domingo, 19 de novembro de 2017

Hot Wheels Connect Cars – 2009 (parte 2/2)

Hoje tem a segunda e última parte da aula de geografia e história americana do professor Mauricio Nunes, que nos conta tudo sobre uma das séries mais interessantes da Hot Wheels! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Daremos prosseguimento aos modelos atribuídos aos outros estados norte americanos ainda não tratados na parte 1/2 do artigo já publicado.

26/50 – ’65 Pontiac GTO – estado de Michigan. Modelo de 2004 de Larry Wood lançado na Auto-Affinitiy de 2004. Nas laterais sobre os para lamas dianteiros os dizeres: “Great Lake State” (estado do grande lago) alusão ao lago de mesmo nome em seu território.

27/50 – ’69 Camaro – Escolhido esse modelo conversível para a ensolarada Florida. Modelo lançado da First Editions de 2006. Nas laterais “Florida” e “Everglades Swamp Tours” (Excursões nos Pântanos) e “Gator Country” (terra dos jacarés).

28/50 – ’56 Flashsider – Modelo escolhido para representar o Texas. Projeto de Larry Wood lançado em 1992. Trás na lateral uma estampa do gado “longhorn” criado no Texas e mascote da Universidade do Texas em Austin e mamífero de grande porte oficial do estado. Sobre os para lamas dianteiros a frase: “The Lone Star State” (o estado da estrela solitária). Alusão tanto a bandeira quanto ao brasão do estado, onde ambos portam uma estrela solitária.

29/50 – ’65 Corvette – modelo do estado de Iowa. Projeto de Mark Jones lançado na First Editions de 2000. Sobre os para lamas traseiros os dizeres: “powered with ethanol” (movido a etanol). Alusão a localização do estado de Iowa no “corn belt” o “cinturão do milho”, área de monocultura de milho e produção de etanol de milho.

30/50 – Cool-One – modelo representante do estado do Wisconsin. Projeto de Mark Jones para a First Editions de 2004.

Modelo pintado em amarelo como se fosse um queijo. Invoca a tradição do estado na indústria de queijos. Sobre a capota os dizeres: “Brats or Bust” nome de um tradicional sanduiche de linguiça branca (bratwurst) de Wisconsin servido na Oktoberfest local. 

31/50 – ‘40’s Woodie – modelo da California, criado por Larry Wood para a série “Hi-Rakers” de 1980. Tem uma paisagem de praia e coqueiros ao entardecer na capota parte traseira.

32/50 – Twin Mill – modelo de Minnesota, antigo projeto de Ira Gilford de 1969. Remodelado em 1973, 1976, 1993. Os dois últimos como Twin Mill II. Esse modelo usado nos Connect Cars é o de 1993.

Tem pintado na parte traseira: “Twin Cities” (cidade gêmeas), alusão as cidades de Minneapolis e Saint Paul. No capo tem um imenso anzol tipo garatéia e os dizeres: “Land of 10.000 Lakes” (terra dos dez mil lagos) e “L’Etoile Du Nord” (estrela do Norte) que são os dizeres do brasão oficial do estado. 

33/50 – ’33 Ford Roadster – modelo escolhido para representar o estado do Oregon. Lançado na série Holiday de 1997.

O modelo apresenta vários simbolismos do estado do Oregon. De um lado da porta tem escrito “Douglas Fir” um tipo de conífera utilizada no estado para construção. Do outro lado da porta o lema do estado em latim, como aparece no brasão: “allis volat proppriis” (ela/e voa por suas próprias asas). Nas portas há uma grande rosa vermelha alusão a cidade de Portland tida como a cidade ideal para cultivo dessa flor. Em cima dos para lamas traseiros ainda tem o logotipo do programa de energias renováveis do estado o “Green Energy”.

34/50 – Dragtor – modelo do estado do Kansas. Projeto de Jun Imai para os New Models de 2008. No modelo vem escrito: “There’s No Place Like Home”. Nome de um álbum do grupo musical Kansas, aparentemente homenageados pela turma da Mattel. A escolha de um trator, mesmo que um modelo não licenciado presta homenagem a vocação agrícola do estado.

35/50 – ’58 Chevy Impala – modelo do estado de West Virginia, lançado na Hot Wheels Classics Series #3 de 2007. Na lateral os dizeres: “Wild and Wonderful” (selvagem e maravilhoso) é o mote do estado para chamar turistas para visitar West Virginia.

36/60 – Shock Factor – modelo do estado de Nevada, projetado por Larry Wood em 1992.

Outro modelo com várias alusões ao estado que está representando. Os quatro naipes do baralho no aerofólio é uma clara alusão a cidade de Las Vegas, estrela do estado. Do outro lado do aerofólio vem escrito “Hoover Dam” (represa Hoover) que alimenta Las Vegas e outras cidades de energia com sua usina hidrelétrica. Os dizeres da bandeira do estado estão na capota do modelo: “Battle Born” (nascido em batalha), nas laterais vem escrito: “Nevada Mint Racing” tradicional corrida de 400 milhas no deserto e do outro lado: “HWY 50 The Loneliest Road in América” (autoestrada 50 a estrada mais solitária da América). Essa longa autoestrada cruza do Pacífico ao Atlântico e em Nevada cruza o deserto absolutamente só. 

37/50 – ’65 Mustang – modelo definido para representar o estado de Nebraska, criado por Larry Wood para a “ultra hots” de 2006. O Mustang trás na lateral a data 1867 ano em que o antigo território do Nebraska foi dividido em Nebraska, Wyoming, South Dakota, North Dakota, Colorado e Montana, formando assim o estado do Nebraska e outros. Também aparece na parte traseira o lema da bandeira e das armas do estado: “Equality Before the Law” (igualdade perante a lei).

38/50 – Roll Patrol – modelo do Colorado, projeto de Larry Wood que debutou na Hot Wheels Action Command de 1985. É um Jeep CJ. 

Tem na lateral a pintura das Montanhas Rochosas e alguns dizeres: “I Crossed the Rockies” (eu cruzei as Rochosas) e menção a “Pike’s Peak” a famosa corrida de subida de montanha em Colorado Springs no estado.

39/50 – ’70 Chevelle SS - modelo do estado de North Dakota, desenhado por Phil Riehlman para a First Editions de 1999. Os dizeres: “Peace Garden State” (jardim estadual da paz) se refere ao apelido oficial do estado pelo parque internacional entre North Dakota (EUA) e Manitoba (Canada) simbolizando as relações de amizade entre as nações. Ainda traz um bisão símbolo da Universidade Estadual de Dakota do Norte. 

40/50 – Plymouth Duster Thruster – modelo do estado de South Dakota, lançado em 2008 na “Since '68 Muscle Cars Series”. Tem na lateral uma pintura do Monte Rushmore, monumento mais conhecido do estado.

41/50 – ’66 Chevy Nova – modelo do estado de Montana projeto de Phil Riehlman para a New Models de 2007. Na lateral traseira tem a data 1889, ano em que Montana foi admitido como o 41º estado da União. Tem ainda pintado na lateral: “Big Sky Country” (terra de muito céu) tido como um dos apelidos do estado e “oro-y-plata” (ouro e prata) presentes na bandeira e no selo oficial do estado.

42/50 – Fast Fish – modelo sem licença, escolhido para representar o estado de Washington. Projeto de Fraser Campbell para os New Models de 2008. Apresenta pintura com desenhos tribais e figura do Monte Rainier, ponto culminante do estado de Washington. Tem também pintada a data de 1889 que foi o ano da criação da Constituição Estadual do estado de Washington.

43/50 – ’70 Ford Torino – modelo do estado de Idaho. Projeto de Jun Imai para a Modern Classics de 2008. 

Tem pintado no capo e nas laterais em baixo no número do estado (#43) e da miniatura, o lema do estado em latim: “Esto Perpetua” (é perpetuado). Também citados o apelido do estado: “Gem State” (o estado das gemas/pedras preciosas) e também menção as batatas do Idaho na lateral traseira (Famous Potatoes – famosas batatas).

44/50 – ’68 Dodge Dart – o estado de Wyoming é representado na série por esse Dodge, projetado por Larry Wood para a Affinity Motor City Muscle de 2004. 

No capo trás os dizeres: “Equal Rights” (direitos iguais) transcrito do grande selo oficial do estado de Wyoming. Tem uma representação das Montanhas Rochosas em toda a lateral do modelo. 

45/50 – Double Vision – modelo sem licença, designado para representação do estado de Utah. Projeto de Mark Jones para a First Editions de 1998. 

O modelo tem pintado pequenas referências ao estado. Lateral inferior: “Zion” referente ao Parque Nacional de Zion um tesouro natural do estado. Também aparece um decalque: Utah e abaixo deste: “Bonneville Speed Shop”, uma fictícia loja, referência as planícies salgadas de Utah utilizadas para corridas e recordes de velocidade. O próprio modelo “Double Vision” parece um modelo desses de quebra de recordes de velocidade.

46/50 – ’58 Thunderbird – modelo do estado de Oklahoma, projeto de Larry Wood para a Affinity Kool & Kustom de 2004. 

Apresenta na lateral do carro, em dourado, a silhueta da ave símbolo do estado a “Scissor-Tailed  Flycatcher” o papa mosca cauda de tesoura (Tyrannus forficatus).

47/50 – ‘69 Pontiac Firebird T/A – modelo do estado do New Mexico. Projeto de Dave Weise para a First Editions de 2005.

Apresenta uma grande cabeça de gado na capota sobreposta pelo número do estado (#47). Nas laterais referenciam pontos específicos do estado: a data de 1912, ano em que o estado de New Mexico foi admitido na União. “Land of Enchantment” (terra de encantamento) o apelido oficial do estado. Do outro lado temos: “O Fair New Mexico” que é a canção oficial do estado. Na parte traseira deste lado segue o nome “Rio Grande”, o rio fronteira entre os EUA e México.

48/50 – Hot Bird – escolhido para representar o Arizona, esse modelo foi projetado por Larry Wood e Bob Rosas e está em linha desde o ano de 1978.

Tem na lateral a inscrição “Arizona” e abaixo “Grand Canyon State” (estado do Grand Canyon). Escondida na coluna de sustentação da capota na traseira tem uma estrela de xerife com os dizeres: “Tombstone – Arizona Territory” (Tombstone território do Arizona) essa estrela invoca o tiroteio no O.K. Corral, onde se iniciou o processo de imposição da lei, pelos delegados e irmãos Earp, sobre os criminosos que dominavam Tombstone.

49/50 -  Hummer H2 – modelo do Alaska. Projeto de Rob Matthes para a First Editions de 2006. Tem pintado uma silhueta de cauda de baleia na lateral traseira. Acima no nome “Alaska” o lema do estado: “North To The Future” (ao norte para o futuro). A escolha de um grande Hummer com rodas tipo “monster truck” invocam realmente o Alaska e suas inóspitas e belas paisagens.

50/50 – Meyers Manx – quem foi escolhido para representar o Hawaii, foi esse modelo de Phil Riehlman da First Edittions de 2003. Decorações tribais havaianas, em um modelo que por si só invoca praia e o Hawaii.

Modelo extra (00/50) – ’07 Chevy Tahoe – escolhido para representar a capital do país, Washington D. C. (District of Columbia). Modelo de Phil Riehlman lançado no Hot Wheels City 5-Pack de 2007. Os dizeres “Justice For All” (justiça para todos) sobre a balança da justiça na lateral traseira. No meio da lateral, em baixo de Washington D.C. a data 07.16.1790, data da assinatura do “Residence Act” que permitiu a George Washington escolher o local da nova capital do país.

Uma série grande com cinquenta e um modelos diferentes e conhecendo-se o histórico complicado de distribuição da Mattel, os modelos lançados inicialmente sobraram e os finais faltaram, mais uma vez! Pode não ser a série mais interessante para colecionadores não americanos, mas a forma como a coleção foi montada e os detalhes pintados nas miniaturas fazem dela algo caro aos americanos. É mais uma série onde alguns modelos de pouca circulação, notadamente as picapes alcançam hoje preços altos no mercado paralelo.

Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Rhode_Island
https://en.wikipedia.org/wiki/Arkansas_Territory


4 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo muito bem ilustrado.
    Tenho alguns desses modelos agora já imagino que vai ser quase impossível achar o que falta.

    ResponderExcluir
  2. Todos os modelos que aparecem em pelo menos 04 posições são fotos da minha coleção.
    Os que não tenho, desisti de tentar achar, pois os preços são insanos! :-(

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente artigo! Parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho o Hotbird e o Manx. É sem dúvida uma ótima serie.

    ResponderExcluir