A história de um modelo pouco conhecido da Greenlight mas bastante interessante é o assunto de hoje do Mauricio Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
No ano de 2008 a Greenlight criou uma série em escala 1:64 dos protótipos de Daytona da segunda geração. Embora esta segunda geração de protótipos sejam de vários fabricantes, a Greenlight fez somente um molde do 2008 Riley Mark XX, mas usou esse molde para vários outros protótipos. Os modelos vinham em caixas com visor e uma aba superior para pendurar e a tiragem foi pequena, para os padrões da Greenlight entre 2500 e 3500 unidades.
Apesar de todos os modelos serem baseados em um só molde, o assunto Protótipos de Daytona a tiragem pequena e a detalhada construção do modelo em 24 partes separadas o tornou um modelo muito procurado pelos colecionadores.
Nas fotos abaixo comparamos o 2008 #01 Telmex Ganassi Racing Lexus Riley MK XI (à esquerda da foto abaixo) com o 2008 #60 Michael Shank Racing Ford Riley MK XX (à direita na foto abaixo) e se pode constatar que os moldes são os mesmos e apenas as pinturas mudam.
Quando se compara um Riley Lexus MK XI com um Riley Ford MK XX reais, se pode ver que existem algumas diferenças, mas a opção da Greenlight foi usar o mesmo molde do MK XX para todos as miniaturas feitas.
Abaixo temos uma foto com os protótipos de Daytona feito pela Greenlight na série Grand-Am Rolex Daytona Prototypes.
Os modelos Greenlight acima emulam os modelos reais como abaixo. De cima para baixo da esquerda para a direita temos:
1- 2009 #99 Bob Stallings Racing Pontiac Riley MK XX
2- 2008 #01Telmex Ganassi Racing Lexus Riley MK XI
3- 2008 #60 Michael Shank Racing Ford Riley MK XX
4- 2008 #59 Brumos Porsche Riley MK XI
5- 2008 #58 Brumos Porsche Riley MK XI
6- 2008 #01 Telmex Ganassi Racing Lexus Riley MK XI
7- 2009 #58 Brumos Porsche Riley MK XI
8- 2009 #02 Ganassi Racing Lexus Riley MK XI
9- 2009 #99 Bob Stallings Racing Pontiac Riley MK XX
10- 2010 Milezone’s BARE BONES (promocional - Milezone)
11- 2012 50th Anniversary Rolex 24 (promocional do evento)
12- 2013 51st Edition Rolex 24 (promocional do evento)
13- 2011 Continental Tires Rolex series (promocional - Continental)
Foram nove modelos de venda regular incorporando modelos Riley: Pontiac, Lexus, Ford e Porsche. Completam a série quatro modelos promocionais, dois do evento e dois de patrocinadores.
Depois de um tempo, mais recentemente, o modelo voltou na série “Running on Empty” com pintura GULF.
Exatamente o mesmo modelo de antes apenas mais uma repintura.
Certamente o expediente de usar um mesmo molde para representar mais de um modelo, principalmente de corrida, não foi usado somente pela Greenlight nessa série e entende-se que para se fazer um novo molde, aprová-lo e efetivamente colocá-lo em produção e distribuí-lo para venda geralmente vai mais de um ano no processo e fica muito caro e quase impossível para os fabricantes de miniatura atualizarem moldes todo ano, já que em corridas os patrocinadores mudam todos os anos e as vezes dentro do mesmo ano também mudam. Não há tempo hábil para tal, além do custo muito alto de se refazer os moldes. De qualquer forma, mesmo emulando modelos Riley de 2008 a 2013 sempre usando o molde de um Riley Mk XX a Greenlight é única em produzir esses modelos de Protótipos de Daytona da segunda geração em escala 1:64 e para os fãs é só ir atrás e procurar para compra.
Referências:
https://www.hobbytalk.com/threads/my-complete-daytona-prototype-collection-by-gl.411657/
https://i.ebayimg.com/images/g/kJIAAOSwY5Bmi0lu/s-l1600.jpg
https://lexusenthusiast.com/images/weblog/17-11-08-lexus-grand-am-prototype.jpg
https://media.gettyimages.com/id/80427460/photo/homestead-fl-the-spirit-of-daytona-racing-porsche-coyote-of-guy-cosmo-and-marc-antoine-camirand.jpg?s=612x612&w=gi&k=20&c=ICFGFnjRyMvDYAr802dkkFm1u32MAm3IHa6k1bLDi_A=
https://down-id.img.susercontent.com/file/id-11134201-7r98q-lpzv99fi0dta80
https://i.ytimg.com/vi/xbpUALlKDAo/maxresdefault.jpg
https://machf00.blogspot.com/2017/11/grand-am-daytona-prototype-riley-mk-xx.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário