domingo, 25 de outubro de 2020

Matchbox Caterpillar

Hoje o Maurício nos mostra uma estranha série da Matchbox com alguns modelos da Hot Wheels! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Uma série de modelos da famosa marca de máquinas “Caterpillar”, criada pela “Matchbox-Mattel” com alguns modelos novos e outros aproveitados de outras séries e até de outras marcas de outros anos. A série saiu entre os anos 1997 e 1999, sempre em embalagens múltiplas ou “sets” acompanhadas de pequenos bonecos e/ou outras partes plásticas para compor um cenário com os modelos de caminhões e máquinas.


Peterbilt MB096 – o modelo original desse caminhão basculante pesado em escala 1:80 é da era “Lesney” de 1982 e levava o número MB282. No seu relançamento em 1983, pela “Matchbox International”, o modelo foi renumerado como MB0096 e lançado na cor amarela com base e interior cromados e caçamba cinza.


Para a série Caterpillar o modelo foi todo feito no amarelo típico da marca com o símbolo (CAT) nas portas, mantendo a base e interior cromados. 


Esse modelo da série Caterpillar apareceu em dois anos e duas embalagens em 1999 na subsérie “Famous Places” e em 1997 na subsérie “Dirt Machines”.


Peterbilt Quarry Truck MB0388 – modelo em escala 1:80 criado para a série Caterpillar, a partir de uma modificação na base do modelo MB0096 com a colocação de uma pá presa à base. Esse modelo também é chamado de “Peterbilt Dump with Blade”. Modelo lançado na tradicional pintura amarela da série. 


Essa variação do modelo com a pá saiu na subsérie “Famous Places” (Berlin Wall), mas também em um set maior chamado “Boulder Blastin Bridge” 



Caterpillar Scraper MB0348 – Na verdade, um molde Hot Wheels aproveitado para a série Caterpillar da Matchbox. O modelo Hot Wheels foi criado por Larry Wood para a série “Workhorses” de 1987. Modelo em escala de três polegadas renomeado em 1998 para essa série da Matchbox com pintura Caterpillar em amarelo.


Não há diferenças entre os moldes, apenas pintura e uma roda diferente distinguem as cópias além das marcas na base.


O modelo Matchbox saiu em 1998 em duas embalagens bem semelhantes com o mesmo modelo ao lado (Caterpillar Road Roller) mas os bonecos são diferentes. Na embalagem americana há um boneco e um cone e na embalagem do modelo para o resto do mundo (ROW = rest of the world = resto do mundo) há dois bonecos, distintos do boneco da embalagem dos EUA. 


Houve ainda uma outra versão da embalagem dos EUA, mas já no ano de 1999 com os modelos em preto e cromo e uma grafia ligeiramente diferente na embalagem, além da cor preta de fundo. 


O modelo em preto e cromo manteve os bonecos e apetrechos do modelo americano. 


Dump Truck MB0344 – modelo específico da série Caterpillar de 1998 feito em escala de três polegadas, de um caminhão basculante fora de estrada pintado de amarelo com pintura da marca. 


Na verdade, mais um molde Hot Wheels aproveitado para a série Caterpillar da Matchbox. Dessa vez trata-se do CAT Dump Truck projeto de Larry Wood para a série “Workhorses” em 1980. 


A comparação abaixo é com o mesmo modelo Hot Wheels da série “Workhorses”, mas cromado que saiu na “Silver Series II” de 1996. O modelo Hot Wheels da série “Silver Series II” tem a caçamba de plástico preta, mas o modelo Hot Wheels original em amarelo da série “Workhorses” tem a caçamba em metal como o modelo aproveitado na Matchbox.


A seta indica uma lingueta de plástico que passa por baixo do caminhão e quando apertada para dentro embaixo do radiador, faz a caçamba se levantar. Esse mecanismo não existe no modelo Hot Wheels. 


Quando se aperta o botão embaixo do radiador a caçamba do modelo Matchbox se levanta. Embaixo do botão fica a trava que fecha a base com a carroceria. No modelo Matchbox acima a área do radiador foi diminuída para colocação do botão (ver linhas verdes). O radiador do modelo Hot Wheels é maior (linha laranja). 


O modelo quando com o nome Matchbox, saiu na tradicional embalagem dupla da série Caterpillar em 1998 e no mesmo ano foi aproveitado no set “Action Site” chamado de “Quarry / Pedreira”.



Articulated Truck MB0403 – modelo criado para a série Caterpillar pela Matchbox e lançado pela primeira vez em 1998 na pintura característica da marca.


O modelo saiu na embalagem dupla “Wilderness Workers” em 1998. 


Road Roller MB0347 – esse é mais um modelo aproveitado de um molde Hot Wheels de 1987 da série “Workhorses” e um projeto de Larry Wood em escala de três polegadas. 


Fora o tom do amarelo mais escuro nos modelos Matchbox e os decalques da Caterpillar o modelo é exatamente o mesmo, apenas na base há diferenças no escrito. 


O “Road Roller” amarelo da Caterpillar saiu em três embalagens distintas em 1998. Duas embalagens da série e em uma embalagem do “Playset Wrecking Zone”.


Além dessas houve ainda uma outra aparição desse molde pelas cores Matchbox em 1999 em uma embalagem da série “Caterpillar Special Edition / Edição Especial Caterpillar” com o modelo cromado e preto. 


Bulldozer MB0345 – um modelo original Matchbox criado para a série em escala de três polegadas. O lançamento foi em 1998 em amarelo com esteiras em preto e com pintura Caterpillar. 


O modelo saiu na cartela dupla “Earth Shapers” do ano de 1998, subsérie “Dirt Machines”. 


Wheel Roader MB0346 – mais um modelo aproveitado dos estúdios “Hot Wheels”. O modelo original “Hot Wheels” chama-se “Wheel Loader” e foi criado também por Larry Wood para a série “Workhorses” em 1980 em amarelo. A comparação é com o modelo “Hot Wheels Wheel Loader mainline” de 1997 em laranja, preto e cinza.


Modelos iguais a menos do comprimento das chaminés no modelo Matchbox que são mais compridas. Nada que uma broca no molde não faça para aumentar a cavidade no molde e aumentar as chaminés. 


O modelo saiu no ano de 1998 na embalagem dupla da série denominada “Dirt Movers”, subsérie “Dirt Machines”. 


Skidder MB0404 – modelo criado para a série em escala 1:69 no ano de 1999 e pintado de amarelo com cabine em preto e com a logomarca da Caterpillar.  


Modelo saiu na embalagem dupla “Wilderness Workers” de 1998 pertencente a subsérie “Dirt Machines”.


Excavator MB0343 – outro modelo da base Hot Wheels reutilizado como um modelo Matchbox. O modelo original Hot Wheels saiu pela primeira e única vez na linha básica de 1997 na cor branca com preto e cinza e detalhes em azul escuro. Modelo em escala de três polegadas.


O modelo Matchbox lançado em 1998 teve uma alavanca colocada na pá para facilitar o movimento dela, mas o modelo em si é exatamente o mesmo, com a pintura da CAT e com a alavanca a mais (ver seta). 


Esse modelo de escavadeira saiu na embalagem dupla “Dirt Haulers” de 1998 da subsérie “Dirt Machines”. 


Material Handler MB0381 – modelo criado para a série da Caterpillar no ano de 1999 e apresentado com pintura da marca nos tradicionais amarelo e preto.


Para a série a embalagem dupla usada foi chamada de “Scrap Handlers” e lançada em 1999 pela subsérie “Dirt Machines”. 


Esse mesmo modelo ainda saiu em uma embalagem individual da “Premiere Collection” de 1999, mas ainda como um modelo oficial da marca, incluso o logo da marca na embalagem. 


Tool Carrier MB0382 – modelo também criado para a série da Caterpillar no ano de 1999 pela Matchbox e apresentado com pintura da marca nos tradicionais amarelo e preto.


O modelo MB0382 saiu em duas embalagens duplas da série Caterpillar no ano de 1999 a “Golden Gate Bridge” da subsérie “Famous Places” e a Pipe Layers” da subsérie “Dirt Machines”. 


Tool Carrier Tractor Shovel MB0383 – modelo derivado do MB0382 onde o tipo de pá carregadeira foi trocado para uma pá escavadeira. Um modelo criado para a série no ano de 1999 na tradicional pintura da série. 


O modelo da série saiu na embalagem dupla “Scrap Handlers” de 1999, subsérie “Dirt Machines”. 


Soil Compactor MB0354 – modelo exclusivo Matchbox lançado no ano de 1999 em amarelo com pintura Caterpillar. 


O modelo da série saiu na embalagem dupla “Ground Tillers” na versão em amarelo em 1999. 


Houve uma segunda versão do modelo na série Caterpillar onde o modelo foi pintado de verde oliva e saiu no mesmo ano de 1999 na embalagem dupla “The Engineers”.


Esse mesmo modelo ainda saiu em uma embalagem individual da “Premiere Collection” de 1999, mas ainda como um modelo oficial da marca, mas não da série, incluso o logo da marca na embalagem. Esse modelo foi pintado em outro tom de amarelo e a cabine é pintada com mais detalhes do que o modelo da linha Caterpillar normal e com vidros transparentes na série Premiere em contraponto aos vidros cinza da série Caterpillar. 


Motor Grader MB0350 – modelo adaptado de um modelo fantasia da “Hot Wheels” lançado na “First Editions” de 1996 com projeto de Larry Wood e chamado de “Street Cleaver”. Esse modelo tem escala de três polegadas e foi lançado em amarelo com o motor cromado. 


Para o modelo ficar um pouco mais parecido com algo real, podendo vir a ser aprovado pelo licenciador (Caterpillar), o modelo fantasia “Hot Wheels” da “First Editions” de 1996 teve seu colossal motor e aerofólio traseiros retirados e substituídos por uma tampa encaixada na furação original do motor e do aerofólio. 


Feito isso o modelo ficou mais parecido com uma motoniveladora tradicional. Entretanto, nesse caso específico o modelo, apesar de vendido em uma embalagem da Matchbox, manteve em sua base a marca e o nome original. 


O modelo saiu no ano de 1999 na subsérie “Dirt Machines” da embalagem dupla denominada “Earth Shapers”. Uma embalagem Matchbox, apesar do modelo conservar seu nome e logomarca originais da Hot Wheels na sua base. 


O nome Matchbox atribuído ao modelo só aparece na embalagem, como se pode ver acima (ver seta). 


Ainda no ano de 1999, foi feita uma outra embalagem dupla onde o modelo “Motor Grader / Street Cleaver” apareceu pintado de verde oliva, desta vez com um outro par na embalagem, conforme mostrado acima no “Soil Compactor” MB0354, na embalagem dupla “The Engineers”.


Tractor MB0351 – esse “Caterpillar Challenger Tractor” de 1999 é um modelo em escala 1:85 e um modelo original feito para a série “Matchbox Caterpillar” e pintado na tradicional pintura da marca. 


O modelo saiu em duas embalagens duplas da série em 1999, a “Field Shaper” da subsérie “Dirt Machines” e a “South Pole Amundsen-Scott Station” da subsérie “Famous Places”.  



O mesmo modelo com um tom de amarelo mais claro e com a cabine com vidros transparentes e estrutura da cabine pintada de preto saiu na série Premiere em 1999. 


Backhoe/Loader MB0353 – modelo criado para a série Caterpillar em 1999 e pintado na cor característica da marca. Esse modelo foi feito em escala 1:80.  


Esse modelo saiu na embalagem dupla “Ground Tillers” da subsérie “Dirt Machines”. 


Trailer MB0352 – esse trailer é um modelo exclusivo da série Caterpillar feito em escala de três polegadas e lançado no ano de 1999, todo em amarelo e com detalhes em preto. Esse modelo também é conhecido como “Wagon”.


O Trailer MB0352 saiu somente na embalagem dupla “Field Shaper” da subsérie “Dirt Machines”.


Trailer MB0443 / 0843 – esse modelo, apesar de só ter saído uma vez, tem dois números MAN. Criado para a série Caterpillar em 1999, foi feito em amarelo com a base do trailer cinza e foi usada escala de três polegadas. 


O Trailer MB0443/843 saiu somente na embalagem dupla “South Pole Amundsen-Scott Station” da subsérie “Famous Places”.  


Com esse Trailer termina essa série especial Caterpillar, entretanto, há outros modelos Caterpillars na linha Matchbox, mas não dessa série. Um modelo que costuma confundir é um outro “Dump Truck”, dessa vez não mais um molde Hot Wheels e sim um molde específico da Matchbox (Caterpillar Dump Truck MB0462), mas esse molde saiu apenas uma vez no ano de 2000, posterior a série e em uma  embalagem  que vinha com um CD/DVD junto chamada “Adventures in Time”. 


Na verdade, essa é uma série ímpar dentro da vida da Matchbox dentro da Mattel. Não há outros registros de modelos da “azul” sendo usados pela “laranja” ou vice-versa. Já houve casos em que ambas as marcas da “Mattel” lançaram o mesmo modelo, como o “Infiniti G37”.


Os modelos são os mesmos e até as cores são parecidas e saíram um depois do outro, mas os moldes são claramente distintos.

 

Usar os moldes de uma em outra além disso, um dos modelos ter sido empacotado na embalagem Matchbox, com a logomarca e o nome Hot Wheels (Motor Grader MB0350 = Street Cleaver) parece ser caso inédito e provavelmente único na história das duas marcas caminhando juntas.


Referências:

https://matchbox-dan.com/mbnumbs/man4.html

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0246-014

https://thumbs.worthpoint.com/zoom/images1/1/0916/15/matchbox-famous-places-caterpillar_1_63f4b554194cfb142851c6a879c230e0.jpg

https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31PDetails.php

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0463-001

http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0459

https://www.2ndcents.com/lot/67354-146669-113150/matchbox-quarry-playset-caterpillar-truck-new/

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0246-016

http://mb-db.co.uk/showmodel.php?num=388&let=a

http://modely.kabrt.net/index.php?page=peterb&setpage=1

https://thumbs.worthpoint.com/zoom/images1/1/0413/13/matchbox-famous-places-berlin-wall_1_139cbee11a588c8635470b9ba5a8c48f.jpg

https://thumbs.worthpoint.com/zoom/images1/1/0719/22/matchbox-boulder-blastin-bridge_1_b8ea6801665f2e3acf5efa73e78e0010.jpg

http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0501

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0462-001

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0462-002-a-01

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0460-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0461-001

https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/d/d7/Excavator_Wht.JPG/revision/latest?cb=20090109055914

http://whitemetal.com/ppro/hw1997/1997_first_editions/00_00008_1.htm

https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-648485827-hot-wheels-excavator-excavadora-rara-y-dificil-solo-envios-_JM?searchVariation=43039343878#searchVariation=43039343878&position=4&type=item&tracking_id=e41b10f8-7105-4337-855b-85501a485c13

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0458-001-a-01

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0494-002

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0494-001-a-01

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0494-002-a-01

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0495-001

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-cat-dirt-machines-pipe-1825476762

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0495-002

https://vintagediecasttoys.com/Matchbox_bymfg_2-3-98.html

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0479-002

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0479-003

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0479-001-a-01

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0475-001

https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/c/c7/Cleaver_5sp.JPG/revision/latest?cb=20110516042203

https://hwcollectorsnews.com/street-cleaver-85mm-1996/street-cleaver-a4

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0476-001

https://thumbs.worthpoint.com/zoom/images1/1/0411/07/nib-matchbox-famous-places-south-pole_1_6dc1a9581de07eb2fea54deb7dc4bb8b.jpg

https://globaldiecastdirect.com/premiere-series/4076-matchbox-premiere-collectibles-cat-challenger-tractor.html

http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0478

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0477-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0552-001




3 comentários:

  1. El Street cleaver de Hot Wheels también salio en Hot wheels lo regalaron para caridad de Caterpiller no conozco nada de matchbox pero tal vez lo confundan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correcto. Street Cleaver tambien fue usado como un modelo de caridad, pero tambien fue empaquetado como un modelo Matchbox

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir