segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Hotwheelsbr: parabéns e adeus

2014 marca o aniversário de 10 anos do site hotwheelsbr e também o seu fim. O site de propriedade do colecionador Mario Estivalét (veja entrevista dele aqui) se tornou referência para colecionadores do mundo todo que queriam consultar de forma rápida e eficiente todos os Hot Wheels lançados entre 1989 e 2014. Você pode ler um pouco desta história neste link.

O site está à venda, e se não aparecer um comprador para administrá-lo, será fechado. Pode ser uma boa oportunidade para quem quer se aventurar a ter um site sobre miniaturas e até ganhar algum dinheiro vendendo espaço publicitário nele. Os detalhes sobre preços e custos podem ser encontrados no próprio site.

Blogs, sites e fóruns brasileiros

Em 2009, ano em que o T-Hunted foi lançado, existiam vários fóruns de colecionadores de miniaturas aqui no Brasil, incluindo alguns casos interessantes de "competições" para ver qual era o mais influente entre os colecionadores(!). Passados 5 anos, sobraram apenas alguns mais relevantes, como o Clube Hot Wheels Brasil e o Mundo em Miniatura. Nesse tempo também apareceram e morreram vários blogs sobre miniaturas, alguns copiando textos inteiros do T-Hunted e se auto-intitulando como o "mais visitado do universo", e outros copiando descaradamente o estilo e o formato deste blog que você lê agora. A verdade é que se o site hotwheelsbr fechar, o colecionador brasileiro ficará com pouquíssimas opções de informações e referências sobre miniaturas, e isso é uma péssima notícia.

Há espaço para muito mais sites: o T-Hunted não consegue dar conta sozinho de tanta informação de tantas marcas, e acaba se focando em marcas da Mattel e outras marcas americanas. Mas há muito a ser falado, há muito a ser explorado. Por que será que chegamos a isso? Está acabando o interesse pelas miniaturas? Ninguém tem paciência ou tempo para criar sites/fóruns/blogs? O T-Hunted não é eterno, e seria ótimo que um dia ele pudesse se despedir da internet, e já houvesse outro pra entrar em seu lugar com uma qualidade muito superior, o que não é nem um pouco impossível de ser feito.

É uma pena. Sentiremos sua falta, hotwheelsbr. E obrigado por tudo o que você fez por nós, Mário!

33 comentários:

  1. NÃO FAÇA ISSO! ESTE SITE TEM SIDO MINHA BÍBLIA SAGRADA DESDE 2007, ANO EM QUE INICIEI INHA COLEÇÃO!!!!! NÃO PASSO UM DIA SEQUEM SEM CONSULTAR ESTE SITE E É POR ELE QUE ME LOCALIZO, ME ATUALIZO, FAÇO MINHAS PESQUISAS - O QUE SERÁ DE COLECIONADORES COMO EU?

    ResponderExcluir
  2. Pra quem curte temáticos, indico o excelente Hollywood Diecast (em inglês).

    http://www.hollywood-diecast.com/

    ResponderExcluir
  3. Pq o T-Hunt não agrega o hotwheelsbr ao site...

    ResponderExcluir
  4. que noticia triste... o hotwheelsbr foi minha fonte de infomacao por muitos anos....
    admito que meu interesse por HW diminui a cada dia e agora sao raras as vezes que entro la... mas tenho certeza que é o melhor site do mundo para ver os modelos ... apesar do layout super simples ele é fácil de entender e visualizar....
    com certeza é uma grande perda para o mundo do colecionismo...
    que por sinal... parece que vem se acabando de forma ate rápida..
    comecou com os foruns.... depois blogs... sites.... acho que soh vai restar o facebook mesmo ... que eh uma porcaria pq nao se tem informacao nenhuma por la... soh posts posts e mais posts.... e na maioria de gente kerendo vender miniaturas!!
    vejo um futuro tenebroso para os colecionadores!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que alguns sites, blogs e fóruns acabam se desgastando muito, quando ficam tocando sempre na mesma tecla.
    O Hot Wheels BR por exemplo já me foi super útil, mas agora com minha mudança de foco acabei praticamente abandonando.
    Meu interesse por mini aumenta cada dia mais, porém a falta de variedade as vezes acaba saturando a imagem do sote, quando se limita apenas postar coisas sobre uma determinada marca e deixando de lado outras.
    Muitas pessoas não querem saber informações de marcas que não vem para o Brasil, porém existem muitas pessoas que viajam ou importam minis de fora e gostariam de ter este tipo de informação de uma maneira rápida e fácil, por isso nada melhor do que ter um único blog que informa sobre diversas marcas, como é o caso do T-Hunted.

    No caso de fóruns, já abandonei diversos, dos mais variados temas, como minis e jogos.
    Diversos motivos afastam as pessoas destes locais, uma má admnistração, com pessoas que coordenam sendo duras demais e não dando explicações sobre transtornos, até usuários indesejáveis que não aceitam que outras pessoas tenham opiniões diferentes deles.

    Outra coisa que devemos levar em consideração, é que a partir de 2005 tivemos um BOOM na internet, e nesse momento começaram a aparecer cada vez mais pessoas atras de informações dos mais variados tipos, que até então só conseguiriam depois de muita procura, e que agora teriam em um simples digitar.

    Acho que os meios de informação sobre colecionismo é parecido com o que aconteceu ao velho Orkut, em um momento foi a rede social mais acessada do Brasil, e que depois de tanto pisar na bola tentando inovar, e com o grande numero de pessoas indesejadas acabou se tornando um local não muito atrativo de se conectar com amigos, então aí que entrou o FB que acabou se popularizando e tomando lugar do Orkut.

    Acho que uma rede que é grande fonte de informações deve sim sempre se inovar, porém sempre respeitando os desejos das pessoas que vão manter aquilo vivo.

    Será uma pena se o Hot Wheels BR fechar, será uma grande perda para todos nós, mas infelizmente ja era de se esperar este tipo de coisa, grande parte culpa da Mattel que a cada dia perde mais clientes, sendo que uma pequena parte, porém fiel, se resume a colecionadores que se acham esquecidos e menosprezados com as atitudes da empresa, desrespeitando a nós consumidores.

    ResponderExcluir
  6. Tem um empresário baiano de olho na compra do HOTWHEELSBR.COM!!!
    Vamos esperar mais um pouco prá ver!!!
    Realmente o Site é uma enciclopédia dos HW e os colecionadores brasileiros não merecem ficar sem o mesmo.
    Abração a todos,
    KHABELLO

    ResponderExcluir
  7. Isto não poderia estar acontecendo, este site é muito bom para o colecionador de hot wheels, é ele que eu sempre consulto para tirar qualquer dúvida sobre a minha coleção.

    ResponderExcluir
  8. É de fato uma pena!
    Os foruns cada dia mais vazios e agora o fim do Hot Wheels BR dá impressão de fim de festa e uma era pode acabar este ano!
    Aquele colecionismo de HW extremamente popular dos anos 2002 - 2010 vai acabar e provavel vai virar um nicho muito estreito que nem mesmo a Mattel vai querer ficar...

    Eu continuo com os HW pela disponibilidade e preço e com o passar do tempo nem o preço vai ser um atrativo... agora vai para 7 reais... ainda gosto de modelos temáticos e de 2 anos para cá os fantasia estão cada dia melhor e provável eu migre para esse tema "HW puro!"

    Se ninguém se interessar pelo arquivo HW BR vou querer continuar de forma amadora, pelo menos vou tentar continuar a catalogar os Mainline...

    Entretanto creio que antes disso alguém vai comprar e continuar esse maravilhoso serviço, se a Mattel tiver um pouco de visão vai comprar ontem esse site e dar continuidade imediatamente!

    Apesar de muitos ficarem xingando a Mattel muita gente compra os HW até hoje! e ficar sem este serviço vai ser um golpe duro para muitos colecionadores!

    ResponderExcluir
  9. É uma pena, sei como é complicado arrumar tempo para manter o site em dia, nesse ano meu blog sobre Dairy Delivery completa 5 anos e é super trabalhoso manter o trabalho em dia, e olha que só falo sobre DD, imagino o quanto não é trabalhoso manter um trabalho desses, pena não ter o valor para comprar o site, espero que o empresário caso acerte a compra mantenha o mesmo padrão de qualidade que vemos hoje no site...

    ResponderExcluir
  10. Muito já foi dito, realmente é uma pena perder um site como esse, Lamentável......

    ResponderExcluir
  11. Isso já era de se esperar, um dia o Mário deixou transparecer que isso aconteceria; o motivo maior deve ser tanta porcaria de mainline que tem que por lá!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não consultá-lo muito (uso mais o South Texas Diecast) para escrever os textos do meu blog, sempre que precisei o Hot Wheels Br ele se mostrou uma fonte segura e confiável de informações. Uma pena mesmo. Essa notícia me fez lembrar de outro site legal que deixou de funcionar, no caso o Hot Wheels Collectors (www.hwc.com.br), no qual, entre outras coisas, podia-se cadastrar coleções.

    ResponderExcluir
  13. Depois da notícia do aumento para $6,99, agora vem essa...
    Ficamos um pouco órfãos agora.

    ResponderExcluir
  14. É uma pena mesmo. Tomara que alguém consiga dar continuação ao trabalho!

    ResponderExcluir
  15. QUE NOTICIA!!! EU CONSULTO O SITE QUASE TODOS DIAS!!!
    FICAREMOS SEM REFERENCIA!!!

    ResponderExcluir
  16. Cara, se eu fosse um empresario do ramo de minis... colecionaveis... eu dava um jeito de comprar! Custa 10k, mas o retorno em espaço publicitario pode ser tipo uns 100 reais/mês tranquilo...

    só que, um provavel novo dono vai querer modernizar o site, encher de coisas mirabolantes... o que vai ser uma pena, porque eu gosto mais do hwbr do que o south texas q acho mais pesado pra hardware...

    Só peço isso ao novo dono: mantenha o HTML simples!


    ps.: se eu fosse os caras da seeman ou outra loja tão grande quanto, eu cogitaria comprar esse site e linkar com o meu de venda, ia ser um chamariz... um crosslinking bem forte!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Mário Estivalét pelo excelente trabalho,por toda dedicação nesses10 anos, o Hot Wheels BR é hoje ferramenta obrigatória na consulta sobre Hot Wheels, vamos torcer pela sua continuidade.

    ResponderExcluir
  18. Também é menos uma fonte de informação para os exploradores, atravessadores e repositores de lojas.

    ResponderExcluir
  19. Que ano este 2014! Parece que temos muitas notícias tenebrosas para este hobby que tanto nos dá prazer. Lamentável mais esta perda, tomara que alguém consiga dar continuidade.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns ao site e ao Mário pelos 10 anos de dedicação!

    Contudo, é com pesar que venho a receber a notícia da possibilidade de o fim do site estar se aproximando... mas entendo perfeitamente as razões pelas quais o Mário está colocando a página a venda, pois, embora colecionador de Hot Wheels nato, meu interesse pela marca também veio se perdendo nos últimos 2~3 anos. Se ainda estivesse com o mesmo pique de antes e, principalmente, tivesse tempo para me dedicar ao site, com certeza assumiria a manutenção do mesmo.

    Achei bastante interessante a parte em que fala sobre a negativa diante de propostas de colecionadores e empresas para modernização do site e transformá-lo em algo lucrativo para poder preservar sua independência e seus princípios.

    Espero sinceramente que alguém possa a vir a assumir a manutenção do site com a mesma dedicação, pois caso contrário será uma perda irreparável para o colecionismo não só nacional, como mundial.

    De fato, há espaço sim para muitos mais sites sobre nosso universo, o problema mesmo é justamente encontrar alguém que tenha tempo / paciência / know how para levar a ideia adiante e, por isso, devo discordar da parte em que se diz que não seria nem um pouco impossível fazer um site de qualidade superior. Impossível pode não ser, mas encontrar alguém que tenha tempo / paciência / know how para fazer um trabalho com a mesma qualidade e dedicação que o T-Hunted e o Hot Kengas fazem eu diria que é mais difícil do que ganhar na mega-sena, principalmente considerando a situação atual do colecionismo. É como comentei com o Silvio (Hot Kengas), Daniel (HK News) e Julio no último encontro da Semaan: nos dedicamos de tal maneira ao hobby simplesmente porque gostamos, pois não existe dinheiro que pague o conhecimento, os amigos e os bate-papos que nos é proporcionado. Diga-se de passagem, se fosse pelo retorno financeiro, não valeria a pena, pois quem já se envolveu apenas um pouco mais a fundo nisso, sabe o trabalho que essa dedicação ao colecionismo exige e se não gostar, acaba desistindo mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Excelente sitio, lastima que ya no podremos seguir viendo mas noticias exclusivas, ojala y alguien la compre y siga informandonos con nuevas novedades, gracias por todo, saludos desde Monterrey N.L México.

    ResponderExcluir
  22. uma lastima de facto, quando migrei para a escala 1-64 em 2005, ja que em brasil era dificil a epoca encontrar miniaturas em escala 1-45 conheci este site e logo me despertou interesse e desde entao ate hj o acompanho assim comou o southtexas pra manter-me atualizado, realmente se nao encontrar ninguem pra tocar o barco ou se encontrar alguem mas tocar de outra forma vai ser mais um que vai deixar saudades, quanto a materia do douglas realmente aquelas birrinhas de eu tenho tu nao tem, minha coleçao e melhor que a tua, e eu sou o messias do diecast meio que saturou a galera dos foruns, blog temos poucos bons tb como o t-hunted e parece que a turma migrou mesmo pro famigerado facebook, so nos resta esperar ate quando o facebook vai durar ja que na net essas midias sao passageiras como o citado orkut...vamos ver

    ALucar02

    ResponderExcluir
  23. Fico triste por o HOTWHEELSBR estar em seus últimos suspiros,espero que alguem compre-o e o aprimorem para que na internet continue sendo referência para colecionadores por muito tempo.

    ResponderExcluir
  24. Alguém sabe o que aconteceu com o site hotwheelsbr? Ninguém comprou ou deu continuidade a ele? a Ultima alteração é de 5/1/16. Há algum outro site de referencia da hot wheels como o dele?

    ResponderExcluir
  25. Alguém sabe o que aconteceu com o site hotwheelsbr? Ninguém comprou ou deu continuidade a ele? a Ultima alteração é de 5/1/16. Há algum outro site de referencia da hot wheels como o dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem somente este:

      http://www.southtexasdiecast.com/casting-overview/

      Excluir
  26. é uma pena, um site maravilhoso, vai fazer muita falta

    ResponderExcluir
  27. hoje tentei entrar no site e deu pagina não encontrada

    ResponderExcluir
  28. Já era, até ontem ou antes de ontem ainda usei, mas hoje tbm não consigo!

    ResponderExcluir
  29. Gente, pelo amor de Deus!!!!! Vamos fazer um agito aí para voltar esse site!!!!! Não pode!!!Nós precisamos dele!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Tentei entrar agora é nada e pena aprendei muito com ele mais do que com os colecionadores que conhecia aqui em minha cidade

    ResponderExcluir
  31. Apesar da ultima atualização ter sido em 25 de setembro de 2016 o site ainda continua ativo.

    ResponderExcluir