sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrevista: Gary "DU" Ritchie


Gary é um grande cara.

Ele tem todo o bom humor de um australiano, e é doente por carros. E de uns tempos pra cá começou a fazer churrasco com algumas minis raras, como os T-Hunts da Hot Wheels. Sim sim, você leu direito: CHURRASCO (ou BBQ como eles dizem lá).

Gary chocou o mundo deste hobby ao fazer isso, mas ele explica logo abaixo com exclusividade para nós o porque dessa atitude maluca dele!

Divirtam-se!

Quando e por que você teve essa idéia maluca de fazer churrasco de suas miniaturas? Há alguma "motivação social" para assar modelos raros como os T-Hunts? Qual modelo é melhor para fazer churrasco?
Como eu coleciono por prazer pessoal e não para ganho monetário, eu me cansei das chateações de colecionadores fanáticos que ficavam loucos da vida quando eu ousava abrir e retirar os carros das suas embalagens na época em que eles valiam muito nas coleções. Como protesto, eu decidi fazer um churrasco de um T-Hunt, que eu sabia que iria chocá-los mais ainda, mas apenas para mostrar a eles que no final das contas estamos falando de um carro de $2.00 ($0.99 cents nos EUA) e que eles realmente precisavam arranjar algo melhor pra fazer da vida! Espantosamente os meus T-Hunts de churrasco se tornaram colecionáveis, mas são APENAS doados como RAOK's (Random Acts Of Kindness - Atos Aleatórios de Bondade).

Quanto a qual modelo é melhor… todos os T-Hunts assam igual no churrasco… os que são feitos completamente de metal levam um pouco mais de tempo para chegar ao efeito desejado!… As rodas nos $uper T-Hunt$ queimam muito bem!… E eu fiz churrasco com alguns $uper T-Hunt$ durante estes tempos… Quando eu comecei a fazer churrasco desses pequenos tesouros, eu apenas queimava eles, mas agora eu asso eles de uma forma especial para conseguir certos efeitos e aí quando eles esfriam, eu faço um polimento neles para tentar fazer alguns adesivos sobresairem.


Como vocês colecionadores australianos se sentem com a Mattel fazendo um carro australiano (o Ford Falcon XB)? Nós aqui no Brasil recebemos a mesma homenagem com o VW SP2.
Eu acho que todo mundo aqui na Australia e na Nova Zelandia tem esperado muito tempo por um modelo Australiano.

Eu penso que a maioria está muito feliz com a escolha que a Mattel fez, e com esse modelo, os customizadores poderão fazer o carro do Mad Max. Esse XB Falcon é muito difícil de se achar nas prateleiras aqui na Australia, já que todo mundo que os vê, compra todos que encontram.

Eu pessoalmente tenho mais de 100 deles agora. Mas esses são para serem customizados para serem o carro de convenção para os próximos anos da D.U.D.E. Convention em Melbourne (nota do T-Hunted: essa é uma convenção feita pelo Gary em sua casa, com trocas de minis e, claro, muito churrasco!).


Quando você começou sua coleção, e por que? Quantas minis você tem hoje?
Eu tenho colecionado por muitos e muitos anos… Por que? Porque já que não tenho a possibilidade de comprar os reais, essas pequenas e baratas réplicas são a melhor coisa, e agora tem um monte de Hot Rods que eu gosto muito. Eu comecei primeiro montando kits plásticos de carros e depois passei para os carros de metal. E quantos eu tenho…? Eu desisti de contar quando cheguei aos 12.000.


Você coleciona na cartela ou fora dela? Como você guarda sua coleção? Você tem um tema?
Eu coleciono tanto fora quanto na embalagem. Todos serão eventualmente abertos e ficarão em exposição em estantes de vidro na minha sala de Hot Wheels. Os únicos que eu manterei na embalagem serão os que estão autografados, como os carros de convenção assinados por Larry Wood, etc. Todos os T-Hunts e $uper T-Hun$ serão abertos também.

No momento eu tenho apenas alguns abertos e em exposição, por exemplo: todos os meus D Rods da Maisto, BTM, etc. Eu também tenho um grande gabinete para guardar meu maior tema: Mercurys dos anos 49 a 51. Eu amo esse modelo e agora tenho mais de 400 diferentes Purple Passion/Mercury de todos os fabricantes e tamanhos em exposição. Eu também tenho uma grande coleção de acessórios Hot Wheels, que eu adoro colecionar, porque são diferentes.


É fácil colecionar aí na Australia? Vocês recebem todas as coleções da Mattel e outras marcas?
Bom, essa é uma pergunta difícil de responder, porque eu posso apenas dizer sobre a minha região. Eu sou muito sortudo porque aonde moro tem alguns shopping centers muito próximos a mim, e então eu não tenho que viajar para longe para comprar carros. Mas em alguns dias eu viajo até Perth e tenho muita sorte. Eu adoro colocar fotos de tudo o que encontro (no forum do Hot Wheels Collectors) para fazer com que as pessoas saibam aonde os novos modelos estão sendo achados, etc. Mas um monte de gente fica enciumada quando eu mostro os meus achados. Eles ficam falando um monte de coisas por eu comprar tudo o que compro. Eu acho isso muito engraçado, os carros estão nas prateleiras para qualquer um comprar e eles podem comprar o quanto eles quiserem… Eu tenho pena deles quando escrevem coisas como essas.

Produtos especiais da Mattel, como carros do Target, do Walmart, KMart, não, nós não recebemos esses. Recebemos principalmente mainlines, e só agora começamos a receber os carros do Larry's Garage, novos Classics, Dragstrip Demons, Deliveries e alguns outros, mas eles são muito caros comparados aos preços nos EUA. O único jeito de pegarmos carros mais específicos, é comprando de outros países. Apenas ano passado, nós começamos a receber vários outros lançamentos de outras marcas aqui, como Maisto All Star, novos Johnny Lightning, Siku, novos Jada, Greenlight, Muscle Machines, etc.


Os colecionadores australianos tem algum clube ou encontro? A Mattel vai fazer alguma convenção por aí no futuro?
Existem alguns poucos clubes pela Australia e a maioria tem encontros quase todo mês. Nós não somos tão sérios nesse assunto como são nos EUA.

Eu tenho ouvido um pequeno rumor de que talvez haja uma convenção oficial de Hot Wheels na Australia no futuro não tão distante, como as que vocês estão tendo aí no Brasil.


Você é famoso por fazer muitos RAOKs, incluindo os T-Hunts assados que você envia por todo o mundo para outros colecionadores. Você acha que essa amizade está acima do hobby de colecionar? Esse hobby te deu mais amigos?
Novamente uma pergunta difícil de se responder. Eu posso apenas responder por mim. Eu acho que é talvez meio a meio. Eu tenho feito vários amigos por esses anos, e essas amizades tem feito com que eu aumentasse a minha coleção mais do que se eu não tivesse essas amizades. Mas tendo dito isso, eu coleciono esses pequenos carros há muito tempo antes de entrar na internet e fazer amizades com pessoas reais. Isso me faz lembrar daquela velha questão: quem veio primeiro? A galinha ou o ovo?


Tem alguma chance de você participar da Convenção do Brasil ou do Japão neste ano?
Me desculpe mas esse ano não vai dar. Eu estou nesse momento economizando muito para poder ir para os EUA em outubro de 2011 para participar da Convenção de Los Angeles de novo. Eu tive muita sorte de participar de uma dessas em 2003. Então eu estou me preparando para encontrar com velhos amigos e com pessoas com quem eu negocio e converso na internet, mas nunca conheci pessoalmente.


Já houve uma época melhor pra colecionar do que agora? A internet mudou a sua forma de colecionar e interagir com as pessoas que tem o mesmo interesse que você?
Sim, já houve uma época melhor para colecionar, há muito tempo quando não haviam os chatos e malas que ficam chorando quando alguém encontra vários T-Hunts. Naqueles dias era divertido colecionar e mostrar as fotos de tudo o que você encontrava, mas tente isso agora e você será detonado por comprar tantas minis e você será chamado de vários nomes. "Por que você não deixou nenhuma dessas minis para os outros acharem?" Hello! Você não se tocou que eu vivo em outro país? Dá uma olhada em foruns de alguns sites, e você notará que vários dos membros mais antigos de lá não postam mais nada, o que é muito triste.

Sim, a internet mudou o meu jeito de colecionar e interagir com os outros. Colocando de uma forma simples, minha coleção não estaria aonde está hoje sem a ajuda da internet e de pessoas com o mesmo interesse maluco que o meu.


Você tem algum conselho para quem está começando a colecionar agora?
Sim. Colecione pela DIVERSÃO e não pelo ganho monetário. Não ache que colecionando modelos raros e especiais você conseguirá se aposentar ao vender todos eles com um grande lucro no futuro.

Colecione o que você gosta, e o tanto quanto você quiser, mas mais do que tudo, DIVIRTA-SE fazendo isso.

8 comentários:

  1. Boa noite pessoal.
    Achei espetacular! A ideia que Gary expõe é exatamente o que temos que ver, o colecionismo tem se tornado uma fatia enorme do capitalismo e isso abriu brechas para aproveitadores.
    Faço minhas as palavras finais de Gary.

    ResponderExcluir
  2. O cara é um figura e mto gente boa!!!

    Eu apoio 100% a atitude do Gary queimando essas porcarias de TH que cada vez mais, em todo o mundo só dificultam o colecionismo!

    E ele disse oq eu sempre digo: DIVIRTA-SE!

    Parabéns Douglas por mais uma entrevista fantástica!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei interessante,mas acho que ele deveria pensar antes de queimar qualquer miniatura pois tenho certeza de que há muita gente pobre que não tem dinheiro para comprar brinquedos e que com certeza ficaria muito feliz se ganhasse um carrinho de qualquer marca que fosse para poder brincar e poderia ter uma infância melhor,mais como uma criança que gosta de brincar e se divertir.

    ResponderExcluir
  4. Antes doar um carrinho do que queimar!!!Concordo com o anonimo colega!!!

    ResponderExcluir
  5. cada doido com sua mania.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o anônimo não entendeu o espírito de "queimar" o carrinho. Ele não queima o carrinho pensando em "se eu não brinco ninguém brinca". O propósito dele queimar não é o de esnobar, se fazendo de grande riquinho que compra carrinhos, os destrói e mostra para fazer inveja aos que não tem. Ele faz isto como repúdio ao colecionismo FANÁTICO, doentil. É como no Rio de Janeiro, os traficantes não queimaram vários carros em protesto? hahaha Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Nota dez essa atitude dele pra mostrar para o povo dessa mafia de t-hunt que isso só atrapalha o colecionismo, vamos ficar atentos as outras marcas , aos carros de verdade e não selos marcados como t-hunt comercio mafioso.

    ResponderExcluir