domingo, 26 de março de 2017

A história da ERTL

Mais uma história muito bem contada pelo nosso amigo Mauricio Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A fábrica de brinquedos ERTL for fundada em 1945 por Fred Ertl Senior em Dubuque, no estado eminentemente agrícola de Iowa nos EUA, como uma produtora de miniaturas de metal e réplicas em escala de equipamentos agrícolas e de fazendas. Em 1959 a empresa mudou-se para uma planta maior em Dyersville no mesmo estado de Iowa. A ERTL trabalha com várias escalas em suas réplicas agrícolas.

Para outras miniaturas, não agrícolas, as escalas são muitas também.

Em 1999 a Racing Champions comprou a ERTL e embora o foco principal continuasse a ser os modelos agrícolas, outros modelos foram produzidos. A ERTL Collectibles apresentava somente miniaturas para colecionadores com detalhes e pinturas especiais, alguns com partes móveis e pneus de borracha. Os modelos eram vendidos em uma caixa de papelão com desenho e nome da miniatura na caixa.

A ERTL tem licença dos principais produtores de máquinas e de máquinas e implementos agrícolas.

Case IH:

Caterpillar:

John Deere:

New Holland:

Massey Ferguson:

Visando ampliar mercado a ERTL conseguiu várias licenças de franquias e produziu miniaturas de sucesso.

As várias séries de miniaturas da ERTL não agrícolas são muitas e as miniaturas tem qualidade média, como miniaturas de combate ao estilo Hot Wheels. Algumas séries são: Cars of the 50’s, European Classics, Die-Cast Metal Replica, Fun Truckin’, Cars of the World, Road in Track, Replica Series, Street Rods e Valvoline.

Algumas séries de menor tiragem também fizeram parte do plantel “não agrícola” da ERTL.

Caminhões (agrícolas ou não) sempre fizeram parte do plantel da empresa e são um tipo de miniatura muito procurada. Tanto em séries específicas como em outras séries não só de caminhões, a ERTL produz máquinas detalhadas e em escala.

Mesmo dando mais atenção a outros tipos de miniaturas não ligados aos campos e fazendas, a ERTL continuou criando máquinas e implementos em séries específicas.

Para complementar essa longa linha foco da empresa a ERTL criou “kits” com casas de campo e fazendas, além de cidades interioranas para complementação das brincadeiras infantis.

Através da AMT a ERTL vende também “kits” plásticos para montagem

Em 2004 a RC2 Corporation, a “holding” dona da ERTL e da Racing Champions, entre outras marcas, adquiriu a Playing Mantis dona da Johnny Lightning. A partir dessa data houve uma zona cinzenta, onde alguns modelos ERTL, Racing Champions e Johnny Lightning acabaram saindo em mais de uma das duas marcas ao mesmo tempo.

Em 2015 a Round2 LLC, “holding” dona da Auto-World comprou os direitos das três antigas principais produtoras de miniaturas da RC2 Corp. (Johnny Lightning, Racing Champions e ERTL).

Referências:


6 comentários:

  1. Já vi muita menção á essa marca, agora vejo o porquê. Muitos aí, incluindo os temáticos, valem a pena.

    ResponderExcluir
  2. Produziu tbm muitos avioes (comerciais / militares) nos anos 90, dentre as quais tenho algumas ate hoje. E alguns Nascar.

    ResponderExcluir
  3. Esses de Blade Runner são meu somho de consumo.

    ResponderExcluir
  4. Recordo que em meados da década de 90, na região da 25 de Março no centro de SP, era possível de se encontrar uma grande variedade de miniaturas da ERTL na escala 1/18 com preço médio de R$ 50 . Bons tempos ...

    ResponderExcluir
  5. Da ERTL eu tenho essa Dodge Ram 2500 New Halland, mostrada aí, que me deu muito trabalho para consegui-la.

    ResponderExcluir