domingo, 4 de dezembro de 2016

A história da Minichamps

Mais uma marca de miniaturas tem sua história revelada por aqui pelo mestre Mauricio Nunes, e dessa vez é uma das mais perfeitas na escala 1:64. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A história da Minichamps começa com o legado da Danhausen, uma empresa de 1921 que fabricava bicicletas, motos pequenas e brinquedos. Em 1971 os netos de Emma Danhausen (Hans Peter Lang e Paul Gunter Lang) dirigiam a empresa que vendia miniaturas de outros fabricantes na sua loja ou pelo correio. Nos anos 80, passaram a produzir as miniaturas após adquirirem a AMR uma antiga supridora da Danhausen de miniaturas. No final dos anos 80 dissensões familiares internas refizeram o controle acionário da empresa e Paul e sua esposa Romy refundaram a empresa como Paul’s Model Art GmbH, depois renomeada como Minichamps. Sendo assim, a Minichamps nasceu em Aachen, Alemanha, em 1 de maio de 1990 com o modelo 1:43 do carro de corrida Audi V8 dirigido por Hans-Joachim Stuck. No início o foco da empresa foram os modelos DTM.

Em 1991 iniciaram produção e venda dos modelos em escala 1:24 da série Classic and Modern Road Cars. 

Em 1992, impulsionados pelo sucesso da Fórmula 1 na Alemanha com as vitórias de Michael Schumacher lançaram modelos de Fórmula 1 em escala 1:43. 

No ano seguinte em escala 1:18 com mais detalhes, que a escala maior permite.

Modelos muito bem feitos de Fórmulas 1 e modelos não muito fáceis de serem achados foram tomando conta do plantel de miniaturas da Minichamps e ampliando as vendas da empresa nesse segmento.

Foi somente em 2009 que a Minichamps iniciou a venda de seus modelos escala 1:64. Logo de início seus modelos Porsche de corrida tornaram-se “a cara” da empresa nessa escala e são reconhecidos pelos colecionadores como excepcionais.

A Minichamps só trabalha com modelos com licença, inclusive os modelos de corrida.

O Porsche 934 #6, em detalhe abaixo, nos dá a ideia do primor de acabamento das miniaturas 1:64 da marca. Somente um pouco mais de 5 mil modelos feitos, o que certamente aumenta o preço e procura das miniaturas da Minichamps.

Os modelos são vendidos em caixa de papelão com visor e caixa e base plásticas com descrição dos modelos e cobertura transparente.

Mas nem só de Porsches de corrida vive a Minichamps. Ela também tem os mesmos Porsches em versão de passeio e muitas outras miniaturas, como a bonita série dos FIAT 500, apresentando os antigos e os novos “cinquecentos”. 

É certo que o Sr. Paul Lang foca muito em miniaturas de marcas alemãs ou por alemães controladas, mas os FIAT’s, Alfa Romeos e Aston Martins são ótimas e gloriosas exceções.


A Minichamps é mais uma indústria que produz belas miniaturas 1:64, mas não tem seu foco nessa escala, portanto não tem um plantel muito grande para oferecer ao colecionador dessa escala, entretanto, quem gosta de Porsches de corrida, não deve deixar de tentar conseguir essas belas miniaturas. 

A Minichamps permanece dirigida pela família dos fundadores sob o comando de Romy Lang, Paul-Gunther Lang e Maximilian Lang.

Agradecimento ao colecionador Paulo “Big Bond” Vieira pelas miniaturas Minichamps fotografadas neste artigo.

Referências:

5 comentários:

  1. A Minichamps é uma das melhores marcas Die Cast que conheço. Na escala 1/64 concorre em qualidade com a Kyosho, outra fera em perfeição.
    Tenho apenas 8 modelos Minichamps 1/64. Desconfio que a marca parou de produzir os 1/64, não tenho certeza, o que é seria lamentável.
    Se alguém souber mais sobre isto relate por favor.

    ResponderExcluir
  2. Esta errado a Minichamps fabricou minis 1/64 nos anos 90 através da serie Microchamps, que teve modelos de rua e de corrida, entre eles F1, DTM e lemans.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer hora precisa fazer um post com a história do Maurício Nunes, rsrs (Brincadeirinha, rsrs...) É muita informação, agradeço poder aprender sobre as marcas menos conhecidas aqui. Os Minichamps que tenho são excepcionais. Quando vejo o primor dos detalhes desses modelos fico pasmo como tem gente que briga por um super T-Hunt Hot Wheels, pagando absurdos por eles.

    ResponderExcluir
  4. Outra questão na foto que você se refere ser 1/43 minichamps do schumi, na verdade são 1/64, basta olhar na propria foto na caixa escrito Microchamps 1/64.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..pura verdade.. estive com elas na mão para tirar as fotos. Perdoem a nossa falha.
      1:43 é a Toleman do Senna

      Excluir