Escala

Destaques:

domingo, 29 de julho de 2018

Matchbox – Protótipos – parte I

O Maurício faz um estudo profundo de todos os protótipos da Matchbox, e muita coisa aqui nessa matéria você nunca viu! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

O termo protótipo se aplica a modelos de pré-produção, feitos em metal ou resina, mas que nunca foram lançados da forma como esses protótipos foram produzidos, pode ter sido por algum problema de licença ou qualquer motivo determinante para a “Matchbox” que impediu o procedimento do modelo até a produção e venda.

Isso é sutilmente diferente de modelos de pré-produção pura e simples, onde após a confecção do modelo em metal ou resina a “Matchbox” optou por ir em frente e fazer o modelo em escala de produção industrial e os distribuir normalmente para comercialização por seus canais de venda. 

Os protótipos que vamos mostrar, com certeza não são tudo que foi tentado, mas é o que existe em referência confiável dos autores: “Christian Falkensteiner”, cujo “site” é referência para qualquer colecionador “Matchbox” e “Charlie Mack” que mantém em Connecticut, EUA o Museu: “Matchbox & Lesney Toy Museum”, um espaço com 10 salas e cerca de 37.700 modelos. Ele é também autor de diversos livros sobre o assunto. 

Protótipos “genéricos” – nessa primeira parte do artigo mostraremos os protótipos criados pelos estúdios “Matchbox” de modelos não reais ou estilizados. Na segunda parte enfocaremos os protótipos licenciados de modelos reais 1:1.

Boat – modelo de um barco como tantos outros já lançados (e.g. MB 164 e MB 113), com rodas no fundo para a criança empurrar. O protótipo tem variações na parte superior frente aos modelos lançados comercialmente. 

Bread Van – uma van futurista, com semelhanças com o modelo MB 075 “Stretcha Fletcha / Viper Van”, mas com partes móveis superiores e não com vidros apenas como o modelo lançado.

Car Transporter – modelo aparentemente genérico semelhante ao MB 169 da era “Lesney” e do MB 011 da era Universal. Os MB’s são o mesmo modelo de um transportador feito de um caminhão “Bedford”. Os carros de plástico transportados são os mesmos dos modelos reais e do protótipo amarelo, apenas foi usado um carro verde, cor que nunca apareceu nos modelos lançados.

Chopper Trailer – um trailer “genérico” para um triciclo “genérico”. Esse é um trailer que não se assemelha a nenhum outro lançado anteriormente. 

O triciclo se assemelha ao “Lesney” MB 121 “The Stingeroo Chopper” que foi o único triciclo lançado pela “Matchbox”, embora o protótipo tenha o que parece ser realmente um motor de motocicleta e não um motor de carro adaptado como o do “Stingeroo Chopper”.

Detalhe que a roda traseira do triciclo é uma tradicional “Six Spoke” só que “redline”, pois tem uma faixa vermelha semelhante aos primeiros “Hot Wheels”. Essa roda, também nunca foi lançada oficialmente.

Citroën DS/SM – Nada semelhante a esse misto de avião e carro, embora existam vários modelos Citroën na linha “Matchbox”, talvez o mais perto seja o “Lesney” MB 109 – Citroën SM. O adesivo lateral e as asas em delta não escondem que o homenageado era o supersônico “Concorde”.

Coca Cola Truck - Mais um modelo ímpar. Parece a frente de um “Ford J Car”, modelo que nunca apareceu na “Matchbox”, com uma traseira de engradados de refrigerante, que segundo a referência seria da Coca Cola. 

Por mais estranho que possa parecer, lembra muito um modelo feito sobre o molde do “Ford J Car” da  “Hot Wheels” à época uma rival da “Matchbox”. Até o corte do capo traseiro que abre no modelo “Hot Wheels” parece existir no protótipo “Matchbox” na mesma posição. 

Os engradados também são parecidos com o do antigo modelo “Karrier Bantan 2 Ton” ( Coca Cola Truck), apenas a parede frontal vizinha a cabine é mais fina no protótipo.

Fire Rig – um “bombeiro genérico”, com escada removível externa de plástico. Parece utilizar a mesma escada (invertida) do “Merryweather Fire Engine” (Lesney MB 006) e do “Blaze Buster” (MB 145).

Half-Track Vehicle – um veículo de inspiração futurista com tração traseira em meia-lagarta. Modelo também diferente de qualquer outro modelo lançado.

Airport Vehicle – mais um veículo que seria único na linha, esse “trator de aeroporto” utilizado para manobra de aviões ou para puxar os reboques com mala. Só recentemente a Matchbox fez algo parecido, mais moderno, o “Runway Wrangler” (MB 973), só que com uma cabine fechada.

Armored Car – foram dois protótipos sem licença de veículo blindado de assalto. Sem semelhança com modelos anteriormente ou posteriormente lançados pela Matchbox. 

Cement Truck – foram três tentativas de produção de um caminhão betoneira sem licença. Esse tipo de caminhão sempre foi popular na linha de modelos da “Matchbox”, tanto os sem licença como o “Cement Truck” (MB 156) e “Cement Mixer” (MB 690) ou licenciados como o “Peterbilt Cement Truck (MB 272) ou o “Cement Mixer – Osh Kosh” (MB 495).

Sem licença

Licenciados

Chopper – todos os três modelos levam a designação genérica de “chopper”. São dois triciclos e uma motocicleta. A motocicleta (no meio da foto) lembra o modelo MB 131 da “Lesney” – Jumbo Jet Chopper”.
Os triciclos não têm similaridade com nenhum outro modelo passado da Matchbox.

Dump Truck – há vários modelos designados “Dump Truck” na “Matchbox”, mas a maior parte é de modelos licenciados. Há modelos: “Mack” (Lesney MB 035), “Atlas” (Lesney MB 146), “Faun” (MB 058) e “Caterpillar” (MB344), mas há alguns “genéricos” também: Dump Truck (MB 536) e 3 Axle Dump Truck (MB 931).

É possível ver pelas linhas do protótipo, que se trata de um caminhão grande, tipo “fora de estrada”. 

Funny Jeep – dois protótipos usando a base comum Jeep, um com capota outro sem. Parecem fazer parte de uma ideia mais antiga que não foi para frente na época que era fazer veículos estilizados com bonecos caricatos, como fizeram com o “Flying Bug” (Lesney MB 097) e com o Mini Ha-Ha (Lesney MB 142).

Helicopter Transport – seria uma miniatura inédita se lançada, uma vez que somente na  série “Convoy” foram produzidas duas versões de transportadores de helicópteros. O protótipo do helicóptero em si também é de um modelo inédito.

Little Miss Sunshine & Mr. Messy – essa era uma licença para carros fantasia do show de TV (EUA e Inglaterra) do final dos anos 90 “Mr Men and Little Miss”. Projeto que não foi para frente, pois os modelos nunca passaram da fase de protótipos.

Road Dragster – protótipo montado em cima do modelo homônimo lançado em 1971 (Lesney MB 027). Com a retirada do enorme motor do MB 027, foi colocado o que parece ser um motor a vapor.

Taxi – um protótipo futurista, sem semelhança com qualquer modelo lançado na linha, muito menos com qualquer outro taxi da “Matchbox”.

Tornado – outro projeto futurista, que fica difícil dizer do que se tratava, mas aparentemente deveria ser um carro movido a turbina de avião, pelo desenho do mesmo.

Racing Cars – foram dois protótipos distintos com esse nome, um parece ser um modelo não licenciado de uma Fórmula-1/Indy e o outro um protótipo futurista sem semelhantes.

O modelo futurista usava o motor utilizado no “Mod Rod” MB 074 da Lesney, esse também um modelo criado pelos estúdios “Matchbox”.

Snorkel – esse caminhão de bombeiros nunca foi lançado dessa forma, mas tem muita semelhança com um modelo lançado em 1982 (MB 111), o homônimo  “Snorkel”. O braço telescópico utilizado no protótipo é o mesmo do modelo MB 111 lançado. 

Sundancer – Aparentemente um “Chevy Monza Funny Car” do meio dos anos 70 sem licença. O protótipo tem boa semelhança com modelos reais. Pode ter sido uma tentativa frustrada de conseguir a licença do “Chevy Monza de Dennis Fowler”.  

Tanden T-bar – o que falar desse protótipo futurista com o nome colado na sua lateral? O “T-bar” está estampado na frente do modelo com a divisão da janela frontal e o topo dessa janela formando a letra “T”. Dois motores lado a lado respondem pelo “Tanden”. Fora isso é um modelo tipo picape, sem “pé nem cabeça” dos estúdios de projeto da “Matchbox”.

Tanker – um caminhão tanque não real, de aspecto futurista, pode-se dizer, talvez com inspiração no “Major Pack #1 – BP Autotanker”.


Turbine car – carro a turbina, o nome fala pelo próprio. Modelo conceito dos projetistas “Matchbox”.

Unimog Dragster – outra criação dos estúdios de desenho “Matchbox” que mistura a frente do Mercedes-Benz Unimog (Lesney MB 051) com os motores do “Slingshot Dragster” (Lesney MB 092), sem os escapamentos em plástico preto.

Wreck Truck – caminhões guincho sempre foram comuns na linha “Matchbox”. Aqui temos um protótipo “genérico” com os guinchos do modelo “Toe Joe” de 1972 (Lesney MB 113). 

Alguns modelos muito estranhos, outros nem tanto, mas sem dúvida a maior parte ficaria ótima na linha se fossem finalizados e vendidos aos fãs.

NOTA: todas as referências estarão na parte II do artigo. 



4 comentários:

  1. Hablarás del Bugatti EB11O MBX que nunca salió Douglas?

    ResponderExcluir
  2. Si... esto vá a estar en la segunda parte del articulo

    ResponderExcluir
  3. Grande matéria, Maurício... obrigado.
    Alguns desses modelos (não os protótipos, claro) eu só vi na infância e nunca mais. É muito legal saber um pouco da história deles.

    ResponderExcluir