domingo, 18 de julho de 2010

Nuremberg Toy Fair 2010 (parte 1)

Hoje e amanhã falaremos sobre as novidades deste ano da Toy Fair da Alemanha. É uma grande chance de saber a quantas anda sua marca preferida de miniaturas, e de conhecer novas marcas.

Todo ano acontece na Alemanha uma feira de brinquedos que reúne fabricantes do mundo todo. E vários fabricantes de miniaturas europeus aparecem por lá para mostrar suas novidades.

Neste ano, com a maior crise que o Euro anda sofrendo desde sua criação, o colecionador austríaco Christian Falkensteiner passou por lá e escreveu sobre o que viu. Vamos mostrar agora as novidades de marcas não tão conhecidas no Brasil que estavam expostas na feira, sob a ótica do Christian:

• Majorette: conhecida no Brasil por modelos que chegaram aqui na década de 80 e por miniaturas mais recentes que chegaram nos últimos anos. Essa marca francesa pediu falência novamente, mas ainda está no mercado após ser comprada pela marca alemã Simba-Dickie, e continua fazendo basicamente modelos europeus. Aparentemente, a qualidade dos modelos melhorou.


• Dickie: a mesma empresa que comprou a Majorette, também comprou a Solido, que agora pertence à divisão da Schuco. A empresa se utiliza de fabricantes chineses (Motormax, Pioneer, Summer e Yat Ming) para fazer suas miniaturas, agora com o nome genérico de Speed Champs.


• Schuco: com essas mudanças na Dickie, a Schuco sai definitivamente da linha 1:64 e se concentra principalmente em escalas maiores e na linha 1:87. Não houve grandes novidades com a Schuco, exceto pela criação de uma nova linha mais voltada a crianças, chamada "Rookies".

• Welly: mostrou vários modelos novos na feira, que provavelmente virão para o Brasil.


• Siku: marca muito popular na Alemanha e Europa que está bastante ativa para o ano de 2010, e que tinha até um Porsche 911 comemorativo da feira à venda.



• Mattel: nada de novidade do fabricante que vende apenas mainlines Hot Wheels e a série Speed Machines na Europa e a linha Matchbox. Para alguns grandes clientes, os brindes da Mattel eram esses dois VW 181 de suas duas marcas, com nada especial além de um logotipo no capô.


• Tomica: a marca que pertence à inglesa Tomy, apareceu na feira para mostrar que vai entrar no mercado europeu. Mas pelo menos por enquanto, com modelos mais voltados para crianças.


• Greenlight, Johnny Lightning e Jada: tem sua presença na Europa sustentada por importadores, e estavam sem novidades. Apenas esta pick-up da Greenlight exclusiva da feira.


• Norscot: marca americana que faz modelos de equipamentos de construção na escala 1:50 e 1:87, e que agora parte para uma linha de escala intermediária para colecionadores mais jovens.


Fotos: Christian Falkensteiner e Divulgação de cada marca.

4 comentários:

  1. Douglas...

    Como sempre uma ótima reportagem, com conteúdo explicativo e informativo, novidades, e ótimas fotos, gostei muito desta matéria. já estou esperando a segunda parte, é meu amigo as suas fontes são as melhores...

    um Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas minis da Welly, estou ansioso para que cheguem aqui, mas as minis mais bacanas sao essas da Siku,muito linda!!!Gostaria de saber qual a escala utilizada nos modelos Siku

    ResponderExcluir
  3. As Siku tem várias escalas: 1:32, 1:50, 1:64 e 1:87 Na reportagem até a máquina de carregar toras são todos 1:64 inclusive o ônibus, mas ai é 1:64 mesmo e não 3 polegadas. A máquina de carregar toras e as outras 04 fotos abaixo são escala 1:87.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Stéfano de Sousa.Moro em Sobral,zona norte do estado do Ceará.Aqui perto tem uma praia que é a praia de Camocim.Certa vez eu estava lá e passou um Toyota FJ Cruiser prata.Achei lindo aquele carro e fico feliz por saber que há a miniatura dele,assim pode ser que um dia eu tenha o modelo de miniatura 1:64 e também o modelo de verdade.Abraços.

    ResponderExcluir