domingo, 17 de maio de 2020

Dinky 2005

Começa hoje e segue pela próximas semanas um pouco mais da história dos carros da Dinky em escalas maiores pelas mãos do nosso amigo Mauricio Nunes. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

No ano de 2005 a Mattel resolveu relançar a marca Dinky, não mais como uma divisão de colecionáveis da Matchbox, mas como uma marca a parte, como ela era antes de ser adquirida pela Matchbox International. 

Infelizmente a tentativa parou no quarto modelo relançado. Os quatro modelos que foram lançados foram todos repinturas de modelos anteriores dos anos 90. 

Houve ainda uma repintura desses quatro modelos que a Mattel lançou na Feira de Leipzig de 2005 como o modelo oficial da Feira de Brinquedos alemã, talvez para tentar promover esse novo relançamento da marca, mas o fato é que a tentativa acabou na quarta repintura.

Porsche 356A Coupé 1958 DY025/B – modelo lançado em 1991 da “Classic Sports Cars Collection” pintado na cor prata com rodas amarelas e calotas cromadas. 

O modelo Dinky relançado vinha em uma caixa de papelão com gravura e dentro de uma caixa expositora de poliestireno transparente.

O modelo DY025 versão B foi pintado de vermelho com rodas cromadas. 

Citroën 2CV 1957 DY032/B – modelo original Dinky criado em 1992 para a série “The Million Sellers”. Modelo pintado em cinza em dois tons ligeiramente diferentes com a capota mais escura e roda também em cinza.

O modelo de relançamento foi pintado de um azul bem claro puxado para o cinza e a capota de lona pintada de preto. As rodas são prateadas na versão B.   

Mercedes Benz 300SL DY033/B – nesse modelo há um problema. A numeração usada (DY33) é de uma “Mercedes-Benz 300 SL Cabrio” de 1995 e não do modelo com capota que é o DY12 de 1990.

Dessa forma mostraremos abaixo as duas Mercedes-Benz 300 SL da Dinky que podem originar esse modelo da série. Ambos os modelos abaixo saíram na linha básica Dinky.

Ainda há um terceiro modelo Mercedes-Benz 300 SL, mas esse foi criado em 2009 para a Dinky Atlas que falaremos em artigo futuro. 

Na série o modelo foi pintado de prata com rodas e detalhes cromados.

O mesmo modelo em uma pintura diferente foi usado na Feira de Brinquedos de Leipzig de 2005. Esse modelo foi pintado de cinza claro e tem pintado “Model Hobby Spiel” com a data no vidro traseiro e a mesma inscrição aparece na tampa transparente da caixa expositora em um adesivo. 

Jaguar XK150 1957 DY036/B – modelo original Dinky criado em 1995 na cor amarelo claro com interior em vermelho e capota preta (aberta). Esse modelo foi lançado na série “Golden Age of Sports Cars”. 

O último modelo dessa tentativa de relançamento da marca foi pintado de azul escuro com capota preta (aberta) e interior em branco.

Todos os modelos da malfadada série utilizaram as rodas básicas Dinky prateadas. Essas rodas equipavam os modelos Dinky básicos de outrora.

Não sabemos qual o motivo que a série parou no quarto modelo. Não há informações sobre o fato. 

Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCsmenu4.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário