domingo, 7 de maio de 2017

Os fantásticos carros da Konami!

Se você tem mais de 30, sabe que o nome Konami não é tão estranho assim. E hoje o Mauricio nos explica mais sobre o que a Konami tem a ver com carros para colecionadores! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Konami foi fundada em 1969 na cidade de Osaka no Japão e atuava no aluguel e conserto de “jukeboxes”, as máquinas de tocar música em bares. Ela foi mais uma empresa que nasceu com as iniciais de seus fundadores: Kagemasa Kozuki, Yoshinobu Nakama, e Tatsuo Miyasako.

De “jukeboxes” passaram a desenvolver “arcades”, as máquinas de jogo tipo Pinball. Em seguida desenvolveram jogos para consoles. Quem jogou Atari se lembra do jogo Frogger, do sapo que tentava atravessar a rua sem ser atropelado que foi um dos sucessos da Konami, licenciados para vários fabricantes.

Mais recentemente, em 2005 a Konami resolveu diversificar no ramo das diversões e lançou linhas de miniaturas regionais em escala 1:64. 

Produtos licenciados de fábricas japonesas, com detalhes totalmente pintados, faróis e lanternas de lente, rodas com pneus de borracha e modelos em escala 1:64 e três polegadas.

As miniaturas têm um nível de acabamento muito bom e rivalizam com as melhores produtoras de miniaturas japonesas.

Para o colecionador que gosta de carros japoneses, os famosos JDM – Japan Domestic Models (modelos do mercado doméstico japonês), a Konami oferta uma variedade grande de modelos de várias épocas, sempre a um nível de detalhes excelente.

As séries “The Best” apresentam modelos não só de uma fábrica dentro da mesma série.

A Konami também tem vários modelos de séries de TV futurísticas do final do século XX. A maior parte de seriados produzidos por Gerry Anderson e sua esposa.

Supercar – um filme de TV com animação de bonecos do início dos anos 60 onde o carro voava e decolava verticalmente.

Stingray - Stingray foi o primeiro programa de "supermarionetes"(supermarionation em inglês) colorido e o primeiro em que os movimentos de cabeça acompanhavam as expressões faciais. As cenas com personagens e veículos submersos eram feitas em cenários secos, com a câmara atrás de um tanque de água com bolhas de ar e peixes tudo para parecerem imagens submersas. A Konami tem o famoso submarino “Stingray” e seu arqui-inimigo o “peixe-mecânico”

Thunderbirds – talvez um dos mais famosos trabalhos do casal Anderson (Gerry & Sylvia). A série é ambientada nos anos 2060 onde a família Tracy dirige o “Salvamento Internacional” de sua ilha. 

A série de TV, também com supermarionetes, apresenta as naves de 1 a 5 e todos os outros veículos, geralmente carregados pela nave Thunderbird 2.

A agente londrina do Salvamento Internacional era Lady Penélope com seu duble de chofer e mordomo Parker que dirigia o Rolls Royce Fab 1 cor de rosa.

Capitão Escarlate – esse seriado de marionetes foi ao ar na TV britânica em 1968 e se passa 100 anos depois onde há uma guerra entre a Terra e Marte onde habita a raça dos “Mysterons”.

UFO – conta a história de uma tentativa de invasão da Terra por alienígenas e foi o primeiro filme com atores reais da dupla Anderson. A série UFO passou na TV em 1970 e era ambientada somente 10 anos à frente onde uma raça de alienígenas moribunda vinha a terra para coletar órgãos dos terrestres sadios.

Espaço: 1999 - A série conta a história dos ocupantes da base lunar Alpha, e sua viagem pelo espaço, depois que a Lua fora lançada para fora da órbita da Terra por uma explosão nuclear, ocorrida pelo acúmulo de resíduos radioativos produzidos pelos reatores nucleares na Terra. 

Ainda dentro do assunto TV, a Konami tem, em resina, as miniaturas do desenho “Corrida Maluca” (Wacky Races) em escala aproximada de 3 polegadas.

A Konami é uma empresa que nasceu com DNA eletrônico, tem seu foco principal em diversões eletrônicas mas resolveu se lançar na aventura de produzir também miniaturas para diversão de seu público. Nós colecionadores ficamos felizes pelos caprichados modelos produzidos pela Konami sejam de modelos japoneses que parecem terem caído no gosto dos colecionadores nos últimos anos ou sejam os belos modelos de filmes e desenhos de TV.

Referências:



2 comentários:

  1. Boa tarde
    Sou um colecionador Português de miniauras 1/64 e todos dias
    leio o vosso blogue que é espectacular. Gostava de saber se
    podem contar a história da marca CMS,que tem tantos carros
    WRC?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado por seguir o T-Hunted!

      Já falamos sobre eles:

      http://t-hunted.blogspot.com.br/2016/12/a-curta-historia-da-cms.html

      Abraços,
      Douglas

      Excluir