Em 2010 finalmente o colecionador brasileiro de miniaturas foi reconhecido pela Mattel, que possui no Brasil o seu segundo maior mercado consumidor. Para comemorar este fato, a Hot Wheels fez uma miniatura de um legítimo carro brasileiro: o VW SP2.
O modelo já chegou nos EUA e no resto do mundo, e deve estar entre nós em agosto/setembro deste ano no lote L. Alguns colecionadores não aguentaram a espera e decidiram comprar sua mini lá fora.
Um desses colecionadores é o Luciano, que não é bem um colecionador de miniaturas, mas um colecionador, restaurador e blogueiro dedicado ao VW SP2 real. Ninguém melhor do que ele pode nos fazer uma comparação tão precisa entre o modelo real e a miniatura, e por isso mesmo o T-Hunted conseguiu do Luciano sua autorização para publicarmos aqui uma excelente matéria que já saiu em seu blog.
Acompanhem abaixo a excelente comparação entre a mini e o carro. Parabéns Luciano pelo ótimo trabalho!
O blog Volkswagen SP2 Clássico traz, em primeira mão, as fotos de todos os detalhes do SP2 da Hot Wheels que ainda será lançado aqui no Brasil. Meu grande amigo Amadeu Tobias de São Paulo, arrematou um lote de 10 minis no E-bay e presenteou-me com uma delas que chegou hoje pelos Correios.
Como já tenho certo conhecimento sobre os detalhes e minúncias do SP2 verdadeiro, pretendo fazer uma comparação entre o modelo da Mattel e o SP2 original, destacando seus pontos fortes e fracos.
Bom, chega de papo e vamos aos detalhes.
Uma foto da mini ainda na cartela, já no formato maior e com o logo e a licença oficial da Volkswagen no verso:
Finalmente respirando, fora da cartela:
Tive uma grata surpresa ao analisar os detalhes externos da miniatura. Começando pela traseira, onde os principais detalhes foram fielmente reproduzidos. Estão presentes a grelha que proteje o escapamento, a ponteira na posição correta, o pára-choque de borracha bipartido, além do logo SP2 e a luz de ré, item que eu achei que seria esquecido. Mas como nem tudo é perfeito, a impressão que imita as faixas reflexivas laterais veio danificada na minha miniatura.
As barbatanas laterais estão bem reproduzidas também, apesar de que no carro real elas são em número de dez e na miniatura temos nove, além do ressalto abaixo da ventarola traseira, como podemos comparar nas duas fotos abaixo:
Na frente mais uma surpresa agradável. Foram reproduzidos o logo da VW entre os "bigodinhos", os faróis duplos com as máscaras plásticas, o pára-choque de borracha e os piscas embutidos, todos com suas proporções corretas, com excessão dos "bigodinhos" que estão compridos demais. A tampa do tanque de combustível está no local correto bem como os ressaltos do capô, porém achei as grelhas da refrigeração largas demais. Mas lembrem-se que estamos falando de uma miniatura em escala bem reduzida e é normal que alguns detalhes sofram deformidades.
O chassis está muito bem detalhado, também embora eu tenha sentido falta da reprodução dos cabeçotes do motor, como acontece com a miniatura do VW 181 (Thing) por exemplo. Mas o resto compensa: a suspensão traseira e a dianteira estão bem reproduzidas, além do escapamento, das travessas e das estrias do assoalho.
Mas a melhor parte está reservada para o interior, que está extremamente bem detalhado. Podemos ver o console envolvente que passa pelo meio dos bancos, os quatro relógios logo acima do rádio, do cinzeiro e, logo atrás, a alavanca de mudanças e o freio de mão, todos respeitando as proporções corretas do carro original. Estão presentes, inclusive, os puxadores das portas, o porta-luvas, velocímetro e conta-giros além dos cintos e das fivelas que prendem as bagagens sobre o compartimento do motor.
Comparem com o original:
As linhas gerais da mini também estão muito fiéis ao original, como podemos comparar com as duas fotos abaixo:
Resumindo: fiquei muito impressionado com a riqueza dos detalhes desta mini que, apesar de ser numa escala bem reduzida, mantém todos os padrões originais do carro. Aliás, este fato vai facilitar o trabalho de quem gosta de customizar suas minis ou tentar deixá-la o mais próximo do real possível, pois com um pouco de tinta e paciência, a mini ficará perfeita.
É certo que a Mattel vem melhorando cada vez mais a qualidade de suas miniaturas e, por mais este motivo, o SP2 tem tudo para ser o próximo clássico da coleção, sumindo rapidinho dos expositores.
As rdas poderiam ter sido as 7SP, por combinarem mais com a do carro real, mas tá valendo.
ResponderExcluirParabéns pela compração, Luciano! Ficou muuuito bacana!
ResponderExcluirJá tinha achado o SP2 bem detalhado, depois dessa matéria então...
Vamos torcer pra que todo mundo consiga o seu esse ano e que no ano que vem ele saia como TH! =)
Beijos!
olá boa noite a todos
ResponderExcluirfico louco só de ver estas miniaturas fantásticas.
queria perguntar se o carro do KNIGHT RIDER o famoso K.I.T.T, é uma peça rara??
convido-vos a visitar o meu blog de miniaturas em PVC. http://nanossainfancia.blogspot.com
um forte abraço e felicidades para o BLOG T-HUNTED
Devil,
ResponderExcluirQual KITT? Da Hot Wheels? Da Johnny Lightning? Se for o da Hot Wheels que só saiu no japão, ele não é raro. É um pouco mais difícil de se achar, mas não é raro.
Douglas
olá boa tarde,
ResponderExcluirsim é esse mesmo o da hot wheels que só saiu no japão.
andei á procura para u amigo e só encontrei a 30€, aqui em PORTUGAL é bem raro, não se enconra senão no EBAY.
um abraço e obrigado pela resposta.
fiu tudo legal nessa mini, so axeique a traseira ficou "batida" em relação ao modelo original (Comparando as 2 ultimas fts pode-se perceber isso) mas ta tudo perfeito!
ResponderExcluireu comprei uma mini do sp2 igual a da materia...
ResponderExcluirE gostei mais da trazeira batida da miniatura do que a trazeira original do carro!