quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Outras coleções: Matchbox

Quem tem mais de 30, sabe qual era a sensação de ganhar carrinhos Matchbox na infância.

Funcionava mais ou menos assim: os carrinhos eram caros, ou seja, nossos pais, tios e avós não podiam comprar essas miniaturas na mesma velocidade que compramos hoje. Isso significa que ganhar um Matchbox era especial.

Especial também porque eles vinham em caixinhas coloridas com um desenho do carro em alta velocidade, o que já fazia com que nossa imaginação voasse por aí. Alguns deles tinham partes móveis, abriam as portas, mostravam o motor e eram muito bonitos. Muitas crianças daquela época se tornaram adultos apaixonados por carros por culpa deles. Como eu.

Mas os anos passaram, e a Lesney (fabricante original) enfrentou situações ruins, e acabou sendo comprada pela Mattel. Na minha opinião, desde a década de 80, a Matchbox só decaiu, enquanto a Hot Wheels foi pra estratosfera. Uma pena.

Hoje a tendência ainda é essa: cada vez menos Matchbox nas lojas e o interesse por coleções é cada vez menor. Apesar dos modelos recentes serem tão legais quanto os melhores Hot Wheels.

Para os saudosistas como eu, só resta comprar a peso de ouro Matchbox antigos em boas condições. Minha missão é comprar os mesmo que eu tinha naqueles anos, como novos. E pra minha surpresa, tenho conseguido comprar modelos que nunca foram usados, o que dá uma sensação maravilhosa! Mas... esse tipo de coleção tem seu preço. E é caro.

Esse é um excelente site para pegar informações sobre sua coleção ou sobre aquele saudoso carrinho que você tinha.

2 comentários:

  1. Douglas,

    Realmente vc fez uma descrição bem fiel dos MatchBox... Eu tive alguns nos anos 70, pois tinha um amigo, filho de Paraguaios, que sempre quando viajava trazia encomendas de toda a molecada. Na época eu consegui a façanha de ter 35 carrinhos da Super Fast que eram muito difíceis de se comprar, eu me lembro que na loja Mappin, em SP, encontrava as minis, e eram bem caras mesmo... Quando ganhava um de aniversário era a maior loucura. Os meus foram todos brincados e se perderam com o tempo! Sorte de quem pode viver estas coisas! Parabéns pela sua coleção "Super Fast", e boa sorte para encontrar todos os modelos que deseja! PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Também desejo parabéns para a sua coleção. Dos meus bons velhos tempos de moleque ainda tenho 4 carrinhos da Matchbox e toda vez que olho para eles me trazem de volta boas lembranças que tinha daquele tempo. Eu ajuntava a minha mesada e ia numa papelaria do japonês comprar o modelo que achava mais bonito. Meu primeiro Matchbox infelizmente não tenho mais, tinha sido dado pelo meu falecido pai.

    ResponderExcluir