domingo, 12 de novembro de 2017

Hot Wheels Connect Cars – 2009 (parte 1/2)

Mais uma série entre as preferidas do Mauricio Nunes, e ele nos dá um show de goegrafia americana hoje por aqui! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma série lançada somente nos EUA em 2009. Constava de cinquenta miniaturas uma para cada estado americano e mais uma miniatura extra (#00) para a capital “Washington D.C”. Todas as miniaturas vinham com uma pintura especial, invocando o nome de estado o qual ela iria representar. As rodas das miniaturas eram de plástico e somente repinturas foram usadas na série. Entretanto essa foi uma série diferente, os modelos vinham dentro de “blister” com umas caixas de plástico transparente e com um cartão em que um lado vinha o nome do estado e do outro uma parte de um desenho da bandeira americana.

As caixas de plástico tinham ranhuras específicas para encaixe e todas deveriam ser encaixadas formando um painel em que a parte da frente teria a miniatura e um mapa do país e na parte traseira os cartões formavam a bandeira americana.

Para conseguir o modelo extra (#00) de Washington D.C. (’07 Chevy Tahoe) o colecionador precisaria enviar as notas de compra de vinte modelos da série para o “Hot Wheels Collector’s Club” americano para compra desse modelo exclusivo por correio.

A equipe Hot Wheels tentou com esmero escolher modelos que representassem os estados. Vejamos o caso do estado do Tennessee em que o escolhido foi um Cadillac Eldorado Brougham, pintado de rosa e com um violão pintado na lateral para invocar lembranças de Elvis Presley que morou em Menphis (Tennessee). Entretanto, a equipe “escorregou” feio na escolha do modelo que não cabe dentro da caixa definida pela equipe de marketing.

Todos os modelos têm em alguma parte da pintura, um número, que é o seu número dentro da série e é também o número do estado dentro da União.

Vamos ver agora nessa primeira parte do artigo os 25 primeiros modelos da série e na parte 2/2 trataremos dos modelos restantes que completam a série.

01/50 – Chevy Pro Stock Truck – modelo representando Delaware. Criado na First Editions de 2000 e com projeto de Greg Padington. Modelo tinha um pequeno veleiro Clipper desenhado na parte traseira, provavelmente invocando a chegada dos peregrinos a este estado da Nova Inglaterra.

02/50 – ’57 T-Bird – modelo representava Pennsylvania. Criado por Larry Wood e Bob Rosas para a Flying Colors de 1978.

O modelo tem o lema do brasão do estado escrito nas laterais e capo – “Virtue, Liberty, and Independence” (virtude, liberdade e independência).

03/50 – ’64 Corvette Sting Ray – modelo representando New Jersey, lançado na série “Since ‘68” de 2008. Também nesse modelo está o lema do brasão do estado de New Jersey – “Liberty and Prosperity” (liberdade e prosperidade).

04/50 – Custom ’56 Ford Truck – modelo do estado sulista da Georgia. O Custom ’56 Ford Truck foi lançado na série “ultra hots” de 2008. 

O modelo invoca os famosos pêssegos da Georgia pelos quais o estado é conhecido – Georgia, The Peach State (Georgia, o estado do pêssego). No capo abaixo do nome do estado os dizeres: “The Empire State of the South” (o imperador dos estados do sul) como a Georgia era conhecida durante a Guerra de Secessão.

05/50 – Cunningham C4R – modelo do pequeno estado de Connecticut. Projeto de Phil Riehlman da 2001 First Editions. 

A menção ao estado nesse modelo é à sua capital Hartford e ao apelido oficial do estado: “The Constitution State” (o estado da Constituição).

06/50 – Track T – mais um modelo da Nova Inglaterra, Massachusetts. Projeto de Mark Jones para a First Editions de 1999. 

07/50 – ’68 Cougar – modelo do diminuto estado de Maryland com projeto de Phil Riehlman para a First Editions de 2002, 1968 Mercury Cougar é o nome original do modelo.

Na parte da frente do modelo temos os dizeres – Blue Crab Racing (corrida de caranguejos azuis) e um desenho de um caranguejo azul. No dia do trabalho, em Maryland, como parte de suas festividades há o “Hard Crab Derby” uma corrida de caranguejos vivos.

08/50 – Hooligan – modelo do estado de South Carolina. Modelo da First Editions de 2001, um projeto de Gary Saffer. Nos decalques vem: “SO. CAROLINA MOONLIGHT DELIVERY, SINCE 1789” (entrega de Bourbon desde 1789 – Carolina do Sul) alusão às antigas destilarias de “Bourbon”, também conhecido como “moonlight”, presentes na Carolina do Sul desde a data citada.

09/50 – ’64 Chevy Impala – modelo escolhido para o estado de New Hampshire. Modelo de Dave Weise lançado na First Editions de 2004.

Mais um modelo que vem com o lema do brasão do estado estampado no capo “Live Free or Die” (viver livre ou morrer). Sobre os para lamas dianteiros os nomes das cidades de Concord (capital do estado) e Manchester (cidade mais populosa do estado). Nas laterais traseiras o ano de 1788, em que o estado assinou a Constituição da União e do outro lado a distinção de ser a quarta colônia americana, quando da vinda dos peregrinos.

10/50 – Cadillac Cien – representa o estado da Virginia. Modelo lançado na First Editions de 2003.

Na porta há um decalque com um submarino, alusão clara a maior base naval do mundo situada em Norfolk, Virginia.

11/50 – Fat Fendered ’40 – escolhido para o estado de New York. Antigo modelo de Larry Wood de 1983.

Decalques invocando a cidade de New York e sua silhueta de prédios e também mencionando Cooperstown, NY, onde há a sede do National Baseball Hall of Fame and Museum (o museu nacional e hall da fama do beisebol). Na porta do lado do motorista o nome do ex-governador do estado “Thomas E. Dewey Thruway” homenageado pelo sistema de rodovias que criou e até hoje em funcionamento impulsionam a economia do estado. Do outro lado no mesmo local, o nome “Empire State”, ícone da arquitetura Nova Iorquina.

12/50 – ’70 Plymouth Superbird – Modelo do estado de North Carolina. Projeto do modelo de Phil Rielhman da First Editions de 2006. Traz um decalque com o pássaro cardeal (cardinal), símbolo do estado da Carolina do Norte.

13/50 – ’67 Pontiac GTO Convertible – escolhido para representar o estado de Rhode Island, cujo nome completo oficial é “Rhode Island and Providence Plantations”, essa última parte do nome está escrita na parte traseira do modelo. Esse Pontiac foi lançado na série “Since ‘68” de 2008.

Decalques com os dizeres “The Ocean State” (o estado do oceano) que é o apelido oficial do estado e “Little Rhody” (pequena “Rhody” que seria a forma carinhosa de se referirem a pequena Rhode Island) estão nas laterais do modelo. No capo o nome das quatro principais ilhas da baia de Narragansett (Conanicut, Prudence, Block e Aquidneck).  

14/50 – Whip Creamer II – simbolizando o estado de Vermont. Modelo genérico de Alec Tam para a First Editions de 2003. O estado e suas montanhas são famosos pelo açúcar de bordo (Maple) utilizado em famosos sorvetes na região e o modelo faz menção a esses produtos típicos da região. A folha do bordo também está decorando o modelo na frente do mesmo.

15/50 – C6 Corvette – escolhida para representar o estado do Kentucky. Modelo projetado por Larry Wood para a First Editions de 2004.

Traz alusões ao famoso Derby de Kentucky com um cavalo de corrida desenhado na lateral. Escrito nas laterais vem “The Bluegrass State” que é como o estado é conhecido pela quantidade desse tipo de grama presente no estado e “Bowling Green” que é uma cidade do estado onde as Corvettes são montadas desde 1981 em uma planta da General Motors. Ainda dos dois lados da capota vem o lema do brasão do estado e dizeres da bandeira do estado: “United We Stand, Divided We Fall” (unidos enfrentamos, divididos caímos).

16/50 – ‘57 Cadillac Eldorado Brougham – Escolhido para representar o Tennessee. Apareceu na First Editions de 2002 e é um modelo de Phil Riehlman.

Traz os dizeres "Birthplace Of Country Music" (local de nascimento da música “country”) de um lado e do outro “Birthplace of Rock & Roll” (local de nascimento do Rock & Roll) e a estampa de um violão. Em baixo do violão vem escrito “The Stage Is Set For You” (o palco está pronto para você) que é um dos “slogans” oficiais do estado. Nas laterais em cima dos para lamas vem escrito “Gateway To The Delta” (entrada para o delta) referindo-se ao delta do rio Mississippi e do outro lado “Music City” (cidade da música) pela influência no “Rock” e na música “Country”. Finalmente, perdido na lateral bem a frente vem a data de 1796, ano em que o estado do Mississipi foi formado e aceito na União. Além disso relembra Elvis Presley, residente de Menphis, TN (nome da cidade escrito no violão), ao escolherem um Cadillac pintado de rosa como “Elvis” o tinha mandado pintar para sua mãe (não é o mesmo modelo de Cadillac, mas a homenagem está feita). 

17/50 – Jeepster – modelo representativo do estado de Ohio. Projeto de Mark Jones da First Editions de 1999. Tem pintado na lateral o apelido do estado: “The Buckeye State”.

18/50 – Phantastique – O estado da Louisiana é o representado por esse modelo de Mark Jones lançado na First Editions de 2002.

Traz a Flor de Lis em preto em cima dos para lamas dianteiros que é uma das flores símbolo do estado.

19/50 – Old No. 3 – Estado de Indiana, modelo de Mark Jones para a First Edition de 2001.

Na parte superior do modelo há o lema do brasão do estado: Crossroads of America (encruzilhada da América). Uma bola de basquete pintada no tanque de gasolina homenageia a cidade de Indianapolis, IN, tida como o berço do basquetebol americano.

20/50 – ’68 Chevy Nova – Modelo do estado do Mississippi. Projetado por Phil Riehlman para a First Editions de 2004. Tem a emblemática data de 1817 na coluna traseira quando o atual estado do Mississippi foi admitido à União vinda da divisão do antigo Território do Mississipi, dividido entre o novo estado e outra parte tornou-se o estado do Alabama. Além disso tem o apelido do estado também nos decalques: “The Bayou State” (o estado dos “Bayous” /rios) tanto o Mississipi quanto a Louisiana são conhecidos por esse apelido.

21/50 – ’62 Chevy – modelo escolhido para o estado de Illinois. Projeto de Larry Wood lançado na série Auto Affinity de 2004. O modelo cita algumas cidades do estado (Chicago, Aurora, Rockford, Joliet, Naperville, Springfield) e também expõe seu apelido “The Prairie State” (o estado da pradaria). Na lateral do modelo vem escrito também “Land of Lincoln” (terra de Abraham Lincoln – décimo sexto presidente Norte Americano). Na traseira tem a data 1818, ano em que o estado se tornou o vigésimo primeiro membro da União.

22/50 – ’70 Plymouth Barracuda – modelo de Dave Weise lançado na First Editions de 1997. Representando o Alabama. Modelo invoca a ave símbolo do estado: “The Yellowhammer State” (a escrevedeira amarela ou verdelha - Emberiza citrinella). Além disso na lateral vem escrito: Heart of Dixie (coração do Sul) uma vez que o estado do Alabama é geograficamente o centro do Sul Norte Americano.

NOTA: o meu modelo fotografado é um modelo com erro, pois faltam as pinturas das laterais.

23/50 – Dodge M80 – modelo do estado do Maine. Lançado na First Editions de 2003. Relembra na sua pintura as famosas lagostas e moluscos (amêijoas) do estado. Na pintura da caçamba vem o apelido do estado: “Pine Tree State” (o estado dos pinheiros).

24/50 – ’52 Chevy Truck – modelo escolhido para representar o estado do Missouri. Projeto de Larry Wood lançado na Hot Wheels Classics Serie #3 de 2007.  

Na porta, encimado pela flor oficial do estado a “White Hawthorn Blosson” o nome do estado com os dizeres “The Show Me State” (“me mostre”). O povo de seu estado é tido como incrédulo e o apelido que ficou no estado é esse. No capo, o nome do estado encimado pelo pássaro oficial do Missouri o “Eastern Bluebird” (azulão). 1821 foi o ano em que o Missouri se tornou o vigésimo quarto estado da União.

25/50 – ’57 Chevy – antigo modelo de Larry Wood lançado na Flying Colors de 1977 escolhido para representar o estado de Arkansas.

Vem com a data de 1836 sobre os para lamas dianteiros, representando o ano em que o antigo território do Arkansaw, foi totalmente incorporado à União e se transformou no Estado do Arkansas. Vem ainda com o apelido do estado: “The Natural State” (o estado da natureza) pintado nas laterais inferiores. 

Todas as referências dessa parte do artigo estarão na parte 2/2.



2 comentários:

  1. Esta série é bem interessante tenho vários modelos gostaria de ter completado mais não deu, alguns modelos sumiram, como todas as série legais da HW vários modelos desaparecem ou são abduzidos, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk... é isso mesmo! Eu consegui 39 de 50 e hoje os que faltam são muito caros😢😢😢😕😕😕

      Excluir