domingo, 25 de fevereiro de 2024

Guisval Diecast (parte 1/2)

O Mauricio Nunes nos conta hoje a história de uma grande fabricante espanhola de brinquedos e miniaturas que inclusive vendeu seus produtos no Brasil! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

NOTA INICIAL: Esse artigo está dividido em duas partes, pois a Guisval foi sempre muito prolífica e produziu muitas séries em outras escalas além dos modelos em escala 3 polegadas e afins que serão enfocados exclusivamente na parte 2/2 onde estarão todas as referências do artigo. Na parte 1/2 examinaremos modelos e séries em outras escalas.


Essa empresa espanhola não é a primeira que leva o nome dos fundadores na marca. Já vimos que a Norev (artigo nesse blog em 25 de setembro de 2016) leva o nome da família de trás para frente, também a Benbros (artigo nesse blog em 5 de março de 2017) leva parte do nome de família dos irmãos Benenson, a Konami (artigo nesse blog em 7 de maio de 2017) com as três sílabas da marca como as sílabas dos nomes de seus três fundadores. A Guisval surgiu em 1962 quando três amigos que já tinham trabalhado junto em uma empresa espanhola de brinquedos resolveram formar a Guisval a partir dos seus sobrenomes: GUIllen, Serralta, e VALero. A Guisval produziu também primeiramente: relógios, máquinas de escrever, despertadores e só depois partiram para produzir modelos desde escala 1:23 até 1:87.  



Os modelos em escala 1:23 foram produzidos de 1971 até 1976 e saíram tanto como modelos de passeio como de rali e são todos de metal com partes móveis suspensão móvel e são bem procurados pelos colecionadores de modelos em escalas maiores.  


Os modelos são bem detalhados e na foto abaixo do Mini Cooper desmontado se pode verificar quantas peças foram feitas para compor o modelo. 


O FIAT 124 foi a base do SEAT 1430, mas o 1430 usou os faróis do FIAT 125 em vez do 124. 


Abaixo o SEAT 124 Coupé em versão de corrida. O mesmo modelo apareceu em várias cores como modelo de passeio.


Um fato interessante nesses modelos em escala 1:23 da Guisval é que os modelos eram fechados com parafuso (vide círculo verde) e tinham pinos ao lado de cada uma das rodas que soltavam as rodas do modelo (vide setas verdes). 


Os modelos em escala 1:37 estiveram em várias as coleções como: “Escorpion”, “Fuego” e “Panther”.


A escala maior, porém menor que 1:23 permitiu a Guisval trabalhar ainda com recursos de partes móveis mas gastando menos material. Dentro da série “Escorpion” temos modelos de 2 séries. A primeira série foi de 1971 até 1975 e a segunda de 1976 até 1983. Os modelos dessas séries podiam ser repinturas ou modelos que foram modificados. Como exemplo vemos abaixo o Chevrolet Astro que apareceu em três versões dentro das séries. 


A Mercedes 350 SL além de mudar as rodas nas séries trocou de reboque também e o tom da pintura ficou mais escuro na segunda série. 



A Coleção “Fuego” apareceu em quatro versões: Coches (carros de passeio), Rallye (carros com pintura de rali), Servicio Publico (carros de serviço) e Transportes (caminhões e veículos maiores). 


O mesmo modelo Ford Escort acima saiu nas três séries onde a carroceria era a mesma mas com pequenas mudanças na base, trazendo a bateria de faróis para o modelo de rali amarelo ou mesmo a colocação dos esquis na capota do modelo verde do serviço público se podia aproveitar o mesmo modelo nas três categorias.


Dentro da série Rallye em 1987 a Guisval lançou a série “Paris-Dakar” como modelos da série Rallye, mas com decalques do rali Paris-Dakar.


Esses modelos eram vendidos avulsos tirados da vitrine expositora acima sem embalagem específica. Entretanto os mesmos modelos Paris-Dakar foram usados na promoção exclusiva dos refrigerantes espanhóis da marca “La Casera”. No BMW 3.3 abaixo se pode ver a comparação do modelo Paris-Dakar (vide marca verde acima no expositor) com o modelo promocional “La Casera”. 


A Chevy Van da série Fuego Transportes também foi usada nas séries especiais, Paris-Dakar e La Casera com apenas pequenas modificações dos decalques. 


Além disso havia também a série “Super Fuego” onde os modelos vinham puxando reboques.


A série “Fuego Transportes” tinha caminhões vans e veículos maiores que carros de passeio. 


A série Panther ou Coleção Panther como a Guisval chama é focada em caminhões, máquinas e modelos da vans já vistas em outras séries e renumeradas e repintadas para a série Panther.

 

As Chevy vans já vistas na série Fuego Transportes e Fuego Rallye, Fuego Paris-Dakar e La Casera mostradas acima reaparecem com outas cores e acessórios na série Panther.


Ainda dentro da série Panther houve a Super Panther com caminhões tipo carreta. 


Após o ano 2000 saiu a última série 1:37 em metal com carros de passeio em várias pinturas aproveitando o molde.


A partir desse momento os custos altos levaram a Guisval a mudar a série e transformar os modelos 1:37 todos para plástico. Como o Jeep amarelo e preto abaixo feito como uma cópia do azul acima colocada uma capota preta plástica. 



Os caminhões em plástico imediatamente acima espelham os modelos de metal da série Panther mostrados acima sob Ref.24204 e Ref.24201.


A série que veremos a seguir é a série “Industrial” de 1971 a 1975 que usava caminhões em escala em torno de 1:43 com modelos da série 200 que eram em três polegadas que veremos na segunda parte do artigo. Nesses primeiros quatro anos a série Industrial usou o mesmo cavalo carregando vários outros modelos da série 200 na carreta. Mesmo os modelos da série industrial sem carreta são sempre o mesmo modelo de caminhão, seja bombeiro, betoneira ou outro qualquer. 



Sempre o mesmo cavalo com rodas de metal e pneus de plástico ao estilo Matchbox King Size e a carreta sempre a mesma também o que variava era a carga. 


Em 1976 a série industrial mudou o cavalo, a carreta e as rodas passaram a ser todas de plástico. Novamente, a diferença estava na carga. 


Outra série 1:43 foram as subséries Furia: Furia Coleccion Coches com uma variante Furia Rallye, Furia Sevicios Publicos, Furia Coleccion Motos, Furia Coleccion 4X4, Super Furia, Furia Mecanismos Especiales (série de helicópteros), Furia Serie Campeon Anos 60.


A subsérie Super Furia era composta por máquinas de serviço e de caminhões Unimog transportadores de equipes de F1 e foram feitos transportes das equipes: Ferrari, Benetton. McLaren e Lotus, sempre o modelo em 1:43 e dentro uma F1 da série 200 da equipe.  


A série Mecanismos Especiales é uma série de helicópteros e a série Campeon Anos 60 tem somente os dois modelos Mini Cooper e SEAT 600 em algumas cores.  


A próxima série é a Grand Prix que teve somente dois modelos grandes em escala 1:10. O Super Chaparral GT em amarelo com fricção. 


O segundo modelo é um carro de corrida branco ou amarelo sendo que havia a versão abaixo mais simples e também uma versão do mesmo Bolido com controle remoto com controle direcional.   


Embora a próxima série leve um nome parecido, “Scorpion”, ela apareceu somente em 1981 com o nome “Scorpion Senior” na escala 1:37 e vinha em embalagem diferente da série “Escorpion” utilizando uma caixa maior bem detalhada e decorada.


A série “Equipos en Accion” veio listada nos catálogos da Guisval como uma série pertencente aos “Escorpions”. Os modelos em escala 1:37 vinham com bonecos e em uma caixa de papelão com visor transparente e o interior da caixa estampado como um diorama colocando o modelo e os bonecos em um cenário. 


No modelo abaixo a Guisval inovou e trocou o Ford Gran Torino da dupla de detetives por um Camaro Z28. 


Também para o seriado de TV Bareta a Guisval trocou o Chevy Impala 66 que o detetive dirigia por um Fiat 130. 


Nos modelos da série “Equipos em Accion” genéricos a Guisval se saiu melhor e não teve a necessidade de trocar modelos das séries por provavelmente modelos que ela já tinha os moldes prontos. 



A Guisval tinha uma linha de bonecos do tipo Playmobil ou Lego com bonecos articulados de cerca de um pouco mais que 4cm de altura chamados “Chiquis” que a Guisval resolveu juntar com alguns de seus modelos e criar a linha de carros “Chiquival” onde vinham bonecos “Chiquis” com carros. Na foto abaixo alguns bonecos “Chiquis” como podiam ser vendidos. 


A linha já tinha veículos de transporte estilizados com aparência infantil e não licenciados.  


Aproveitando seus bonecos a Guisval juntou modelos de suas linhas de modelos escala 1:37 com seus bonecos Chiquis.


Ainda aproveitando, dessa vez, as viaturas dos bonecos “Chiquis” a Guisval preparou uma série licenciada pela Disney com seis modelos diferentes de veículos com as personagens Disney. 


Outra série em 1:43 da Guisval foi a série “Replica” onde apesar da escala menor que a 1:23 típica para colecionadores, os modelos da série “Replica” são para colecionadores e enfocam carros da década de 30 e vinham em caixa de papelão com visor transparente com rodas antigas próprias para os modelos e com pneus de borracha. Alguns modelos com clara inspiração nos modelos concorrentes da série “Models of Yesteryear / MOY” da Matchbox (artigo nesse blog em 26 de junho de 2016).    


É importante não confundir os modelos 1:43 para colecionadores da série “Replica” com os modelos de três polegadas das séries “Replica Juniors” e “Replica Juniors Transportes”.  


Além de carros a Guisval também produziu trens com locomotivas e vagões de metal na escala de 1:143. 


Essa primeira parte do artigo não pretende esgotar todas as séries e modelos da Guisval, mas sim dar uma boa ideia ao leitor de quão diversa é prolífica é a Guisval.  


Fim da parte 1/2 do artigo

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