segunda-feira, 31 de março de 2014

Os 50 anos dos muscle cars no Red Line Club da Hot Wheels

Depois da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos voltaram para casa e tiraram o atraso fazendo filhos, o que originou o chamado "baby boom". Os bebês que nasceram nesta época se tornaram adolescentes na década de 60, e tudo o que eles queriam eram carros potentes. Era comum comprarem carros das décadas de 30 e 40, reformá-los e colocarem enormes motores V8, o que deu início à cultura dos hot rods.

Em 1964, o presidente da Pontiac (divisão de performance da GM) decidiu dar a esses jovens o que eles queriam. Pegou um insosso Pontiac Tempest, e adicionou a ele o pacote "GTO" de alto desempenho, que consistia em um motor V8, transmissão esportiva, rodas com faixa vermelha (essa moda deu origem às rodas red line da Hot Wheels) e vários outros ítens. Quem teve essa idéia foi o John C. DeLorean, que depois sairia da GM e produziria o seu próprio carro, que virou lenda e fiasco ao mesmo tempo (leia mais sobre esta história neste link).

O '64 Pontiac GTO foi o primeiro muscle car da história, e por culpa dele surgiram carros como Mustangs (na verdade o Mustang deixou de ser careta por causa do GTO), Camaros, Chargers, Challengers, Firebirds, Barracudas e tantos outros modelos que amamos até hoje. E ele será homenageado pelo Red Line Club da Hot Wheels em 2014, com a miniatura que você vê aqui embaixo em ilustrações de computador. Ele terá acabamento com a tinha spectraflame, rodas Neo-Classics e capô que abre. Saiba mais sobre o RLC neste link.

4 comentários:

  1. Se ao invés do desperdício de tempo e dinheiro gasto com os Cool Classics, a Mattel investisse nestes modelos para o mercado colecionador adulto, tenho absoluta certeza que não sobraria um modelo nas prateleiras!!!

    ResponderExcluir
  2. Teve até uma música que homenageava esse carro feita por Ronnie e os Daytonas: Little GTO.

    ResponderExcluir
  3. Esses sim eram os esportivos de verdade, não aquelas "joaninhas" toscas europeias / asiáticas.... Carro Grande, Motor Grande, muito cromado.... É só vc escutar o ronco do motor de um carro desses que dá para saber que """la vem um bruto"""...

    ResponderExcluir