquerda para direita, primeira e segunda fila: Mack CH600, DAF, Kenworth Conventional, Kenworth COE, Ford Aeromax Superstar, 1956 Mack B61 SMMT, 1939 Peterbilt SMMT, Peterbilt Conventional, Scania T-142.
As carretas da série foram apenas três, mas são diferenciadas, em detalhes, como apoios, estepes e mangueiras/tubos, lembrando que são totalmente de metal.
White Rose Convoys
Os White Rose Convoys eram em escala 1/87 e iniciaram em 1989. Embora produzidos pela Matchbox os modelos eram licenciados e vendidos pela White Rose Collectibles.
Em 1984 foi criada a segunda geração de Convoys/Rigs a escala dos modelos foi aumentada para escala 1/80. Foram considerados modelos para adultos pois vinham com patrocínio de cigarros e bebidas.
Em 1996 a produção foi mais limitada ainda e modelos eram produzidos em números de: 2.500, 5.000 ou 10.000 unidades somente. Em 1997 o contrato com a White Rose acabou e os modelos deixaram de ser fabricados.
Da esquerda para direita, primeira e segunda fila: Ford Aeromax Superstar, Ford Aeromax, Kenworth COE, Kenworth Conventional, Kenworth T600, Mack CH600 e Scania T142.
Como se tratavam de caminhões relacionados a esporte não há muita variação nas carretas, mas há uma inédita, a “Double Trailer” utilizada nas carretas de time de beisebol (terceira foto). Os outros dois tipos, normalmente eram para os modelos de NASCAR.
Ainda dentro da linha 1-125 a Matchbox lançou algumas Cabines que podem ser ligadas aos modelos da primeira geração de carretas dos Convoy.
As escalas são proporcionais e os pinos e os encaixes são os mesmos, permitindo as montagens que vemos abaixo.
A próxima geração dos Convoys, a geração três, na verdade foi rebatizada de Super Convoys e apresenta modelos em escala maior que as gerações anteriores tendo tamanho e rodas compatíveis com os Real Working Rigs. Essas últimas duas séries não estão no escopo desse artigo, pelas escalas maiores e no futuro pretendemos apresentá-los em separado.
Referências:
Olha tem até um com a marca Skol, mas não se iludam que não era a divisão Brasileira da Skol.
ResponderExcluirSensacional!
ResponderExcluirUm SHOW de matéria! Parabéns!
ResponderExcluirAlgum amigo pode me indicar sites americanos de venda de Matchbox e hotwheels?
ResponderExcluirGosto muito do "Today's Sale" e do "AAA Diecast", ambos com o link a partir do T-Hunted.
ExcluirAlgum amigo pode me indicar sites americanos de venda de Matchbox e hotwheels?
ResponderExcluirTente os que anunciam no T-Hunted.
ExcluirUma das melhores matérias dessa serie!!! Parabéns ao T-Hunted mais uma vez!!!
ResponderExcluirMuito legal essa matéria. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirAcho que essa foi a mais "empolgante" da série.