Mais uma excelente matéria do nosso amigo e colaborador Eduardo Luann:
A Alemanha não é conhecida apenas pela cerveja, Oktoberfest, salsichões e tiroleses. De lá vem várias fabricantes de miniaturas espetaculares. E, fugindo um pouco do meu último texto, onde falei sobre a
Exoto e suas réplicas em escala 1/18, hoje falarei sobre a
Herpa, com suas maravilhosas “microaturas” em escala 1/87!
A moeda é do tamanho da nossa moeda de 1 centavo.
A paixão pelo detalhismo está incrustrada na empresa, tanto que seu slogan “Detail is our passion” ("detalhes são a nossa paixão") traduz tudo. Focando-se em carros e aviões, em escala 1/87 e 1/500, respectivamente, a empresa não se atém apenas a isso, e tem uma ampla gama de miniaturas para ferromodelismo. Para quem gosta de escalas ainda mais reduzidas, a Herpa fabrica carros em escala 1/120 e 1/160 também. Aviões também existem em escalas maiores e menores, como 1/200, 1/400 e até 1/1000. Ainda além, para os gearheads, entusiastas por carros e entusiastas por aviões, publicam duas revistas, a Der Maßstab ("A Escala") e a WingsWorld ("Mundo das Asas").
Fundada em 1949, a Hergenröther und Patente ("Hergenröther e patentes"), por Wilhelm Hergenröthe, com o intuito de fabricar acessórios para ferromodelismo, logo deslanchou, dada a qualidade de seus produtos. Em 1979 apresentam pela primeira vez miniaturas de carros na escala 1/87, numa feira de brinquedos. Continuando com as inovações, em 1986 lançam a série High Tech, com partes móveis, mais peças e ainda mais detalhes, tudo em escala 1/87. Para ilustrar a obsessão dessa série, veja a foto a seguir, de uma BMW 750iL da série High Tech, com capô que abre para mostrar o motor V12, bancos moldados e colocados individualmente, logotipo pintado (corretamente) no capô e etc:

Em 1987, fabricam os primeiros aviões em escala 1/500, modelos do Boeing 747-200s, que foram entregues à Lufthansa para a cerimônia de apresentação do 747-300! Imaginem a responsabilidade!!! O trabalho foi tão bem feito que após isso a Lufthansa encomendou uma série chamada Lufthansa Model Edition, só réplicas do 737-300 com pintura da compainha. Após isso, várias outras seguiram e é possível encontrar até aviões da TAM e Varig:
Airbus A330-200, escala 1/500.
Boeing 777-300ER, escala 1/500.
Airbus A330-200, edição Copa do Mundo 2010, escala 1/500.
Boeing 777-200, escala 1/500.
Boeing 737-800, escala 1/500. Detalhe da legenda do próprio site: “O novo Boeing 737-800 com as 'asinhas' na ponta das asas é apenas um exemplo da ênfase das companhias aéreas brasileiras em usar aviões modernos.”
McDonnell Douglas MD-11, escala 1/500.
Além disso, quem gosta de astronomia pode comprar modelos de ônibus espaciais e relativos:
Ônibus espacial Enterprise, escala 1/500.
Por mais estranho que pareça, a Nasa realmente carrega seus ônibus espaciais assim. Esse modelo é do mesmo ônibus, o Enterprise, sendo carregado por um Boeing 747-123. Escala 1/500.
Até nos preparativos para lançamento, escala também 1/500.
Lockheed SR-71B Blackbird. Um dos aviões supersônicos experimentais, que ajudaram a desenvolver a tecnologia dos atuais caças, escala 1/200.
Mas a minha verdadeira paixão são os detalhes. Para dioramas e detalhismo extremo de ferromodelismo, a Herpa produz a série Scenix. Imagine colocar LEDs, sons, motoristas e pessoas, além de mais detalhes ainda nos carros, tudo isso em uma minúscula miniatura 1/87. Além disso, essa série engloba casas, cercas, lojas, torres de comando, saguões… Tudo necessário para montar um diorama incrível. Acompanhe nas fotos:
Olhe o motorista ali dentro. E lembre que a escala é 1/87.
Ainda melhor que fotos, veja os vídeos:
E, finalmente, acompanhe a linha básica deles: