segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tipos de rodas (parte 1)

Uma das coisas que diferenciam a Hot Wheels de outros fabricantes de miniaturas, são suas rodas. Existem muitos modelos e variações que vão aparecendo de tempos em tempos. Da mesma forma que certas rodas também vão sendo descontinuadas da produção.


As mais comuns são as rodas de plástico, e as mais bonitas são as com pneu de borracha. Existem rodas específicas para certos modelos e para certas séries.


Vamos ver agora modelo a modelo cada uma das rodas, o que vai ser uma mão na roda (sem trocadilho!) como guia de referência.


Mas antes, algumas observações importantes:


- cada roda pode ter variações de cor. Nesse caso, o nome da roda é precedida pelo nome da cor em inglês. Ex: Red5SP (roda 5SP pintada de vermelho).


- a sigla RL é para rodas com uma faixa vermelha (Red Line), imitando os pneus da década de 60 dos carros esportivos americanos, e como homenagem às primeiras rodas da HW, que eram pretas com uma faixinha vermelha.


- da mesma forma, WL significa que a roda tem uma faixa branca no pneu.


- a sigla SP, que define vários tipos de rodas, vem de "spoke" (raio). Uma roda 5SP significa que ela tem cinco raios.


- WW significa "white wall", e identifica pneus pintados de branco.


- alguns fabricantes reais de pneus também aparecem em algumas rodas, pra dar um ar mais realista. Se você encontrar a sigla GY antes do nome da roda, significa que nela estará gravado o nome "Goodyear". O mesmo se aplica para BF (BF Goodrich).


- OR significa Off Road, e o pneu de plástico dessa roda é mais encorpado, com desenho imitando sulcos adaptados para rodar na terra.


- algumas rodas podem unir o nome de duas rodas. Exemplo: RR5SP, que significa que é uma roda Real Rider com cinco raios.


Agora vamos às rodas:


• 10DOT: roda com 10 furações, usada principalmente nas VW Drag Bus. Variações: Black10DOT (como o da foto) e RLBlack10DOT.


• 10SP: criada em 2003, é bem comum em qualquer linha hoje. É identificada pelos seus 10 raios. Existem algumas variações de cores para essa roda, como Red10SP ou Yellow10SP.


• 10SPBLING: criada em 2004, com pneu de borracha.


• 3SP: criada em 1995, é cada vez menos usada, por já estar se tornando velha e menos atraente. Tem uma ou outra variação de cor.


• 5DOT: roda com 5 furações usada na linha desde 1996. Também tem caído em desuso.


• 5SP: criada em 1995, é sem dúvida uma das mais bonitas, mais utilizadas e com mais variações de toda a linha. Algumas variações: WW5SP, GY5SP, Black5SP, WWB5SP, OR5SP, RL5SP, RR5SP, micro 5SP e mais as variações de cores.

• BLING5SP: roda com pneu de borracha introduzida em 2004. Uma das mais bonitas que equipam as séries T-Hunt e mais algumas séries especiais.


• BLING6SP: também introduzida em 2004, segue o mesmo desenho da BLING5SP, mas com 6 raios.


• 7SP: também lançada em 1995, é uma das mais bonitas da série. Variações: RL7SP, WL7SP.


• BW: foi o modelo único que equipava minis de 1978 até 1980, que também é conhecido como Blackwall. Possui variações de cor.

Um comentário: