O Mauricio Nunes mergulha em mais uma marca obscura européia que não sobreviveu aos anos 80. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
A Mercury foi uma antiga fábrica italiana de miniaturas que existiu em Turin desde 1932 até o seu fim em 1980. A empresa foi fundada por Attilio Clemente e Antonio Cravero e o seu carro chefe sempre foi a produção e venda de seus modelos em escala 1:43.
Os primeiros modelos da Mercury eram sem interior e sem vidro muito semelhantes aos modelos Tootsie Toys (artigo nesse blog em 23 de abril de 2017) e feitos inicialmente na escala 1:40 como o Aero Coupe mostrado abaixo, o primeiro modelo da Mercury em escala pequena.
Da escala 1:40 inicialmente eles mudaram para escala 1:48 como o FIAT Nuova 1100 abaixo.
Aos poucos foram ajustando a escala à concorrência e passaram a usar escala 1:43, como exemplo a Lancia Aprilia Coupé abaixo.
Todos esses modelos inicialmente sem interior e sem vidro. Entretanto, no início dos anos 60 a competição com os modelos da Corgi Toys, Polistil e Dinky, entre outros, fizeram a Mercury redefinir seus modelos e ela passou a competir de igual para igual com a concorrência com modelos mais bem acabados com interior, vidro e partes móveis como o FIAT 2300S Coupé mostrado abaixo.
Em 1949 a Mercury lançou uma série de modelos pequenos em escala HO(1:87) para serem usados em ferromodelismo. A série teve pouco sucesso e os modelos eram os do tipo Tootsie Toys sem interior ou vidro, mais menores na escala HO como mostrados abaixo.
Nos anos 60 a Matchbox era a líder em modelos de três polegadas e no final da década de 60 apareceu também a Hot Wheels. Na Itália, entretanto a competição local com Polistil era acirrada e não era só na escala 1:43 o que levou a Mercury a contra-atacar a concorrência local da série “Penny” da Polistil (artigo nesse blog em 20 de abril de 2025) dentro da Itália levando-a a competir com a Polistil na mesma base e para isso a Mercury ao final dos anos 60 criou a série “Speedy” na escala 1:66 inicialmente com rodas com pneus de borracha.
Após o aparecimento da Hot Wheels com as rodas de baixo atrito sendo a nova tendência a Mercury mudou as rodas de alguns de seus modelos Speedy e renomeou a série para “Speedy Velox”.
A série Speedy tinha quatro modelos em comum com a sua concorrência da série Penny: Ferrari P4, Dino Pininfarina, OSI Silver Fox e Lamborghini Marzal Bertone. Não que os moldes fossem os mesmos, mas esses quatro modelos Mercury/Speedy também existiam como modelos Polistil/Penny. Provavelmente eram modelos bem procurados e a Mercury optou por produzi-los também.
A série Speedy levava o número #800 e os modelos começavam em #801 com o Porsche Carrera 6 mostrado abaixo e a série teve cerca de 18 modelos diferentes, segundo folhetos da empresa.
Na lista acima os modelos marcados em amarelo (#809 e #811 até #814) existem em listas de propaganda da empresa mas as referências NÃO confirmam terem sido efetivamente produzidos. Abaixo vamos mostrar uma parte deles como exemplos. Os modelos sempre em várias cores como é de praxe em qualquer fabricante.
O modelo Porsche 917 mostrado acima, na verdade seria o modelo número #819 da série Speedy, mas ele não trás na base nenhum número como mostrado abaixo e também utiliza um tipo de roda único não visto nos outros 18 modelos Speedy, mas foi feito na escala dos modelos Speedy.
Estranhamente existem também quatro modelos listados como modelos da série Speedy com números de #870 até #873 e são todos de uma Van Fiat 238 em quatro variações como abaixo em cores diversas.
Como de praxe na concorrência os modelos Speedy também eram vendidos em caixas múltiplas.
Para complicar ainda mais as coisas houve ainda uma série de dez modelos posterior a série Speedy com modelos em escala de três polegadas, mas já com rodas e bases plásticas, sem interior e vidros escuros, mas não opacos e essa série também começava no número #800 .
A série parece ser de combate e os modelos de carros de passeio mantiveram a escala de 1:66 e outros modelos como SUV’s e caminhões foram feitos em escala de 3 polegadas com tamanho aproximado de 7,5 cm de comprimento. Os modelos em caixas de papelão vermelhas com visor transparente.
Além dos modelos da série #800 em escala 1:66 mostrados acima a Mercury Speedy ainda teve outros cinco modelos de um Formula 1 com o número de série de #1200. Os modelos #1200 eram na escala dos modelos Speedy mas vinham em uma caixa de plástico transparente com base azul e assentados sobre espuma. Esses modelos seriam semelhantes aos Speedy Velox com eixos finos e rodas rápidas para pistas, como os Superfast da Matchbox.
Como se pode ver acima o modelo do Fórmula 1 é sempre o mesmo mas a Mercury os numera e os nomeia como se fossem mais do que somente repinturas. Os nomes dos modelos são nomes de circuitos de corrida de Fórmula 1 da época. O modelo #1201 levava o nome de GP Jarama na cor amarela. O modelo vermelho é o número #1202 e o seu nome é GP Monte Carlo. O modelo verde é o número #1203 e é denominado GP Zeltweg, o branco é o GP Hockenheim com número #1204 e o azul é o número #1205 com o nome de GP Zandvoort.
Nem todos os modelos Speedy viraram Speedy Velox, que seriam os equivalentes aos modelos Superfast da Matchbox, Whizzwheels da Corgi Junior entre outros que se seguiram aos Sweet Sixteen da Hot Wheels em 1968 (artigo nesse blog em 21 de maio de 2017). Os modelos tiveram os eixos afinados como a concorrência, mas também tiveram que ser levantados e as rodas de menor atrito eram altas para o fundo dos modelos não arrastarem nas pistas o que os deixava com um aspecto estranho, com muito espaço entre roda e paralama (vide marcas azuis).

Os modelos Speedy Velox eram os mesmos modelos Speedy em outras cores, com as embalagens em azul, em vez de vermelho e com as novas rodas e suspensões mais altas. Entretanto somente oito modelos dos 18 modelos Speedy foram efetivamente transformados em Speedy Velox e a numeração foi mantida, mas como série #900 e não #800, mantendo as dezenas. Dessa forma, somente os modelos abaixo fazem parte do plantel dos modelos Speedy Velox. Speedy Velox 901 Porsche Carrera 6.
Ainda relevante são os modelos feitos em escala menor em 1:87 como série #500 e nominados como modelos “LIT’L TOY”, algo como “Little Toys / Pequenos Brinquedos”. Essa série #500 é de máquinas, caminhões, ônibus e veículos pesados e abaixo seguem alguns exemplos da série.
Foram todo tipo de modelos pesados como o grande guindaste Lorain e o trator com vários acessórios agrícolas.
Na foto abaixo a motoniveladora da Caterpillar existe na escala 1:87 (modelo de cima na foto) e também foi feito um outro modelo em uma escala menor de 1:130 como marcada na caixa do modelo na parte de baixo da foto.
No meio dos anos 60 esses modelos de máquinas da série “LIT’L TOY” apareceram com produção nos EUA mas originalmente modelos da Mercury Italiana, mas produzidos na cidade de Plattsburgh, no estado de Nova York. Entretanto essa planta pegou fogo e a produção foi mudada para a cidade de Canton em Ohio e reapareceram com o nome de “Gibbs Metal Miniatures”. Os modelos eram os mesmos apenas as caixas mudaram de cor e é claro passaram a ter outro nome de fabricante e de série.
Os modelos menores da Mercury têm várias embalagens, simples ou múltiplas e inclusive eram vendidos até como chaveiros.
A Mercury tinha uma pista para os modelos Speedy muito semelhante a pista Matchbox Motorized Motorway (MMM).
Abaixo temos a pista da Mercury na caixa e vamos explicar como ela funcionava, tal qual a MMM.
A pista vem com dois modelos Speedy (#2) e dentro do saco plástico (#1) tem uns adaptadores para serem colocados nos modelos Speedy. A pista tem duas canaletas paralelas onde a mola de arame no #4, que está dobrada em círculo, é colocada por baixo da canaleta dentro da pista e os motores do #4 controlados pelos aceleradores de mão do #3 começam a girar a mola. Os modelos da Speedy com os adaptadores colocados na parte frontal em baixo tem uma guia nesses adaptadores colocada na canaleta. Ao apertar-se o acelerador a mola gira e puxa o modelo pela guia do adaptador colocado na frente do modelo e dessa forma se controla a velocidade do modelo correndo pela pista. Abaixo uma das capas da caixa da pista Speedy da Mercury.
A MÄRKLIN produtora de trens elétricos alemães distribuía modelos Speedy Velox e a caixa dos modelos trazia a típica caixa azul claro dos modelos Mercury Speedy Velox escrito “Import Märklin / Importado Märklin” como mostra a foto abaixo à esquerda
Os modelos da série #800 da Speedy eram distribuídos nos EUA por outras empresas com outras marcas e ao centro e a direita da foto acima temos dois exemplos de modelos Speedy vendidos nos EUA. Ao centro o modelo distribuído pela World Toy House com a marca “Micro Mites” e a Physio-Chem distribuía esses modelos com a marca Majorette Mini Cars (sem nenhuma relação com a marca originalmente francesa, Majorette). Essas empresas trabalhavam dessa forma, distribuindo modelos não só da Mercury como modelos da: Lonestar (artigo nesse blog em 1 de julho de 2018), Budgie (artigo nesse blog em 2 de abril de 2017) e Majorette (artigo nesse blog em 7 de agosto de 2016).
O ano de 1980 foi particularmente difícil para a Mercury. Não só para ela, o início dos anos 80 foi difícil para todos os fabricantes de miniaturas. Em 1980 a Mercury lançou seu último modelo, um Fiat Ritmo escala 1:43 e após esse modelo a empresa fechou suas portas.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mercury_(toy_manufacturer)
https://planetdiecast.com/index2.php?option=com_content&id=84989&page=0
https://www.planetdiecast.com/index.php?option=com_myblog&show=mercury-speedy.html
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https://uno64.mforos.com/2090799/11181258-a-fondo-miniaturas-de-penny-politoys-polistil/
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https://www.87thscale.info/mercury.htm
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https://www.catawiki.com/en/c/379-model-cars
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