domingo, 28 de setembro de 2025

MSZ / CCA (Cool Chic Auto)

Tem uma marca que tem crescido muito e que tem grande potencial de ser uma das mais importantes do mundo, e o Mauricio Nunes nos conta tudo sobre ela hoje! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A MSZ (Metal Speed Zone) e a Cool Chic Auto (CCA) são marcas da Chengzhen International Limited, com modelos em várias escalas produzidos pela Guandong Caipo Technology Ltd, fundada em 1999 e estabelecida no distrito de Chenghay, cidade de Shantou City, Província de Guandong na China. Em 2011 o conselho da holding criou e construiu uma segunda planta em Fujian (Fujian Youshuo Intelligent Technology Co., Ltd). A Guandong Caipo Technology Co., Ltd e a Fujian Youshuo Intelligent Technology Co., Ltd são plantas de produção associadas e produzem modelos licenciados para venda exclusiva da holding Chengzhen International Limited com as marcas MSZ (Metal Speed Zone) ou CCA (Cool Chic Auto). 



As marcas são usadas em modelos na venda final ao público como os modelos em escala 1:24. Segundo a MSZ, nas caixas vêm escrito “1:22 – 1:24 scale / 1:22 – 1:24 escala” (vide marca verde). Em escala 1:24 há também uma coleção de modelos da Fórmula 1. 



A escala 1:32 também é usada pela MSZ conforme abaixo (vide marca verde). 


Dentro dos modelos 1:32 a MSZ tem uma série chamada de “Touch Vehicles / Veículos de Toque”.


Essa é uma série de brinquedos motorizados em que após se ligar o botão na base do modelo se tocarmos o vidro da frente o modelo anda para frente, idem se tocarmos o de trás, ele anda para trás. Se tocarmos a janela do motorista o modelo faz barulho de motor ligado e acende luzes. 


Outra série de brinquedos motorizada em escala 1:32 é a série “Refueling Vehicles / Veículos em Abastecimento”. Junto com o modelo vem uma chave plástica no formato do bocal de uma mangueira de abastecimento de combustível. Primeiro se liga o modelo na base, depois ao se colocar o bico da mangueira na boca do tanque se ouve barulho do abastecimento e ao se tirar a mangueira da boca de abastecimento o motor liga com som e acende luzes e em seguida o modelo anda de costas em círculos. 


Os modelos de carros elétricos estão em alta na China e a MSZ tem uma série em escala 1:32 de veículos elétricos que vêm com um totem para carregamento e quando o veículo é plugado no totem ele emite sons e acende luzes. Esses são veículos do tipo pull-back à corda que abrem portas, acendem as luzes de LED e emitem sons. 


Além das escalas, mais ou menos fixas, a MSZ também utiliza escalas em polegadas. Essas escalas para carros começam em 5 polegadas e continuam em 4,5, 4,0 e 3,0 polegadas para carros. Os modelos em 4 polegadas são do tipo pull-back a corda, vendidos tanto em caixas únicas como em embalagens com três unidades distintas ou ainda avulsos como veremos adiante. 


Os modelos em escala 4,5 polegadas são aproximadamente 1:43 a depender do tamanho do modelo. Esses modelos vêm parcialmente desmontados para serem montados pelos compradores. 


Ainda dentro da escala 4,5 polegadas / 1:43 temos modelos de corrida da série “Racing Series” (a esquerda da foto abaixo) e modelos de passeio tradicionais também (a direita da foto abaixo). 


Os modelos de 5 polegadas são licenciados, pull-back e com partes móveis com escala variando de 1:38 a 1:46 a depender do modelo. 


A MSZ tem uma série de caminhões e recentemente máquinas pesadas em escala 1:50.


Para as motocicletas e bicicletas das marcas MSZ/CCA as escalas são: 1:10, 1:12 e 1:18. Interessante ver que a CCA tem também bicicletas o que não é comum no ramo. 


As séries de 3 polegadas são várias como: “Die Cast Car Series, Color Change Series, Magnetic Series, 3” Collectible Series e Modern Dream” entre outras.  


Na foto acima dois exemplos do catálogo de 2025 da CCA de modelos da série “Color Change / Mudança de Cores”. O Audi RS5 Racing 2017 muda de verde para azul e o Lamborghini Aventador SVJ muda de azul escuro para rosa. 


A CCA vem com um bom volume de modelos por ano, em torno de 38 modelos por ano para os modelos mais simples da linha. Esses modelos são de metal com base plástica, com suspensão, mas com rodas genéricas de plástico, como mostrados abaixo. Na série básica são 8 modelos novos em 2025 (21% de novos modelos, 79% de repinturas).


Em seguida a linha mais básica vem a linha “Collectibles” com 36 modelos por ano sendo que os modelos têm base metálica e alguns vem com pneus de borracha, como mostrados abaixo e as embalagens podem ser do tipo blister ou caixa com visor transparente ou mesmo caixa só com o desenho do modelo sem visualização do interior. A holding colocou estrategicamente os modelos MSZ como básicos e CCA como Premium, como abaixo. 


Para entendermos as imagens do catálogo de 2025 da CCA mostradas logo abaixo, vemos que a esquerda na parte inferior há quadrados com cores que são as cores disponíveis para os modelos no ano de 2025. Além disso fica claro que a escala é de 3 polegadas quando vemos explicitadas as escalas de cada modelo: BMW i7 escala 1:72, BMW 3.0 CSL escala 1:64, Sprinter Trueno escala 1:55, Toyota Land Cruiser Prado escala 1:64, Bentley Flying Spur Hybrid escala 1:70, Lexus ES300h escala 1:64, Volkswagen T1 escala 1:56 e Volkswagen Classic Beetle 1967 escala 1:54. Todas são escalas diferentes mas todos os modelos com cerca de 7,59 centímetros de comprimento (3 polegadas).


Alguns modelos são os mesmos da linha mais básica, mas com a base metálica e rodas especiais e no ano de 2025 a CCA criou uma subsérie de 7 modelos com decoração da GULF nos modelos “Collectibles” CCA.


Os modelos da série “Magnetic” são em três polegadas e tem imãs na base e se grudam a superfícies metálicas. 



Blisters e caixas são as embalagens mais comuns das séries e as artes variam com a série e com os anos de lançamento, sempre se reinventando e com um marketing agressivo a CCA vem ganhando lugar nos mercados. 


Nessa escala de 3 polegadas a CCA tem alguns modelos com mais detalhes e pneus de borracha ou mais simples com rodas genéricas de plástico, mas sempre com detalhes como faróis, lanternas, logotipos e frisos sempre pintados. As marcas MSZ e CCA são usadas indiscriminadamente em modelos de 3 polegadas. 


Os modelos são fornecidos em embalagens múltiplas de três ou cinco modelos tanto em vertical como horizontal, nas séries de 2025 dos modelos de três polegadas, segundo a foto do catálogo de 2025 da MSZ/CCA mostrada abaixo. Além desses há também caixas com 9 e com 12 modelos. As embalagens múltiplas podem vir com os dois logotipos das marcas: MSZ e CCA. 


Recentemente a CCA apareceu com uma série denominada de “Modern Dream / Sonho Moderno”. Essa é uma série de modelos Premium, licenciados em escala 1:64 amplamente detalhados, interior policromático com rodas reais e pneus de borracha. É uma série para competir com os modelos Premium chineses de tantas marcas que aprecem e desaparecem hoje em dia tão frequentemente. 


Ainda dentro dos modelos de três polegadas, como falamos anteriormente, os moldes são usados indiscriminadamente pelas marcas MSZ ou CCA e recentemente um desses modelos acabou vindo para o Brasil em uma edição especial da California Minis com uma picape VW Amarok. Abaixo o mesmo modelo da MSZ em azul ou vermelho, da CCA em prata e da California Minis em branco. 


Na foto abaixo o fundo da Volkswagen Amarok branca da California Toys (vide seta verde) com a marca MSZ (vide seta laranja). A California Toys tem também uma versão em prata do modelo.


A California Toys tem modelos MSZ também nas escalas:1:24, 1:32 e 1:43. 


Com marca MSZ alguns modelos aparecem em caixas duplas com acessórios como um pequeno diorama. Na foto baixo vemos a esquerda dois caminhões em escala 1:72 e a direita dois carros em 4 polegadas que são modelos de corda (pull-back). 


Os caminhões 1:72 mostrados acima são na verdade denominados pela MSZ/CCA como “Volvo Truck Series 4,5 polegadas”. Abaixo duas versões de um caminhão Volvo Skip Truck (caçamba). Uma delas um modelo a corda (pull-back) e a outra versão com rodas livres. 


Além dos modelos de carros em várias escalas como vimos acima a MSZ/CCA tem também um diorama de um posto de gasolina da Shell que pode ser usado com os modelos de caminhões da Shell. Há também uma variação do posto com pintura da GULF. 



A  CCA tem modelos de caminhões da Shell tanto em escala 1:50 (vide marca vermelha) como em escala 1:72 (vide marca azul). Há também um caminhão 1:72 Volvo com a pintura da GULF, para fazer par com o posto de gasolina GULF. 



A MSZ tem também uma série de modelos grandes com cerca de 10 polegadas de meios de transporte onde ela junta: ônibus rodoviários, ônibus urbanos, ônibus articulados, trens e navios.  



Nessa série de modelos de transporte temos escalas de: 1:32, 1:48, 1:80 e 1:1000. Todos esses modelos têm tamanho aproximado de até 10 polegadas (aprox. 25cm). 


Ainda faz parte da série de transporte público sinais e bonecos como os mostrados acima. 


Para os modelos maiores com ou sem corda a MSZ também os coloca à venda sem embalagens, avulsos como mostram as figuras baixo para os modelos de escalas: 1:32, 5 polegadas e 4,5 polegadas.


A MSZ juntamente com a CCA vem crescendo no mundo e se adaptando a concorrência como mostra recentemente o lançamento da série Modern Dream. Elas mantêm um bom plantel de combate nos modelos de três polegadas tanto com base plástica como de metal. No Brasil ela só chega por importação pessoal, mas tem se tornado mais popular e quem sabe no futuro alguém se interesse por representar as marcas aqui no Brasil facilitando a vida dos colecionadores que gostam das marcas em qualquer das muitas escalas e séries que elas produzem. 


NOTA DO AUTOR: Grato ao colecionador Djalmir Soldovieri pela foto do fundo da picape VW Amarok 3 polegadas. 


Referências:

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/subjects/cca-brand

http://msztoys.com/about.aspx?id=1

https://cdn.cdon.com/media-dynamic/images/product/cloud/store/ScaleModelKits/000/142/404/408/142404408-309892941-11453-org.jpg?cache=133715393797660185&imWidth=600

https://cdn-prd-02.pnp.co.za/sys-master/images/hf9/h94/11249790550046/silo-product-image-v2-25Aug2023-180717-224996800066-Angle_A-167063-901_400Wx400H

https://i.ebayimg.com/images/g/WMAAAOSwnLBkiHQH/s-l1600.png

https://microless.com/cdn/products/c1c6f4adf0f946264fd07f71a8cb0169-hi.jpg

https://pt.aliexpress.com/item/1005005646408603.html?gatewayAdapt=glo2bra

https://pt.aliexpress.com/item/1005006397966049.html?gatewayAdapt=glo2bra

https://www.picclickimg.com/16QAAOSwhEZnR-k7/CCA-164-BMW-M4-GT3-Diecast-Metal-Model.webp

https://toycarbox.com/cdn/shop/files/IMG_9774.jpg?v=1688466768&width=1946

https://down-id.img.susercontent.com/file/id-11134207-7r992-lrajbfbehicn50

https://down-ph.img.susercontent.com/file/sg-11134202-7rff5-m3ke0t3yur2u03

https://lzd-img-global.slatic.net/g/p/550b3361b36e20dd479565997d1ab1f6.jpg_720x720q80.jpg

https://i.ytimg.com/vi/W3mcFLxPqek/maxresdefault.jpg?sqp=-oaymwEmCIAKENAF8quKqQMa8AEB-AH-CYAC0AWKAgwIABABGA8gZShbMA8=&rs=AOn4CLAiGd2tHfkIlxLBzaTghsSQhB4vcA

https://www.karkkainen.com/verkkokauppa/msz-toyota-land-cruiser-prado-1-42-die-cast-pikkuauto

https://www.carousell.ph/p/msz-toyota-land-cruiser-prado-1-64-scale-die-cast-vehicle-1319070029/

https://www.carousell.com.my/p/cca-cool-chic-auto-shell-gas-station-diorama-1343081643/

https://down-id.img.susercontent.com/file/id-11134207-7r98p-lrfjclmhgpx0d7

https://down-ph.img.susercontent.com/file/ph-11134207-7rasb-m297lklyug76db

https://i.ytimg.com/vi/7_1u8CdKcZ8/maxresdefault.jpg?sqp=-oaymwEmCIAKENAF8quKqQMa8AEB-AH-CYAC0AWKAgwIABABGEkgWyhlMA8=&rs=AOn4CLBjBiSyPZfEWM_C6VHMxyTw7R9RnQ

https://ripituc.wordpress.com/2024/05/21/modern-dream-msz-ccas-new-premium-brand/

https://i.ytimg.com/vi/blhkgQIJYGg/maxresdefault.jpg

https://down-br.img.susercontent.com/file/br-11134207-7r98o-lx9u1b5s7etb19

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_763645-MLB52997603273_122022-O.webp

https://a-static.mlcdn.com.br/470x352/volkswagen-amarok-prata-california-minis-edicao-especial-1-64-california-toys/midgardtoys/15239p/02f046e361058f5c070c6b0e6577d78d.jpeg




Nenhum comentário:

Postar um comentário