segunda-feira, 4 de maio de 2020

Você já conhece o Coleção Virtual?

Hoje vamos falar sobre um site que possibilita aos colecionadores uma experiência diferente, um site que permite que você catalogue sua coleção, obtenha estatísticas, visualize sua coleção no celular e compartilhe sua coleção com outros colecionadores. 

O site do ColeçãoVirtual surgiu em 2009 e desde então só vem crescendo e inovando os recursos da plataforma. É um sistema gratuito que permite gerenciar qualquer tipo de coleção. Você pode customizá-lo para armazenar dados específicos da sua coleção. Essas são algumas das suas funções:

Campos Personalizados
É possível criar campos personalizados de acordo com as suas necessidades. Exemplo: marca, fabricante, escala, tamanho, série, cor do item, etc. 

Além de organizar sua coleção, você pode obter as estatísticas das informações inseridas. Os campos possuem preenchimento inteligente que aprende as suas preferências à medida que você cadastra seus itens. Exemplo: em uma coleção de Veículos em Miniatura, o campo Fabricante possui informações pré-definidas de Fabricantes de miniaturas para você escolher e também os fabricantes novos que você informou enquanto incluía seus itens.


Inclua itens rapidamente
O ColeçãoVirtual criou esse processo com o objetivo de incluir os itens com rapidez e praticidade. 
• O sistema guarda o histórico de utilização para que você utilize as mesmas informações já fornecidas nos próximos cadastros.
• É possível fixar um valor que você vem utilizando com frequência. Exemplo: 1:64 no campo Escala
• Você pode arrastar as fotos de seu item diretamente da pasta no seu computador para a área de transferência de imagens.
• Nenhum campo é obrigatório, com exceção do nome do item.

Gerencie e exporte seus itens
Você pode editar as informações de seus itens diretamente na grid, além de poder visualizar a imagem principal, filtrar informações, alterar itens em lote, exportar sua coleção para excel, entre outros recursos.


Estatísticas
Ao organizar sua coleção, você pode coletar estatísticas específicas através de gráficos e números. Alguns exemplos: números de itens repetidos, números por campo personalizado, número por categoria e muito mais.


App do ColeçãoVirtual
O aplicativo do ColeçãoVirtual é uma extensão do website e está disponível para Android, ele permite:
• Cadastrar novos itens utilizando a câmera do celular;
• Consultar seus itens e os detalhes dos mesmos;
• Uma vez sincronizado com o website, você pode consultar seus itens offline.
Em breve sai do forno um novo aplicativo que também dará suporte para iOS.


O ColeçãoVirtual dispõe de algumas alternativas muito atrativas para nós colecionadores. Neste momento o site está passando por transições e em breve mais funcionalidades estarão à disposição dos seus usuários. Vai lá e se cadastra! 


3 comentários:

  1. Controlar milhares de miniatura em planilha Excel é coisa pra louco, tanto é que já desisti dessa empreitada.
    Mas o maior medo é cadastrar os itens com um trabalho hercúleo e, meses depois, a plataforma sair do ar, sem maiores explicações.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Emir. Meu nome é Rafael, faço parte do ColeçãoVirtual. Essa é uma preocupação recorrente entre os colecionadores. O que posso te dizer é que o ColeçãoVirtual existe desde 2009, uma estabilidade de quase 11 anos e muitas ideias em andamento. De qualquer forma, temos opções de exportação para excel o que garante o backup de sua coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, Weiss... isso mostra o quão sério e focado é o trabalho de vocês.
      Vou experimentar!

      Excluir