domingo, 11 de dezembro de 2016

A história da pouco conhecida Aoshima

Hoje a história é da pouco conhecida Aoshima, a não ser, claro, que você seja fã de carros JDM (Japanese Domestic Models). O Mauricio Nunes nos ajuda a entender mais sobre esta marca. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Aoshima Bunka Kyozai Co., Ltd. é uma empresa japonesa, situada em Shizuoka no Japão. Foi fundada por Jiro Aoshima em 1923 como um Instituto de Pesquisa de aviões. Em 1929, o sucesso dos seus modelos fez a empresa crescer e diversificar no ramo dos “hobbies” lançando kits de montagem de aviões, inicialmente de madeira e após a 2ª guerra em plástico. Em seguida vieram os modelos rádio controlados, depois as miniaturas de metal e os bonecos.

Hoje, os kits plásticos de montagem são os produtos principais da Aoshima.

Seguem-se os modelos rádio controlados (R/C).

As miniaturas de metal produzidas são em escala 1:43 e 1:24, mas existem algumas especiais em escala 1:64.

As embalagens das miniaturas 1:64 são muito parecidas com as caixas da Kyosho, também sem visor como as caixas mais antigas da concorrente. As miniaturas vêm com uma base de plástico, com os nomes estampados e com cobertura.

Nas miniaturas de metal tem outra marca que utilizam para venda, a DISM. A Aoshima, apesar de ter 87 anos de fundação, é relativamente novata nos modelos de metal e a DISM foi fundada só em 2005, com modelos 1:24 e 1:43 primordialmente.

Se você procura pela “fatídica” Williams que Ayrton Senna correu, em escala 1:64 para sua coleção, você vai achar na série das Williams de Fórmula 1 da Aoshima.

Pelas miniaturas de metal não serem o principal negócio da empresa não trabalham com muitos modelos ainda e os que existem são focados no Japão. A série de minicarros japoneses (Light Weigth Sports) apresenta modelos pouco comuns em outras linhas de fabricantes, mesmo considerando-se os fabricantes de miniaturas japoneses.

Uma série que para quem gosta não tem igual, é a série de carros para “Drifting” da Aoshima é única e muito bem-acabada. Seus modelos tem o acabamento dos Kyoshos em detalhes.

No detalhe:

Os carros de “Drifting” são os modelos foco da Aoshima, mas como o velho jogo de “polícia e ladrão” sempre existiu, eles têm também igual número de policiais para perseguir os corredores.

Apesar do foco no “Drifting” nem só disso vive a Aoshima, mas a empresa ainda é muito regionalizada e os carros japoneses são os que vendem.

A Aoshima permanece na família e é dirigida hoje por: Norio Aoshima (chairman) e Daisuke Aoshima (presidente). Apesar de não ser grande em miniaturas de metal e especificamente em 1:64, vale uma olhada especificamente se você aprecia Fórmulas 1 ou carros japoneses.

Agradecimento ao colecionador Paulo “Big Bond” Vieira pelas miniaturas Aoshima fotografadas neste artigo.

Referências:

3 comentários:

  1. A melhor parte da Aoshima são os seus lindos Bosozokus e carros da era Gracham, agora, os seus modelos de F1 são bem "meh".

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca vi e nem ouvi falar, mas são interessantes sim!

    ResponderExcluir