quarta-feira, 25 de novembro de 2009

De volta ao futuro

Já falamos dele aqui, e a essa altura você já sabe que ele é um dos modelos novos da linha de 2010 da Hot Wheels. E sem dúvida será uma das miniaturas cobiçadas e disputadas quando desembarcar aqui no começo de 2010.

O DeLorean é o carro que foi usado na trilogia "De Volta para o Futuro", com equipamentos que o trasformavam em uma máquina do tempo. E esse carro não foi escolhido à toa. Na época do lançamento do filme, em que a indústria americana só lançava carros sem graça, um carro se sobressaia em relação aos outros, por ser feito de aço inoxidável (resistente ao tempo - daí a associação com o filme), por ter portas asas-de-gaivota e por ter um belo design (design feito pelo gênio Giorgetto Giugiaro).

Se não fosse o filme, porém, o carro teria sido mais um fiasco na história do talentoso John Z. DeLorean. Esse rapaz foi presidente da Pontiac e da Chevrolet, e foi responsável por vários marcos na história. Um deles, foi a criação do primeiro muscle car, o Pontiac GTO. Sempre que você lembrar que ama muscle cars, agradeça a este homem. Ele também lançou outros ícones de sucesso, como o Chevy Nova e o Chevy Vega.

Seu fiasco foi ao ter criado a DeLorean Motor Company (DMC), ter investido todo seu dinheiro em uma fábrica na Irlanda do Norte, com a colaboração da Lotus para fabricar o chassi e o interior, e da Peugeot/Renault/Volvo para fazer o motor. A fábrica contou com dinheiro do governo irlandês, contratou mais de duas mil pessoas, e produziu cerca de 9 mil carros que venderam mal e fizeram com que a fábrica fosse à falência. Em seguida, John foi acusado de tráfico de drogas (para levantar dinheiro para a fábrica). John se defendeu sozinho das acusações em um episódio histórico, e conseguiu convencer a todos de que era inocente. Mas isso não o salvou de um fim de vida mediocre, que se acabou em 2005.

O carro era revolucionário em sua construção, mas tinha um desempenho ruim, já que se esperava muito de um esportivo como ele. Isso e o fato de custar muitíssimo caro (a valores de hoje, ele custaria cerca de 65 mil dólares, preço de um Corvette muito bem equipado), levaram o modelo a ser um fracasso.

Mas mesmo assim, ele se tornou um ícone, e foi imortalizado pelo filme. Abaixo, as fotos da miniatura do '81 DeLorean DMC-12 lançada pela Hot Wheels. Notem a tampa traseira que se abre. Sem dúvida, uma bela miniatura!

Um comentário:

  1. Tenho 3 variações: este normal, a máquina do tempo e uma versão dourada. foram meus primeiros modelos de hw. daí veio a coleção.

    ResponderExcluir