O Mauricio Nunes nos mostra hoje uma série única da Hot Wheels que fez sucesso entre as crianças na década de 80. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.
Essa série ímpar da Hot Wheels surgiu no ano de 1984 e terminou no ano de 1988. Ao total foram 43 aparições, mas somente 10 modelos originais diferentes, todos não licenciados. Os modelos originais da série tinham em partes diferentes da carroceria um mecanismo que ao se chocarem, uma parte do carro virava e mostrava um amassado. O “amassado” podia ser consertado rapidamente com apenas um leve toque na parte “amassada” virando-a para o lado não amassado. Todos tem vidros opacos, sem interior e rodas BW. São ao total 12 carros com choque frontal, 11 com choque lateral (esquerdo ou direito), 13 com choque traseiro e 7 com choque na parte de cima. Foram dois tipos de embalagem simples nos 5 anos de existência da série e houve modelos criados em: Hong Kong, Malásia e França. Os carros feitos na França foram vendidos no México.
Os nomes escolhidos são todos fantasia e vinham somente na embalagem uma vez que o mesmo carro aparecia na série com vários nomes distintos.
Modelos com choque dianteiro (Mid Engine & Stock Car) - Foram 12 modelos: 8 modelos Mid Engine e 4 modelos Stock Car. A frente mudava para um amassado frontal como se o modelo tivesse batido em um poste e o capô ficava aberto. Ao virar o amassado para o lado de dentro e baixar o capô o modelo voltava a aparência original sem a batida na frente.
O Mid Engine é um modelo fantasia criado por Larry Wood e Bob Rosas e apareceu com os nomes abaixo, sendo que uma variação do “Sport Crasher” e outra do “Stocker Master” foram produzidas na França. Esse carro não foi baseado em nenhum modelo real específico, mas em um modelo esporte com motor traseiro dos anos 80, apesar do nome genérico ser “Mid Engine / Motor no meio”. O “Sport Crasher” teve um modelo feito na França e o outro foi feito tanto na Malásia como em Hong Kong. As outras variações feitas em Hong Kong e o “Stocker Smasher” preto feito somente na França.
O Stock Car foi projetado por Larry Wood e Bob Rosas e foi baseado no Buick Regal Stock Car. A frente mudava para um amassado frontal como se tivesse batido em um poste.
O “Knocker Stocker” feito na Malásia e todas as outras três repinturas produzidas em Hong Kong.
Modelos com choque traseiro (200SX & Pick Up) – 9 variações do 200SX e duas repinturas da picape perfazendo 11 modelos com choque traseiro. Baseado no Nissan Silvia S12, o 200SX foi criado pela dupla Larry Wood e Bob Rosas.
O “Slammer” preto produzido na Malásia e o “Smash Hit” verde com decoração contendo azul feito na França. Todas as outras repinturas feitas em Hong Kong.
Essa picape não licenciada foi projetada por Larry Wood e Bob Rosas e foi baseada em uma picape Chevrolet Silverado da época (1985).
Ambas as repinturas feitas tanto na Malásia como em Hong Kong.
Uma pequena parte de plástico transparente (vide seta) como uma lingueta pressionava a capota para cima após o choque permitindo que a mola virasse a parte traseira fazendo aparecer a parte amassada.
Para tornar o picape sem amassado de novo era só virar a parte móvel para o lado sem o amassado e baixar a capota travando assim o mecanismo de virar a peça móvel. Um novo choque levantava a capota e essa soltava a mola e a peça virava mais uma vez para o lado amassado.
Há também, dois caminhões na série listados como colisão traseira, mas esses não tem partes móveis que giram com mola aparecendo uma versão amassada da carroceria. Esses dois modelos quando atingidos em colisão traseira, a rampa ou a caçamba se levantavam, mas não há amassados no modelo.
O Cab-Cruncher foi criado pela dupla Larry Wood e Bob Rosas e apareceu em verde com branco, sem interior, com vidros opacos.
A segunda versão, do mesmo caminhão o “Wreckin’Rig” vem com uma rampa e pintado de amarelo. Na verdade ambos são a mesma base, um com uma caçamba e outro com a rampa.
O “Wreckin’Rig” da série Crack-Ups foi descontinuado em 1988, mas voltou com outro nome na cor branca na linha básica de 1991. Chamado de “Ramp Truck”, mas se trata do mesmo modelo aproveitado com outro nome na “mainline”.
Modelos com choque lateral lado direito (Blind Sider) – mais uma criação da dupla Larry Wood e Bob Rosas. Esse é um modelo fantasia baseado em um modelo GT Racer com capota.
O “Blind Sider” em branco teve produção tanto na França quanto em Hong Kong. Todos os outros foram feitos somente em Hong Kong.
Modelos com choque lateral lado esquerdo (Crash Patrol) – também criado por Larry Wood e Bob Rosas, esse veículo de serviço saiu na série “Crack-Ups” como: carro de polícia, carro de bombeiro ou táxi.
Foram 6 repinturas no total (3 viaturas de polícia, 2 táxis e 1 carro de bombeiro). O táxi “Super Blaster” com pintura no capô foi produzido tanto em Hong Kong como na Malásia. O outro táxi somente produzido em Hong Kong. O “Fire Smasher” produzido em Hong Kong e Malásia. O modelo “Exploder” somente produzido em Hong Kong e somente vendido em um 2-Pack. A variação “Crash Patrol” produzida nas três localizações (França, Malásia e Hong Kong). O “Crunch Chief” teve produção somente na Malásia.
Choque na parte de cima (Deformula 1 & Bang-Up Job) – Larry Wood e Bob Rosas, mais uma vez criaram os dois modelos e foram 2 repinturas do “Deformula 1” e 5 repinturas do “Bang-Up Job”, sendo que há duas variações do “Bang-Up Job”, uma com o amassado maior e outra com o amassado menor (vide setas).
Os modelos “Deformula 1” e “Indentor” feitos somente na Malásia.
Todas as variações do “Bang-Up Job” produzidos somente em Hong Kong.
O objetivo da série era que os carros batessem e o mecanismo funcionasse, mudando de lado e mostrando a parte batida. Não é de se estranhar que as pistas da série “Crack-Ups” tinham cruzamentos no mesmo nível ou obstáculos forçando as batidas.
A pista “Crash Course” tinha no seu final uma rampa e um muro, para o modelo pular e bater de frente no muro. As referências mencionam dois modelos possíveis de virem com a pista, o “Crash Test Vehicle” ou o “Stocker Smasher” (vermelho).
A pista “Wipeout” tinha um cruzamento em X e vinha com os modelos: “Smak Bak” e o “Sport Crasher”.
A terceira pista “Bash n' Smash” também tinha um cruzamento e vinha com os modelos: “Basher” e “Crunch Chief”.
Além das embalagens individuais a série tinha também embalagens múltiplas de 2, 3 e 4 modelos. A embalagem dupla tinha o dobro do tamanho de um blister tradicional e vinha com um carimbo como brinde para as crianças brincarem.
Existiram três combinações de modelos nessa embalagem dupla a depender de qual carimbo vinha na embalagem. O carimbo vermelho vinha com os modelos “Sock `N Roll” e “Bash Up”. O carimbo verde com os modelos “Basher 2” e “Rear Ender” e o carimbo azul com os modelos “Exploder” e “Ringer”.
A embalagem tripla chamava-se “Crash Pak” e vinha com dois modelos da série “Crack-Ups sortidos e um modelo de outra série (Flip-Out) misturado.
A embalagem de quatro modelos, também tinha um “estranho no ninho”.
A embalagem de 4 modelos tinha 3 Crack-Ups (Top Bopper, Bumper Thumper, Fire Smasher) e um Ramblin Wrecker amarelo, modelo normal da mainline de 1983.
A embalagem diz em cima “Crash’em! Tow’em! Fix’em! Crash’em again! / Amasse-os! Reboque-os! Conserte-os! Amasse-os de novo!” A ideia do enxerto de um modelo fora da série era para ele ser usado para rebocar o modelo avariado o que é aceitável, mesmo não fazendo parte da série, serve bem na brincadeira das crianças. Essa caixa chama-se “Smash & Tow / Arrebente e Reboque”.
Essa é uma série voltada as crianças até porque para um colecionador, bater os modelos um contra o outro e retirar parte da tinta é quase um sacrilégio, mas há de se convir que a ideia é ótima para as crianças.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Crack-Ups
https://hwcollectorsnews.com/crack-ups-1984-1988
https://toysfromthepast.blogspot.com/2014/01/373-hot-wheels-crack-ups-1985-and-1986.html
https://www.ebay.ca/itm/Vintage-Hot-Wheels-1984-Blue-X-15-Crack-Up-Pick-Up-Truck-/184699574268?hash=item2b00f3d7fc
https://www.ebay.com/itm/224115087570?nma=true&si=DFs93V6yyB%252BbM%252FvsnYSbMcSda7k%253D&orig_cvip=true&nordt=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557
https://hwcaforum.mforos.com/2093206/13015828-crack-ups-1984-1988/
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/4/44/1985_Stocker_Smasher_Crack_Ups_red_hood_up.jpg/revision/latest?cb=20190325045719
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/c/ca/Crackup_top_red.JPG/revision/latest?cb=20110509082507
https://suncoastdiecasters.com/
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/3/34/1986CU-Stocker-FrontEnder2_%28Large%29.JPG/revision/latest?cb=20200921023051
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/63/1986CU-Stocker-FrontEnder1_%28Large%29.JPG/revision/latest?cb=20200921023050
https://www.youtube.com/watch?v=JfCk26eveus
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/1/19/HW_Fire_Smasher.jpg/revision/latest?cb=20150706221911
https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2019/02/1983-84-Package.jpg
https://i.ebayimg.com/images/g/ovgAAOSw2pFesjRR/s-l400.jpg
https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/3/39/Ramp_Truck_Wht.JPG/revision/latest?cb=20090219140257
Alguém poderia explicar o sumiço do Poison Pinto das séries de miniaturas da Matell?
ResponderExcluirO molde ficou velho, e decidiram aposentá-lo, assim como vários outros moldes antigos
Excluirreportagem Fantastica , gostei muito parabens
ResponderExcluirGrato pelo elogio
Excluir